Conheça o Principado de Sealand

Principado de Sealand, mais comumente conhecido como Sealand é uma micronação e entidade não reconhecida pela ONU, localizada no Mar do Norte a 10 km da costa de Suffolk, do sudeste da Inglaterra (51°53'40"N, 1°28'57"E). O território resume-se a uma grande base naval construída pelo Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. O acesso à ilha apenas é possível por helicóptero ou barco. Outrora chamada de Rough Towers, a base foi uma defesa marítima contra ataques alemães, consistindo em duas grandes torres com capacidade para 200 soldados. Foi desativada assim que a guerra acabou.
Desde 1967, a instalação tem sido ocupada pelo então Major britânico Paddy Roy Bates; seus colegas e familiares afirmam que ela é um Estado soberano independente. Comentadores externos geralmente classificam Sealand como uma micronação ao invés de um estado não reconhecido. Embora tenha sido descrita como menor nação do mundo. Sealand atualmente não é reconhecida oficialmente como um estado soberano por nenhuma outra nação soberana. Apesar de Roy Bates afirmar que ela é reconhecida de facto pela Alemanha, por ter recebido um diplomata alemão na micronação, e pelo Reino Unido, após uma corte inglesa decidir que não possui jurisdição sobre Sealand, nenhuma das ações constituem de jure o reconhecimento.
Historicamente, a fortificação pertence ao Reino Unido, mas está localizada fora dos seus domínios territoriais. O governo de Londres já tentou expulsar a família Bates de Sealand, mas não obteve êxito devido a este fator. Também, a plataforma está fora dos domínios territoriais da França, o que faz de sua localização uma “terra de ninguém”.
Em seu livro Utopia (publicado em 1516), Thomas Morus elaborou uma séria crítica ao sistema feudal, assim como às injustiças sociais e fundou o termo utopia (do grego ohí = não; topos = lugar) para celebrar um território perfeito, sem defeitos, longe dos senhores do poder e da política corrupta.

A pitoresca história de Sealand começou quando Roy Bates, ex-infante da Marinha Real Britânica, levou a mulher e os filhos para conhecer o estranho refúgio durante a noite de Natal de 1966. Meses depois, o antigo rádio amador se autoproclamou príncipe de Sealand e, como ninguém se opôs, ascendeu a Monarca absoluto. O Rei Roy faleceu há dois anos e seu trono foi passado a seu filho e sucessor Michael, que pode ser visto emocionado, cada vez que o hino do principado ecoa no ar.
Possivelmente inspirado em Morus, o inglês encrenqueiro Roy Bates também criou a sua própria utopia, não em forma de um livro, mas sim um território só dele. O cara teve uma ideia mirabolante e decidiu fundar um país — sim, é isso mesmo —, o ilustre Principado de Sealand. O lugar é conhecido por possuir apenas 22 habitantes e um território de apenas um quilômetro e meio, sendo considerado o menor país do mundo!
Mega Curioso
Wikipédia

Comentários