Homenagem ao dublador Emerson Camargo


Emerson Camargo foi dublador e diretor de dublagem desde os anos 60 na antiga Arte Industrial Cinematográfica, a conhecida AIC – São Paulo. No decorrer da carreira, passou por diversas empresas de dublagem, como a TV CineSom, Cinecastro, Peri Filmes e Herbert Richers. Teve seu próprio estúdio de dublagem, a Windstar, dublando principalmente as séries japonesas que invadiram o Brasil nos anos 80 e 90. National Kid retornou em 2009 numa coleção definitiva em DVD, via Focus Filmes. Faltavam apenas as sagas "O Mistério do Garoto Espacial" e "Os Zarrocos do Espaço" para receber uma nova dublagem, um vez que elas não foram includidas no lançamento em VHS, nos anos 90. Sendo substituído por Afonso Amajones, que é veterano em séries do gênero. Emerson já estava aposentado e não queria mais voltar. Mas seus últimos trabalhos em tokusatsu se deram na narração dos filmesSuperior Ultraman 8 Brothers e Ultraman Zero: A Vingança de Belial. No primeiro mencionado, dublou o Alien Hipólito (vilão que apareceu pela primeira vez em Ultraman Ace). Sua última dublagem foi em Cavaleiros do Zodíaco ele dublou o personagem Ionia de Capricórnio na série Ômega. Ele faleceu no dia 14 de abril de 2017.
Deixou sua voz em personagens marcantes na história da televisão brasileira, esses são apenas alguns deles:
National Kid – Professor Massao Hata/National Kid
Jornada nas Estrelas – Capitão James Kirk (1ª voz e tradução da série)
Jeannie é um Gênio – Capitão, depois Major Anthony Nelson (1ª voz)
Viagem ao Fundo do Mar – Paterson  (1ª voz)
O Agente da UNCLE  – Ilya Kuryakin (1ª voz)
As Aventuras do Super Homem  – Jimmy Olsen (1ª voz)
Perdidos no Espaço – Robotóide (episódio A Guerra dos Robôs) – narração em diversos outros episódios
Winspector  –  Madox (1ª voz)
Patrine  – Hayato Nakami



Windstar foi um estúdio de dublagem fundado em 1983, pelo dublador Emerson Camargo. Dedicava-se à dublagem e versão brasileira de filmes e vídeos estrangeiros, técnicos, de treinamento, didáticos e institucionais. Dublou também séries tokusatsu para a televisão como Patrine e Winspector. Redublou também a série National Kid para Home Video.


Fonte:
Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Windstar

Blog do Daileon
http://daileon-blog.blogspot.com.br/2017/04/emerson-camargo-era-uma-das-vozes-mais.html

Cav Zodíaco
https://www.cavzodiaco.com.br/noticia/18/04/2017/emerson-camargo-faleceu-o-dublador-brasileiro-do-ionia-de-capricornio-da-serie-omega

Veja São Paulo
http://vejasp.abril.com.br/blog/memoria/morre-o-dublador-emerson-camargo/

Comentários