Teletubbies


Teletubbies é um programa televisivo estadunidense-britânica produzido pela BBC, Ragdoll Productions e Nick Jr. Productions. Foi criado porAnne Wood CBE, o diretor criativo da Ragdoll, e Andrew Davenport, que escreveu cada um dos 335 capítulos que compõem a série. Narrado por Tim Whitnall (e Guilherme Briggs no Brasil), o programa rapidamente se tornou um sucesso comercial e de crítica na Grã-Bretanha e no exterior (particularmente notável para a sua produção de elevado valor), e conquistou a sua BAFTA em 1998 e 2002. Embora o espetáculo seja destinado a crianças com idades entre um e quatro, tem um culto com as gerações mais velhas, principalmente estudantes universitários, que compraram a habitual regulamentação T Shirts. A série se estrenó de aires a as 11:00 a.m. EST/PST tempo em 31 de março de 1997 em Nickelodeon's Nick Jr. quadra nos Estados Unidos.
No Brasil, a série foi exibida pela Rede Globo no dia 10 de janeiro de 1999, dentro do programa Angel Mix, que era exibido às 8h30. Depois de ter a exibição concluída, foi exibida pela TV Cultura em São Paulo, pelo canal por assinatura Discovery Kids.
Em Portugal, a série foi emitida na SIC.
Em 1999 a Som Livre lançou o Teletubbies em VHS. A versão original contém 6 volumes. A PlayArte lançou outra versão.
Em 2007, a produção foi cancelada e foi anunciado que cem novos episódios seriam produzidos, com o último episódio a ser exibido em 23 de setembro de 2007. No entanto, um total de 365 episódios foram produzidos, o suficiente para um ano inteiro. Mas em 2002, a série foi renovada com um spin-off chamado Teletubbies: A Toda Hora, ou Em Todo Lugar (Teletubbies Everywhere no original). Esta versão que estreou em 1º de julho de 2002 no país de origem teve apenas uma temporada de 52 episódios. Depois de ter sido cancelada a série spin-off, a série foi relançada de 2015 a partir de agora.
O programa foi no centro de uma controvérsia quando, em 1999, o comentarista e clérigo conservador americano Jerry Falwell alegou que Tinky Winky, um dos Teletubbies, era homossexual. Falwell baseou esta conclusão na cor roxa do personagem e em sua antena triangular. A cor roxa e o triângulo são por vezes usados como símbolos do movimento do Gay Pride.
No entanto, apesar de um boicote que se seguiu, o programa permaneceu em produção por mais dois anos, e Teletubbies say "Eh-oh!", um single que foi número um na USA singles chart e UK singles chart por duas semanas em setembro de 2002, foi lançado e se manteve no TOP 75 por 29 semanas após o seu lançamento e mais 3 semanas após dois pré-lançamentos.
A versão exibida pela Rede Globo, exibia quadros e crianças brasileiras (em um vídeo do Youtube, é visto um caminhão dos bombeiros de São Paulo, mais precisamente do Jaguaré), apesar da série ser britânica. Na versão da TV Cultura, exibia quadros e crianças britânicas

A série foca-se em quatro seres estranhos,que são alienigenas, bebês multi-coloridas de espécies mitológicas conhecidas como os "Teletubbies", nomeado para as telas de televisão implantados nas barrigas dos personagens. Reconhecido em toda a cultura popular para a antena exclusivamente em forma saindo da cabeça de cada ser, em seus respectivos nomes e cores de assinatura, os quatro Teletubbies descritos neste programa incluem Tinky Winky, Dipsy, Laa-Laa e Po. O abrigo principal dos quatro é uma cúpula gramada (conhecido como o "Tubbytronic Superdome", apesar de o nome da residência não é mencionado em toda durante todo o curso da série) implantado no terreno acessado através deslizando em um buraco no topo. As criaturas coexistem em Teletubbilândia (o nome de seu ambiente de casa) com uma série de engenhocas estranhas como Noo-noo, o aspirador azul com a tendência para sugar as posses dos Teletubbies fazendo com que eles chamam-o de "Noo-noo levado" enquanto o Noo-noo corre deles. E um alto falante que se ergue do chão, e interagindo com os Teletubbies, que serve tanto como supervisores para os seres que muitas vezes surgem para se envolver nas brincadeiras com eles.
A série é conhecida por sua configuração, colorido psicodélico projetado especificamente pelos criadores de apelar para as capacidades na concentração infantil ou desbloquear diferentes seções da mente enquanto educam crianças mais jovens e bebês nas transições que podem ser esperados na vida.
Ao longo de cada episódio, uma variedade de rituais são realizados que são, às vezes, de maneira diferente em cada renovação, Tais como as interações lúdicas entre os Teletubbies e o alto falante. Os acidentes causados ​​por Noo-noo, a imagem das crianças brincando e criando algo que é exibido na tela da barriga de um dos personagens e, particularmente, o "evento mágico", que ocorre uma vez por episódio. O evento é cada vez diferente e muitas vezes é causado inexplicavelmente, e é freqüentemente psicodélica e estranha, contudo lunática. Muitas vezes, os Teletubbies se envolvem nas brincadeiras um com o outro, com Noo-noo ou do auto-falante em muitos segmentos de episódios e o episódio encerra pelo narrador e um auto-falante, depois a turma dá seu tchau duas vezes e no fim, eles pulam para a Tubbytronic Superdome novamente, enquanto o Sol (com rosto de bebê real em que dá uns gritos algumas vezes, ao aparecer durante os episódios) se põe.
No spin-off "Teletubbies Everywhere", os personagens principais aparecem num fundo vazio, onde fazem algumas coisas como palavras, formas, brincadeiras, entre outras.






Personagens
Tinky Winky

Tinky Winky é roxo, o maior Teletubby e quase sempre é o primeiro!
Ele é gentil, suave e um sonhador. Ele pode ser um pouco indecente, mas também é muito pensativo.
Seu movimento de assinatura é colocar os braços para o lado (para "T") e depois para cima, com cotovelos curvados, para "W".















Dipsy

Dipsy é verde, divertido, adora dançar e saltar no fundo!
Ele é divertido e groovy, sempre fazendo movimentos de dança com seus braços.
Seu movimento de assinatura é uma dança de alvoroço excitado e ele às vezes termina isso colocando-se em seu fundo.



















Laa-Laa

Laa-Laa é amarela, uma artista e adora cantar e dançar!
Ela é um pacote de energia boa e divertida.
Seu movimento de assinatura é um giro de pé leve.























Po

Po é vermelho, fofo e pequeno!
Seus movimentos de assinatura são uma pose de mão de estilo de karaté e um salto de estrela.
Sua coisa favorita é super rápida no scooter!
Quando Po está de pé, ela tem os braços atrás das costas e tira a barriga. Ela está com os olhos arregalados sobre tudo o que está ao seu redor.










Noo-noo

Um companheiro muito amado dos Teletubbies, o Noo-noo é fantástico ao limpar!
Não há nada que o Noo-noo goste mais do que espremer os globos de creme.
O Noo-noo gosta de manter a Cúpula limpa, quando os Teletubbies estão a divertir-se com bagunça com Tubby Custard ou Tubby Toast.
Noo-noo não só limpa a bagunça do Teletubbies, mas ele também se diverte muito, arrumando coisas bobas na bolsa de Tinky Winky. Os Teletubbies adoram perseguir Noo-noo em torno da Cúpula!


The Sun Baby

Depois de derrotar centenas de esperanças, Berry, de 18 meses de idade, de Londres, foi lançada como o novo Sun Baby; Ela assume o papel famoso por Jess Smith na série original.
O rosto muito amado e icônico do sol é apresentado em todos os episódios e faz parte integrante do envolvimento das crianças.





Tubby Custard Ride

Uma maneira fantástica de fazer Tubby Custard - pode ficar muito confuso!
O passeio é uma versão Teletubbies do tradicional passeio de feiras de teacup. Não só tem luzes, música e cadeiras giratórias, mas para o deleite da audiência jovem do programa, também sopra bolhas grandes, cor-de-rosa e bagunçantes de creme de Tubby. No final, o passeio de creme de Tubby está cheio de gostoso Tubby Custard.
Quando o Narrator ou Voice Trumpets anunciam que é hora de Tubby Custard, os Teletubbies formam uma linha atrás do Tubby Custard Ride. Em seguida, uma grande bolha de creme rosa emerge do funil da máquina do creme e o passeio começa!
A música toca, as luzes piscam e os chugs de passeio e passa pelo Dome. Com segurança no cinto de segurança em suas cadeiras, os Teletubbies riem e giram enquanto seus assentos seguem a trilha da Máquina de Custard. No final, o Passeio Tubby Custard está cheio de gostoso, rosa Tubby Custard.



O telefone Tubby

Como um novo elemento, o telefone Tubby é um smartphone com tela sensível ao toque e um anel típico que pode ser ouvido pelos Teletubbies, mesmo quando estão jogando fora.
Quando toca, o telefone Tubby vibra e sua tela pisca com as cores do Teletubbies, com uma cor predominantemente piscando a cada vez. Isso resulta em uma corrida e jogo emocionante para os Teletubbies para ver se o Teletubby direito responde no momento certo! Uma vez que o telefone Tubby seja respondido, o Teletubby escolhido aguarda instrução e, em seguida, conduz os outros em uma dança alegre e musical!



Elenco

Jane Horrocks

Telefone Tubby

Jane Horrocks é uma atriz de cinema, televisão e televisão, artista de voz, músico e cantora, famosa por seus papéis de Bubble na comédia da BBC Absolutamente Fabulosa e o papel de LV no filme Little Voice . Ela é a voz do Teletubbies 'Tubby Phone.











Pui Fan Lee
Po











John Simmit
Dipsy









Nikky Smedley
Laa-Laa












Dave Thompson

Tinky Winky


















Jessica Smith
Sun Baby















Polêmica
A exibição da série Teletubbies provocou reações imediatas de protestos em países em que foram exibidas, principalmente por conta da série ser muito associada à homossexualidade.
A associação conservadora estadunidense decidiu boicotar a série por esta razão. Na Polônia, a Defensoria do Menor também decidiu investigar se o Teletubby roxo "esconde" a homossexualidade, mas não houve consequências práticas.
Entre as mais conhecidas:


Alguns setores conservadores da sociedade civil (igrejas, ativistas pró-família, associações de defesa dos pais e filhos, antiaborto, entre outros) fizeram várias denúncias, por conta das suspeitas das associações de Tinky Winky com a homossexualidade: Tinky Winky possui uma bolsa vermelha (uma "bolsa mágica", na série) e um triângulo invertido na cabeça (▼), todos de símbolos do orgulho gay.
Essas denúncias surgiram em meados de 1998, depois que Tinky Winky foi escolhido (no Reino Unido) como uns dos símbolos do movimento gay do final da década de 90.
Em Janeiro de 1999, o jornal "The Washigton Post" apresentou os prováveis motivos que explicam o sucesso do personagem Tinky Winky junto ao movimento gay: "sua cor é roxa""sua antena é em forma de triângulo (símbolo do orgulho gay)" e "a sua inseparável bolsinha".
De fato, os produtores da série alegaram que a personagem era uma espécie de metáfora da homossexualidade infantil, o que é comum na Inglaterra, a personagem seria utilizada como exemplo para que os pais não tenham preconceito contra seus próprios filhos, acabando com a expulsão de vários jovens de suas casas, e havendo assim um crescente número de homossexuais assumidos antes dos 12 anos no Reino Unido.
Em Fevereiro do mesmo ano, o fundamentalista cristão e pastor evangélico, Jerry Falwell, morto em 2007, baseado nas denúncias, acusou o personagem Tinky Winky de ser o "símbologay" e alertou os pais que ele pode ser um símbolo de homossexualidade: "É púrpura, a cor da homossexualidade, e o triângulo é um símbolo homossexual".
No mesmo mês, as organizações religiosas da Europa e dos Estados Unidos se movimentam para retirar o personagem Tinky Winky da série. As entidades não aceitam a presença do personagem por considerá-lo homossexual.
No Brasil, o caso só começou a repecurtir em 1999 (depois que a Rede Globo começou a exibir a série), mas com a associação de GLS (que formava o triângulo e era sigla mais famosa desde 1997).
A BBC, em resposta, afirmou: "Tinky Winky é uma metáfora da homossexualidade infantil, em meio ao crescente mundo tecnológico com uma bolsa mágica. Trata-se de um espetáculo para crianças que se identificam com ele". Já a produção e os atores da série, em resposta, consideravam as acusações dos cristãos, as notícias de jornais e internet de associações do personagem à homossexualidade, verídicas, afinal a personagem realmente é uma analogia homossexual.
O caso voltou a torna em 2007, quando a Provedora de Justiça da Infância, a polonesa Ewa Sowińska, demonstrou sua preocupação com a questão e solicitou uma investigação.
Uma postagem com uma foto antiga de bastidores publicada na rede social Tumblr e divulgada pelo jornal “Estado de S. Paulo”, revela que as fantasias dos queridos personagens infantis chegavam a medir três metros de altura. “Po, a menor, tem cerca de 1,80m, enquanto Tinky Winky tinha 3,05m. O traje que eles usavam pesava mais de 13 kg. E as pessoas que estavam dentro dos trajes, que viam e respiravam por buracos, ficavam muito tempo com a cabeça lá dentro, havia um perigo de acumulação de dióxido de carbono”, diz o post, que já tem mais de 80 mil compartilhamentos.
A revista “Times”, em 2001, já havia realizado uma reportagem que dava uma ideia do tamanho dos trajes dos Teletubbies. “Apesar de na tela eles parecerem bebezinhos, pessoalmente os Teletubbies são gigantescos, maiores que o Barney, maiores até que Garibaldo, do ‘Vila Sésamo’”, informou a revista na época.

Agora, depois de 13 Anos de quando acabou, em 2015, os Teletubbies estão de volta, em uma nova série e em 60 novos episódios recomendados pela BBC.
Produzida pela DHX Media em parceria com a BBC e sob a Produção Executiva de Darrall Macqueen, a série está renovada com reforços de Computação Gráfica-(CGI), algo que será mais utilizada nessa nova série. Efeitos tridimensionais, novas trilhas de áudio, novos personagens, novas histórias e muita Alta Definição.
De acordo com a Anne Wood, cocriadora da série original, ela não vai assistir a produção da nova série. Ela disse:
"Eu não conseguiria. Eu não tenho nada contra eles, pode ser que seja brilhante mas como eu poderia assistir? Todos os meus programas são como os meus Filhos. É como ver uma criança refeita na imagem de outra pessoa. Eu vendi os direitos autorais da série e eu não tenho nada a respeito disso. Há remakes de muitos programas sendo feitos e eu sinto que a indústria de televisão para crianças vale mais do que isso. Seria bom se novos trabalhos fosse mais encorajados."
Darral Macqueen, o produtor executivo, afirmou: "Trabalhar na evolução dos Teletubbies é como lidar com as jóias da coroa da Televisão."
Kay Benbow, controlador da CBeebies, animado com esse momento, afirmou: "Acho que agora, esse é o momento certo pra fazer novos episódios desse tão amado show, icônico para o público atual CBeebies
A Nova Serie também vai trazer coisas novas: O ator Jim Broadbent, conhecido por fazer um personagem da série Harry Potter, vai dublar os Alto-Falantes, que faz os Teletubbies descobrirem novas brincadeiras. Ele afirmou: "Teletubbies é uma instituição estadunidense-britânica é é emocionante estar envolvido no retorno desse sucesso global para as telas."
A Música da série será tocada pela Orquestra Sinfônica da Nickelodeon e BBC.
Jessica Smith, que já fez o Bebê Sol na série original, agora passa o papel para o seu filho Barry.
E ainda, um novo personagem chamado "Tubby Phone", que é uma espécie de Smartphone do mundo dos Teletubbies, o que significa que a série foi adaptada para o mundo atual. A Voz do "Tubby Phone" será feita pela Jane Horrocks.
Por enquanto, a serie está passando no canal infantil Britânico CBeebies, que está na produção da nova série. Não se sabe quando irá passar no Brasil. Em Portugal a estreia está em exibição desde do dia 01 de Outubro de 2016 na SIC, sendo transmitida aos sábados e domingos pelas 7 da manhã.

O programa Casseta & Planeta exibido na Globo chegou a parodiar os Teletubbies e os protagonistas eram: Nhenco-Nheco, Mongo, Baba e Pum. Se Chamavam Cassetubbies.
Fonte:
Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teletubbies

PSBKids
http://pbskids.org/retired_teletubbies.html

TV Foco
http://www.otvfoco.com.br/foto-antiga-de-bastidores-revela-que-teletubbies-eram-maiores-do-que-se-imaginava-veja/

Comentários