Newton Family

Foi uma das mais bem sucedidas marcas de pop húngaras, sua operadora durante várias décadas, com mudanças na formação. Mais ativos de 1977 a 1989, eles lançaram álbuns e solteiros e viajaram em 25 países estrangeiros, incluindo Alemanha, França, Espanha, Holanda , Itália, Brasil, Argentina, México, Canadá, Cuba, Japão, Índia, Coréia do Sul, também produziram muitos Dos hits mais conhecidos do país. De 1979 a 1989, a banda vendeu mais de 6 milhões de registros na Hungria e cerca de 1,5 milhões de registros em outros países e assume esse segundo segundo indicador atrás da famosa banda Omega .
A banda foi fundada em 1965 por László Pásztor e Lajos Galácz, estudando economia em Budapeste , para entrar no concurso de música anual do Papai Noel da escola. bandas entrando, Neoton, com o nome de sua guitarra feita na Tchecoslováquia, terminou em segundo lugar. Três anos se passaram até seu primeiro grande sucesso, conquistando o país Who Knows What? Show de talentos em 1968 com a música Nekem eddig Bach volt a mindenem . O mesmo ano marcou o lançamento de sua primeira música de sucesso Kell, hogy várj . Em 1971, lançaram seu primeiro álbum, Bolond város , com Balázs Ferenc, futura tecladista da banda Taurus , Lajos Som, futura guitarrista da banda Piramis e Ferenc Debreceni, futuro baterista da banda Omega . Enquanto as vendas não foram bem, ajudou-os a organizar uma turnê na África. Depois de chegar em casa, alguns membros pararam, e o destino de Neoton tornou-se incerto.

De 1973 a 77, eles colaboraram com a banda de garotas Kócbabák ( Shaggy Dolls ), um trio de três cantoras, que apareceu pela primeira vez em 1972, Who Knows What? . Após um álbum conjunto Menedékház (1976, Forest Hut ) chamaram a atenção do chefe da Hungarian Record Company Pepita , Péter Erdős, que sonhava em alcançar a fama internacional com um grupo húngaro. Os dois grupos estavam unidos, com um estilo renovado e sob um novo nome, Neoton Família . Em 1977 lançaram um álbum intitulado Csak a zene ( Only the music ) e viajaram nos países socialistas.
1979 provou ser um ponto de viragem para a Neoton Família, pois eles tiveram a chance de acompanhar os participantes húngaros no festival Midem em Cannes e também podem tocar algumas faixas próprias - ganhando o interesse de alguns funcionários da indústria da música estrangeira. Eles lançaram o álbum Napraforgó , que finalmente conseguiu sua fama, e depois uma versão inglesa de girassol . Foi lançado em treze países e se tornou um sucesso no Japão, Dinamarca e Filipinas. Sua única "Santa Maria" foi o número um na Hungria, número oito na Espanha e nove no Japão e o segundo single "Senhor da montanha" era o número onze na Espanha.
Neoton Família lançou o single "Don Quijote", que se tornou seu maior sucesso: número um na Hungria e Japão, TOP5 na Espanha, Brasil e Filipinas e TOP40 na Dinamarca e na Alemanha. O seu novo álbum Marathon foi um best-seller na Hungria e foi lançado em nove países, incluindo Alemanha, Espanha, Dinamarca, Brasil, Japão e Filipinas. A música "Marathon", que foi escrita para a Olimpíada de Moscou '80 tornou-se a sua composição mais reconhecível. Na primavera de 1980, a banda também lançou a trilha sonora do filme canadense Yesterday , incluindo a música "Smile novamente", na qual o vocal principal foi cantado por Éva Csepregi.

Nesses anos, a banda teve grande sucesso na URSS e em outros países socialistas. Em 1981, o grupo lançou o álbum "A família". Na Alemanha, foi lançado pela Jupiter Record sob o nome Dandelion . O álbum foi mais vendido na Hungria novamente e o single "Kétszázhúsz felett" ( Racing ) tornou-se um sucesso nos países usuais. Estes anos mostraram-se ocupados, incluindo um passeio japonês de quarenta e duas cidades no outono de 1981. O próximo álbum Szerencsejáték (1982, Roleta ) também teve muito sucesso. Para a música "Monte Carlo", o grupo foi chamado de "ABBA húngaro". Naquele ano, a única "Atra" foi lançada na França, no Brasil e no Japão, foi a trilha sonora do filme canadense-francês La Guerre du feu (1982).
Em 1983, duas das três cantoras deixaram o grupo e Éva Csepregi tornou-se a cantora principal. Em 1983, ela e Ádám Végvári, que se juntaram em 1980, ganharam o Grande Prêmio noYamaha Music Festival em Tóquio com a música "Times Goes By". Seu único " Sandokan " (1983) estabeleceu uma venda recorde nacional para solteiros. Também em 1983, a banda fez uma grande turnê na América Latina.
Durante seis anos, a banda lançou um álbum a cada ano, com mais e mais compositores trabalhando na equipe, uma condição que não só forneceu grandes músicas, mas também tensões. Em 1986, a banda obteve o Prêmio de Desempenho mais destacado no 8º Festival Internacional da Música de Seul organizado pela Munhwa Broadcasting Corp. com a música "Love is magic". E em 1988, Éva Csepregi e Leslie Mándoki (ex-solista da banda de disco alemã Dschinghis Khan ) tocaram a música "Coréia" na abertura das Olimpíadas de Verão de 1988 em Seul .
Em 1990, Péter Erdős morreu e isso levou à dissolução da banda. Os membros do grupo desafiaram o direito ao nome "Neoton" no tribunal e continuaram suas carreiras musicais como Új Neoton (1990-1991), liderado por László Pásztor e Éva-Neoton (1990-1993), liderado por Éva Csepregi.

Éva Csepregi casou-se com Bob Heatlie , um compositor e produtor escocês, e eles tiveram um filho em 1992. Anteriormente, Bob Heatlie produziu seus álbuns solo entre 1985 e 1992. Eles foram lançados na Europa e na Coréia do Sul. As músicas desses álbuns solo se tornaram parte do repertório ao vivo do grupo.
O tecladista da Neoton Familia György Jakab foi diagnosticado com uma doença terminal em 1995, passando em 1996. Seu sonho, um último concerto foi produzido sem ele, mas em sua memória, em 1998, por todos os ex-membros do grupo. Respondendo à pressão dos fãs, outro concerto foi realizado sete anos depois, em 2005, seguindo vários mais nos próximos anos sob o nome de Neoton Família Sztárjai ( Família Stars of Neoton ).

Fonte:
Wikipédia

Comentários