Zica e os Camaleões


O público adolescente ganhará, em breve, mais uma série televisiva. Fruto de uma parceria entre as produtoras Conteúdos Diversos (do publicitário Sérgio Lopes) e Cinema Animadores, (de Silvia Prado), a animação Zica e os Camaleões , cuja temática explora o universo de uma garota e de sua relação com o mundo através das artes, será exibida pela TV Brasil.
Esta série para TV é totalmente transmídia e conta em diversas plataformas as aventuras de ZICA, uma adolescente de 14 anos que apesar de viver com uma família disfuncional soube dar a volta por cima.
É através de sua arte que ela mostra uma visão peculiar de mundo, sempre com paixão: grafita suas paredes, escreve, desenha, pinta e compõe músicas em seu violão.
Essa garota antenada, conectada e cheia de atitude divide seu quarto com 3 camaleões de estimação, seus conselheiros fiéis.
A série “Zica e os Camaleões”, estreou na TV Brasil, em 2014 e em 2015 na TV Cultura e no canal infantil Nickelodeon de onde foi exportada para mais de 30 países da América Latina.A produção foi eleita a melhor animação da 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis no ano passado e também foi escolhida uma das melhores animações do AnimaTV, uma ação conjunta do Ministério da Cultura com a própria TV Brasil, TV Cultura e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec).
As produtoras pretendem exibir um total de 12 episódios da série até o final de 2011. 


Sinopse

Zica é uma adolescente de 14 anos que se sente preto e branco em um mundo colorido. Alternativa, se preocupa com o futuro e questiona o estilo de vida de seus pais e de alguns colegas de escola. Zica procura assimilar o período de transição que vive através de sua arte: ela grafita, escreve e compõe músicas com sua banda formada com seu melhor amigo Gui e o baterista Batata. Quando está só em seu quarto ela costuma conversar e refletir com seus três Camaleões de estimação, seus confidentes e conselheiros, que também fazem parte de seu processo criativo. Os episódios se dividem entre o "mundo real" em que ela vive, o "mundo criativo" que acontece dentro de seu quarto e o vídeo clipe com uma música que a história vivida a inspira a compor.

Personagens

ZICA

Sou uma menina de quase 15, que vive com pais meio distantes, um irmão mais novo intrometido e uma ex-babá que praticamente me criou, mas que não foi muito legal comigo. Em meio a tudo isso, resolvi superar minhas dificuldades e questões típicas da adolescência através da minha arte: quando me tranco no meu quarto, grafito as paredes, escrevo, desenho, componho músicas... Mas tem "gente" que me ajuda: meus 3 camaleões de estimação. Tudo que eu vivo lá fora, trago pra dentro do meu quarto, que é o "meu mundo", e transformo em arte.

BATATA

Baterista da banda de Zica é um dos melhores amigos de Gui. Batata respondeu a um anúncio que viu na escola de música de Zica em busca de um baterista. No teste, Batata não abriu a boca, mas mandou muito bem no instrumento, ganhando o posto. Essa é sua característica mais marcante: Batata é de pouquíssimas palavras, está sempre comendo e desde criança aprendeu que não se fala de boca cheia. É um menino alto-astral, vive de uma forma leve e é uma companhia muito fácil, uma vez que conversar com o Batata é quase um monólogo. Vive em uma bela casa e é na sua garagem que acontecem os ensaios da banda.

CAMALEÕES

Caco, Zé e Alfredo. Além de serem muito fofos e divertidos, o legal é que nunca entram num acordo sobre nada, e brigam pela preferência da Zica. Têm personalidades mutantes, cada um representando um lado de uma questão, afinal, qualquer questão tem mais de um lado, nesse caso, 3.








GUI

Zica não curtia andar com ele na infância. Filho de uma amiga da mãe, eram obrigados a conviver enquanto elas se esbaldavam nos shoppings. Cada um seguiu seu rumo e se reencontraram no colégio, e… surpresa, ele virou um cara legal. Os dois têm muito a ver, a diferença é que ele é um nerd super atrapalhado, mas que tem coisa legal na sua cabeça. É um super-amigo!










DAIANE

Ex-babá de Zica e Bob, agora é governanta. Daiane já “assombrou” muito a vida de Zica, mas hoje não tem mais esse poder todo. Ela ensinou Zica a viver no mundo real desde criança, sem Papai Noel, Coelho da Páscoa e coisas do tipo, fazendo a menina ver muito noticiário sensacionalista. Será que tanta realidade fez ela querer ser artista? Quer saber? Talvez ela até tenha ajudado a Zica. Só que até hoje ela tem pesadelos com a Daiane.









BOB

Roberto é o irmão de Zica. Ela sabe bem de onde ele saiu, mas mesmo assim se pergunta “De onde saiu um tipo desses?” Ele se acha! E assim ele inspira muito a Zica com o seu “Bob’s way of life”: ele fala e pensa coisas que valem uma análise. Afinal, tem vários Bobs andando por aí, não é mesmo?














STEPHANIE

Eleita por ela mesma a rainha da cocada. E que cocada, segundo os meninos e seus hormônios à flor da pele… Vamos admitir, ela tem um corpão, chama a atenção mesmo. Mas é SÓ ISSO! Na cabeça não tem nada, e acha que nem precisa, pois já é cheia de “conteúdo”. Mas, na escola da Zica, quem é que tá interessado em cabeça? É, ela e a Zica não se dão muito bem. O engraçado é que ela é super fã da mãe da Zica, já a mãe dela é meio alternativa, porque as coisas são assim? Será que foram trocadas na maternidade?


GABY

Amiga inseparável de Stephanie, e por tabela, mais uma que não vai com a cara da Zica. Tem seus “encantos”, mas definitivamente não está no mesmo nível da Stephanie. Faz coro com qualquer coisa que a outra diga, não tem muita personalidade própria. E quando elas brigam? A coisa fica feia, mas tudo bobagem, são inseparáveis. Geralmente brigam por causa de algum menino.

















BRUNO

Um cara padrão, fortão, boa pinta até, mas é um largado. Vai à escola só pra passar tempo, nem sabe o que tá fazendo ali, aliás, não sabe o que tá fazendo em lugar nenhum, só quando está em cima de um skate ou em uma prancha de surfe.













VINCENT

Também conhecido como pai da Zica, nasceu e estudou fora do Brasil, mas fez sua vida aqui. É um daqueles executivos ocupadíssimos, vive viajando e não para muito em casa. Existe um abismo entre a Zica e ele, que é louca pra conhecer o pai, chegar perto… O sonho de consumo dela é que um dia o pai sinta muito orgulho da filha que tem!















VIRGÍNIA

Pode ser até que você a conheça, ela às vezes aparece numa dessas revistas de “celebridades”. Faz a alegria de vendedores de grifes nos shoppings, divide seu tempo entre academia, salões de beleza, cirurgiões plásticos, viagens, clubes, enfim, deu pra entender qual é a dela, né? Nem amamentou os filhos com medo de estragar seus belos seios, que hoje ganharam sei lá quantos mililitros a mais. Também tem um lado social, bazares beneficentes, essas coisas.








NÁDIA

Aluna nova na escola, deu uma mexida naquele marasmo todo. No começo a Zica achou que era mais uma que ia pegar no seu pé, mas logo sacou a postura dela e viu ali uma menina com muita atitude. Além do que, é uma garota fashion, cheia de estilo, elegante e tem uma voz… A menina canta muito, quem sabe elas não fazem alguma coisa juntas? É, Nádia se tornou a nova amiga de Zica, e do Gui também, mas rola um ciúme dele nessa nova amizade! Mas ela é super tranquila, é da paz!







BRENO

Professor de violão da Zica, é um cara super decente. Além de tocar muito, eles trocam altas ideias, é um visionário. Dá a maior força com as músicas da menina, acha que ela tem futuro! A Zica quer ser um Breno quando terminar de crescer, mas acha difícil, o cara é muito zen…









Fonte:
Nickelodeon
http://mundonick.uol.com.br/programas/zica-e-os-camaleoes/personagens/batata/nmhjbl

Zica e os Camaleões
http://www.zicaeoscamaleoes.com.br/personagens

Meio e Mensagem
http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2011/04/19/20110419tv_brasil_exibe_animacao_adolescente.html

Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Zica_e_os_Camale%C3%B5es

Comentários