Os Mutantes: Veja o porque não deu certo na audiência

Sinopse 

A trama gira em torno de Maria Beatriz (Bianca Rinaldi), que é acusada de matar o Dr. Sócrates Mayer (Walmor Chagas), dono de uma das maiores clínicas privadas no país, Progênese. Dra. Júlia Zaccarias (Ítala Nandi), uma médica afiliada da Progênese, cria a 30 anos seres humanos geneticamente modificados (Intitulado de "Projeto DNA"), mutantes com superpoderes.
Maria Beatriz vive no circo Don Pepe com seus pais Ana Luz (Fafá de Belém) e Pepe (Perfeito Fortuna). Maria é a principal atração do circo, onde foi criada e conheceu seu primeiro amor, Fernando (Théo Becker), sendo melhor amigo de sua irmã, Juanita (Anna Markun). Maria se separa de Fernando quando ele se envolve com Esmeralda (Lana Rodes). Depois de Maria descobrir que é filha adotiva, ela é envolvida em uma cilada: a polícia encontra-a deitada com uma seringa perto do corpo do morto Sócrates e é acusada de matá-lo. Maria descobre que seu verdadeiro pai é a pessoa que ela é acusada de matar. A armação foi criada para que Maria não pudesse herdar a grande riqueza de Sócrates.

A família Mayer, que sempre foi respeitada pela sociedade paulistana, é composta pelos seguintes irmãos Mayer: Sócrates Mayer, Aristóteles Mayer (André de Biase) e Platão Mayer (Ricardo Petraglia). Aristóteles, viúvo com três filhos: Toni (Paulo Nigro), Rodrigo (Ângelo Paes Leme) e Danilo (Cláudio Heinrich), que durante a trama se casa com Lucia Rocha (Fernanda Nobre) para que seu pai não descubra que ele é homossexual. Platão é casado com a interesseira Irma Mayer (Patrycia Travassos) e possuem duas filhas: Regina (Rafaela Mandelli) e Cléo (Gisele Policarpo). A família Mayer é uma das acionistas da Progênese, juntamente com Mauro Fontes (Sebastião Vasconcelos), Cassandra Fontes Martinelli (Angelina Muniz) e Josias Martinelli (Paulo Gorgulho). Josias é casado com a ambiciosa Cassandra Martinelli e é pai de Lucas (Jean Fercondini) e Janete (Liliana Castro).
Após sua prisão, Maria é ajudada pelo policial federal Marcelo Montenegro (Leonardo Vieira), por quem ela se apaixona. Marcelo tinha ficado recentemente viúvo após a morte de Mabel (Sabrina Greve) por envenenamento. O doce envenenado que matou sua esposa estava destinado a ser comido por sua filha mutante Tatiana (Letícia Medina). Ao ajudar Maria a escapar da prisão, Marcelo se torna um fugitivo da lei, no qual o casal passa por várias aventuras para escapar do inescrupuloso Taveira, que sente um desejo sem resposta por Maria.

Platão e Josias são assassinados quando descobrem quem é o responsável pela morte de Sócrates, Mabel e Dr. Christopher Walker (um pesquisador americano que descobriu a verdade sobre os mutantes: Lance Henriksen). Maria e Marcelo então começam a tentar descobrir quem contratou o serial killer Eric Fusily (Tuca Andrada) para cometer todos os crimes.
É revelado no último capítulo que Júlia contratou Fusily. Ela também contratou o advogado César Rubicão (Cássio Scapin) para sequestrar Maria, quando ela ainda era um bebê, e deixá-la em qualquer lugar. Ele decide deixá-la no circo. Trinta anos mais tarde, Sócrates revela que ele iria deixar toda sua fortuna para uma fundação, chocando sua família. Com medo de que isso prejudicaria seus experimentos, Júlia contratou Eric para matá-lo e colocar Maria na cena do crime, porque ela sabia que Sócrates deixaria a fortuna para Maria. Ela suspeitava que se Maria recebesse sua riqueza, ela iria fechar a Progênese e prejudicar suas experiências. Júlia, então, decidiu eliminar todos aqueles que descobriram ou suspeitavam que ela era responsável pela morte de Sócrates. Ela também contratou Eric para matar Rosana (Maria Ceiça) e a enfermeira Ruth (Maria Cláudia). Helga (Preta Gil), ex-esposa de Eric, que se tornou uma pessoa melhor depois de deixá-lo, também sofreu ataques, como Tatiana, Marcelo e Maria.

A temporada terminou com César revelando em juízo, através de holograma, que Doutora Júlia foi a responsável pelos crimes. Devido ao grande sucesso da trama, a novela ganhou uma seguinte temporada: Os Mutantes: Caminhos do Coração.
A Ilha do Arraial (mais conhecida como “Ilha dos Mutantes”) é o local secreto onde a Dra. Júlia Zaccarias tem um laboratório secreto no subsolo para fazer suas experiências mutantes, onde ela conta com a ajuda de alguns mutantes aliados como Gór (Julianne Trevisol) e Eugênio (Pedro Malta), também com seu guarda Capeletti (Daniel Marinho). O local é dominado por mutantes que conseguiram fugir do laboratório como Vlado (Daniel Aguiar), Fúria (Karen Junqueira), Felina (Amandha Lee), Metamorfo (Sacha Bali), Ísis (Louise D’Tuani), Iara (Suyane Moreira), Demétrio (Helder Agostini) e Minotauro (Fábio Nascimento), também por mutantes enviados para o local como Perpétua (Patrícia de Jesus), Vavá (Cássio Ramos), Pachola (André Mattos), Cris (Maurício Ribeiro). Durante o início da trama, Eric Fusily é enviado para a ilha por ordem da Chefia com a missão de matar os mutantes fugitivos, onde ele conta com a ajuda de Fernando e Juanita, e mais tarde com o apoio de Taveira (Gabriel Braga Nunes) e Dino (Guilherme Trajano) na segunda viagem para o local. Também há mutantes que foram para ilha por conta própria para ajudar amigos, como Maria, Cléo e Toni. A ilha possui algumas experiências como um dinossauro (Velociraptor) e um sapo gigante (Sapo Bufo).

Em Os Mutantes: Caminhos do Coração, as mutações perigosas continuam a se espalhar pela sociedade, que transformam homens e mulheres em vampiros, felinos, serpentes e lobisomens, atacando nas ruas de São Paulo, além de ter boatos de abduções entre algumas pessoas. São Paulo fica mais perigosa porque fica infestada de mutantes. As pessoas, com medo, passam a perseguir todos os mutantes, inclusive os do bem. A Progênese é interditada e o DEPECOM resolve colocar sua sede lá. Os agentes do bem são: Aline, Miguel, Nati, Beto, Marcelo, Cláudia, Hiromi e Toni.
Julia Zaccarias (Ittala Nandi) toma o elixir da juventude, rejuvenesce e fica com o corpo de Juli di Trevi (Babi Xavier). Ela revela à poderosa vilã Samira (Bianca Rinaldi); mas, o elixir não dura para sempre e, com o tempo, ela vira Júlia Zaccarias de novo.
Maria e Marcelo reúnem a Liga do Bem na mansão que pertencia à família Mayer. Este passa a ser o refúgio (ou quartel-general) dos mutantes do bem.

Mudança de Enredo
Ao longo da novela os roteiristas mudaram a história algumas vezes. A trama vem seguindo diferente da sinopse inicial. Um exemplo é Aline, personagem de Milena Ferrari, que era para fazer par romântico com Valente, ia fazer com Miguel, mas fez com Beto. Outro caso é de Nati que era para fazer par romântico com Miguel, porém fez com Valente (Marcos Pitombo).

Algumas mudanças pequenas foram feitas na novela como por exemplo, Nati era para ser mordida pela mutante Ísis, mas o roteiro foi mudado para que ela fosse mordida por Taveira.
Alguns atores tiveram que se ausentar das gravações da novela devido a problemas de saúde, fazendo assim com que o roteiro original para seus personagens mudassem. Foi o que aconteceu com Regina, personagem interpretada por Rafaela Mandelli. No roteiro original a personagem Cléo Mayer iria ser abduzida pelos reptilianos, mas foi alterado para que Regina fosse abduzida. A mudança foi feita porque a atriz teria sofrido uma luxação no seu joelho e necessitaria se recuperar da fratura. Na telenovela, Regina seria uma mutante capaz de transformar as pessoas em pedra, mas devido ao fato, Cléo, sua irmã, acabou adquirindo mais esse poder. Regina era para voltar a novela no final de outubro, porém, voltou à novela apenas na segunda quinzena de fevereiro. A explicação é que a atriz emendou férias quando acabou seu tratamento.

Mas a maior mudança de roteiro foi causada pelo autor Lauro César Muniz, que pegou vários atores de Os Mutantes, para sua novela Poder Paralelo, como: Gabriel Braga Nunes, Miriam Freeland, Petrônio Gontijo, Fernanda Nobre, Tuca Andrada, Jean Fercondini e Karen Junqueira.
A morte dos personagens dos mutantes deixou muitos telespectadores revoltados com autor Tiago Santiago, como no caso de Samira que iria sobreviver na 3ª temporada após se aliar com Maria, terá uma morte após o parto, o motivo foi que autor Tiago Santiago, é que na cena do casamento de Maria Mayer com Marcelo Montenegro, Maria continuará grávida enquanto Samira dá a luz seu filho, e seria totalmente impossível Samira aparecer no casamento da irmã sem a barriga após dar à luz, isto porque a atriz Bianca Rinaldi está grávida. Mas neste caso Samira viverá e poderá aparecer em Promessas de Amor. Outra foi a de Janete, que foi abduzida e não teve retorno, pois no final da Segunda temporada Toni numa conversa com Hiromi, revelou que a amada não aguentou as experiências genéticas e faleceu, gerando muitas reclamações do público que esperava um final lindo para os personagens (Toni e Janete). E também a morte do vilão Pesadelo que fazia sucesso na novela os mutantes, maioria dos telespectadores ficaram revoltados e torcem para autor Tiago Santiago colocar de volta o mutante Pesadelo na 3ª temporada de os Mutantes como vilão. Mas segundo a entrevista com autor Tiago Santiago, ele disse que Pesadelo poderia voltar, junto com outros mutantes. Mas que infelizmente não ocorreu na 3ª temporada a aparição da Samira e Pesadelo, que deixou o público mais revoltado com o autor da novela.



Maria e Samira 
Maria foi inocentada, e herdou toda a herança de seu pai, mas resolveu ir a ilha para salvar os bebês; lá, ela reencontra Marcelo e eles voltam para São Paulo.
Samira é a irmã gêmea de Maria, criada presa dentro do laboratório da Dra. Júlia desde o seu nascimento, por 30 anos. Ela foi dada como morta no seu nascimento. Samira e Maria são as mutantes mais poderosas de todas, pois têm o poder de absorver todos os poderes dos outros mutantes. Samira será o braço-direito de Juli, com o objetivo de exterminar todos que se colocarem no seu caminho e deseja ter todo o dinheiro deixado por Dr. Sócrates, já que é obcecada pelo poder e pelo dinheiro.
Maria e Samira estarão em lados contrários. O objetivo de Maria é salvar e proteger os bebês e lutar ao lado do bem para salvar a humanidade. O objetivo de Samira é tomar posse de todos os bens de seu pai, lutar ao lado do mal, e dos mutantes reptilianos que querem dominar o planeta.
Mas após ficar grávida de Beto, irmão de Marcelo, ela passa a ficar mais sentimental e a pensar que quer dar a seu filho tudo que ela não teve, como uma família, carinho e amor.
Ela ajuda Maria a escapar do cofre da Dra. Júlia, por que se concientiza que Maria e Mariana são sua única família, e após seu chip da obediência falhar, ela decide que Dra. Júlia deve pagar por todas as maldades que ela fez, não só a ela mas a todos os mutantes presos.
Porém, Samira morre dentro da ilha, o mesmo lugar aonde cresceu, logo após dar à luz "Samirinha", como sua tia Maria a chamou.
Maria e Marcelo se casaram e juntamente com Tati viajam para a Amazônia, onde passam a morar.


DEPECOM
O DEPECOM (Departamento de Pesquisa e Controle dos Mutantes), é re-estruturado, e passa a contar com tecnologia de última geração para deter os mutantes. Ganha sala com vários computadores, agentes preparados para deter os mutantes perigosos. No local, há duas alas em conflito: a do bem e a do mal.
O DEPECOM fica dividido em duas alas: A primeira representada por Marcelo, Beto, Marta, Miguel, Aline, Tony, Hiromi e Cláudia. Eles querem deter apenas os mutantes violentos, deixá-los nas celas, e preservar os pacíficos. Eles investigam a Liga Bandida, que se organizou em São Paulo, e sua comandante: Dra. Júlia Zaccarias, que é uma reptiliana disfarçada que tomou o elixir da juventude e rejuvenesceu 30 anos.
A ala do mal é representada por Fredo Cavalcanti e seus comparsas, que querem simplesmente exterminar todos os mutantes, inclusive os pacíficos.
Nos Conflitos entre o bem e o mal que ocorrem dentro do DEPECOM, se destacam as discussões de Marta e Fredo. No início, os agentes pensam que eles se odiavam por terem os mesmos objetivos, porém formas diferentes de agir; mas no desenrolar da história eles perceberam que o maior motivo das discussões era a atração que um sentia pelo outro.
O amor dos dois fica mais evidente quando Metamorfo se transforma em Fredo, e vai até o DEPECOM para matá-lo.
Meta Fredo atira em Fredo. Logo após o disparo, o mutante fica invisível e os agentes põem óculos infravermelhos e saem atrás dele. Desesperada, Marta socorre Fredo, porém o policial avisa que estava com um colete à prova de balas, para alívio geral.
Fredo fica feliz ao perceber que Marta se preocupa com ele, porém as discussões entre os dois continua, até o ponto em que Marta salva Valente de ser morto por Fredo.
Fredo fica furioso, e os dois discutem novamente, porém logo a discussão vai acabando, e os dois começam a conversar calmamente, sobre o arquivo ômega. Nesta cena, pareceu que Fredo estava prestes a beijar Marta, mas foi interrompido por Aline e Miguel. Fredo diz a Marta que eles continuariam a conversa, o que deixa novamente a impressão de que ele queria dizer-lhe algo, mas não teve oportunidade, pois esta foi morta pelos mutantes Draco e Telê.
Ao ver sua amada morta, Fredo se declara para ela, dizendo tudo o que sentia, e, prometendo vingar a sua morte.
Mais tarde, Fredo é abduzido por uma nave reptiliana e nunca mais reaparece. O novo delegado será Átila Ferraz que, assim como Fredo, usa o lema mutante bom é mutante morto que acaba virando um terrível vampiro,porém volta ao normal graças aos poderes de Clara, a mutante da cura. Apesar de ser vampiro, Ferraz continua a perseguir os mutantes.

O Mistério de Valente
Valente descobrirá fatos secretos sobre o misterioso Arquivo Ômega, que revela informações confidenciais das experiências de Júlia. Entre essas informações, está a de que os "patrocinadores" destas experiencias são alienígenas, que mantêm contato com Júlia (também extraterrestre através deste arquivo. Valente, então, paga o preço por estas descobertas. Ele sofre um atentado, arquitetado por Fredo e seus comparsas. Escapa do atentado, mas perde a memória. Valente acorda e não lembra absolutamente nada de seu passado. Ele só tem uma carteira,com alguns papéis, cartões e documentos. Ele será salvo por Gabriela, uma médica. Enquanto ele tenta desvendar o mistério do seu passado, é sempre perseguido por Fredo pois este deseja desesperadamente matar Valente, para impedir que seu passado venha à tona. Além de ser perseguido pelos reptilianos, que querem matá-lo para ele não impedir a devastação do planeta, Valente descobre durante uma sessão de hipnose que veio do futuro,para fazer contato com os pleiadianos e, assim, ajudar a salvar seus pais no passado: Juno e Lúcio.
Valente se apaixonará por Nati, uma policial do DEPECOM. No dia em que ela vai ajudar Valente a descobrir quem ele é, é mordida por Taveira e se torna uma vampira.
Nati se sente totalmente sem lugar no mundo.Não se identifica com a Liga Bandida. É perseguida por ser vampira e corresponde à paixão de Valente.
Nati possui uma índole boa, contrariando sua contaminação e suas expectativas. Integrando-se a Liga do Bem, Nati irá lutar contra vilões poderosos, apesar de sempre ser alvo de desconfiança dos membros da Liga do Bem pelo fato de ser vampira.

O folhetim começa na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, com a jovem Sofia reagindo a um violento ataque do ex-namorado, Juan, que acaba morrendo em um acidente. Amadeus entra em cena para ajudá-la e os dois acabam se apaixonando.
Já casada, Sofia começa a ser assediada por Nestor, playboy mimado e grande vilão da história. Filho de Camargo e Isabel, Nestor quer que a heroína deixe Amadeus para ficar com ele. Como ela recusa as investidas do rapaz, Nestor decide preparar armadilhas para separar o casal. E contrata Armanda, ex-prostituta, para fazer com que Sofia se decepcione com o marido.
Mesmo apaixonados, Sofia e Amadeus acabam influenciados pelas tramas maquiavélicas da dupla de vilões. Para conseguir ficar com Sofia, Nestor chega até a tramar a morte de Amadeus, que sofre um atentado e é dado como morto. Secretamente, ele sobrevive, recupera-se em uma clínica e só se revela a seus pais, Tonho e Arlete, e a Armanda, a quem passa a confiar ao achar que Sofia está com Nestor.
Depois da suposta morte de Amadeus, Nestor insiste em namorar Sofia. Para conseguir que ela aceite seu pedido de casamento, ele se compromete a ajudar crianças que estão em perigo. No dia do casamento, já no altar, Sofia hesita entre o sim e o não, ao ver Amadeus entrar na igreja, fingindo ser Bernardo.

Nati e Valente continuam apaixonados, mas a perversa Gabriela, passa a ser um problema na vida do casal, fazendo tudo o que pode para separá-los. Depois que Nati é curada por Clara, ela e Valente finalmente decidem se casar. Os dois são perseguidos por Gabriela, que se torna obcecada por Valente. Gabriela afirma ter engravidado de Valente, mas na verdade tudo não passa de armação. Ela é capaz de qualquer coisa para ficar ao lado do amado, até se unir ao inescrupuloso Ferraz e agora ela pretende matar Nati, mas antes procura Valente na favela onde ele está escondido só que ele já se foi então é mordida por Chico Fuzil um vampiro traficante que não cede local para a ONG da Liga do Bem, e depois infecta Ferraz agora seu amante de segundo lugar.
Valente tem ainda outro grande problema: ele e a "Liga do Bem" precisam proteger Lúcio e sua mãe Juno. Lúcio - o menino de luz - e Juno - a menina da super-comunicação - crescem rapidamente, até se tornarem adolescentes. Valente sabe que dependem de Lúcio e Juno o seu futuro e o da humanidade. Porém, os jovens crescem em famílias inimigas, porque Bianca - mãe de Juno - está com o perigoso Lino. Se Lúcio e Juno não se amarem, Valente sabe que não nascerá. Por isso, o viajante do futuro vai tentar a todo custo proteger seus futuros pais - para que ele possa nascer e proteger a humanidade.
No Colégio Novo Ensino, Aquiles e a jovem Sílvia (filha de Camargo e Isabel, irmã caçula de Nestor) viverão um amor proibido. Eles se conhecem com o início da formação de uma banda. Sílvia, apesar de ser humana, se junta ao conjunto musical, mas esconde a decisão de seu pai. Camargo não aceita o amor de sua filha Silvia por Aquiles, a partir do momento que descobre que o rapaz é um mutante, e passa a fazer de tudo para afastá-la do namorado, da banda e do Colégio.
Por sua vez, Melquior, o príncipe e agora rei de Ágarta esta em uma importante missão, ao lado do seu primo Luciano. Os dois precisam reconstruir a cidade do centro da Terra. Mas não parece nada fácil, pois as rainhas que eles escolherem tem que ter o coração puro e ser uma pessoa do bem. E além desses atributos elas precisam esquecer o mundo de fora e viver lá para sempre. Então eles tentam convencer uma das mutantes do bem Ísis, Ágata e Marli, a aluna do Colégio Novo Ensino, filha da Inspetora Renata, que no decorrer da história de demonstra uma poderosa mutante com o dom de controlar o clima. Além disso ela esta apaixonada pelo sem caráter e preconceituoso Grilo. Até que Ísis, a mutante que pode ficar invisível, declara seu amor pelo rei de Ágarta e ele conquista o coração da moça.
Em Mutantes - Promessas de Amor, todos os Mutantes - do bem e do mal - são perseguidos. Tudo porque o governo promulga a lei anti-mutante, cujo objetivo é prender todos os mutantes. Beto avisa Érica que as forças de Ferraz vão invadir a sede da "Liga do Bem". Com isso, ela é obrigada a fugir com Ágata, Aquiles, Vavá, Eugênio, Ângela e Clara. Érica se junta a Pepe para proteger os jovens mutantes, e os dois fingem ser uma família carioca.
Todos os mutantes escondem sua condição geneticamente modificada e são obrigados a usar seus poderes em segredo no Colégio Novo Ensino, onde vão estudar. Lá, Érica também trabalha como professora de História e Pepe ensina Artes e Teatro. Nati, Valente, Leonor, Felipe (pai de Juno) que após meados da novela foi picado por uma aranha modificada com genes dando-lhe o poder de lançar teias. Cléo, Carvalho, Perpétua e Ísis fundam a ONG "Caminhos do Coração". Sob a fachada da ONG, eles ajudam mutantes em perigo, mas tendo que procurar um lugar para a ONG eles vão a uma favela onde depois de conseguir o lugar são atacados frequentemente por Chico Fuzil.

Gór, Metamorfo, Draco e Telê - que são a nova formação da "Liga Bandida" - são presos, mas lideram uma rebelião e conseguem fugir da cadeia. Revoltados com a perseguição dos humanos, eles se unem a Lino e Bianca para contra-atacar, planejando a derrota dos humanos e da Liga do Bem. Depois de atacarem a DEPECOM, eles se juntam a Rana e Trans, a primeira tem genes de rã e a segunda pode atravessar paredes, e então começam a fazer vários assaltos. Só que um desses assaltos dá errado e alguns deles foram presos. Gór, Bianca e Rana ficaram em casa nesse dia, Trans e Meta fogem com seus poderes e Lino, Draco e Telê são presos pelo DEPECOM e cada um é torturados por Ferraz, para contarem onde é o QGda Liga Bandida. Ao descobrir a informação Ferraz vai até lá mas só consegue prender Rana. Depois, Bianca e Trans passam para o lado do bem, ao lado da mutante intangível, Inta.
As forças policiais também estão divididas entre o bem e o mal. Ferraz alia-se secretamente aos propósitos da Liga Bandida e Garcia é seu novo ajudante. Beto, Aline, Hiromi e Cláudia continuam na luta contra os mutantes superpoderosos. Uma das aventuras é caçar um ogro que ataca mulheres em um parque florestal. E assim, sucessivamente, enfrentam diversos perigos, como Ciclope e ainda alguns poucos reptilianos que sobrevivem e que querem destruir a humanidade. Para ajudar os mutantes do bem, Beto ainda assume a identidade de "Enigma", ficando na mira de sua própria namorada, Aline, e de Ferraz.

Notas
Os Mutantes: Caminhos do Coração é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Record e exibida entre 3 de junho de 2008 e 23 de março de 2009, às 20h40. É a segunda parte da trilogia Caminhos do Coração. Wikipédia 
Primeiro episódio: 3 de junho de 2008
Episódio final: 23 de março de 2009
Número De Episódios: 243
Emissora original: Rede Record
Gêneros: Telenovela, Ficção científica

O que levou a novela a ter baixa audiência? Foi a mudança de roteiros e de autores que levou a cair na audiência e começou com Caminhos do Coração, Mutantes e Promessas de Amor essa teve o desfecho. Além de misturar coisas bíblicas com ficção, sem contar com aquela frase:" Ai, o Amor vai Vencer!", Primeiro que uma temática dessa não funciona em novela, teriam que fazer filmes ou séries, que foi um erro, outra coisa é que os vilões eram mais organizados que os heróis, a Maria por sua vez era sonsa e não uma heroína de verdade. E esse conceito de Liga do Bem? Não existe! Infantilizou muito a novela. Para piorar, levava uma semana para desenrolar a cena que isso caiu muito. Ele poderiam chamar retoristas de quadrinhos para fazer a novela, pelo menos iria fazer sucesso, seria algo próximo de tokusatsu.

Fonte:
Wikipédia

Comentários

  1. Tiago Santiago pode apresentar sinopse de nova novela ainda este ano para RecordTV

    ResponderExcluir
  2. Teria de tudo pra ser uma boa novela, mas acho que o criador se perdeu muito. Tirando uns melhores mutantes de cena como janete.

    ResponderExcluir

Postar um comentário