Produto ou Marca?

Muita gente associa a marca do produto, por exemplo, me vende um Bombril, ou quero uma Lycra ou o mais popular, vou tirar uma Xerox, por aí vai, mas saibam que não são produtos e sim marcas, confira:



Comfort (amaciante de roupas) – Mesmo que não tenha sido você quem lavou as roupas, sempre sente aquele cheirinho de Comfort.





Toddynho (Achocolatado Pronto) – Amarca Toddynho acabou se tornando sinônimo de achocolatado pronto. O Toddynho é sucesso de vendas e sinônimo da categoria nos achocolatados.




Pão Pullman (pão de fôrma) – Quando você anota esse produto na sua lista de compras, provavelmente se refere a ele como “Pão Pullman”, não é mesmo? Mas esse também é um nome que foi popularizado graças a uma marca famosa.













Isopor
poliestireno é um homopolímero resultante da polimerização do monômero de estireno. Trata-se de uma resina do grupo dos termoplásticos, cuja característica reside na sua fácil flexibilidade ou moldabilidade sob a ação do calor, que a deixa em forma líquida ou pastosa. É a matéria-prima dos copos descartáveis, de lacres de barris de chope e de várias outras peças de uso doméstico, além de embalagens.
poliestireno expandido (EPS), mais conhecido em Portugal sob o nome de esferovite e no Brasil sob o nome de isopor, é um plástico celular e rígido com variedade de formas e aplicações, e que apresenta-se como uma espuma moldada constituída por um aglomerado de grânulos. É bastante utilizado em construção civil e na confecção de caixas térmicas para armazenamento de bebidas e alimentos. Sua presença no mercado consumidor, onde sua participação tem sido crescente, é fortalecida por sua leveza, sua capacidade de isolamento térmico e seu baixo custo. Para sua produção, a matéria-prima passa por um processo de transformação física constituída de três etapas: pré-expansão, armazenamento intermediário e moldagem.
Gillette
King Camp Gillete (Fond du Lac5 de janeiro 1855 — Los Angeles9 de julho de 1932) foi um inventor norte-americano, conhecido pela lâmina de barbear que leva o seu nome.
Nascido em 1855 na cidade de Fond du Lac, Winsconsin, e criado em Chicago, sua família foi devastada pelo Grande incêndio de Chicago, em 1871. Seus antepassados vieram da Inglaterra em 1630.
Gillette trabalhava para o inventor da tampa descartável de garrafas. A ele foi pedido que inventasse algo que fosse usado apenas uma vez para que o cliente voltasse para comprar mais produtos. Cinco anos depois ele criou a lâmina de barbear descartável tal como conhecemos. Em 1903, fundou a companhia Gillette Safety Razor Company, com um baixo preço e facilidade de uso logo seu invento se tornou um fenômeno.

Faleceu em 1932 na cidade de Los Angeles, aos 77 anos de idade. Após sua morte, a Gillette Company (atual Procter & Gamble) continuou a prosperar cada vez mais e ampliar seus negócios, vendendo produtos sob uma grande variedade de marcas, incluindo a Gillette, Braun, Oral-B e Duracell. Em 2005, a empresa foi vendida para a Procter & Gamble por 57 bilhões de dólares. É hoje conhecida como Blades Global & Razors, com a Gillette, uma unidade de negócios da Procter & Gamble.


Miojo
Acredita-se que o primeiro macarrão instantâneo foi o E-fu, na China, do século XVI. Entretanto, o inventor do macarrão instantâneo de nossos dias foi Momofuku Ando, nascido em Taiwan em 1910 durante a ocupação japonesa. Apelidado de o "Rei dos Macarrões", Momofuku morreu em 5 de janeiro de 2007, aos 96 anos, em Osaka no Japão, em decorrência de uma crise cardíaca. "A paz está garantida quando não se está com fome", dizia Momofuku, que criou o famoso macarrão em 1958, pela empresa Nissin. Atualmente, há uma variada gama de produtos baseados em macarrão instantâneo: talharim, yakisoba, lámens e entre outros.

Em sua biografia, Momofuku diz que sua necessidade de fabricar alimentos de baixo custo e de preparo fácil se deu início após ter presenciado, depois da guerra, uma enorme fila de pessoas famintas diante de uma vitrine clandestina de sopas de fios de massa.
Pra quem não sabe, este ano comemora -se o 57º aniversário de uma das maiores invenções japonesas do século 20: o macarrão instantâneo, que conhecemos como miojo, um dos alimentos mais populares e práticos que temos nos dias de hoje.


Maizena
Maizena é uma marca comercial de amido de milho criada nos Estados Unidos em 1842, que pertence à empresa multinacional Anglo-Holandesa Unilever. É a marca de amido de milho mais conhecida no Brasil. Presente também em vários países da América Latina. 












Leite Ninho (leite em pó) – Outro artigo que acabou se transformando em sinônimo de toda uma classe de produtos é o famoso “Leite Ninho”. Isso porque, no passado, não havia muita concorrência contra as icônicas latas amarelas, e até hoje relacionamos o nome da marca quando vamos comprar leite em pó.












Chiclete (goma de mascar) – Ninguém pede “goma de mascar” quando procura produtos desse tipo, seja de que marca for. O mais comum é falar “chiclete”, a versão aportuguesada da palavra Chiclets, marca da Adams.

Band-Aid (curativos adesivos) – Destinado a proteger pequenos ferimentos na pele, o produto se tornou tão popular que acabou se transformando em sinônimo de “curativo adesivo” em todo o mundo, independente da marca.
















Cotonetes (hastes flexíveis) –  As hastes flexíveis começaram a ser comercializadas aqui no Brasil pela Johnson & Johnson com o nome de “Cotonete”, que acabou pegando e sendo utilizado para designar todos os demais produtos desse tipo.












Xerox (fotocópias) – A marca “Xerox” não só se tornou sinônimo de máquinas que realizam fotocópias como também dos documentos que replicamos com elas. Tanto que, aqui no Brasil, inclusive existe um verbo que designa essa ação: xerocar!













BOMBRIL - Com 60 anos de mercado, Bombril é o nome da lã de aço que virou sinônimo da categoria no Brasil. O correto é esponja de aço.











Cândida (Água Sanitária) – No Brasil, é popularmente chamada de “cândida” em São Paulo, “Q-Boa” no Centro-Oeste e Nordeste, e “clorofina” no extremo sul do país, nomes que derivam de marcas populares do produto.



Durex (Fita Adesiva) – Fita adesiva é o nome original do bom e velho “Durex”, que foi lançado aqui no Brasil pela empresa de mesmo nome na década de 40, passando a designar todas as fitas semelhantes.















Yakult (Leite Fermentado) – É conhecido como Yakult o principal produto de uma empresa multinacional japonesa alimentícia chamada Yakult. Porém o produto em si é o leite fermentado.















Sucrilhos (Cereal/flocos de milho) – Consumido como cereal matinal por muita gente, o nome do alimento acima não é “Sucrilhos” não! Contudo, o produto da Kellogg’s acabou se tornando tão popular que a maioria das pessoas se refere aos flocos de milho dessa forma até hoje.













Danone (Iogurte) – O grupo Danone é conhecido pelos seus produtos lácteos, especialmente os iogurtes.














Pó Royal (Fermento Químico em Pó) – O “Royal” não é o nome daquele pozinho mágico que faz com que bolos e pães cresçam e fiquem fofinhos, mas sim da marca de diversos produtos comestíveis.


Toddy ou Nescau (achocolatado em pó) – Os brasileiros se dividem entre essas duas marcas ao anotar na lista o “achocolatado em pó”. Toddy é uma linha de achocolatados da PepsiCo e Nescau é uma marca pertencente à Nestlé.


Catupiry (Requeijão cremoso) – Como pedir uma pizza de frango com Catupiry sem se referir à marca? Pois é, o catupiry nada mais é que um tipo de requeijão cremoso.

















Zíper (fecho éclair) – Essa deixou todo mundo de queixo caído. O nome certo para a invenção que facilitou a vida de quem tinha que abotoar milhares de botões é “fecho éclair”.












SuperBonder (Cola Tudo) – Todo mundo que quer comprar um cola bem forte, pede uma Super Bonder, porém esse nome é uma marca da Loctite.














Caldo Knorr (Caldo em Cubos) – Caldo em cubos é um condimento muito usado no preparo de várias receitas, principalmente em sopas e refogados. Na maioria das vezes que você vai comprar esse produto, refere-se à ele como “Caldo Knorr”













Lycra
Estalano é uma fibra sintética de grande elasticidade conhecido por sua excepcional elasticidade. Trata-se uma fibra muito utilizada na confecção de calças, maiôs  , sungas, cintas e biquínis, Fitness ou roupas de ginástica e social , em geral. Também na indústria existem utilizações: por exemplo, no fabrico de luvas para manuseamento de peças que não pode estar em contacto com a pele das mãos (exemplo: componentes eletrónicos ou peças com superfície polida, como as torneiras).
Há a versão essencialmente pura, sem adição de poliamida, que é denominada de lycra comercial ou industrial. É mais forte e duradora que a borracha (o seu principal concorrente) e foi inventada em 1959 por Joseph Shivers, da DuPont.

Quando foi colocado no mercado, revolucionou muitas áreas da indústria de vestuário.

Fonte:
Economia UOL
https://economia.uol.com.br/album/2013/05/10/10-marcas-que-viraram-sinonimo-de-produto.htm

Pense Digital
http://pensedigital.com.br/25-marcas-que-viraram-sinonimo-de-produto/

Japão em Foco
https://www.japaoemfoco.com/historia-do-miojo/

Fatos Desconhecidos
https://www.fatosdesconhecidos.com.br/produtos-que-chamamos-pela-marca/

Comentários