Atores de Tokusatsu que deixaram saudades

Jun Tatara
Nascimento: 4 de agosto de 1917, Ishinomaki, Miyagi, Japão
Falecimento: 30 de setembro de 2006, Tóquio, Japão
Entre os destaques em séries tokusatsu, ele fez Barza, o mentor de Zyuranger, antes foi Gosuke Fuji o chefe Gavan no estábulo e participou de Jiraiya, como Genshi.

Ken Utsui (24 de outubro de 1931 - 14 de março de 2014) foi um ator japonês que trabalhou no palco, cinema e televisão da década de 1950 a década de 2010.
Nascido em Tóquio, Utsui entrou no Haiyūza trupe em 1952 e logo foi escolhido para estrelar o filme Seishun no izumi que foi produzido por Haiyūza. Em 1954, ele assinou um contrato com Shintoho e atuou em 60 filmes, incluindo o Super Gigant série.  Ele se mudou para Daiei Film em 1963 e atuou em outros 52 filmes.  A partir de meados dos anos 1960, ele também começou a trabalhar na televisão, estrelando em muitos dramas de televisão, especialmente série de detetive como O Guardman e Sasurai junjōhen keiji e algumas parcelas da série Akai com Momoe Yamaguchi.  Ele morreu no dia 14 mar 2014 de causas naturais na idade de 82.

Filmografia

  • Ningen gyorai kaiten (人間魚雷回天Ningen gyorai kaiten) (1955)
  • Revenge of the Pérola Rainha (1956)
  • Senun Ajia não joo (戦雲アジアの女王) (1957)
  • Cérebro mal from Outer Space (1964)
  • Ataque do Espaço (1964)
  • Invasores do Espaço (1964)
  • Saimin (催眠) (1999)
  • Gokusen - O Filme (2009) (Ryuichiro Kuroda)




Noboru Nakaya (maio 4, 1929 - novembro 16, 2006) jogou o Dr. Hideki Hongou em Dai Sentai Goggle V.


Noboru também tocou Juzo Mamiya nas séries Toei e Marvel Comics Spider-Man.








Ai Takano fez parte de várias bandas, além de ter uma carreira solo de sucesso. Ele se juntou pela primeira vez à banda The Carna Beats em 1967, onde atuou como cantor e baterista da banda. Seu single de estréia foi um cover da música do The Zombies, I Love You, e renomeada para Suki Sa Suki Sa Suki Sa (好 き さ 好 き き さ き き さ). A música foi traduzida para o japonês por Ren Kenji. A banda lançou 10 singles e 2 álbuns antes de se separar em 1969. Em 1970, Takano se juntou à banda The Golden Cups como baterista. A banda se dissolveu em 1972, tendo sua última apresentação no dia 1º de janeiro. Takano apareceu em 2 singles e 2 álbuns no The Golden Cups. No início dos anos 80, Takano começou sua carreira anisong. Faleceu no dia 1 de abril de 2006, por insuficiência cardíaca, aos 55 anos.





Ichirō Kojima (1924-1964) foi um renomado fotógrafo  e ator japonês, não se sabe a causa de sua morte, faleceu em 1964 aos 40 anos.
















Kenji Ushio, que interpretou o vilão Dr. Q ficou famoso entre os fãs de live action ao encarnar o personagem Jigoku Taishi (Embaixador do Inferno), em 1971, na série do primeiro Kamen Rider. Além disso, também atuou como o herói Rainin Captor 1 em Ninja Captor, uma famosa série da Toei de 1976. Faleceu em 1998.









Machiko Soga nasceu em Hachioji, Tóquio, Japão. Ela teve educações humildes e foi criada para ser uma cantora, apesar de seus talentos estarem atuando. Ela foi "descoberta" depois de fazer uma peça no Tokyo Center . Daquela noite em diante, sua vida mudaria para sempre quando conhecesse muitas figuras importantes no mundo da televisão japonesa .
Sua mãe morreu quando ela era criança; ela foi criada por seu pai. Ela tinha dois irmãos e uma irmã. Um de seus irmãos morreu durante a Segunda Guerra Mundial ; o outro ainda está vivo. Seu pai morreu de câncer em 1991. Em 1973, ela foi estudar na Itália por dois anos.
Depois de ter aulas de dança jazz por vários anos, seus primeiros papéis foram principalmente papéis de personagens de rádio e voz. Ela fez sua estréia no drama de rádio da NHKChorinmura para Kurumi no Ki (1961), e mais tarde ganhou fama como o primeiro dublador a retratar o adorável fantasma Q-taro em Obake no Q-tarō ( TBS , 1965-1968).
No entanto, ela é mais conhecida por fãs de tokusatsu por seus papéis vilões na franquia Super Sentai , como Queen Hedrian em Denziman e Sun Vulcan , ela também apareceu em Maskman, representando o comandante de campo do Tube Empire, a mãe de Baraba por um episódio, bem como a malvada feiticeira Bandora em Zyuranger , mais conhecida ao público em países de língua inglesa como Rita Repulsa na adaptação estadounidense de Zyuranger , Power Rangers . Em uma reviravolta estranha, ela logo encontrou-se re-dobrando suas próprias linhas como Rita quando Power Rangers foi transmitido no Japão depois que o show se tornou um hit surpresa na América. Seu papel final tokusatsu foi Magiel, Rainha dos Santos do Céu em Magiranger , que aliás foi um dos seus poucos papéis não-vilão. Em sua memória, os produtores de Power Rangers: Mystic Force usaram imagens de Soga como Magiel para retratar uma Rita Repulsa reformada no episódio final de Mystic Force , “ Mystic Fate ”.
O seu último papel foi no jogo Space Sheriff Spirits para a PlayStation 2 como a voz e o “rosto” de Ankoku Ginga Jyoou (Dark Galaxy Queen), último patrão e personagem original deste jogo inspirado na série 80s Metal Hero. Soga também tocou as vozes de Cyborg 007 na série de animação Cyborg 009 de 1968 e o ajudante Ball Boy na série Machineman de 1984. Machiko também administrava sua própria loja, vendendo joias, roupas antigas e tapeçaria entre outros produtos. No início de agosto de 2005, foi revelado que ela havia sido diagnosticada com câncer pancreático cerca de dois anos antes. Na manhã de 7 de maio de 2006, ela foi encontrada morta por um amigo visitando sua casa. Ela tinha 68 anos. Seu enterro foi em Fuchū, o cemitério de Tama Reien , em Tóquio .






Tetsuo Narikawa (Kenji de Spectreman) nasceu no dia 15 de abril de 1944, ficou famoso por interpretar o Spectreman, também era um carateca experiente, mas esse fato não foi explorado pelos produtores da série. Após abandonar a carreira de ator, Narikawa deu aulas de karatê no Japão até seu falecimento, em 1º de janeiro de 2010. Ele morreu aos 65 anos, vítima de câncer nos pulmões. Foi, inclusive, fundador e presidente da liga nacional japonesa de karatê. Tetsuo Narikawa também fez participação especial em Kamen Rider, Ultraman Leo e Lion Man Branco. Em 2010, Narikawa falesceu de câncer no pulmão.







Hajime Izu (伊豆 肇, Izu Hajime, 6 de julho de 1917-2005): interpretou o Dr. Komyoji no Android Kikaider, e no episódio final de Kikaider 01. Ele também interpretou o Doutor Kenzo Igarashi Kidou Keiji Jiban. Ele morreu aos 86 anos em 2005. A data e a cau
sa de sua morte são desconhecidas.







Kazuko Yanaga (弥永 和子, Yanaga Kazuko, 14 de abril de 1947 - 1 de novembro de 2014) era uma dubladora e atriz japonesa que trabalhou para 81 Produce, seu trabalho foi da vilã Madogarbo do Jiban. Em 1 de novembro de 2014, ela morreu de septicemia com a idade de 67 anos.





Toshiaki Nishizawa ish 沢 利明 Nishizawa Toshiaki  ) Interpretou ocomandante Qom em Uchuu Keiji Gavan . Ele continuou o papel em Uchuu Keiji Sharivan e Uchuu Keiji Shaider . Mais tarde, ele reprisou seu papel no videogame de 2006, The Space Sheriff Spirits .


Ele retornou ao papel uma última vez em Uchuu Keiji Gavan: The Movie (20 de outubro de 2012). Em 16 de abril de 2013, o Sr. Toshiaki Nishizawa morreu aos 77 anos devido a um câncer de pulmão em um hospital em Setagaya, Tóquio.
Tōru Ōhira (大平 透 Ōhira Tōru, 29 de setembro de 1929 - 12 de abril de 2016) foi um narrador e dublador japonês da Área Metropolitana de Tóquio. Ele foi o fundador da produção de Ōhira e também foi ligado ao 81 Produce.

Um de seus papéis mais conhecidos foi a voz de Darth Vader em Star Wars, nos lançamentos de vídeos caseiros da série. Ele também era conhecido por seus muitos papéis de narração, mais notavelmente na série Super Sentai.
Ele foi uma figura muito influente na indústria de dublagem durante o período Sousei.

Depois de se graduar na Universidade Metropolitana de Tóquio Jomon na escola secundária (na qual ele também era supervisor da equipe de voleibol da escola), ele se formou no Departamento de Ciência Política e Economia da Universidade Meiji. Em 1954, ele se juntou ao Nippon Broadcasting System, no qual ele se tornou locutor e produtor. Em 1955, com a abertura do Tokyo Broadcasting System, ele se alistou em sua companhia teatral. Ele deixou a empresa em 1958 para se tornar um artista de voz.

Seu desempenho inovador foi a voz de dublagem de Darth Vader na série Star Wars. Ele reprisou este papel para Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith e uma aparência de crossover em Soulcalibur IV - notável porque o jogo era originalmente em japonês, significando que Ōhira era a voz "original" de Vader no jogo, diferentemente dos filmes. Além disso, ele geralmente era escalado em papéis de vilão adstringentes ou personagens de mordaça, como Pete em desenhos animados da Disney.

Ele era um amigo próximo de Kyosen Ōhashi e o mentor de Shirō Yasutomi.




Seizō Katō (三 精 三 Katō Seizō, 14 de fevereiro de 1927 - 17 de janeiro de 2014) foi um dublador japonês que trabalhou para a Haikyo (Cooperativa de Consumidores da Tokyo Acctor).

Kato nasceu em Tóquio. Ele foi conhecido por seu papel como Megatron e Galvatron da 1ª série de Transformers até Transformers: The Headmasters. Ele também fez o ADR para o personagem de Takeshi Katō no Ran de Akira Kurosawa depois que o ator original se machucou.


Ele morreu de câncer de bexiga em um hospital em Itabashi, Tóquio.



Hiroshi Tsuburaya
Nascido 8 de março de 1964
Setagaya, Tóquio, Japão
Morreu em 24 de julho de 2001 (37 anos)
Tóquio, Japão
Ocupação Ator
Anos ativos 1982–2000

Hiroshi Tsuburaya (浩 谷 浩 Tsuburaya Hiroshi, 8 de março de 1964 - 24 de julho de 2001) foi um ator japonês. O neto de Eiji Tsuburaya, que também foi o primeiro criador da Série Ultraman, e o terceiro filho de Hajime Tsuburaya que se tornou o segundo criador da Série Ultraman após a morte de Eiji Tsuburaya em 25 de janeiro de 1970. Ele nasceu em Setagaya, Tóquio. . Tornou-se conhecido do público da série tokusatsu por interpretar o papel principal em Uchuu Keiji Shaider (Xerife do Espaço Shaider) como Dai Sawamura / Shaider.



Akiji Kobayashi

Nascido em 6 de setembro de 1930
Tóquio, Japão
Morreu em 27 de agosto de 1996 (com 65 anos)
Yokohama, Japão
Ator de ocupação, ator de voz
Anos ativos 1952-1996

Akiji Kobayashi (小 林昭 二 Kobayashi Akiji, 6 de setembro de 1930 - 27 de agosto de 1996), às vezes creditado como Shōji Kobayashi ou Issei Mori, era um ator japonês. Ele é mais conhecido no Ocidente por retratar o papel do Capitão Mura (Muramatsu) na série de televisão de 1966-1967, Ultraman. [1] Outro papel notável na televisão foi Tobei Tachibana ("Oya-san") na série de 1971, Kamen Rider. Kobayashi morreu de câncer de pulmão em Yokohama aos 65 anos de idade.




Takehisa Yamaguchi (山口 豪 久 Yamaguchi Takehisa), nascido como Tomoyuki Yamaguchi (之 智 之 Yamaguchi Tomoyuki) (25 de janeiro de 1945 - 6 de abril de 1986), jogou Joji Yuki / Riderman em Kamen Rider V3, Riderman sendo o parceiro de Kamen Rider V3. Ele também atuou como ator para Riderman. Ele foi creditado como Satoru Yamaguchi (暁 暁 Yamaguchi Satoru). Ele também era conhecido como Akira Yamaguchi (ら あ き ら Yamaguchi Akira).

Yamaguchi é notavelmente o ator mais velho a retratar um Kamen Rider, com seu nascimento antes de Hiroshi Fujioka por mais de um ano, fazendo dele o único ator desse tipo a ter nascido antes do final da Segunda Guerra Mundial.

Mais tarde, ele reprisou seu papel no filme de Kamen Rider X, Five Riders vs. King Dark, e nos últimos episódios de Kamen Rider Stronger.

Takehisa Yamaguchi só retornou em um episódio de Kamen Rider (Skyrider). Nos outros 4 episódios em que Riderman apareceu, ele foi interpretado pelo ator Junichi Iwai (岩 井 井 潤 w 一 一 一 '' '' 'ichi))) along along along along along along along along along along) ao lado de diversos atores dubladores.

Em 1984, ele reprisou seu papel ao lado de Hiroshi Miyauchi (Kamen Rider V3) e Shunsuke Takasugi (Kamen Rider Super-1) em Birth of the 10th! Kamen Riders All Together !! (1984), que introduziu Kamen Rider ZX.

Infelizmente, Takehisa Yamaguchi faleceu em 6 de abril de 1986, aos 41 anos de idade. Ele foi o primeiro ator que jogou um Kamen Rider para morrer. Após sua morte, Riderman seria retratado por vários dubladores e atores em suas aparições posteriores.



Yuki Tsuchiya, nascido como Tsuchiya Ayumi (つちや あゆみ), na Cidade de Nerima, em Tóquio, a 01 de janeiro de 1964, Tsuchiya Yuki (土家歩) era o filho mais velho dos atores Ebara Shinjiro (江原真二郎, 1936-   ) e Nakahara Hitomi (中原ひとみ, 1936-    ), e tinha como irmã, a atriz e cantora Tsuchiya Saori (土家里織, 1969-   ).

Em 1983, Tsuchiya fez sua estréia oficial, no papel do samurai Mori Ranmaru (森蘭丸, 1565-1582), no drama histórico "Tokugawa Ieyasu"(徳川家康), que retratava a vida do líder militar japonês fundador do shogunato Tokugawa, dinastia que comandou a política do Japão entre os anos de 1603 até 1868.
Em novembro deste mesmo ano, Tsuchiya fez uma aparição como um guerrilheiro extraterrestre, em um episódio do seriado de aventura "Detetive Espacial Sharivan"(宇宙刑事シャリバン).
Bicrossers foi exibida entre 10 de janeiro até 26 de setembro de 1985, e teve 38 episódios no total, porém os quatro últimos destes, foram reprises de episódios anteriores.
Após o final de "Bicrossers", Tsuchiya Yuki fez algumas aparições em seriados, como o dramático "Mokuyô Dorama Sutorito"(木曜ドラマストリート), e o seriado de comédia "Getsuyô Dorama Rando"(月曜ドラマランド), ambos ainda em 1985.
Em 1986, Tsuchiya participou de um episódio da segunda temporada de "Natsu Taiken Monogatari' (夏・体験物語), uma série com temática de juventude e puberdade, exibida pela emissora TBS (Tokyo Broadcast System).
A primeira temporada de "Natsu Taiken Monogatari" começou a ser exibida em 20 de agosto de 1985. e foi um dos primeiros trabalhos da carreira da cantora, atriz e modelo Nakayama Miho (中山 美穂, 1970-   ), interprete da canção tema do seriado, ganhadora do Japan Record Award, como artista revelação daquele ano. Apesar disso, a série foi muito insatisfatória e criticada pelo público, e acabou sendo cancelada em 25 de setembro, após apenas seis episódios terem sido gravados. Sua produção foi paralisada, e seu roteiro passou por uma reavaliação geral. Foi relançada com mudanças na segunda temporada, entre 29 de julho até 14 de outubro de 1986, com onze episódios no total.
Em janeiro de 1985, Tsuchiya Yuki ganhou seu papel mais conhecido: o herói Gin Mizuno, que se transformava no Bicrosser Gin, no seriado "Bicrossers"(兄弟拳バイクロッサー), realizado pelos Estúdios Toei, baseado na obra do desenhista Shotaro Ishinomori (石ノ森 章太郎, 1938-1998), para manter a audiência conquistada pela bem sucedida série antecessora "Machineman"(星雲仮面マシンマン), que havia encerrado em setembro de 1984.
Em abril de 1988, Tsuchiya Yuki participou do nono episódio de "Hagure Keiji Junjoka"(はぐれ刑事純情派), uma série de mistério realizada pela TV Asahi, cujo personagem principal, era um detetive interpretado pelo ator e cantor Fujita Makoto(藤田まこと, 1933-2010).
Em 26 de fevereiro de 1990, Tsuchiya fez uma aparição no episódio "Wasurerareta Hanayome"(忘れられた花嫁), do seriado "Kayo Mystery Gekijo"(火曜ミステリー劇場), e em 15 de abril, interpretou Yonezawa Fumio, um dos suspeitos de ter cometido um homicídio, no primeiro episódio do seriado de mistério "Za Keiji"(ザ・刑事). Estes foram os últimos trabalhos de Tsuchiya Yuki na televisão.

Em 16 de maio de 1990, Tsuchiya Yuki havia ido visitar um amigo que residia as margens do Lago Yamanaka, na Província de Yamanashi, próximo ao Monte Fuji. Quando retornava da visita, o ator dirigiu seu carro, uma Nissan Fairlady Z32 branca, para a Via Expressa de Chuo, que liga as áreas da Grande Tóquio e Nagoya com as regiões centrais, tendo conexão com as áreas montanhosas nas Provincias de Kanagawa, Yamanashi, Nagano e Gifu.
A Nissan Fairlady Z32 é um tipo de carro esporte de carroceria baixa. Enquanto dirigia pela Rota Kawaguchiko, passando na frente do ponto de Nishikatsura, no Distrito de Minamitsuru, ainda em Yamanashi, onde o limite de velocidade é de 80 km/h, seu veiculo colidiu com a traseira de um caminhão de carga de grande porte. A velocidade extrema causou uma força de impacto que o atingiu diretamente na cabeça. Tsuchiya Yuki foi declarado morto no local, aos 26 anos, vítima de choque resultante de contusão cerebral, hemorragia e laceração decorrentes de traumatismo cranioencefálico.




Shunsuke Ikeda, Nascido Norio Ikeda (生 紀 生 Ikeda Norio), ele era mais conhecido pelos fãs tokusatsu como o andróide Ichiro na série Kikaider 01 (1973–74).  O interesse de Ikeda em atuar veio desde muito cedo de seu pai, o respeitado coreógrafo de luta de espadas Tatsuo Ouchi. Ele também tinha uma faixa preta de judô e karatê. Ikeda estudou com o Bunka-za Theatre, aparecendo pela primeira vez na tela em Guitar of Motherly Love (1962), de Hibari.

Ikeda fez apenas um punhado de filmes, mas encontrou seu nicho na televisão, onde apareceu em programas como Special Mobile Investigation Unit (1963), Comrades (1963), Story of Coming Wind (1963) e Aboard With 27 People (1964). e Onihei Hankacho (1969-1970). 

Enquanto o maior e mais conhecido papel tokusatsu de Ikeda estava em Kikaider 01, e Takeshi Minami em Return of Ultraman, ele também apareceu em Operation: Mystery (1968-1969), Silver Mask (1971-1972), Himitsu Sentai Gorenger (1975-77). ) e Ultraman Mebius & Ultraman Brothers (2006). 



Nobuo Tsukamoto nasceu em Osaka, Tóquio, Japão em 7 de maio de 1933 e em 18 de outubro de 1996. É graduado pela Universidade de Seijo.Eltrabajo e realizado para TV Como em série Ultra Q, ao lado do ator Shoji Kobayashi. Sua aparência como a série de sucesso como Capitão Shoichiro Kato e Ultraman Jack.Debido é uma questão de compromisso e defesa de Jun Negami (Capitão Ibuki Riyuu) .Trabalho estrangeiro na série Kamen Raider e Kamen Raider Super 1 en el papel Vale DeGenjiro. El 01 de Octubre de 1996 matou uma causa de uma hemorragia no cérebro. Murio a la edad de 63 años de ultión ocurrió se uno un amento d'especado del capitán da primeira série de Ultraman Capitán Toshio Muramatsu (Akiji Kobayashi).



Jun Negami nasceu em 20 de setembro de 1923 em Tóquio, no Japão. Foi ator, conhecido por Inazuma (1952), Karakkaze yarô (1960) e Danryu (1957). Ele era casado com Peggy Hayama. Ele morreu em 24 de outubro de 2005 em Shinjuku, Tóquio. Veja a biografia completa »
Nascido em 20 de setembro de 1923 em Tóquio, Japão

Morreu em 24 de outubro de 2005 (82 anos) em Shinjuku, Tóquio, Japão.











Hideyo Amamoto (m 本 英 英 Amamoto Hideyo) foi um prolífico ator japonês da ala Wakamatsu de Kitakyūshū, mais conhecido por interpretar o Dr. Shinigami na série Kamen Rider original, assim como muitos outros personagens dos filmes tokusatsu e da série Godzilla.

Amamoto também usou o pseudônimo de Eisei Amamoto durante a maior parte de sua carreira, Eisei sendo uma leitura equivocada do kanji em seu nome real, Hideyo.


Ele morreu em 23 de março de 2003 de pneumonia aguda aos 77 anos de idade.







Mitsuo Andô nasceu em 26 de agosto de 1928 em Tóquio, no Japão. Foi ator, conhecido por Himitsu sentai Gorenjâ (1975), Jinzô ningen Kikaidâ (1972) e Sharivan, O Guardião do Espaço (1983). Ele morreu em 1997. Ver biografia completa »
Nascido em 26 de agosto de 1928 em Tóquio, Japão

Morreu em 1997 (68 anos)











Toshiro Mifune alcançou mais fama mundial do que qualquer outro ator japonês de seu século. Ele nasceu em Tsingtao, na China, filho de pais japoneses e cresceu em Dalian. Ele não pôs os pés no Japão até os 21 anos. Seu pai era um importador e fotógrafo comercial, e o jovem Toshiro trabalhou no estúdio de seu pai por um tempo depois de se formar na Escola Secundária de Dalian. Ele foi recrutado automaticamente para o exército japonês quando completou 20 anos, e se alistou na Força Aérea, onde foi anexado à Unidade de Fotografia Aérea durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1947 ele fez um teste para Kajirô Yamamoto, que o recomendou ao diretor Senkichi Taniguchi, levando assim ao primeiro papel de Mifune em Shin baka jidai: kôhen (1947). Mifune então se encontrou e se uniu ao diretor Akira Kurosawa, e os dois se juntaram para se tornar o emparelhamento ator-diretor mais proeminente em todo o cinema japonês. Começando com O Anjo Embriagado (1948), Mifune apareceu em 16 dos filmes de Kurosawa, a maioria dos quais se tornou clássicos de renome mundial. Nas fotos de Kurosawa, especialmente Às Portas do Inferno (1950), Mifune se tornaria o ator japonês mais famoso do mundo. Um ator dinâmico e feroz, ele se destacou em papéis de ação, mas também teve a profundidade de elaborar partes dramáticas complexas e sutis. Uma brecha pessoal durante as filmagens de O Barba Ruiva (1965) terminou a colaboração Mifune-Kurosawa, mas Mifune continuou a desempenhar papéis principais em grandes filmes, tanto no Japão quanto no exterior. Foi duas vezes nomeado Melhor Ator no Festival de Cinema de Veneza (para Yojimbo, o Invencível (1961) e O Barba Ruiva (1965)). Em 1963, ele formou sua própria produtora, dirigindo um filme e produzindo vários outros. Em seus últimos anos ele ganhou fama no papel-título da minissérie de TV americana Shogun (1980), e apareceu pouco depois em papéis secundários. Seus últimos anos foram atormentados com a Síndrome de Alzheimer e ele morreu de falência de órgãos em 1997, poucos meses antes da morte do diretor, cujo nome ele sempre estará ligado, Akira Kurosawa.








Shogo Shiotani foi um ator japonês. Ficou famoso por ter interpretado Akira Houjou, o cybercop Marte na série tokusatsu Cybercops. Além de participar de outras séries japonesas.
Atuou em alguns filmes japoneses e de Hong Kong.

Em 2001, Shiotani foi vítima da crise financeira recorrente no Japão, a qual deixou-o em uma situação difícil. O ator planejava apresentar um projeto para realizar uma nova versão do seriado Cybercops, que lhe deu fama. Vinha trabalhando empenhadamente no projeto. Porém, ao ter seu pedido negado pelas produtoras, Shiotani entrou em profunda depressão. Em 5 de maio de 2002, Shiotani cometeu suicídio se jogando de um prédio na região de Dougenzaka.



Masumi Okada (澄 眞 澄 Okada Masumi, 22 de setembro de 1935 - 29 de maio de 2006) foi um ator profissional, cantor, comediante stand-up e produtor de cinema. Também conhecido por seu apelido, "Fanfan", ele nasceu em Nice, na França, para um pai japonês, Minoru Okada, que era artista, e uma mãe dinamarquesa, Ingeborg Sevaldsen, que era irmã de Eline Eriksen, o modelo para a "Sereia de Copenhague" e esposa do escultor da estátua, Edvard Eriksen. Masumi Okada era o mais novo de dois filhos; seu irmão mais velho, Taibi "Erick" Okada, também era ator e apresentador - conhecido profissionalmente como E. H. Eric, ele foi o mestre de cerimônias do show dos Beatles em 1966 em Tóquio.

Biografia
Masumi Okada passou os primeiros quatro anos de sua vida na França antes de se mudar para o Japão em 1939. Ele recebeu sua educação sob seu nome ocidental, Otto Sevaldsen, na Saint Joseph International School (SJIS) na cidade de Yokohama em Kanagawa, graduando-se em 1955. Em 1952, ainda estudante na SJIS, Okada estreou como ator em um musical no Nichigeki Music Hall. Ele assinou com a Nikkatsu Corporation em 1954, aparecendo em seu primeiro filme, "Hatsukoi Kanariya Musume" / "Primeiro Amor de Canary Girl", no ano seguinte.

Em 1956, Okada foi escalado como o mestre de banda em Takumi Furukawa e "Taiyo no Kisetsu" / "Temporada do Sol" de Shintaro Ishihara. Este desempenho levou à sua aparição no filme "Kurutta Kajitsu" / "Crazed Fruit" (1956), no qual ele tocou o americano Amerasian, "Frank Hirosawa", o líder não oficial de um banda de jovens "rebeldes sem causa". Okada supostamente roubou todas as cenas em que ele apareceu.

Em uma carreira que durou mais de cinco décadas, Okada passou a aparecer em mais de 140 filmes. Um artista talentoso e versátil, ele também atuava no palco e na televisão. Seus créditos incluem todos os gêneros nas três mídias - de musicais de palco a filmes de terror, de comédias a históricos e tragédias, e de Shakespeare à ficção científica.

A etnia mista e a proficiência em japonês, inglês e francês de Okada permitiram que ele retratasse uma ampla gama de personagens, em papéis tão diversos quanto "Conde Drácula" em "O Vampiro Drácula chega a Kobe" (1979) até "Irmão Michael" em James Clavell. "Shogun" (1980). Ele atuou como o físico francês, "Dr. Jules Masson", em "Latitude Zero" / "Ido Zero Daisakusen" / "Atragon II" de Ishiro Honda (1969). No filme, "Marco" (1973), ele era o embaixador chinês, "Ti Wai". Em "Bye-Bye, Jupiter" / "Sayonara, Jupiter" (1984), ele foi escalado como "Dr. Mohammed Mansur", e em "Getting Any?" (1994) - uma comédia com "Beat" Takeshi Kitano - Okada fez uma aparição como o líder russo, Joseph Vissarionovich Stalin. Os créditos cinematográficos de Okada incluem também "Arashi wo yobu otoko" / "Homem que provoca uma tempestade" (1957), "Akai hatoba" / "Cais Vermelho" (1958), "Ankoku no Ryoken" / "Passaporte às Trevas" (1959) , "Yoru no nagare" / "Tempestade da noite" (1960), "Oneechan wa tsuiteru ze" / "Vale tudo três bonecos" (1960), "Kyuketsu Dokurosen" / "Living Skeleton" (1968), "Moeru Tairiku "/" O Continente Flamejante "(1968)," Isoge! Wakamono: Amanhã Nunca Espera "/" Depressa, Jovens, Amanhã Nunca Espera "(1974)," Hishu monogatari "/" Um Conto de Tristeza e Tristeza "(1977) ), "Fuku no hana" / "Flor do Inverno" (1978), "Umi to dokuyaku" / "O Mar e Veneno" (1986), "CF Garu" / "Menina do Filme Comercial" (1989), "The Hunted" (1995), "Izo" (2004) e "Shiberia Chotokkyu 5" / "Siberia Express 5" (2005).

As outras contribuições de Okada à indústria cinematográfica incluem seu papel como produtor de "Battle Royale" (2000) e "Battle Royale II: Requiem" (2003), bem como "Chichan wa sokyu no muko" (data de lançamento: janeiro de 19, 2008). Ele também foi o produtor executivo de "Blue" (2002), um filme aclamado pela crítica sobre a relação entre duas alunas envolvidas em uma paixão lésbica.

Os créditos de Okada incluem os musicais Toho, nos quais ele estrelou depois de deixar a Nikkatsu Corporation, bem como o musical francês "La Cage aux Folles", que teve mais de 400 apresentações. Em 2001, ele apareceu como o filósofo e escritor francês, Voltaire, em uma versão em japonês da opereta, "Candide", de Leonard Bernstein, o compositor de "West Side Story" (1957).

Okada também fundou a companhia de teatro, Gekidan Keyaki, no Japão.

Em 1962, Okada apareceu no "Wakai Kisetsu" da NHK. Em 1966, Masumi Okada foi escalado como repórter de jornal, "Ito Mura" na série de televisão de Osamu Tezuka, "The Space Giants" (também conhecido como "Embaixador Magma", "Vingador Espacial" e "Monstros do Espaço Exterior"), produzido por P Produções e dirigido por Hidehito Ueda. Okada também estrelou a série de 1980, "Miracle Girl", um drama detetive de televisão japonesa, e a série de 1998, "Nemureru Mori" / "A Sleeping Forest". Na paródia dos Tunnels, em 1988, "Kamen Norida", Okada interpretou "Coronel Fanfan", de Joker. As performances de Okada não se restringiram ao público japonês. "The Space Giants", "Latitude Zero", "Marco", "Shogun" e "The Hunted" foram alguns dos seus créditos que se tornaram sucessos internacionais, e o colocou em contato com atores como Joseph Cotten, Richard Jaeckel e Cesar Romero ("Latitude Zero"), Desi Arnaz Jr. e Zero Mostel ("Marco"), Richard Chamberlain e John Rhys-Davies ("Shogun") e Christopher Lambert ("The Hunted") Okada era um juiz regular na série "Iron Chef", e apresentador de vários programas japoneses de variedades e jogos, incluindo o programa de perguntas e respostas da NTV, "Sarujie". Em "Sarujie", ele usava um macacão e maquilagem, em consonância com o tema do espetáculo - "saru" se traduz em "macaco" e "jie" / "chie", "sagacidade", o termo "sarujie" significa "astúcia superficial". Okada foi um excepcional Mestre de Cerimônias e foi o mestre de cerimônias de beleza realizado no Japão. Por mais de duas décadas, ele serviu como apresentador-anfitrião do The International Beauty Pageant, popularmente conhecido como o concurso Miss Internacional. Alto (5 ft. 113⁄4 polegadas / 1,82 metros), bonito, charmoso, suave e espirituoso, com sua personalidade afetuosa e magnetismo, ele sempre poderia animar um show, independentemente do seu público e os outros participantes do show. Mais uma vez, sua capacidade de falar fluentemente japonês, inglês e francês provou ser uma vantagem, assim como seus vocais poderosos, profundos e sensuais.Masumi Okada foi nomeado como um dos embaixadores do Japão no bicentenário de Hans Christian Andersen 2005, uma lista de eventos organizados em comemoração à vida e obras do autor dinamarquês do século XIX. Okada disse de Andersen: "Para o futuro Andersen: Por quê? Por quê? Por quê? Houve muitos" porquês "durante a minha infância. E embora os anos tenham passado ainda há muitas coisas que eu não entendo, mas que tornam a vida fascinante. A paixão de perguntar "por que" é chamada de "curiosidade". Ouvi dizer que o pai de Andersen leu muitas histórias para Andersen quando era criança. Um livro é uma coisa mágica e, quando você vira as páginas, pode viajar e experimentar muitas coisas. Por exemplo, você pode voar, falar com flores e animais, e até mesmo viver debaixo d'água.Eu tenho certeza que a inspiração de Andersen e sua eterna mensagem de "Amor, Coragem, Esperança e Sonho" cresceu a partir da narrativa de seu pai. a curiosidade de ler livros é ele mesmo um futuro em potencial Andersen. "Okada foi casado três vezes. Em 1960, ele anunciou seu "casamento contratual" de dois anos com a renomada coreógrafa dançarina e mímica, Mamako Yoneyama - uma união que terminou antes mesmo do primeiro ano terminar. Okada permaneceu solteira por mais de uma década; em 1972, ele se casou com a atriz japonesa Midori Fujita, com quem teve três filhos, o mais velho dos quais, Yoshihiro Okada Makoto, é atualmente um ator e DJ no Japão. 22 anos depois, Okada se divorciou de Fujita e, em 1995, aos 60 anos, ele levou sua terceira esposa, Keiko, uma aeromoça de 34 anos, que lhe deu seu quarto filho, uma filha, em 1998. A virada do milênio trouxe duas mortes trágicas na vida de Okada. Em 2000, seu irmão mais velho, Taibi, morreu de Parkinson em Sprecklesville, na ilha de Maui, no Havaí. Então, em 27 de julho de 2004, o terceiro filho de Okada com Fujita foi encontrado enforcado na casa de sua mãe, no subúrbio de Denenchofu, em Tóquio. Chocado, Okada não assistiu ao enterro particular de seu filho no dia seguinte, mas convocou uma entrevista coletiva um mês depois para refutar as alegações da revista Shuukan Josei de que havia sangue ruim entre ele e seu filho de 26 anos, que era um assistente de cenógrafo com uma companhia de teatro antes de seu suicídio. Okada disse na conferência de imprensa: "Eu não sei porque. Tem sido difícil ....... e tão triste quando a criança morre antes do pai." Masumi Okada dedicou toda a sua vida à indústria do entretenimento e nunca se aposentou. do show business. Em junho de 2005, ele foi diagnosticado com câncer na garganta (esôfago) e foi submetido a cirurgia. Menos de três meses depois, ele estava novamente em frente às câmeras, hospedando o concurso de beleza Miss International 2005 em Tóquio, embora seu cansaço tenha aparecido no final do programa, quando aparentemente leu os nomes dos 12 melhores concorrentes - Miss Venezuela. Miss Filipinas, Miss Brasil, Miss Japão, Miss República Dominicana, Miss Colômbia, Miss Turquia, Miss Finlândia, Miss França, Miss Ucrânia, Miss Peru e Miss Sérvia e Montenegro - no espaço de 20 segundos. No entanto, o show foi um enorme sucesso, com ampla cobertura da mídia.Okada sofreu uma recaída de sua malignidade e foi re-hospitalizado, mas sucumbiu à sua doença em um hospital de Tóquio em 29 de maio de 2006.




Shotaro Ishinomori (石ノ森章太郎?), (25 de janeiro de 1938 - 28 de janeiro de 1998) foi um mangaká japonês e uma das mais importantes figuras nos universos do mangá, anime e tokusatsu. Seu nome real era Shotaro Onodera (小野寺章太郎), e ele também era conhecido como Shotaro Ishimori (石森章太郎?) até 1986, quando ele mudou seu último nome para Ishinomori. Inicialmente, almejava ser um romancista, foi o contato com Osamu Tezuka que o incentivou a seguir carreira no mundo do mangá, onde se tornou um dos autores de maior prestígio de todo Japão, sendo um dos mais famosos frequentadores da lendária pensão Tokiwa-so para jovens aspirantes a mangaká. Um museu do mangá foi erguido em sua homenagem na cidade de Ishinomaki, Miyagi, sua terra natal, em 2001. Apaixonado por livros e cinema, o segundo filho de cinco crianças da família Onodera sempre dizia que seria diretor de cinema. Somente quando sua irmã mais velha adoeceu e não podia sair de casa é que ele tomou gosto pelo desenho, quando passou a fazer ilustrações do mundo de fora para sua irmã. No ginásio, ele publicou dois volumes de um fanzine com amigos, Bokuju Itteki (Uma gota de nanquim). Publicou como amador por um tempo, até conhecer a redação da revista Manga Shonen, onde seu ídolo na época, Osamu Tezuka, publicava. Ishinomori conheceu o trabalho de Tezuka em Shin Takarajima, obra que o encantou com as possibilidades do mangá. Naquele tempo, ele ficou conhecido por todos no mercado, que diziam que “havia um gênio do mangá em Miyagi-ken”.


Atarefado como sempre, Tezuka acabou vendo talento em Ishinomori e o contratou como assistente durante a produção de seu maior clássico, Tetsuwan Atom. Nessa época, ele iria conhecer vários outros mangakás de sua geração, como Fujio Akatsuka e a dupla Fujiko Fujiyo, que também trabalharam para Tezuka. E logo em seguida, iria entrar com seu próprio material na revista, por indicação de seu mentor. Com “Nikyu Tenshi” (Anjo de Segunda Categoria), Ishinomori estreou como mangaká enquanto ainda cursava o colegial, em 1954.
Ishinomori morreu por complicações cardíacas no dia 28 de Janeiro de 1998. Seu último trabalho foi a série tokusatus para TV, Voicelugger, exibido postumamente meses depois. Deixara inacabados os mangás Cyborg 009, cujo final era prometido para 2000, a data prevista por Nostradamus para o fim do mundo, e HOTEL, que nunca cessou publicação desde os anos 80. O trabalho de Ishinomori ganhou novo fôlego com a ajuda de seu filho, Akira Onodera, e o Character DesignNaoyuki Konno, que trabalharam juntos em Jinzo Ningen Kikaider - The AnimationKikaider 01 The AnimationKikaider vs Inazuman,Cyborg 009 The Cyborg Soldier e 009-1. O final da série Cyborg 009 The Cyborg Soldier foi baseado nos manunscritos finais deixados por Ishinomori como a conclusão de sua grande saga.


Seiji Yokohama nasceu no dia 17 de março de 1935 na cidade de Hiroshima e estudou na Faculdade de Música Kunitachi, no Japão. Além de elevar o cosmo de todos os fãs com a trilha de Os Cavaleiros do Zodíaco, Yokoyama também trabalhou em Space Pirate Captain Harlock, outros animes e Tokusatsu, morreu no último sábado (8 de julho) aos 82 anos. A causa do óbito foi uma pneumonia.


Fonte:
Genkidama
https://www.genkidama.com.br/xil/o-rei-dos-mangas-shotaro-ishinomori/


Mundo Oriente
http://mundo-oriente.blogspot.com.br/2010/10/yuki-tsuchiya.html

Fandon
https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://metalheroes.wikia.com/wiki/Toshiaki_Nishizawa&prev=search

TokuDoc
https://www.facebook.com/tokudoc/photos/pb.568611826548668.-2207520000.1475503763./1105524836190695/?type=3&theater

Comentários