Os Smurfs


Os Smurfs foram criados pelo desenhista belga Pierre Culliford, mais conhecido como Peyo, e apareceram pela primeira vez nos quadrinhos, como coadjuvantes em uma das histórias de “Johan’s and Peewit’s Adventures” em outubro de 1958. Logo ganharam seu próprio espaço, com o episódio “Os Smurfs e a Flauta Mágica”, alcançando um sucesso tão grande que em 1981, foram trazidos para tevê por Fred Silverman, diretor da NBC Network, nos EUA.
Depois os estúdios da Hanna-Barbera acabaram fechando contrato para produzirem uma série de desenhos animados dos personagens. Assim, em 1981, Os Smurfs estreavam na televisão trazendo uma febre dos azulzinhos, com inúmeros produtos, discos e comercias de TV, ligados aos personagens.
A História
Os Smurfs eram um grupo de duendes azuis, bem pequenos, tendo a altura equivalente a apenas três maçãs. Há muitos e muitos anos eles viviam no coração da floresta, na encantada Vila Escondida onde só entra quem for convidado, morando em casinhas de cogumelo. Essas pequenas criaturas tinham aproximadamente 100 anos, sendo Papai Smurf o mais velho, com algo em torno de 550 anos.
Os Smurfs passavam seu tempo vivendo em seu cotidiano pacato até que fossem perseguidos pelo maligno feiticeiro Gargamel. O maior desejo de Gargamel era capturar alguns Smurfs para devorar, mas suas tentativas eram quase sempre em vão e quando ele finalmente conseguia essas pequenas criaturas sempre arranjavam uma forma de escapar. Como se não bastasse a maldade do vilão, os pequeninos ainda tinham que fugir do ajudante de Gargamel, o Espeto, e das garras do animal de estimação do feiticeiro, o gato Cruel, que mostrava bem o comportamento dos vilões do desenho só no seu famoso rosnado: “crueeeeeelll”.
Gargamel e Cruel
Papai Smurf era o mais velho do grupo, por isso mesmo era muito sábio e estava à frente dos Smurfs, não só como um excelente líder mas também como um ótimo alquimista; Smurfete era a única mulher da Vila na maioria dos episódios, e foi criada por Gargamel para atrair os outros smurfs, mas a mágica de Papai Smurf a transformou numa charmosa aliada; Gênio era o único smurf que levava tudo a sério, além de ser o mais inteligente e de sempre bolar os planos para fugir das emboscadas do Gargamel, mas por ser muito chato vivia sendo arremessado pelos companheiros.
Joca era o mais brincalhão dos smurfs e às vezes deixava todos irritados com suas brincadeiras de mau gosto, como os seus presentes explosivos; Ranzinza estava sempre de mau humor e mesmo quando estava um pouquinho alegre nunca admitia; já o Harmonia tinha a alma de um grande músico, mas não o talento, por isso quando tocava sua corneta deixava os outros smurfs irritados; o Poeta vivia as voltas com sua caneta de pena e seu pergaminho, escrevendo prosas e sonhando tanto com suas poesias, que as vezes nem percebia os perigos que se metia; Apaixonado é o mais romântico dos smurfs e desde a chegada de Smurfete passava o dia sonhando com ela, escrevendo seu nome nos troncos das árvores; Vaidoso usava uma flor no chapéu e volta e meia estava se olhando no espelho; Robusto era o mais forte de toda a turma, o Habilidoso vivia trabalhando e consertando as coisas; Fominha era o smurf mais esfomeado de todos e o cozinheiro da turma que fazia as sobremesas mais gostosas de toda a Vila e ficava muito zangado quando alguém roubava comida de sua casa; tinha ainda o Desastrado e o Bebê Smurf e a Sassete.
Notas:

No Brasil o desenho estreou no dia 25 de julho de 1982 às 12h, passando a fazer parte, na Rede Globo, da programação de domingo. Em 1984 Os Smurfs começaram a ser exibidos dentro do programa Balão Mágico e com o fim do infantil transferiu-se para o Xou da Xuxaem 1986, ficando no programa da Rainha dos Baixinhos até o início da década de 1990.
No Cartoon Network esteve entre os anos de 1996 e 1997 e em seguida foi reprisado pelo canal Gloob, dessa vez contando com uma nova dublagem
Em 1976, La Flûte à six schtroumpfs (adaptação da história original de Johan et Pirlouit) foi lançado. No Brasil, esse filme foi conhecido com o nome Os Smurfs e a Flauta mágica. Outras longas-metragens foram feitas, como The Baby Smurf e Here are the Smurfs, criados de episódios do desenho animado produzido pela Hanna-Barbera.
Os Smurfs, produzido pela Sony Pictures Animation, feito em CGI e live-action, foi lançado em 29 de julho de 2011 nos cinemas e em 2 de dezembro do mesmo ano foi lançado em DVD e Blu-ray com o minifilme Os Smurfs: Um Conto de Natal.
A sequência, Os Smurfs 2, saiu nos cinemas em 31 de julho de 2013. No mesmo ano foi lançado também o  minifilme Os Smurfs: A Lenda de Smurfy Hollow.
Les Schtroumpfs é uma franquia de mídia criada pelo belga Pierre Culliford, mais conhecido pelo seu nome artístico Peyo.
Johan et Pirlouit
A ideia sobre a língua e o nome usados pela franquia começou durante um almoço em 1945, quando o autor acabou criando a palavra "Schtroumpf", que se refere às pequenas criaturas azuis. As personagens apareceram pela primeira vez em 1958 na história em quadrinhos de Johan et Pirlouit como coadjuvantes. Os leitores gostaram das novas criaturas e, devido a grande sucesso da nova criação e pedido dos editores, uma série de história em quadrinhos dedicada a eles foi criada. No ano de 1981, a Hanna-Barbera Productions, contando com a participação do criador da franquia, fez uma série de animação dos Smurfs. A criação de Peyo se expandiu também para os filmes, que incluem Os Smurfs e Os Smurfs 2, jogos, brinquedos, propagandase parque temático.
Os Smurfs são criaturas azuis humanoides, eventualmente classificadas como duendes,que usam, em maioria, uma vestimenta uniforme (usam um barrete frígio, uma calça e um par de sapatos brancos sem o comum uso de roupas como camisas ou camisetas), possuem seusnomes normalmente ligados com suas características e moram em uma vila em meio de uma floresta.] Essa vila possui mais de cem habitantes e tem como líder dela Papai Smurf.
Os episódios contam a história sobre a vida dos Smurfs, narrando sobre o cotidiano deles, as caçadas de Gargamel, principal antagonista da série, e as eventuais aventuras que podem acontecer com eles. O enredo emprega, no geral, elementos de fantasia; aventura e comédia. Não há um protagonista somente, entretanto a franquia possui personagens que com frequentes participações na onde ela aparece como Papai Smurf, Smurfette, Gênio, Joca, Robusto e Desastrado.
Peyo, Criador dos Smurfs
Após sua chegada na Spirou, Peyo tornou-se em bom amigo com um que permitiu que fosse contratado lá, André Franquin. Os dois amigos e suas esposas não perdiam oportunidades de passar um tempo juntos durante as férias ou refeições. Durante uma refeição no ano de 1957, Peyo quis pedir o saleiro para seu amigo, entretanto ele esquecera como era a palavra e substituiu por "Schtroumpf", fazendo seu pedido: "Passa-me o... schtroumpf". André aproveitou a situação e respondeu "Bem, aqui está seu schtroumpf e quando acabar de schtroumpfarschtroumpfe de volta". Isso acabou acabando de se transformar em uma piada entre os dois, que começaram a traduzir algumas tiras e canções em schtroumpf.
Em Portugal, foi primeiro adotado Estrumpfe como palavra que designa as criaturas, aportuguesamento da palavra original, Schtroumpf; com a influência do Acordo Ortográfico de 1990, em que se eliminaram palavras com consoantes mudas, passou a ser também grafado como Estrunfe e são chamados também pela palavra Smurf, por causa da influência do filme Os Smurfs. No Brasil, foi primeiro traduzido como Strunfs, também pela adaptação da palavra original, e, com a chegada da série animada ao Brasil na década de 1980, são designados com o mesmo nome da série americana, Smurfs.
Depois de seu primeiro aparecimento nos quadrinhos de Johan et Pirloit no ano de 1958, a partir do ano de 1959, graças ao imenso sucesso que fizeram os Smurfs, eles ganharam suas próprias histórias, sendo as primeiras compostas de mininarrativas. Em janeiro de 1960, a primeira história em quadrinhos em que apareceram os Smurfs foi reeditada e publicada com o nome de La Flûte à Six Schtroumpfs. Depois a publicação do quadrinho Schtroumpfonie en ut, no ano de 1963, os quadrinhos passaram a possuir o formato serializado da Spiroue aparecer em álbuns de publicidade. A partir do ano de 1989, os quadrinhos passaram a serem lançados em revista própria, Schtroumpf!. Depois da morte de Peyo, em 1922, seu filho Thierry Culliford continua a publicar novos quadrinhos.

No início do ano de 1958, Peyo refletiu sobre o enredo da nova história de Johan et Pirlouit. Sua ideia era usar o mau talento musical de Peewit e elementos do conto O Flautista de Hamelin. Inicialmente, a ideia era por em mãos de Peewit uma flauta mágica. A história, cuja produção começou em março de 1958, três semanas depois da publicação da edição anterior, foi nomeado de "La Flûte à six trous" ("A flauta de seis orifícios").
No começo da história, havia quadrinhos de Peewit com uma flauta mágica que fazia dançar todos a quem ouvia. No restante da história, Peyo teve a ideia de integrar os criadores da flauta e reutilizar os elfos que vestiam um chapéu cor de rosa com flores e haviam servido como esboço de um pequeno filme em sua passagem na Compagnie belge d'actualités. Ele usou a palavra que se divertiu com André, "schtroumpf", para nomeá-los e sua esposa Nane teve a ideia de usar a cor azul para colori-los.
A apresentação aos leitores das novas criaturas foi feita de modo progressivo: primeiro é mostrado a linguagem Smurf, em seguida é mostrada a mão azul e finalmente o leitor presencia as novas personagens. Em alguns quadrinhos, Peyo demonstra um verdadeiro suspense com suas criaturas e seu domínio com a arte. As personagens, entretanto, não foi uma unanimidade na editora, sempre preocupada de que a censura francesa apontasse como inadequado a linguagem Smurf. O criador das personagens teve que tranquilizá-los, afirmando que eles somente apareceriam durante alguns quadros, o suficiente para que pudesse ser feito uma nova flauta mágica.

Parque dos Smurfs
A história foi publicada como história em quadrinhos de Johan e Peewit, que foi publicada no Jornal Spirou do dia 23 de outubro de 1958. Os Smurfs voltam a aparecer nos quadrinhos Le pays mauditLa guerre des 7 fontainesLe sortilège de MaltrochuLa horde du corbeau e La Nuit des Sorciers, todos histórias de Johan et Pirlouit. Numa edição apareceu o Smurf Preto, que quando o gibi foi publicado nos Estados Unidos eles mudaram a cor para roxo para não causar preconceito racial. Foi criado também o parque dos Smurfs que agora virou um parque comum, pois devido aos problemas financeiros o parque foi vendido.
Crossovers
Papai Smurf, Robusto e Gênio apareceram no desenho crossover Cartoon All-Stars to Rescue, junto com outros personagens de desenhos animados. Essa animação teve como objetivo a prevenção da toxicodependência. Apesar de aparecer no cartaz e capa de VHS, Smurfette não participa desse desenho. Peyo não gostou, pois ele não queria ver os personagens dele vinculado com as drogas e causou processo nos Tribunais.

Peyo
Devido a morte prematura de seu pai, Peyo teve que começar a ganhar a vida em uma idade jovem. Seu primeiro emprego foi como projecionista de cinema no cinema: o pequeno 'Le Mirano'.
Para o seu próximo trabalho Peyo quase tornou-se assistente de um dentista. Felizmente, ele foi contratado por um estúdio de desenhos animados em vez onde conheceu e trabalhou com alguns dos mais influentes da Europa, artistas de quadrinhos, como Franquin (Marsupilami) e Morris (Lucky Luke). Foi durante um desenho animado chamado "Le cadeau à la fée" (O presente para a Fada) que pequenass criaturinhas azuis com chapéus fez uma aparição! Infelizmente o estúdio fecha e Pierre Culliford decide se mudar em quadrinhos.
Quando ele decidiu se tornar um artista em tempo integral em quadrinhos, Peyo, que ainda estava assinando seu trabalho com seu nome completo, decidiu que precisava de um pseudônimo. Ele se inspirou em seu apelido de infância 'Pierrot', ou, como um de seus primos mais jovens (que não poderia pronunciar o 'r') chamou-o, Pe-yot.
Depois de várias tentativas sem sucesso com O Pirata do Quadrinhos (Capitão Coky), Peyo decidiu desenhar histórias com base na Idade Média. Ele publica tiras em diversos jornais. Ele desenhou algumas tiras para Le Soir o jornal diário belga e depois para a revista "Spirou".
Os Primeiros Desenhos  Animados
Peyo veio a falecer em 24 de dezembro de 1992.

Ficha Técnica

Emissora: NBC.

Emissora no Brasil: Rede Globo, Cartoon Network e Boomerang.
Transmissão Original: de de 12 de setembro de 1981 a 2 de dezembro de 1989.
Duração: 22 minutos.
Temporadas: 9 (93 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Productions.


Fonte:
Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Les_Schtroumpfs

Infan TV
http://infantv.com.br/infantv/?p=5120

Comentários

  1. O filme é muito bom, a historia maravilhosa! O roteiro do filme foi muito original, um dos aspectos mais notável desta produção foi a trilha sonora. Li mas do historia y das musicas, adorei a seleção que fez em Os Smurfs por que conseguiu acompanhar a perfeição cada situação do filme.

    ResponderExcluir

Postar um comentário