A Maldição de Poltergeist

Poltergeist — O Fenômeno, refilmagem do clássico de 1982 de mesmo nome, chega aos cinemas nesta quinta-feira (21) e, claro, os fãs de terror estão ansiosos para ver se o novo filme é tão interessante quanto o original, que marcou época ao assustar pessoas de várias idades. E com a estreia do remake, voltou à tona outro assunto: a maldição de Poltergeist! O termo, bastante usado na internet, se refere a acontecimentos e mortes estranhas envolvendo pessoas que participaram do filme.


Enredo

Steven e Diane Freeling (Craig T. Nelson e JoBeth Williams) vivem uma vida tranquila em um Orange County, Califórnia, numa comunidade planejada chamada Cuesta Verde, onde Steven é um bem sucedido incorporador e Diane, sua esposa, cuida de seus filhos Dana (Dominique Dunne ), Robbie (Oliver Robins) e Carol Anne (Heather O'Rourke). Carol Anne desperta uma noite e começa a conversar com aparelho de televisão da família, que está transmitindo a estática na sequência de um sinal desligado. Na noite seguinte, enquanto os Freelings dormem, Carol Anne se fixa na televisão, uma vez que transmite estática novamente. De repente, uma mão de uma explosões aparece na tela de televisão e desaparece na parede, provocando um violento terremoto no processo. Quando os subsídios trêmulas, Carol Anne anuncia "Eles estão aqui". Acontecimentos bizarros ocorrem no dia seguinte: um copo de leite rompe espontaneamente, talheres ficam curvados e movimentos de móveis em sua própria vontade. Os fenômenos parecem benignos no início, mas rapidamente começam a se intensificar. Naquela noite, uma árvore do quintal retorcida ganha vida e agarra Robbie pela janela do quarto. Enquanto Steven resgata Robbie antes da árvore engolir ele, Carol Anne é sugado através de um Portal em seu armário. Os Freelings percebem que ela foi tomada quando ouvem a sua voz que emana de um aparelho de televisão que está sintonizado para um canal vazio.
Um grupo de parapsicólodos de UC Irvine – Dr. Lesh (Beatrice Straight), Ryan (Richard Lawson) e Marty (Martin Casella) – vão para a casa dos Freeling para investigar e determinar que os Freelings estão experimentando uma invasão poltergeist. Eles descobrem que os distúrbios envolvem mais do que apenas um fantasma. Steven também descobre em uma troca com o seu patrão, Lewis Teague (James Karen), que Cuesta Verde é construído onde um cemitério já foi localizado. Depois de Dana e Robbie serem enviadas para a sua segurança, tem a chegada de Lesh e Ryan em Tangina Barrons (Zelda Rubinstein), um médium. Tangina afirma que os fantasmas que habitam a casa está demorando em uma "esfera de consciência" diferentes e não estão em repouso. Atraído por força da vida de Carol Anne, esses espíritos são distraídos da "luz" real que veio para eles. Tangina em seguida, acrescenta que há também um demônio conhecido como a "Besta", que tem Carol Anne sob restrição em um esforço para conter os outros espíritos. O grupo reunido descobre que a entrada para a outra dimensão é através do armário do quarto das crianças, enquanto a saída é através do teto da sala de estar. Quando o grupo tenta resgatar Carol Anne, Diane passa através da entrada amarrado por uma corda que tenha sido enfiada através de ambos os portais. Diane consegue recuperar Carol Anne, e ambos caem no chão do teto, inconsciente e coberto de resíduo ectoplásmicao. Quando eles se recuperam, Tangina proclama depois que a casa agora é "limpa".
Pouco tempo depois, os Freelings iniciam o processo de mover-se em outros lugares por arrumando seus pertences. Durante sua última noite na casa, Steven deixa para o escritório, a fim de deixar o emprego e Dana vai a um encontro, deixando Diane, Robbie e Carol Anne sozinhas em casa. A "Besta", em seguida, emboscada Diane e as crianças, apontando para um segundo sequestro pela tentativa de conter Robbie e Diane. Robbie é atacado por um boneco do palhaço em seu quarto, e Diane é atacado por uma força invisível que se move-la na parede e sobre o teto em seu quarto. A força invisível impulsiona Diane para o quintal arrastando-a para a piscina. Esqueletos ficam a volta dela enquanto tenta nadar para escapar, mas ela consegue sair da piscina e fazer o seu caminho de volta para a casa. Ela resgata as crianças, e eles eventualmente escapam para o exterior apenas para descobrir caixões e corpos em decomposição em erupção a partir do solo em seu quintal e em todo o bairro. Quando Steven e Dana voltam para casa para o caos, Steven confronta Teague depois de perceber que, em vez de mudar a localização do cemitério para o desenvolvimento de Cuesta Verde, Teague tinha apenas as mudous as lápides e os corpos ficaram para trás, profanando os cemitérios. Os Freelings fugiram de Cuesta Verde, enquanto a própria casa implode no portal dentro do armário do quarto, para o espanto de espectadores, enquanto Teague lamenta as consequências da sua ganância e loucura. A família verifica em um hotel para a noite, e Steven coloca a televisão fora do quarto, na varanda.
Já no segundo filme, a família Freeling se muda na tentativa de recuperar-se do trauma causado pelo seqüestro de Carol Anne (Heather O'Rourke) pela Besta. No entanto, a família será seguida. Assim, a Besta reaparece como o Reverendo Kane (Julian Beck), um religioso que foi responsável pela morte de muitos dos seus seguidores. O objetivo da Besta é ter Carol Anne, mas para isto precisa ser mais forte que o amor da família dela, que se uniu a uma mediúnica que já os tinha ajudado no passado e a um sábio índio. No terceiro filme a família Freeling deixa Carol Anne temporariamente aos cuidados de seus tios em Chicago, onde pudesse ser atendida em uma escola para crianças com problemas emocionais. Porém, no decorrer da terapia, o Reverendo Kane acaba revivendo em sua memória, voltando para persegui-la novamente.

A morte da pequena Heather O'Rourke
A atriz mirim conquistou o mundo como a fofa Carol Anne, garotinha que tinha o dom de se comunicar com fantasmas. Só que ela não teve muito tempo para aproveitar a fama. Ela morreu aos 12 anos, logo após ter filmado Poltergeist III. Heather acordou certo dia vomitando e sem conseguir comer nada. Sua mãe então percebeu que ela estava com os pés inchados e os dedos roxos. A atriz teve uma parada cardíaca no hospital e não resistiu. Descobriu-se que ela tinha uma estranha obstrução intestinal, que causou sua morte A morte de Heather chocou a mídia na época, já que a menina estava em ascensão na carreira e era considerada uma promessa. Logo que a menina morreu, os boatos da maldição nos sets de filmagens dos três filmes da série ganharam ainda mais força, já que outros acontecimentos estranhos e outra morte já tinham ocorrido




Crime brutal
A atriz Dominique Dunne, que interpretava a filha mais velha da família do filme (de blusa listrada na foto acima), foi a primeira pessoa do elenco que morreu. Aos 22 anos, pouco depois que o filme chegou aos cinemas, Dominique foi estrangulada pelo namorado, ficou em coma por alguns dias, mas não resistiu. De acordo com registros da época, o namorado da atriz era ciumento e ficou ainda mais descontrolado com o sucesso repentino dela por conta do filme de terror. Outra curiosidade macabra é que, para encobrir os gritos de Dominique, o rapaz colocou a trilha sonora de Poltergeist para tocar bem alto. Nas continuações, ela foi substituída pela atriz Meg Tilly.








Mais mortes
Além das mortes das atrizes, o ator Julian Beck, que interpretava o reverendo Henry, morreu de câncer durante as filmagens de Poltergeist II. O diretor do filme, Brian Gibson, morreu de sarcoma de Ewing, um tipo de câncer que atinge crianças e adolescentes, sendo bastante raro nos adultos com mais de 25 anos. Gibson tinha 54 quando morreu da doença. O ator Will Sampson, que interpretou um índio nativo que ajudava a família no segundo filme, morreu um ano após as gravações por complicações em um transplante de coração







Will Sampson: interpretou um nativo norte-americano que ajudava a família Freeling, em Poltergeist II. Morreu em 1987 com 53 anos. A causa de sua morte foi atribuída a uma severa subnutrição e a problemas renais após um transplante cardíaco.





Equipe em perigo

Além das mortes,  a equipe técnica do filme passou por várias situações estranhas, como objetos caindo, coisas surgindo em lugares nos quais não estavam antes e barulhos que ninguém sabia de onde vinham. A atriz JoBeth Williams, que viveu a mãe da família do filme, relatou uma coisa bem estranha. Um dia ela chegou em casa e todos os quadros de sua decoração estavam tortos. Ela os arrumou e, no dia seguinte, foi trabalhar normalmente. Quando voltou, os quadros estavam novamente fora do lugar e isso se repetiu diversas vezes. A atriz contou que não tinha como outra pessoa fazer aquilo.

Sufocado de verdade
Em uma das cenas mais assustadoras do filme original, o filho do meio da família é estrangulado por um boneco de palhaço. Foi revelado depois que o filme foi lançado que, durante a cena, um acidente aconteceu e Oliver estava sufocando de verdade. A equipe quase não percebeu que aquilo era real, já que a cena era, justamente, de um sufocamento. Por pouco Oliver não morreu








A casa amaldiçoada

Na trama de Poltergeist, a família Freeling se muda para uma nova casa, que parece ser amaldiçoada. Estranhamente, a casa na qual o filme foi gravado quase foi totalmente destruída por um terremoto anos depois das filmagens

A fumaça estranha
A atriz Zelda Rubenstein fez uma sessão de fotos para Poltergeist III e uma estranha fumaça, que não estava no local, surgiu em uma das fotos. Zelda contou posteriormente em entrevistas que sua mãe morreu no mesmo momento em que aquelas fotos foram tiradas 















Esqueletos de verdade

Um boato que circula na internet diz que foram usados esqueletos de verdade nas filmagens do primeiroPoltergeist, já que na época seria mais barato comprar de um depósito médico do que mandar fazer esqueletos de plástico.



Remake



Poltergeist talvez seja um dos únicos grandes sucessos de terror dos anos 80 que ainda não ganhou um remake. E não foi por falta de tentativa... primeiro era para ser lançado em novembro de 2010, depois ficou para 2011 e agora para 2014. O estúdio MGM passou por uma crise financeira forçando o adiamento do remake.
Kennedi Clements, de apenas 6 anos,

é quem vai interpretar o papel que era de Carol Ann

 na trilogia dos anos 80



Sinopse: A nova versão segue Eric Bowen e sua família que, após perder o emprego, se muda para uma nova cidade para um recomeço. Sua filha, Madison, é sequestrada, fazendo com que ele realmente entenda o que é importante na vida: família. Na nova versão, a esposa de Eric, Amy, pode se comunicar com os mortos. 

Até o Mc Donalds esta lançando produtos baseado no filme, confira:


R7



Comentários