Curiosidades sobre o Bruce Lee

Bruce Lee não é chinês. O ator nasceu em San Francisco, na Califórnia, em 27 de novembro de 1940 e sua única cidadania foi a norte-americana. Além disso, possui ascendência alemã por parte de mãe.
De acordo com  a tradição chinesa, Bruce Lee nasceu na hora do dragão, entre as 6h e as 8h, no ano do dragão, 1940. A combinação dos sinais é vista como um bom presságio na tradição oriental.
A mistura entre o ocidente e o oriente já está no nome do lutador. "Bruce" foi escolhido por uma enfermeira que estava atendendo no hospital em que nasceu. “Jun Fan” foi o nome dado por sua mãe e significa “despertar e fazer Fan (no caso os EUA) próspero” – ela sentia que, depois de crescido, Bruce iria retornar aos Estados Unidos.

A família de Bruce Lee o chamava pelo apelido de “Sai Fon”, nome feminino que significa “pequeno pavão”. Isso porque seus pais acreditavam que os deuses não queriam meninos na família (o primeiro filho do casal morreu ainda jovem). Assim, ao chamar o filho por um nome de menina eles esperavam enganar as forças do mal.
Ainda jovem, Bruce Lee não era um aluno exemplar. Aos 12 anos, em 1952, foi estudar na escola La Salle College, em Hong Kong – colégio de língua inglesa só para meninos. Devido ao fraco desempenho e um histórico de brigas e confusão, ele foi expulso depois de alguns anos.
Bruce Lee sempre se referiu à sua arte marcial como gung fu em vez de kung fu. A explicação: as duas têm o mesmo significado, porém, quando escrita com “g”, a palavra faz referência à pronúncia em cantonês e, quando se usa o “k” – a forma mais conhecida –, é indicativo da pronúncia em mandarim.

Foi aos 13 anos que Bruce Lee se tornou aluno do Mestre Yip Man, professor do estilo Wing Chun do gung fu. Mas, no começo de seu treino, o jovem usava sua força para derrotar seus adversários. Foi por meio dos ensinamentos de Yip Man que Lee entendeu que a arte marcial lhe dava a confiança necessária para não ter que defender sua honra por meio de lutas.
Além de praticar artes marciais, Bruce Lee também era um ótimo boxeador. Em 1958, aos 18 anos, ele foi o campeão do Campeonato Interescolar de Boxe. Ele venceu a luta final por nocaute.  Aos 18 anos, Bruce foi declarado vencedor do campeonato de cha cha de Hong Kong de 1958. Ele treinava seus passos de dança com tanto empenho quando seus golpes de gung fu, e mantinha um caderno com mais de 108 movimentos de cha cha.
As primeiras aparições de Bruce Lee na televisão aconteceram na infância. Seu primeiro papel foi ainda bebê, e aos 18 anos já tinha 20 filmes no currículo. Seu nome artístico era Li Xiaolong (“pequeno dragão”).
Bruce Lee voltou aos Estados Unidos em 1959, onde passou a morar em São Francisco, cidade onde nasceu. Porém, não foi o gung fu que o ajudou a se manter no novo país – e sim o cha cha. Seu primeiro trabalho foi como um instrutor de dança.
Porém, Bruce Lee não ficou na Califórnia por muito tempo. Logo ele se mudou para Seattle, onde ingressou na Universidade de Washington. Graças a seu interesse por gung fu, eleescolheu filosofia como curso. Foram nos anos de faculdade que conheceu a mulher, Linda Emery, e criou o Instituto Jun Fan Gung de Fu – escola de artes marciais que o ajudou a pagar pelos estudos.
O primeiro papel de Bruce Lee na TV americana foi na série “The Green Hornet” (“O Besouro Verde”), de 1966. Com apenas uma temporada o programa não foi um sucesso, mas Lee provou ser um bom ator quando, mesmo no papel coadjuvante, chamou mais atenção do que o protagonista (Van Williams).
Como o começo da carreira de ator foi um pouco devagar, Lee dava aulas de gung fu para celebridades como forma de ganhar dinheiro. Steve McQueen, James Coburn e James Garner foram alguns de seus alunos.
Foi com o filme “Operação Dragão”, de 1973, que Lee alcançou o sucesso no mundo e virou uma lenda das artes marciais. Porém, o ator morreu apenas seis dias antes do lançamento do longa, no dia 26 de julho, em decorrência de um edema cerebral agudo.
Devido a seu status de mito, começaram a circular teorias de que ele havia sido envenenado pelas Tríades, enquanto outros acreditavam que um cabal secreto de mestres de artes marciais matou Lee por ter revelado muitos segredos aos não-orientais, Lee dizia que através da artes marciais a cultura oriental teria a chance de ser respeitada e reconhecida.
Houve ainda rumores de uma maldição hereditária sobre a família Lee, que afetou mais um membro em 1993, quando o seu filho, Brandon Lee, foi morto em um acidente estranho durante as filmagens do filme O Corvo.
A explicação oficial é que Bruce Lee teve uma reação adversa aos remédios que havia tomado para a sua dor de cabeça, o que causou um edema cerebral, matando o ator.

Pequenas Homenagens

Devido a ser uma lenda das artes marciais, alguns artistas marciais fictícios em diversas mídias foram criados com base em Bruce Lee, todos praticantes de Kung Fu ou Jeet Kune Do (exceto nos casos de Rock Lee da série Naruto e Hitmonlee da série Pokemon, pois o anime Naruto tem lugar num mundo fictício e apesar de Rock Lee ser visivelmente uma homenagem a Bruce Lee, os estilos Kung-Fu e Jeet Kune Do não existem em seu mundo, o que se aplica também ao mundo de Hitmonlee). Alguns deles são:
  • A pintura do robô BumbleeBee dos filmes Transformers é uma homenagem a Bruce Lee é sua roupa no filme Jogo da Morte (Game of Death) 1974.
  • Dragon, no jogo de arcade Kuri Kinton, de 1988.
  • Kenshiro, do anime/mangá Hokuto no Ken.
  • Fei Long da série de videogames Street Fighter.
  • Hon-Fu da série de videogames Fatal Fury
  • Dragon Chan do jogo Super Punch Out
  • Marshall Law e Forest Law da série de videogames Tekken.
  • Uma das roupas de Toni Cipriani do jogo Grand Theft Auto: Liberty City Stories, desbloqueada após a conclusão da missão Crazy '69', é semelhante a veste usada no filme "Game of Death".
  • Maxi da série de videogames Soul Calibur.
  • Abyo da série Pucca (possivelmente também o seu pai, o policial Bruce).
  • Rock Lee do anime/mangá Naruto.
  • Kim Dragon, da série de videogames World Heroes.
  • Hitmonlee da versão ocidental da série de jogos/anime Pokémon (não é homenagem no original).
  • Lee Sin, do jogo League of Legends.
  • Tetsuo da série de videogames Gekido urban fighters.
  • Chie Satonaka da série de videogames Persona 4.
  • Liu Kang da série de videogames Mortal Kombat.
  • Fei-On do game Saga Frontier para Playstation.
  • Lee Pailong do anime/mangá Shaman King.
  • Shang-Chi, O Mestre do Kung-Fu Marvel Comics, "Quadrinhos".
  • Spike Spiegel da série Cowboy Bebop (seu estilo de luta na série é o Jeet Kune Do).
  • Jann Lee do jogo Dead Or Alive.
  • Chang Lee do mangá Brasilerio Rumble School Fighter RSF.
  • Glenfire, do filme Ultraman Zero: A Vingança de Belial.
  • Ryusei Sakuta/Kamen Rider Meteor, da série Kamen Rider Fourze.
  • Urashima Keitarô e Noriyasu Seta do mangá e anime Love Hina (Ambos lutam Jeet Kune Do).
  • As vestes amarelas da atriz Uma Thurman no filme Kill Bill
  • Mr. Jones Rage of the Dragons utiliza o Jeet Kune Do.


BRUCE POSSUÍA ENORMES CALOSIDADES NAS MÃOS:
No wing Chun é muito valorizado o condicionamento das mãos para o combate, Bruce transferiu essa importância para o seu Jeet June Do e com isso fazia inúmeros exercícios para fortalecer.
Socava cerca de 500 vezes um monte de cascalho sem utilizar luvas, golpeava um capacete de jogadores de futebol americano, tinha alguns artefatos de lona presos na parede com cascalho, limalhas de aço,etc.
O resultado? Basta ver a foto, chega a ser assustador, mas o fato é que Bruce podia socar qualquer coisa sem prejuízo para si, quanto ao alvo







Personagens Inspirados em Bruce Lee

Fei Long

Fei Long foi um dos primeiros personagens inspirados em Bruce Lee. Além de sua semelhança física, ele ainda imita os gritos e movimentos de Lee.
E as curiosidades não param por ai:
Fei Long é um talentoso ator de cinema, mestre de Hitenryuu Kung-Fu (alusão ao Jeet Kune Do). Embora lutasse nas ruas para melhorar suas tecnicas de luta, chamou a atenção de um diretor de cinema que o transformou em um astro internacional.
Ele fez uma série de filmes de artes marciais até entrar no segundo torneio World Warrior. Após isso, percebeu que na verdade, coreografar seu estilo de luta não é bem o que gostaria de fazer de sua vida. Fei long então, abandonou a carreira artística e desapareceu nas ruas de Hong Kong.
Sua semelhança com Bruce Lee, fez com que ele não aparecesse no filme de 1994. Embora a versão oficial diga que Fei Long não apareceu por ser um personagem secundário, acredita-se que a CAPCOM não queria pagar direitos a família Lee.
No encerramento de Fei Long em Super Street Fighter II e Super Street Fighter II Turbo, um diretor de cinema aborda Fei Long e tenta convencê-lo a retornar para mais um filme, mas Fei Long se recusa. Na versão em inglês ele diz que “não poderei nunca ser outra lenda, como o Grande e seu filho”, o que foi interpretado por muitos fãs como uma referência a Bruce Lee e e seu filho Brandon, que faleceu na mesma época do lançamento de Super Street Fighter II. Porém na versão japonesa não há esta referência.
No Street Fighter IV, quando Ryu vence Fei Long em uma batalha, Ryu diz que Fei Long o faz lembrar de alguém conhecido, mais uma clara referência a Bruce Lee.

Marshall Law (Tekken)

É um personagem da série de jogos Tekken. É um lutador chinês de Jeet Kune Do  (em algumas fontes como “Marshall Arts” ou “Artes do Marshall”, um jogo de palavras com “Martial Arts” ou “Artes Marciais”)inspirado em Bruce Lee que mora nos Estados Unidos. Também conhecido como o Chef Lutador, Marshall é pai de Forest Law que treina o mesmo estilo de Marshall e também é inspirado em Bruce Lee. O objetivo de Marshall em Tekken é arrecadar dinheiro e testar sua força.
Marshall possui muitas características de Bruce Lee, de seus gritos agudos, passando por ataques e golpes e até mesmo as roupas. Em sua primeira aparição em Tekken, Marshall é quase idêntico a Bruce Lee. Em Tekken 4 que se passa 21 anos após a ultima aparição de Marshall, ele está mais velho e barbado, um pouco diferente, mas conserva a roupa amarela que foi inspirada na roupa em que Bruce Lee usa em “O Jogo da Morte”. Em Tekken 5, sua segunda roupa (um traje de cozinheiro chinês) pode ser considerada uma alusão ao personagem Kato, interpretado por Bruce Lee na série “O Besouro Verde”. Além disso, numa análise detalhada, a cicatriz no peito de Marshall é muito simila a recebida pelo personagem de Bruce Lee em “Operação Dragão”.

Forest Law (Tekken)

Como ja foi mencionado, Forest Law, assim como seu pai Marshall Law, é inspirado em Bruce Lee, contudo Forest é ainda mais parecido, principalmente em Tekken Tag Tournament 2 (foto acima) onde fica praticamente idêntico.
Forest treina o mesmo estilo de seu pai, o Marshall Arts.
O uniforme branco e calça azul é inspirado no unforme de Bruce Lee em Operação Dragão.
O uniforme sem camisa e calça preta e o uniforme regata e calça são inspirados em Bruce Lee em O Voo Do Dragão.
O uniforme secreto de Forest em Tekken 3 é o macacão amarelo usado por Bruce Lee em O Jogo Da Morte.
A pose da vitória em que Forest estica a perna simulando um chute, e vira para o lado, foi inspirado no pose do Bruce Lee em Operação Dragão.

Liu Kang (Mortal Kombat)

Liu Kang, um monge Shaolin é o principal personagem de Mortal Kombat. É o protagonista inicial e embora não pareça, é o personagem mais forte do jogo, possui apenas um poder que é o de soltar fogo pelas mãos. Seu golpe mais famoso é o bicycle kick que é quando ele executa vários pontapés geralmente no peito do adversário.
Seus movimentos de artes marciais, gritos de guerra ao executar um golpe e aparência são grande demonstração de que Liu Kang é mais um personagem inspirado em Bruce Lee
Sua semelhança física com Bruce Lee varia dependendo da versão do jogo.

Rock Lee (Naruto)

Um dos personagens mais engraçados e carismático de Naruto, Rock Lee é inspirado em Bruce Lee.
Isso fica bem claro principalmente pelo sobrenome Lee, a aparência e sua incrivel velocidade.

Might Guy (Naruto)

Sensei de Rock Lee, Might Guy também é um personagem muito engraçado baseado em Bruce Lee.
Não tem como não rir nas cenas em que Might Guy e Rock Lee choram juntos.

Hon Fu (Fatal Fury)

Hon Fu é um oficial da polícia de Hong Kong, mestre de Kung-Fu e especialista no manuseio de nunchakus.
Uma curiosidade é que Hon Fu não é baseado em apenas uma lenda, mas sim em duas, Bruce Lee e Jackie Chan.











Jann Lee (Dead Or Alive)

Jann Lee é um personagem da série de jogos de luta Dead Or Alive.
Além do sobrenome Lee e dos belíssimos chutes inspirados em Bruce Lee, Jann Lee também usa o macacão amarelo de Bruce Lee em O Jogo Da Morte.

Kim Dragon (World Heroes)

Kim Dragon é um personagem inspirado em Bruce Lee da série de jogos de luta World Heroes.
Dragon é um ex ator de filmes de artes marciais que elevou o cinema de artes marciais ao nível de Hollywood.
É muito rapido e seu golpe mais forte é o Ryu Kyaku (Chute do Dragão).

Shang Chi, O Mestre Do Kung-Fu

Shang Chi é um herói de quadrinhos lançado pela Marvel. Ele não possui super poderes, mas possui habilidades extraordinárias nas artes marciais e é mestre de Wushu.
O desenhista Jim Starlin se inspirou nas feições do ator americano David Carradine (protagonista da serie Kung-Fu). Com a entrada do desenhista Paul Gulacy, o personagem ganhou as feições de Bruce Lee.


Spike

Spike não tem nenhuma característica física semelhante ao Bruce lee, porem é especialista em Jeet Kune Do.







Kensiro

Kenshiro é o principal personagem do anime/mangá Hokuto no Ken.
Lembra Bruce Lee principalmente no manuseio de nunchuakus.












Lee Sin (League Of Legends)


Além do nome Lee, Lee Sin é um dos personagens que mais se parecem fisicamente com Bruce Lee, uma versão mais moderna.

Maxi (SoulCalibur)


Maxi é um personagem inspirado em Bruce Lee do jogo de luta SoulCalibur (jogo seguinte de Soul Edge).

Li Long (Soul Edge)

Li Long é um personagem do jogo de luta Soul Edge inspirado em Bruce Lee.
Lembra muito Bruce Lee devido a forma como manuseia o nunchuaku.


Lee Pai Long ( Shaman King)
Lee Pai Long era um famoso lutador de Kung-Fu (homenagem do autor do mangá ao idolo Bruce Lee) que foi morto pelo avô de Tao Jun para que ele lhe servisse de guarda costas.










Abyo ( Pucca)

Pois é, por incrível que pareça, até no desenho Pucca, tem personagem inspirado em Bruce Lee.
Abyo é um lutador de Kung-Fu e claramente uma paródia de Bruce Lee.
Shiryu de Dragão ( Cavaleiros do Zodíaco)
Treinou nos Cinco Picos Antigos na China para obter a armadura de bronze da constelação do Dragão, e seu mestre não era outro senão um veterano cavaleiro de ouro, Dohko de Libra. Durante a guerra galáctica, Shiryu enfrenta Seiya, após uma luta muito equilibrada o Cavaleiro de Pégaso descobre o ponto fraco do Dragão (o coração), e o ataca. O cosmo de Shiryu e o dragão em suas costas começam a desaparecer. O Cavaleiro de Dragão chega a ser dado como morto, mas Seiya desfere um golpe em suas costas (mais precisamente no punho do dragão, à altura do coração), salvando a vida do companheiro. Shiryu é o único a perceber que alguém está vigiando a guerra galáctica e deduz que o espião é Ikki de Fênix. Shiryu vai até Jamiel para que Mu de Áries restaure as Armaduras de Dragão e Pégaso que ficaram totalmente destruídas após o confronto dos dois cavaleiros de bronze. Quando retorna, enfrenta os cavaleiros negros e salva a vida de Seiya que foi seriamente ferido por Pégaso Negro.
Durante a luta contra o cavaleiro de prata Algol de Perseu, Shiryu perfura os próprios olhos para não ser transformado em pedra pelo Escudo da Medusa. O Cavaleiro de Dragão recupera a visão no santuário, após derrotar Máscara da Morte de Câncer quando recebeu a Água da Vida de Seiya antes de enfrentar o cavaleiros de ouro no Santuário. Ainda no santuário, enfrenta Shura de Capricórnio e aplica o golpe Último Dragão, que eleva os cavaleiros ao céu, para virar pó fora da órbita terreste. No último momento, Shura reconhece que Shiryu luta pela verdadeira Atena, e resolve se sacrificar pelo Cavaleiro de Dragão, passando-lhe sua própria armadura de ouro para o corpo desprotegido de Shiryu e também a Excalibur em sua mão direita (revelado na saga Poseidon), empurrando-o de volta para terra, Shura vira poeira galáctica, enquanto Shiryu sobrevive.
Na Saga de Asgard, Shiryu enfrenta Fenrir de Alioth, que com o apoio de seus amigos lobos, quase derrotam o cavaleiro. Para vencer, Shiryu apela para um Cólera do Dragão em uma cachoeira congelada, quase morrendo junto no processo. Depois de reacordar, após cair de um penhasco após a vitória contra Fenrir de Alioth, Shiryu retoma o caminho para o palácio de Valhala, no entanto acaba encontrando-se com Alberich de Megrez, outro guerreiro Deus, que já havia aprisionado o cavaleiro de bronze Seiya de Pégaso e a amazona de parata Marin de Águia dentro da couraça ametista; e também havia causado ferimentos graves no cavaleiro de bronze Hyoga de Cisne, depois de uma dura batalha enfrentando as forças da mãe natureza, o cavaleiro de dragão adquire ensinamentos do Mestre Ancião ( Dohko de Líbra )de como neutralizar a técnica do inimigo e assim consegue a safira de Odin, caindo quase morto logo após. Shiryu reaparece para enfrentar Siegfried de Dubhe. Um ponto curioso é revelado neste momento: ambos os guerreiros, com poderes relacionados à dragões, possuem o mesmo ponto fraco também. Shiryu é o primeiro a causar danos à Siegfried e possibilita à Seiya derrotar posteriormente o Guerreiro Deus.
O cavaleiro volta a ficar cego na batalha com o general marina Krishna de Chrysaor. Durante a luta, o espírito de Shura concede ao Dragão a Excalibur. Há controvérsias no mangá e no anime na saga Poseidon, Shiryu volta a enxergar na saga Hades no mangá e no anime volta a enxergar momentaneamente e depois é mostrado que fica cego no início da saga de Hades. Na saga de Hades, desobedecendo às ordens de Saori, decide lutar com os espectros, indo até o mundo dos mortos e posteriormente aos campos elísios em que mais tarde Shiryu volta a enxergar.

Hitmonlee (Pokemon)


Isso mesmo! existe um pokemon inspirado em Bruce Lee!
E ainda por cima, também tem um baseado no Jackie Chan.



















Kill Bill

A personagem de Uma Thurman em Kill Bill usa o macacão amarelo de Bruce Lee em O Jogo Da Morte.

BumbleeBee (Transformers)

Sim, o BumbleeBee usa o macacão amarelo… Ou melhor, tem a sua armadura em alusão ao macacão de Bruce Lee.

Fonte:
Guia dos Quadrinhos
http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/shiryu-de-dragao/11599

Golpe Perfeito
https://golpeperfeito.wordpress.com/2014/06/19/personagens-baseados-em-bruce-lee/

Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bruce_Lee

Último Segundo
http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/2013-07-20/bruce-lee-em-15-curiosidades.html

Comentários