A História da MTV

A pré-história da MTV começa em 1977, quando a Warner Cable (uma divisão da Warner Communications da Warner Bros.), um antecessor da Warner-Amex Satellite Entertainment (WASEC) lança o primeiro sistema bidirecional interativo de televisão a cabo, QUBE, em Columbus, Ohio. O sistema QUBE oferecia diversos canais segmentados. Um desses canais segmentados era o Sight On Sound, um canal de música que apresentava concertos filmados e programas orientados para a música; com o serviço QUBE, os telespectadores podiam votar em seus sons e artistas favoritos.

No sábado, dia 1° de agosto de 1981, ao meio-dia do horário oriental dos Estados Unidos, a MTV foi lançada com as seguintes palavras “Damas e cavalheiros, rock and roll” ditas por John Lack, em cima das cenas da contagem regressiva do lançamento do primeiro ônibus espacial de Colúmbia, que aconteceu no começo do ano, e o lançamento do Apollo 11. Essas palavras foram logo seguidas pelo tema sonoro original da MTV, uma canção de crunching rock composta por Jonathan Elias e John Petersen, sob as imagens do pouso do Apollo 11 na Lua, com uma bandeira apresentando o logotipo da MTV se alterando em várias cores, texturas e designs. Os produtores da MTV Alan Goodman and Fred Seibert usaram essa sequência de imagem de domínio público como um conceito. Seibert disse que inicialmente foi planeado usar a citação “One small step” de Neil Armstrong, mas os advogados lhe disseram que Armstrong é o dono desse nome e seus semelhantes, e por causa da recusa de Armstrong, a citação foi substituído por um som de bip.

O formato original da programação da MTV foi criado pelo executivo de mídia Robert W. Pittman, que mais tarde iria se tornar o diretor executivo (CEO) da MTV Networks. Pittman testou o formato musical apresentado um programa de 15 minutos, Album Tracks, no canal de televisão WNBC da Cidade de Nova Iorque no final dos anos de 1970.
O chefe de Pittman, o executivo vice-presidente John Lack da WASEC, foi guiado pelo PopClips, uma série de televisão criada por Michael Nesmith, ex-integrante do The Monkees, cuja atenção se voltou para o formato de videoclipes no final da década de 1970. A inspiração para o PopClips veio de um programa similar da rede de televisão da Nova Zelândia TVNZ, Radio with Pictures, que estreou em 1976. O conceito em si existe desde 1966, quando as maiores gravadoras começam a preencher a New Zealand Broadcasting Corporation com clipes musicais promocionais para tocar no ar sem custo (muitos artistas fizeram longas viagens para aparecer ao vivo na Nova Zelândia).

Causa pouca surpresa que a relação do artista com a história que tenha mudado, que, na era da televisão de massa, tenha surgido um apego antes às superfícies do que às raízes, à colagem em vez do trabalho em profundidade, a imagens citadas superpostas e não às superfícies trabalhadas, a um sentido de tempo e de espaço decaído em lugar do artefato cultural solidamente realizado. E todos esses elementos são aspectos vitais da prática artística da condição pós-moderna. A cultura pós-moderna, com suas características, suas condições de surgimento e suas implicações éticas e estéticas, é um dos assuntos que mais suscita discussões no âmbito acadêmico na atualidade. Os aspectos que são creditados por diferentes autores a esta cultura, como a multiplicidade, o pastiche, a efemeridade, a fragmentação, o consumismo, o resgate do passado, a descartabilidade, a descontinuidade, dentre outras, refletiu-se nas mais diversas áreas econômicas, artísticas e sociais, incluindo o design. 
A MTV Brasil surge em 1990, num cenário em que a indústria musical está desorganizada, ao contrário do que ocorria nos EUA, e em que quase não havia programas destinados a exibir videoclipes. Os apresentadores, chamados de VJs (video jockeys), eram jovens com pouca ou nenhuma experiência na televisão. A primeira safra de VJs traz nomes como Zeca Camargo, Maria Paula, Astrid Fontenelle, Gastão Moreira, Cuca Lazarotto e Luiz Thunderbird. Com isso, a MTV consegue fazer o que os poucos programas que exibiam videoclipes não faziam: se aproximar de seu público, os jovens.
Em 1995, a MTV produziu a primeira edição do VMB (Video Music Brasil), que seria o VMA (Video Music Awards, da MTV norte-americana) brasileiro. O VMB era uma premiação musical que se baseava na audiência e em um júri para premiar os melhores artistas nacionais. MTV Films produtora de filmes do canal de televisão MTV. Fundada em 1995, é uma produtora de filmes baseada nos programas da MTV. Estes filmes são lançados com os selos Paramount Pictures divisão da Viacom.

Em 21 de Agosto de 2006, Nickelodeon Movies e MTV Films entraram para Paramount Pictures Corporation.O grande diferencial do VMB, que também se econtra presente em outras premiações da MTV pelo mundo, é a ironia e humor característicos do canal, diferente da seriedade de outras premiações. A última edição da premiação ocorreu em 2012.
No dia 20 de outubro de 2010, a MTV Brasil completa 20 anos no ar. A rede, que foi uma das pioneiras na televisão segmentada e UHF no Brasil, foi lançada graças a um acordo de licenciamento feito entre a TV Abril (atual Abril Radiodifusão S/A, detentora do canal 32 de São Paulo/SP) e a Viacom (proprietária da MTV). No final de 2009, o Grupo Abril adquiriu a totalidade das ações da MTV Brasil, além do direito de uso exclusivo em território brasileiro da marca MTV em todas as mídias.
A MTV Brasil acabou porque não era fundamental para ninguém. Formou muita gente, inspirou tantos outros. Deixa saudades e um legado. Não fará falta. A MTV não era mais importante para o jovem brasileiro. Talvez não pudesse ser mesmo. A nova geração é do sertanejo e do funk. Rock é museu de grandes novidades - qual era a idade média dos headliners deste último Rock in Rio, 55 anos? Se vai a esses megafestivais como se vai à Disney, à micareta ou Oktoberfest.

Fonte:
R7

Fernando

Sala 33

Portal São Francisco

Comentários