A Bruxa de Blair


A Bruxa de Blair” foi um marco para o cinema, mas também impactou muitos fãs por oferecer uma experiência aterrorizante supostamente baseada em fatos reais. Não é por menos: a produção foi cercada por detalhes sinistros, planejados cuidadosamente pelos diretores Daniel Myrick e Eduardo Sánchez.
O reinício de Bruxa de Blair no cinema, mais de 15 anos depois de seu lançamento, não poderia ser mais certeiro. A começar pelo mistério envolvendo o filme, que só foi revelado menos de dois meses antes de chegar às telas, impedindo o vazamento de informações e replicando um pouca da aura de surpresa que cercou o original. Com Adam Wingard e Simon Barrett (diretor e roteirista, respectivamente, de Você é o Próximo), este novo capítulo recupera a atmosfera do filme que causou sensação em 1999 e introduz boas novidades à mitologia.

Enredo

Três estudantes de cinema, Heather Donahue, Michael C. Williams e Joshua Leonard, estão prontos para produzir um documentário sobre a fábula da Bruxa de Blair. Eles viajam para Burkittsville, terras de Mary, anteriormente Blair, e os locais de entrevista sobre a lenda da Bruxa de Blair. Os moradores dizem-lhes de Rustin Parr, um eremita que sequestrou sete crianças na década de 1940 e os trouxe a sua casa na floresta onde ele os torturou e assassinou. Parr trouxe as crianças a um porão de sua casa em pares, forçando a primeira criança a enfrentar o canto e ouvir os gritos de seu companheiro quando ele assassinou o segundo filho. Parr, então, mata o primeiro filho. Eventualmente se entregar à polícia, Parr mais tarde alegou insanidade, dizendo que o espírito de Elly Kedward, uma bruxa enforcada no século 18, estava aterrorizando-o e prometeu deixá-lo sozinho, se ele matasse as crianças, mas foi enforcado de qualquer maneira.

O segundo dia, os alunos exploram a floresta no norte Burkittsville para procurar evidências de que a bruxa de Blair exista. Ao longo do caminho, eles encontram dois pescadores, um dos quais adverte que a floretsa é assombrada e recorda que, em 1888, uma jovem chamada Robin Weaver desapareceu, e quando ela voltou três dias depois, ela falou sobre "uma velha cujos pés nunca tocaram o chão." Seu companheiro é, no entanto, cético da lenda da bruxa de Blair. Os alunos caminham para Coffin Rock, onde cinco homens foram encontrados ritualisticamente assassinados no século 19, depois de desaparecerem, em seguida, ao acampar durante a noite. No dia seguinte, eles se movem mais profundo apesar de ser incerto da sua localização exacta no mapa. Eles finalmente localizam o que parece ser um antigo cemitério com sete montes de pedras pequenos. Eles montaram acampamento nas proximidades e, em seguida, voltam ao cemitério depois de escurecer. Josh acidentalmente perturba um monte de pedras e Heather apressadamente repara-o. Mais tarde eles ouvem sons semelhantes a estalidos na escuridão que parecem estar vindo de todas as direções, mas acreditam que os ruídos são de animais ou moradores.
No terceiro dia, eles tentam retornar ao seu veículo, mas não podem encontrar o seu caminho. Naquela noite, eles voltaram a ouvir estalidos, mas não conseguem ver nada. Na manhã seguinte (a quarta), eles encontram três montes de pedras que foram construídas em torno de sua tenda durante a noite. Heather percebe que seu mapa sumiu, e Mike revela que ele chutou em um riacho fora da frustração do dia anterior. Eles percebem que estão agora irremediavelmente perdidos e simplesmente decidem ir "em direção ao sul". Eles descobrem uma infinidade de figuras humanóides suspensas nas árvores. Naquela noite, eles ouvem sons de crianças e bizarros "morphing" sons. Quando uma força desconhecida sacode a tenda, eles fogem em pânico e se escondem na floresta até o amanhecer, a partir do quinto dia. Ao voltar para a sua tenda, eles acham que seus bens foram vasculhados, e os equipamentos de Josh está coberto com uma gosma translúcida peculiar. Mais tarde, eles passam um registro sobre um córrego que era idêntico ao que já tinha passado mais cedo, apesar de terem viajado diretamente para o sul durante todo o dia, aparentemente andando em círculos.
No sexto dia, Heather e Mike despertam para descobrir que Josh desapareceu. Depois de tentar em vão encontrá-lo, eles lentamente seguem em frente. Naquela noite, eles ouvem Josh gritando na escuridão, mas não são capazes de encontrá-lo. Na sétima manhã, Heather encontra um feixe de varas e tecido fora de sua tenda. Quando ela procura por ela, ela encontra-lo para conter restos encharcados de sangue da camisa de Josh, bem como dentes, cabelo e, possivelmente, uma língua, mas embora completamente perturbada pela descoberta, ela não menciona isso para Mike. Quando a noite cai, Heather (na cena infame do filme) filmá-se desculpando com os co-produtores do seu projecto, bem como as suas famílias e começa a chorar e hiperventilar, entendendo que algo terrível está caçando ela e Mike, e acabará por levá-los . Mais tarde naquela noite, eles voltaram a ouvir gritos agonizantes de Josh para ajudar, e descobrem uma casa abandonada na floresta, que contém símbolos rúnicos e mãos das crianças nas paredes. Mike vai no andar de cima, seguindo o que soa como a voz de Josh, enquanto Heather tenta seguir. Mike afirma, em seguida, ele ouve Josh no porão. Ele desce as escadas e após o que parece ser uma luta rápida, fica em silêncio e deixa a câmera. Heather entra no porão, olhando para os dois homens, e sua câmera pega um vislumbre de Mike frente para o canto. Algo invisível é ouvida bater em Heather, fazendo-a cair a câmera violentamente para o chão, e a filmagem termina.
Já no segundo filme, tudo começa nos dias atuais na cidade de Burkittsville, Maryland, um grupo de jovens cineastas viajam para uma floresta, em busca de rodar um documentário sobre uma força maligna chamada "Bruxa de Blair". Eles acampam perto da base que foi a casa de Rustin Parr, o eremita que foi enforcado pelo assassinato de sete crianças, um crime que deu início ao projeto "Bruxa de Blair".
Na manhã seguinte, os viajantes acordam sem terem se lembrado de como e a que horas haviam se deitado. Quando voltam para a cidade, estranhos eventos acontecem. Símbolos começam a aparecer em seus corpos, crianças choram à noite, visões arrepiantes confundem os olhos. Aí eles percebem que talvez não tenham deixado a floresta sozinhos.
O sucesso do filme fez com que uma grande indústria de turismo fosse criada em torno de Burkittsville, onde o videotape fora rodado. Com isso, um empresário local criou a "Caça à Bruxa de Blair", uma excursão repleta de aventura em plena floresta onde o primeiro filme fora rodado, em que os interessados em participar devem se inscrever pela internet. Entretanto, quando os primeiros turistas chegam ao local, bruxaria, fatos bizarros e assustadores começam a ocorrer de forma descontrolada, fazendo com que todos tentem de qualquer maneira escapar da floresta e da maldição da Bruxa de Blair.

Ficha Técnica
Data de lançamento 15 de setembro de 2016 (1h 30min)
Direção: Adam Wingard
Elenco: Brandon Scott, Callie Hernandez, Valorie Curry 
Gênero Terror
Nacionalidade EUA

Notas
A história dessa cidade, chamada de Blair, é mais antiga do que se possa imaginar, remontando o ano de 1771 que foi a data de sua fundação, quando ela tinha não mais do que duas ruas e uma dúzia de casas. Durante 14 anos a cidade prosperou normalmente, até que no fim de 1785, uma mulher que vivia no local, Elly Kedward, foi acusada de bruxaria. Algumas crianças disseram que ela as levava para sua casa e tirava sangue dos pequenos. 
No meio do inverno daquele ano, a mulher bruxa foi considerada culpada e foi expulsa do vilarejo, sendo deixada na floresta a sua própria sorte, o que certamente deve ter causado sua morte. Talvez ela tenha morrido congelada, mas dizem que ela se afogou depois de cair na água gelada enquanto andava na floresta a noite. 

O filme foi um imenso sucesso, tanto que os diretores, que haviam gasto na obra algumas dezenas de milhares de dólares, faturaram algumas centenas de milhões de verdinhas, se aposentaram logo em seguida. Ou seja o filme não era verdadeiro, como alguns chegaram a pensar na época, mas foi filmado para ser, tanto que os personagens Heather Donahue, Joshua Leonard e Michael Williams, são os nomes reais dos atores...A pouco tempo pudemos ver Heather, no filme "Cadáveres 2". A história do filme pode não ser real, mas o filme foi baseado em uma lenda, e nós vamos conhecer ela agora.

Já o novo filme, repete fórmula e enredo do 1º filme, mas é menos sutil e original.
Protagonista vai em busca de irmã desaparecida, dessa vez com tecnologia. 
17 anos atrás, o público de horror foi surpreendido pelo lançamento, quase misterioso, de um filme de baixíssimo orçamento que cravou suas raízes na internet e acabou estourando nas bilheterias, dando origem a um novo gênero que seria copiado incansavelmente nos anos seguintes: o falso documentário.


Fonte:
Noite Sinistra
http://noitesinistra.blogspot.com.br/2012/09/a-verdadeira-historia-de-bruxa-de-blair.html

Omelete
https://omelete.uol.com.br/filmes/criticas/bruxa-de-blair/?key=114764

Guia da Semana
http://www.guiadasemana.com.br/cinema/noticia/10-fatos-assustadores-que-voce-nao-sabia-sobre-a-bruxa-de-blair

Adoro Cinema
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-241777/

G1
http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2016/09/novo-bruxa-de-blair-exagera-e-mostra-desgaste-do-terror-amador-g1-ja-viu.html

Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Blair_Witch_Project

Comentários