Quem foi Pancho Villa?

Pancho Villa foi um líder da Revolução Mexicana, no início do século XX. Embora alguns o considerem um perigoso guerrilheiro, para a maioria dos mexicanos ele é um herói popular e um defensor dos pobres.
Pancho Villa nasceu em 5 de junho de 1878, em San Juan del Río, no norte do México. Seu verdadeiro nome era Doroteo Arango. Ainda jovem, ele chefiou uma gangue de criminosos e mudou de nome para Francisco Villa. (Pancho é o apelido de Francisco, em espanhol.)

O ditador do México, Porfirio Díaz, era impiedoso com o povo. Villa ajudou um líder chamado Francisco Madero a derrubar Díaz em 1911, o que deu início à Revolução Mexicana. Victoriano Huerta, que era chefe das forças de Madero, não confiava em Villa e o mandou para a prisão. Mas Villa fugiu para os Estados Unidos. Em 1913, Huerta tomou o governo do México das mãos de Madero, motivando assim o retorno de Villa ao seu país.
Villa arregimentou um grupo de milhares de combatentes chamado Divisão do Norte. Em 1914, ele e Venustiano Carranza, outro líder da revolução, derrotaram Huerta. Carranza tornou-se o novo líder do México.
Não demorou, porém, para que Carranza e Villa se desentendessem. Carranza obrigou Villa e Emiliano Zapata, outro líder rebelde, a deixar a Cidade do México, a capital do país. Em 1915, os Estados Unidos deram apoio a Carranza. Então, Villa matou dezesseis cidadãos americanos no México e nos Estados Unidos. Soldados americanos invadiram o México em 1916, mas não conseguiram achar Villa.

Com a queda de Carranza em 1920, Villa parou de combater o governo, foi anistiado (ou seja, perdoado e livre de ser preso) e abandonou suas atividades políticas. Ele morreu assassinado em sua fazenda, perto de Parral, no México, em 20 de junho de 1923. A polícia jamais solucionou o crime.
Durante quatro anos, Pancho Villa escondido no alto da Sierra Madre, tentava escapar das forças dos Estados Unidos e das do México. Por fim, os Estados Unidos retira suas tropas do México. Em 1920, Pancho Villa resolve fazer as pazes com o novo presidente eleito, Adolfo de la Huerta e se retira para a fazenda Canutilho, em Durango. No entanto, seus antigos inimigos fazendeiros organizam um plano para matá-lo.
Pancho Villa é assassinado em seu carro, quando transitava na cidade de Hidalgo Parral, no Norte do México, no dia 20 de julho de 1923.

Fonte:
eBiografia

Britannica Escola

Comentários