O Mestre

O Mestre foi uma série de televisão estrelada por Lee Van Cleef no papel de John Peter McAllister, um veterano de guerra norte-americano que permaneceu no Japão após o término da Segunda Guerra Mundial, vindo a tornar-se um mestre ninja e que decide retornar à América para tentar localizar sua recém-descoberta filha.
Em suas aventuras, McAllister conta com a companhia do impulsivo Max Keller (interpretado por Timothy Van Patten), um jovem que aspira tornar-se um expert em artes marciais. O principal antagonista de McAllister é o perigoso ninja Okasa (interpretado por Sho Kosugi) que está disposto a tudo para impedir que seu antigo mestre divulgue os segredos do ninjitsu no Ocidente.
O filme piloto da série, intitulado Max, exibido originalmente em 20 de janeiro de 1984, foi dirigido por Robert Clouse (o mesmo que dirigiu Bruce Lee em Operação Dragão e Jogo da Morte) e tem a participação da jovem Demi Moore no papel de Holly Trumbull.

O seriado foi encerrado após a produção de treze episódios. Diferente de outras séries em que os heróis são jovens audaciosos, nessa série o protagonista é um velho habilidoso nas artes ninjas e chega a ser próximo de tokusatsu, pois todos os bandidos que ele enfrentava eram sempre ninjas e também teve a participação de Demi Moore na série.












Episódios
  1. Max (20 de janeiro de 1984)
  2. Out-of-Time Step (27 de janeiro de 1984)
  3. State of the Union (3 de fevereiro de 1984)
  4. Hostages (10 de fevereiro de 1984)
  5. High Rollers (2 de março de 1984)
  6. Fat Tuesday (9 de março de 1984)
  7. Juggernaut (16 de março de 1984)
  8. The Good, the Bad and the Priceless (23 de março de 1984)
  9. Kunoichi (6 de abril de 1984)
  10. The Java Tiger (13 de abril de 1984)
  11. Failure to Communicate (4 de maio de 1984)
  12. Rogues (10 de agosto de 1984)
  13. A Place to Call Home (31 de agosto de 1984)



O Elenco
Lee Van Cleef serviu na Marinha americana durante a Segunda Guerra Mundial antes de se tornar ator. Ganhou notoriedade no cinema pelos papéis de vilão em filmes de faroeste. Começou como um dos pistoleiros perseguidos por Gary Cooper em "High Noon" ("Matar ou Morrer", no Brasil), de 1952.
Em toda a sua carreira fez 350 filmes entre produções para o cinema e para a TV. Na década de 1970 era considerado um dos dez atores mais conhecidos na Europa.
Teve problemas com o alcoolismo que o afastaram das telas por alguns anos, mas superou-os na época de ouro dos western spaghetti, trabalhando com o diretor Sergio Leone e o ator Clint Eastwood. Como um dos seus últimos trabalhos cita-se o protagonista do seriado de TV sobre artes marciais conhecido no Brasil por O Mestre.
Faleceu vítima de um colapso cardíaco, aos 64 anos, em sua residência. Foi sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills), Los Angeles, Califórnia no Estados Unidos.

Van Patten nasceu em Nova Iorque, Nova Iorque, em 10 de junho de 1959. Seu primeiro papel como ator foi em 1978, no episódio "The Lost Weekend" da série Eight Is Enough. No mesmo ano, ele conseguiu o papel de Mario "Salami" Pettrino na série The White Shadow, aparecendo em um total de cinquenta episódios até 1981. Até 1990, ele apareceu em séries como The MasterSt. ElsewhereNight Heat e True Blue.
Em 1992, Van Patten fez sua estreia na direção com o episódio "A Bench Too Far", da série Home Fires. Nos anos seguintes ele trabalhou em séries como Touched by an AngelPromised LandNew York UndercoverHomicide: Life on the Street e Ed. Em 2003 ele trabalhou em sua primeira série da HBO, Sex and the City; ele continuaria trabalhando com o canal em programas como The WireDeadwoodRomeThe SopranosGame of Thrones e Boardwalk Empire.
Van Patten também dirigiu três episódios e produziu a minissérie The Pacific, vencendo um Primetime Emmy Award Melhor Minissérie. Ele também já venceu um Emmy de Melhor Direção em Série Dramática pelo episódio "To the Lost" de Boardwalk Empire.

Seu inicio dentro das Artes Marciais, foi devido ao sua frágil saúde e débil estado físico, os médicos recomendaram a seus pais que pratica-se Artes Marciais e desde então Kosugi jamais deixou de praticá-las.
Aos 5 anos e meio de idade começou a treinar Karatê, sendo que aos 18 anos já possuía, entre outros, o titulo de campeão de Karatê All-Japan.campeao Mirim.
Sho é sétimo Dan de Karatê, segundo Dan de Judô, e primeiro Dan de Aikidô, Kendo e Kobudo. Aprendeu o manejo de diversas armas tradicionais como: Tonfa, Sai, Nunchaku, Bô, Katana, etc.
Aos 19 anos, decide morar nos Estados Unidos, com o sonho de ser jogador de Basebol, porém logo o Cinema se converteu em seu objetivo.
Lá conheceu o mestre Fumio Demura do estilo Shito-Ryu, com quem estabeleceu amizade. Treinaram juntos e percoreram várias cidades realizando demosntracões de Karate, em várias ocasioes o acompanhava Steven Seagal que realizava exibições de Aikido.
Nos Estados Unidos, Kosugi se licenciou em Ciências Econômicas e após 8 anos trabalhando de Ator coadjuvante, dublê e de figurante no Cinema, conseguiu atingir o seu primeiro papel de relevo, se envolveu com o Cinema de Artes Marciais em 1981 com o filme Ninja - A Máquina Assassina (Enter the Ninja), junto com Franco Nero e onde trabalhou o campeão de Karate Mike Stone.

Apesar de nunca haver treinado formalmente Ninjutsu, Sho Kosugi conseguiu fazer com que os espectadores acreditassem e conseguiu obter sucesso internacional como ator, durante os finais dos anos 70 e anos 80, participando em várias produções, com o selo de qualidade do estúdio Cannon Films, onde normalmente interpretava o papel de Ninja.
É pai de Kane Kosugi e Shane Kosugi. Após um tempo de descanso de filmes, iniciou em Hollywood, Califórnia um grupo de Taiko (são os tambores Japoneses). Hoje em dia, é considerado o primeiro ator japonês a atingir o patamar de Super star.
No Japão, é reconhecido como impulsor de escolas de atuação de artes marciais através do Instituto Sho Kosugi, que tenta ajudar jovens promessas, tanto nas áreas das artes marciais, bem como nas arte da ginástica, dança, interpretação, musica e Taiko. Participou, dando a contribuição para os movimentos e voz no jogo Tenchu.
Em 2009 fez seu retorno aos filmes de ninjas com o filme Ninja Assassino (Ninja Assassin).
O ator é pai de Kane Kosuge, o Ninja Black/Jiraiya da série super sentai Ninja Sentai Kakuranger (1994/1995).

Fonte:
TV Sinópse

Wikipédia

Comentários