Frankenstein da Vida Real

Com cada operação, o Dr. Ren tentou aperfeiçoava mais e mais o seu procedimento, que envolve a adoção de pequenos tubos para transportar sangue oxigenado dos cérebros dos ratos para os seus novos corpos. Depois de mais de 1.000 transplantes, os resultados ainda não são muito encorajadores. Após o procedimento, os ratos abriram os olhos, respiraram por conta própria e até mesmo mostraram sinais de movimento, mas até agora, cada um deles morreu dentro de um dia. Isso indica que há algum fator ainda não compreendido no transplante de cabeças. Eu não sei quanto a você, mas só a ideia de um rato com a cabeça de outro viver um dia inteiro respirando e até tentando se mover autonomamente me faz acreditar que estamos num filme B dos anos 50 e não na vida real. Parece até coisa de Futurama!



Depois do anúncio do primeiro transplante de cabeça do mundo, marcado para dezembro deste ano, o cirurgião Sergio Canavero afirmou que os transplantes de cérebro devem começar a acontecer até 2020. De acordo com as informações, o procedimento pretende fazer com que a consciência da pessoa passe a habitar um corpo totalmente novo.

Apesar de parecer história de ficção científica, segundo o médico, as pesquisas para o feito já estão em andamento. 
"Estamos planejando, atualmente, o primeiro transplante de cérebro do mundo, e eu considero ser real dizer que em três anos, no máximo, estaremos prontos", explicou.

Além de arriscada, a cirurgia deverá implicar em situações traumáticas, afinal, a consciência está ligada à representação da imagem de si mesmo. De qualquer forma, a expectativa de Canavero é de que o procedimento possa ajudar muitas pessoas e auxiliar a humanidade no desejo de  "viver para sempre". Segundo o médico italiano, ressuscitar cérebros congelados fará, inclusive, com que as religiões sejam exterminadas. "Elas não serão mais necessárias, já que as pessoas não precisarão mais ter medo da morte", disse o cirurgião.

Matéria completa:
https://canaltech.com.br/noticia/bizarro/frankenstein-da-vida-real-1o-transplante-de-cerebro-pode-ser-feito-ate-2020-92974/
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.



Fonte:
Canal Tech
https://canaltech.com.br/noticia/bizarro/frankenstein-da-vida-real-1o-transplante-de-cerebro-pode-ser-feito-ate-2020-92974/

Mundo Gump
http://www.mundogump.com.br/frankenstein-da-vida-real-quer-transplantar-cabeca-de-gente/

Comentários