Morre o dublador de Homer Simpson

Morreu neste sábado (21) o ator e dublador Waldyr Sant’anna, famoso por ter dado a voz ao Homer, do DESENHO animado Os Simpsons. Ele tinha 81 anos e a causa da morte não foi divulgada. No dia 3 de abril, a família pediu aos fãs para rezarem pelo artista. Ele tinha problemas de alcoolismo e foi internado no começo do mês.
Sant’anna foi o dublador do personagem nas primeiras temporadas da série americana, exibida pela primeira vez no Brasil em 1991 pela RedeGLOBO. O dublador chegou a deixar o posto em 1997 após desentendimentos com a VTI, empresa responsável pela dublagem. Com a sua saída, fãs notaram a diferença de voz e telefonaram à sede da empresa querendo o precursor da voz de volta. 
Waldyr Sant'Anna começou a carreira em São Paulo em 1956 como Locutor e Disque Jóquei na Rádio Excelsior. Também trabalhou na Radio Nacional de São Paulo. Depois disso, foi para a Tv Paulista, por trabalhar na Rádio Nacional que era das organizações Victor Costa, dona também da Tv Paulista e lá fez, entre outros trabalhos, muitos Tele Dramas.
Em 1964, volta para o Rio onde foi trabalhar nas rádios Agencia Nacional, Mauá, Continental, Jornal do Brasil, entre outras. Também foi Assessor da Direção da Rádio Nacional do Rio.
No que se refere à dublagem, começou em 1958 em São Paulo, tendo se afastado por um período para se dedicar apenas ao Rádio e a Televisão. Porém, voltou à dublagem em 1966, quando já estava no Rio há dois anos, entrando nas empresas Tv Cinesom e CineCastro.
Na CineCastro fez um papel muito famoso na época, que foi o pato Patolino. Também atuou em outras empresas como Herbert Richers, Vti, Audionews, Cine Vídeo, Riosound, entre outras.
Em sua carreira na dublagem, Waldyr sempre dublou de tudo um pouco, mas podemos citar o seu trabalho no cinema dublando muitos atores de Hollywood, como Eddie Murphy, William Shatner, e Stan Laurel em vários filmes, -Louis Gossett Jr. em Juízo Final e Rebeldes e Heróis, Ving Rhames em Eu Os Declaro Marido e... Larry e Missão Impossível 2, Kirk Douglas em Chaga de Fogo e Duelo de Titãs, Danny Glover em Pescando Confusão e Vamos Pescar, entre outros. Em outros filmes famosos com atores conhecidos ou não Waldyr fez Frank Bryce intepretado por Eric Sykes em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Warden Hal Moores interpretado por James Cromwell em À Espera de Um Milagre, Monsier Le Pelt interpretado por Gérard Depardieu em 102 Dálmatas, Rio, interpretado por Robert Taylor em A Bela e o Renegado, Tigre, dublado originalmente por Albert Brooks em Doutor Dolittle, Detetive Nordberg, interpretado por O.j. Simpson em Corra Que a Polícia Vem Ai! e Corra Que a Polícia Vem Ai 2 1/2, Arthur Stanhope, interpretado por John Bennett Perry em George - O Rei da Floresta, Tom Elder, interpretado por Dean Martin em Os Filhos de Katie Elder, Brigadeiro-General Francis X. Hummel, interpretado por Ed Harris em A Rocha, entre outros.
Em desenhos, Waldyr imortalizou muitos clássicos como a voz do Homer Simpson até a 7° temporada, e da 15° até o episódio 6 da 18° temporada em Os Simpsons, no qual foi seu trabalho mais famoso, também fez o Narrador e personagens secundários em Sheep na Cidade Grande, a primeira voz do avô de Ben, Maxwell Tenyson em Ben 10, Rock Bottom em O Gato Félix, Doutor Paul Williams em Laboratório Submarino 2020, Peter Potamus em A Arca do Zé Colméia, Nagatomi Rikiei em Samurai Champloo, Okyoko na segunda dublagem de Yu Yu Hakusho, entre outros.
Em séries Waldyr também teve uma participação importante, como a segunda voz do Ministro interpretado por Bill Cobbs e Todd interpretado por Todd Lynn em Eu, A Patroa e As Crianças, Detective Drummer interpretado por Barry Shabaka Henley em Em Nome da Justiça, George Feeny interpretado por William Daniels em O Mundo é Dos Jovens, Doutor Harold Samuels interpretado por William G. Schilling em Uma Turma Genial, Tenente Theo Kojak interpretado por Ving Rhames em Kojak (2006), Engenheiro Montgomey Scott interpretado por James Dooham na segunda dublagem de Jornada nas Estrelas, San Dorba interpretado por Ken Nishida e Boiser interpretado por Shinichi Chiba em Policial do Espaço Gavan, Saperstein interpretado por Mark Russell em Kojak (1976), entre outros.
Waldyr era diretor de dublagem nos estúdios VTI e Audio Corp. Entre seus trabalhos de direção estão os filmes Filhos da Esperança, Os Melhores Dias de Nossas Vidas, Ressaca de Amor, Entre Amigos, Jornada Nas Estrelas - A Nova Geração, Arquivo X, a segunda dublagem de A Ilha da Fantasia, entre outros.

Em começo de 2004, Waldyr Sant'Anna voltou para a Herbert Richers, de onde tinha saído em 4 de Março de 1978, após mais de 25 anos sem trabalhar na empresa. Desta forma, volta a casa, e ao personagem Homer Simpson, também após vários anos sem dublá-lo. Tal retorno se deu graças ao diretor Mário Jorge de Andrade (o mais frequente dublador de Eddie Murphy).
Em 2007, Waldyr Sant'Anna deixou de dublar o Homer depois de uma briga com a Fox sobre direitos autorais, e foi substituído por Carlos Alberto Vasconcellos.
Na dublagem, era motivado pelos seus ideais e princípios e um grande defensor dos direitos autorais conexos, tendo falado sobre isso em várias entrevistas e palestras que dava pelo Brasil.
Faleceu no dia 21 de abril de 2018, de causas não divulgadas.
Fonte:
Wikipédia
Veja

Comentários