Arquivo X


Criada por Chris Carter para a FoxArquivo X estreou nos EUA em 10 de setembro de 1993. A série acompanha Dana Scully (Gillian Anderson) e Fox Mulder (David Duchovny), dois agentes do FBI que investigam casos não solucionados, estranhos e inexplicáveis que envolvem fenômenos paranormais.

"Mulder e Scully surgiram diretamente do fundo da minha imaginação. Uma dicotomia. Eles representam as partes equivalentes ao meu desejo de acreditar em algo e a minha incapacidade de acreditar em tal coisa. Meu ceticismo e minha fé. E a criação desses personagens foi extremamente fácil para mim. Eu queria, assim como várias outras pessoas, passar pela experiência de testemunhar um fenômeno paranormal. Ao mesmo tempo em que eu não queria acreditar nisso, eu me questionava. Eu acho que esses personagens e essas vozes surgiram dessa dualidade."
—Chris Carter falando sobre o processo de criação dos personagens Mulder e Scully.

Sinópse
Arquivo X é um arquivo que contem relatos sobre casos paranormais e não explicados que acabaram guardados no subsolo do FBI que não era de confiança, mais tarde achados pelo agente Fox Mulder. Desacreditado e debochado pelos outros membros do FBI, Mulder começa a investigar esses arquivos X que contém casos de abduções e parecem envolver uma conspiração do governo americano para esconder a existência de vida extraterrestre. Nos arquivos também se encontram casos envolvendo satanismo, relatos de aparições de fantasmas, ocultismo e outros casos misteriosos.
E dentro da sua busca frutífera pela verdade está seu objetivo inicial, que é encontrar sua irmã, raptada há mais de vinte anos e que ele acredita ter sido abduzida por alienígenas.
Na tentativa de invalidar as suas investigações e fechar o arquivo x, o FBI recruta a agente Dana Scully, uma agente que além de médica, cientista e legista, é cética e deve reportar e dar uma explicação científica para os estranhos casos que Mulder e ela vão investigar, mais ou menos como uma espiã. Entretanto com o passar do tempo, a própria agente Scully começa a se dar conta de que as inacreditáveis teorias de seu parceiro fazem sentido e cada vez mais a sua ciência passa não mais a confrontar o que testemunha, mas a buscar respostas científicas para tais acontecimentos.
Pouco a pouco, Scully torna-se mais crente e sua parceria com Mulder evolui a estágios inesperados de grande amizade (nas temporadas seguintes um romance) e cumplicidade na busca pela verdade e para desbaratar a grande conspiração que envolve os altos escalões do governo americano.

Filmes
O primeiro filme foi Arquivo X: O Filme e o segundo foi Arquivo X: Eu Quero Acreditar. O primeiro filme ocorre entre a quinta e a sexta temporada da série. Enquanto o segundo filme ocorre seis anos após os eventos do final da série.






Participações Especiais
Vários atores e atrizes famosos já fizeram participações especiais em Arquivo X, alguns deles:
  • O ator Mark Sheppard participou do episódio Fogo da 1ª temporada
  • O ator Burt Reynolds participou do episódio Improvável (Improbable) da 9ª temporada.
  • Os atores Jack Black e Giovanni Ribisi participaram do episódio: O Raio da Morte (D.P.O.) da 3ª temporada.
  • A atriz Lucy Lawless, protagonista da série Xena: A Princesa Guerreira participou dos episódios Nada Importante Aconteceu Hoje I e II (Nothing Important Happened Today I e II) da 9ª temporada.
  • A atriz Lucy Liu participou do episódio Dinheiro Infernal (Hell Money) da 3ª temporada.
  • O ator Luke Wilson participou do episódio Vampiros (BadBlood) da 5ª temporada.
  • O ator Ryan Reynolds participou do episódio A Morte vem do Espaço (Syzygy) da 3ª temporada.
  • O ator Seth Green participou do episódio: A Verdade Está Lá Fora (Deep Throat) da 1ª temporada.
  • O Ator Tony Shalhoub participou do episódio: Luz Suave (Soft Light) da 2ª temporada.
  • O irmão mais velho de David Duchovny, Daniel Duchovny, participou do episódio: O Antinatural (Unnatural) da 6ª temporada. Episódio que foi escrito e dirigido por David Duchovny.
  • O ator Lance Henriksen participou do episódio: Milênio (Millennium) da 7ª temporada.
  • O ator Shia LaBeouf participou do episódio Um Homem de Sorte (The Goldberg Variation) da 7ª temporada.
  • O ator Bryan Cranston participou do episódio: Dirija (Drive) da 6ª temporada.
  • O ator Dean Norris participou do episódio: Emasculatas - O Vírus da Morte (F.Emasculatas) da 2ª temporada.
  • O ator Aaron Paul participou do episódio: Senhor dos Insetos (Lord of Flies) da 9ª temporada. Nota: Bryan Cranston , Dean Norris e Aaron Paul anos depois vieram a trabalhar na sérieBreaking Bad, criada por um dos roteiristas de Arquivo X, Vince Gilligan.
  • Os atores Garry Shandling e Téa Leoni (à época, casada com Duchovny) participaram do episódio Hollywood d.C. da 7ª temporada.

O Retorno
Anderson e Duchovny retornam, agora mais maduros, aos papéis que catapultaram suas carreiras ao longo dos anos 90. Tanto Dana Scully quanto Fox Mulder passaram por inúmeras provações em seus dez anos de FBI. Scully agora é médica-cirurgiã no renomado hospital Our Lady of Sorrows em Washington, enquanto Mulder está aparentemente desempregado e paranoico. Parece que eles não se falam há algum tempo, mas quando Tad O'Malley (Joel McHale), um famoso jornalista político de direita, entra em contato com Scully com um possível novo arquivo x, é para Mulder que ela logo liga. Quando o retorno de Arquivo X foi anunciado, já sabia-se que a nova temporada teria apenas seis episódios, 18 a menos que suas nove antecessoras. Quando estreou e durante os anos seguintes, a produção ficou conhecida por ter sido a primeira a estabelecer uma mitologia que se estendia ao longo das temporadas - e, eventualmente, ao longo de toda a série - além de apresentar o "monstro da semana", sem deixar de lado o elemento procedural que era a principal base de todos os programas da época. Com 24 capítulos, era complicado preencher todas essas horas somente com uma trama contínua, mas o time de roteiristas criava excelentes histórias individuais para preencher esses momentos de pausa na narrativa geral.

Fonte:
Omelete
https://omelete.uol.com.br/arquivo-x/

Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/The_X-Files

Comentários