Daria


Daria é uma série de animação americana criada por Glenn Eichler e Susie Lewis Lynn para a MTV. A série enfoca Daria Morgendorffer, umaadolescente inteligente, amarga, e um tanto misantropa que observa o mundo ao seu redor. A história se passa na fictícia cidade americana suburbana de Lawndale, e é uma sátira da vida de colegial, cheia de alusões e críticas da cultura popular e classes sociais.
Daria foi originalmente transmitida a partir de 1997 a 2002, e é um spin-off da série de animação de Mike Judge, Beavis and Butt-Head, na qual Daria apareceu como uma personagem recorrente. Embora Judge concordara em liberar a personagem e permiti-la aparecer num spin-off, ele não teve nenhum envolvimento na produção de Daria.
Daria Morgendorffer, a personagem-título e protagonista da série, apareceu pela primeira vez na MTV como uma personagem recorrente emBeavis and Butt-Head de Mike Judge. O vice-presidente sênior e diretor de criação da MTV, Abby Terkuhle, explicou que: "Quando a série se tornou um sucesso, nós criamos Daria, porque queríamos uma personagem feminina inteligente, que poderia servir como uma personagem contrastante." O design original de Daria foi criado por Bill Peckmann enquanto trabalhava para a J. J. Sedelmaier Productions, na primeira temporada de Beavis and Butt-Head. Durante a produção da última temporada, os representantes da MTV abordaram o editor de história Glenn Eichler, lhe oferecendo um spin-off da série sobre Daria, e então um episódio piloto de cinco minutos chamado "Sealed with a Kick" foi criado por Eichler (embora sido escrito por Sam Johnson e Chris Marcil) e a assistente Susie Lewis que também trabalhara na produção de Beavis e Butt-Head. A MTV aprovou e encomendou 13 episódios; Ambos Eichler e Lewis foram contratados para a série como produtores executivos.
O primeiro episódio de Daria foi ao ar em 3 de Março de 1997, cerca de nove meses antes de Beavis and Butt-Head terminar sua transmissão original. Intitulado "Esteemsters", o episódio estabeleceu que Daria e sua família se mudaram de Highland (a cidade fictícia de Beavis and Butt-Head), para Lawndale (também fictícia) devido ao Urânio encontrado na água. Assim como a introdução dos pais de Daria e a sua irmã mais nova como principais personagens coadjuvantes, também no primeiro episódio conhecemos Jane Lane, a melhor amiga e confidente de Daria. Em excepção de uma breve menção de Highland, Daria não contém quaisquer referências de Beavis and Butt-Head.
A série contou com a produção de cinco temporadas, com 13 episódios cada, e dois filmes de TV. O primeiro filme, Is It Fall Yet?, foi ao ar em 2000. Após o final da quinta temporada, a MTV planejou uma sexta temporada de seis episódios, mas a pedido de Eichler, o projeto foi cortado dando lugar ao segundo filme, Is It College Yet?, o qual serviu como o final da série, em janeiro de 2002.
Glenn Eichler, disse em uma entrevista que Daria foi criada com a finalidade de ser uma paródia do colegial, e que ele não queria um "mundo confortável e alternativo". Ele disse, "Nós não queríamos ninguém em busca da felicidade, ponto final".
Nenhuma outra personagem de Beavis and Butt-Head fez uma aparição em Daria. Glenn Eichler, em entrevista realizada após a transmissão da série explicou:
"Beavis and Butt-Head foram personagens muito fortes, com um tipo muito específico de humor e fãs muito leais , e é claro que eles imediatamente se identificaram. Eu senti que, referenciá-los em Daria, enquanto estávamos tentando estabelecer os novos personagens e um tipo diferente de humor, correríamos o risco de criar falsas expectativas e desapontamento nos telespectadores - o que poderia levar a uma reação negativa para o novo show e o seu tom diferente. Então, nós nos afastamos de Beavis and Butt-Head, a princípio, e uma vez em que o novo show havia sido bem recebido, não houve realmente nenhuma necessidade de qualquer liação ao antigo".
 A série apenas fez referência direta aos personagens de Beavis and Butt-Head em um spot promocional do primeiro episódio. Daria fala, em voz de fundo: "Depois de deixar Highland, e aqueles dois, nós nos mudamos para Lawndale."
No filme Is It Fall Yet?, várias celebridades emprestaram suas vozes. O apresentador de Talk show, Carson Daly interpretou o tutor de verão de Quinn. A cantora de pop punk, Bif Naked interpretou a companheira de acampamento de Jane, e o cantor de rock, Dave Grohl, interpretou o pretensioso anfitrião do acampamento de arte. Várias músicas da banda Foo Fighters (da qual Grohl é o vocalista) fizeram parte da trilha sonora.

Na série homônima, a protagonista Daria Morgendorffer aparece na maioria das cenas. Sua mãe Hellen, seu pai de Jake, sua irmã mais nova Quinn e sua melhor amiga Jane Lane, aparecem em quase todos os episódios. Uma série de personagens secundários completam o elenco regular 

Personagem
Da esquerda para a direita: Jake, Helen, Quinn, Daria e Jane
Como protagonista epônimo do show, Daria Morgendorffer aparece na maioria das cenas. Sua família imediata (mãe Helen, pai Jake, e irmã mais nova, Quinn) e sua melhor amiga Jane Lane aparecem em quase todos os episódios. Uma série de caracteres secundários completam o elenco regular.

As tramas de Daria se referem, em grande parte, a uma justaposição entre o cinismo ardiloso e sardônico do personagem central e os valores / preocupações de sua cidade natal suburbana em Lawndale. Em uma entrevista de 2005, o co-criador da série Glenn Eichler descreveu o local não especificado como "um subúrbio do meio do Atlântico, fora de algum lugar como Baltimore ou Washington, DC . Eles poderiam ter vivido na Pensilvânia, perto da linha principal ". 
Para fins cômicos e ilustrativos, a representação do show da vida suburbana americana foi deliberadamente exagerada. mistura de Dorothy Parker , Fran Lebowitz e Janeane Garofalo , usando óculos de Carrie Donovan . Daria Morgendorffer, 16 e amaldiçoado com um cérebro funcional, tem a desgraça de Ver o ensino médio, sua família e sua vida exatamente como eles são e a temeridade de comentar sobre ela. " 
Definida durante os anos de ensino médio de Daria e terminando com sua graduação e aceitação na faculdade, o local principal usado para o show (fora da casa de Morgendorffer) é Lawndale High School, uma instituição de ensino público operando em alta disfunção.
A dinâmica entre os personagens mudar durante a temporada quatro, quando Jane começa um relacionamento com Tom Sloane, filho de uma das famílias mais ricas da cidade. Embora Daria hesita em aceitar Tom no início, ela e Tom se encontram cada vez mais perto, culminando em um beijo no final da temporada. O tumulto emocional e cômico entre Jane, Tom e Daria foi a peça central do filme de TV Is It Fall Yet? , Ea relação entre Tom e Daria alimentou várias das histórias da quinta temporada.
A canção-tema de Daria é "You're Standing on My Neck", escrita e executada pela Splendora . A faixa mais tarde criou temas originais para os dois filmes de TV da Daria , "Turn the Sun Down" (para Is It Fall Yet? ) E "College Try (Gives Me Blisters)" (para Is It College ainda? ), Junto com alguma música de fundo.
O show em si não tinha nenhuma pontuação original. Embora os elementos do tema de Splendora fossem usados ​​na ocasião, a música incidental de Daria foi tomada das canções damúsica do PNF . A maioria destes eram contemporâneos, inseridos sobre tiros exteriores e algumas cenas, com raramente qualquer relevância da história ou consciência dos caráteres.Por exemplo, um episódio retrata personagens dançando com Will Smith "Gettin 'Jiggy wit It" poucas semanas após o lançamento da música, enquanto a seqüência em si foi projetado e animado meses antes.
Alguns pontos da história foram construídos em torno de canções específicas, como em "Legends of the Mall", onde " Girls Just Want to Fun Fun " de Cyndi Lauper se tornou um ponto importante trama para uma seqüência de fantasia. Os créditos de encerramento também contou com uma canção licenciada em quase todas as ocasiões, a letra ou conceito de que muitas vezes refletiu algum aspecto do episódio anterior.
Para as versões de 1998 e 1999 da VHS de alguns episódios de Daria , música acidental foi substituída, e "You're Standing on My Neck" foi tocada nos créditos finais. No entanto, para os episódios de bônus incluídos nos lançamentos de DVD dos dois filmes de TV , a música foi removida quase inteiramente.

Na versão completa do DVD da série, o criador Glenn Eichler diz nas notas que "99 por cento da música foi alterada, porque o custo de licenciar as muitas mordidas musicais que usamos teria tornado impossível a liberação da coleção (e por muitos anos ). " Ele comparou isso a um episódio de The Twilight Zone, onde o astronauta chega em casa, e sua esposa não consegue descobrir o que é diferente sobre ele, "... até que amanhece sobre ela que em vez de uma música legal de 1997 tocando ... É alguma melodia que ela nunca ouviu. Sim, é exatamente assim. "


Fonte
Wikipédia

Comentários