Mata Hari

Margaretha Gertruida Zelle (Leeuwarden, 7 de agosto de 1876 — Vincennes, 15 de outubro
de 1917), conhecida como Mata Harifoi uma dançarina exótica dos Países Baixos acusada de espionagem que foi condenada à morte por fuzilamento, durante a Primeira Guerra Mundial.
Mata Hari nasceu na pequena cidade de Leeuwarden, situada no norte da Holanda em 1876, e seu nome verdadeiro era Margaretha Geertruida Zelle. Os problemas parecem ter começado depois do falecimento de sua mãe, quando Margaretha tinha 14 anos, e seu pai, após se casar novamente, optar por enviar a jovem e seus três irmãos mais novos para viver com familiares.
Margaretha foi expulsa do colégio onde estudava por se envolver sexualmente com um dos diretores da instituição quando tinha 16 anos e, depois do incidente, ela decidiu fugir de casa e morar com um tio que vivia em Haia. Então, dois anos mais tarde, a jovem respondeu a um anúncio amoroso em um jornal — publicado por um capitão do exército de 39 anos chamado Rudolf MacLeod e que vivia nas Índias Orientais Holandesas, atual Indonésia.
Margaretha Geertruida Zelle McLeod vestiu-se com elegância para sua morte, naquela manhã de outono de 15 de outubro de 1917. Saia longa, corselete de renda, chapéu de feltro, botinas, casaco e luvas até os cotovelos. O terror de momentos atrás, quando soube que sua pena capital seria executada na penitenciária francesa de Saint-Lazare, transformara-se em calma.

Frente aos 12 soldados do pelotão de execução que apontavam seus fuzis para ela, ouviu a sentença em que era “condenada à morte por unanimidade por espionagem”. Enviou um beijo aos carrascos e sorriu para as freiras que a acompanhavam. Às 6h12, a ordem de execução foi dada por um brusco movimento descendente de sabre. Um dos soldados desmaiou. Onze tiros ecoaram, certeiros. O marechal Petey caminhou até o corpo estendido e disparou na têmpora o tiro de misericórdia.
Conta-se que em maio de 2016, Mata Hari foi procurada por Karl Kramer, adido da imprensa da embaixada alemã em Haia, na Holanda. Teria ele lhe passado pequenas tarefas que ela poderia executar em Paris. A oferta do agente secreto lhe renderia 20 mil francos. D volta a Paris, com o codinome de H 21, Mata Hari entrou para a lista dos colaboradores do Serviço Secreto Alemão. Nesse período, virou cortesã, tendo como amantes diversos oficiais e políticos influentes. Tinha livre passagem por diversos países durante a guerra, razão pela qual levantou suspeitas do governo francês.


Fonte:
EBiografia

Aventuras na História

Mega Curioso
https://www.megacurioso.com.br/personalidades/102091-mata-hari-conheca-a-triste-historia-da-espia-mais-famosa-do-mundo.htm

Comentários