Stan Lee quase ocidentalizou as séries Super Sentais

Todos ficaram com raiva de Haim Saban de reciclar os tokusatsu para transformar em séries Power Rangers que é sucesso no mundo todo, pois saiba que Stan tinha essa ideia no final dos anos 70 e início dos anos 80.
Primeiro foi lançado um mangá japonês escrito e ilustrado por Ryoichi Ikegami, que recontou a história do Homem-Aranha, herói da Marvel, em um ambiente japonês. Foi publicado originalmente no Japão de janeiro de 1970 a setembro 1971 na Monthly Shōnen Magazine. Em 1998, a Mythos Editora publicou 4 números do mangá no Brasil.

Essa parceria com os Estados Unidos e Japão vem de longa década, pois o Japão queria lançar as séries lá nos Estados Unidos enquanto que a Marvel queria divulgar as HQ's lá no Japão, porém, o choque cultural era muito diferente e precisava fazer uma adaptação, e então no dia 17 de maio de 1978 foi lançado a série japonesa do Homem-Aranha junto com a parceria entre a Marvel e a Toei Company, na qual o jovem motoqueiro Takuya Yamashiro recebe os poderes de aranha de um alienígena chamado Garia, com isso, passa a combater as ameaças do Exército da Cruz de Ferro, inclusive ele conta com a ajuda de um robô gigante chamado Leopardon, foi daí que as séries Super Sentai passou adquirir um robô gigante, a primeira delas foi Battle Fever J, que também teve parceria com a Marvel junto com Denziman de 1980 e Sun Vulcan de 1981. O responsável pela negociação entre a Marvel com a Toei Company foi Gene Pelc, ele fechou um acordo com a Toei Company para produzir séries de heróis da Marvel por lá. O sucesso do Homem-Aranha foi tão grande que gerou um especial para o cinema por lá.
Gene Pelc ao lado de Stan Lee e Go Nagai
Saindo dos tokusatsu, também foi produzido uma animação entre a Marvel e a Toei de Tomb of Dracula. Stan Lee queria que Sun Vulcan fosse exibido nos Estados Unidos, mas iria sofrer uma adaptação tirando as cenas dos atores japoneses e colocando atores americanos, coisa que Haim Saban fez nos anos 90. Stan Lee chegou a comprar horários para exibir Sun Vulcan nas tv's americanas locais, ele teria negociado com a HBO para convencer a exibição ciente que iria sofrer adaptação, mas acabou não vingando fazendo com que a Marvel deixasse os Super Sentais, mas chegou a produzir o longa de Transformers em 1986. Depois de muita história alguns episódios do seriado Super Sentai foi exibido em 1987, era a série Dynaman, mas com as dublagem tosca que o Hermes e Renato fazia com Tela Class aqui no Brasil.
Com isso o mercado de tokusatsu começou a emergir no mundo inteiro, tanto que nos Estados Unidos foram lançados em DVD's séries Super Sentais originais. Muitos fãs brigavam para que as tv's voltassem a exibir tokusatsu no lugar de Power Ranger, mas no final das contas tanto o Japão e Estados Unidos, querem lucra e não estão nem aí com os fãs.

Fonte:
You Tube

Jovem Nerd

Comentários