Marcas Brasileiras que fazem sucesso no Exterior

O empreendedorismo brasileiro no exterior, entretanto, vai além dos limites da saudade e inclui franquias de alimentação, empresas de tecnologia e indústria de cosméticos, entre outros setores. “Normalmente, eles começam fornecendo produtos e serviços para a própria comunidade brasileira: biquínis, havaianas etc. Começamos com mercados seguros dos produtos brasileiros e depois fomos expandindo bastante”, afirma a diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, ministra Luiza Lopes da Silva.
AÇAÍ 

A Peg Açaí, fábrica do fruto brasileiro em São Paulo, já nasceu com vocação internacional. Logo quando foi lançada, a marca participou de um teste cego de açaís para a escolha do creme que seria fornecido para os Jogos Olímpicos no Rio, no ano passado. A novata ganhou dos concorrentes e a aprovação no evento internacional acabou credenciando a empresa para voos mais altos. Sem nenhuma loja no Brasil e fornecendo produtos somente para redes de supermercados, em janeiro, a Peg Açaí desembarcou em Miami, na Flórida.

O aluguel do escritório, no badalado Biscayne Boulevard, conta com incentivo do governo brasileiro e fica no mesmo espaço da Agência Brasileira de Promoção a Exportações e Investimentos (Apex). “Nos EUA, é onde tem mais dinheiro circulante. O mercado da saudade representa apenas 10% do nosso público. Estamos mais associados à cultura do comer bem e de forma nutritiva e saborosa. Queremos ser o novo ‘iogurte grego’”, afirma o diretor de marketing da empresa, Evandro Macedo, em referência ao iogurte que virou febre no mundo.

No último sábado, a empresa enviou seu primeiro contêiner para os EUA, que vai para uma
rede de supermercados no Texas que atende muitos latinos, entre outros destinos. 
Alpargatas
Fundação: 1907

Setor de atuação: calçados e vestuário

Faturamento em 2014: R$ 3,7 bilhões
Representatividade do mercado internacional na receita: 31%
Número de funcionários: 18.999

Presença no exterior: 12 fábricas (Argentina e Brasil), centros de distribuição nos Estados Unidos e na Europa e 644 lojas (Brasil e exterior)
BRF
Fundação: 1934

Setor de atuação: alimentos

Faturamento em 2014: R$ 29 bilhões (receita líquida)
Representatividade do mercado internacional na receita: 46%
Número de funcionários: 104.000
Presença no exterior: fábricas em cinco países e 120 nações atendidas.


DMS Logistics
Fundação: 1987

Setor de atuação: logística

Faturamento em 2014: R$ 72 milhões
Representatividade do mercado internacional na receita: 44%
Número de funcionários: 265


Embraer
Fundação: 1969

Setor de atuação: aviação

Faturamento em 2014 (líquido): US$ 6,3 bilhões
Representatividade do mercado internacional na receita: cerca de 80%
Número de funcionários: mais de 19.000 (17.000 só no Brasil)
Presença no exterior: fábricas nos Estados Unidos, Portugal e na China e vendas para mais de 70 países.

Empresas Artecola
Fundação: 1948
Setor de atuação: calçadista, moveleiro, transportes, papel e embalagens, construção civil, energia eólica, entre outros

Faturamento em 2014: R$ 1,07 bilhão

Representatividade do mercado internacional na receita: 28%
Número de funcionários: cerca de 2.300
Presença no exterior: sete países (incluindo Brasil)

JBS
Fundação: 1953

Setor de atuação: alimentação

Faturamento em 2014: R$ 120,5 bilhões
Representatividade do mercado internacional na receita: 66%
Número de funcionários: 230.000
Presença no exterior: 24 países


Fibria
Fundação: 2009

Setor de atuação: empresa brasileira de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto

Faturamento em 2014: R$ 7 bilhões (receita líquida)
Representatividade do mercado internacional na receita: 94%
Número de funcionários: 17.068, entre diretos e terceiros
Presença no exterior: tem oito CDs em cinco países e exporta para mais de 40 nações
Capex 2015: R$ 1,7 bilhão, sem os investimentos em ampliação


Stefanini
Fundação: 1987

Setor de atuação: provedora de soluções em tecnologia

Faturamento em 2014: R$ 2,35 bilhões
Representatividade do mercado internacional na receita: 40%
Número de funcionários: mais de 20.000
Presença no exterior: unidades em cerca de 33 países
Vale
Fundação: 1942

Setor de atuação: mineradora

Faturamento em 2014: US$ 38,2 bilhões (receita operacional bruta)
Representatividade do mercado internacional na receita: 82,7%
Número de funcionários: cerca de 200.000, somando contratados e terceirizados
Presença no exterior: cerca de 30 países

WEG
Fundação: 1961
Setor de atuação: fabricante de bens de capital

Faturamento em 2014: R$ 7,8 bilhões

Representatividade do mercado internacional na receita: 51%
Número de funcionários: mais de 31.000
Presença no exterior: 20 fábricas, espalhadas por 11 países

Melissa é uma dessas marcas queridinhas no mundo todo, com lojas-conceito em grandes metrópoles como São Paulo, Londres e Nova York. As parcerias de peso também trazem mais glamour para os calçados. Estilistas como Jason Wu, Vivinene Westwood e Sebastian Errazuriz já criaram modelos exclusivos para a label.

Osklen leva para o mundo o estilo carioca com sofisticação e originalidade. A marca mescla muito bem referências da natureza com um design arrojado das grandes cidades. A nova coleção, Ashaninka, foi inspirada na civilização inca e traz cores, estampas e materiais típicos da região. Os showrooms da Osklen estão em países como Japão, França, Austrália, Portugal e EUA.

As Havaianas começaram como um chinelo popular e hoje é um produto presente em mais de 100 países. Com várias coleções temáticas e até parcerias com outras marcas, como a Farm, as Havaianas são queridinhas das famosas estrangeiras nos momentos de relax.


Já a Hope é conhecida internacionalmente pela qualidade dos produtos Gisele Bündchen Intimates. A linha de lingerie exclusiva da uber model é feita pelas confecções da marca e cada detalhe é supervisionado de perto para garantir conforte, elegância e sofisticação.

Os vestidos da estilista Patricia Bonaldi fazem sucesso absoluto entre as celebridades do Brasil, mas recentemente a marca PatBo tem cruzado vários red carpets. Os vestidos bordados e aplicações cheias de detalhes chamam cada vez mais atenção das fashionistas da gringa.

Outra marca de sapatos que faz sucesso com o público internacional é a Carmen Steffens. Com mais de 500 lojas em 18 países, a marca se especializou em produtos com design sofisticado, alta qualidade e muito conforto. Curiosidade: a fábrica da marca, que fica no interior de São Paulo, produz cerca de oito mil pares de calçados por dia!
Desde a década de 1990, o restante do mundo começou a descobrir o potencial das novelas brasileiras, que passaram a se tornar referência em diversos países da América Latina. Inclusive, as tramas são imitadas ou adaptadas, muito embora, às vezes, sem o sucesso do conteúdo original quando transmitido nacionalmente.

Também pudera. Na dramaturgia, as realidades ainda que muito similares são representadas com todo seu conflito cultural, o que difere bastante mesmo entre nações vizinhas (a própria diversidade interna do Brasil é tema a ser explorado nas novelas).
Enquanto a América Latina parece ficar presa em tramas sobre falsas gestações, vítimas que rolam escada abaixo, perdas súbitas de memória, heranças que ninguém sabia e a revelação de que os protagonistas não são realmente irmãos, o Brasil esbanja criatividade em seus roteiros. Confira as novelas que fazem sucesso no exterior:


Avenida Brasil (2012)

A novela conta a história de Rita, uma jovem que tenta recuperar a vida que sua ambiciosa madrasta lhe roubou. A memorável novela de João Emanuel Carneiro foi dublada em 19 idiomas e se tornou a produção brasileira mais vendida da história. Seu sucesso foi tal que a revista Forbes a descreveu como o romance mais lucrativo da história.

Amor à Vida (2013)

De Walcyr Carrasco, a novela mostrava a difícil relação de uma família rica em que Paloma e Félix são os irmãos protagonistas. Ela, a filha preferida do pai e ele, o desprezado. Durante uma viagem ao Peru, a moça se apaixona e engravida. O irmão acaba sendo responsável por cometer um crime contra a sobrinha, porém, com todas as reviravoltas da novela, Felix é lembrado por ser o primeiro ator a encenar um beijo entre homens na TV.

A Favorita (2008)

Flora foi condenada à prisão pela morte do marido de Donatela, sua melhor amiga e companheira da dupla musical que formavam. Dezoito anos depois, ela luta para provar sua inocência. Porém, quem diz a verdade? O que seria apenas uma disputa entre amigas de infância se mostra uma história sangrenta e cheia de surpresas.

Escrava Isaura (2004)

Filha de uma escrava e do chefe de uma fazenda, Isaura cresce como uma jovem educada depois de ser protegida por Gertrudis, esposa do Comandante Almeida. Tudo se complica quando Leôncio Almeida, filho do comandante, fica obcecado com ela. A adaptação do livro homônimo de Bernardo Guimarães já havia sido sucesso em todo o mundo nos anos 1970. No entanto, a versão mais atual, da Record TV, conseguiu conquistar o mercado latino e foi transmitida pela Telemundo nos Estados Unidos, Colômbia, Venezuela, Peru, Argentina, Chile, Porto Rico e Bolívia.


O Clone (2001)

A história de amor típica em um cenário de costumes atípicos talvez tenha sido o grande trunfo de uma das novelas mais emocionantes da televisão brasileira. Conta sobre o romance exportado para mais de 90 países entre Jade, uma jovem que foi viver com a família de seu pai no Marrocos, e Lucas, um milionário brasileiro que se apaixona por ela.
No Brasil, um geneticista faz um clone de Diogo, o irmão gêmeo de Lucas, que morreu. Na segunda fase da novela, o clone de Diogo também se apaixona por Jade, o que rendeu cenas imperdíveis e levantou uma série de debates na vida real sobre ética em medicina.

Terra Nostra (1999)

Com Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio como protagonistas, “Terra Nostra” foi uma novela de época que se concentrou na chegada dos imigrantes italianos ao Brasil no final do século XIX. Neste contexto, surge uma história de amor que é truncada pelo destino. A novela que usava muito expressões idiomáticas e carregava no sotaque italiano também foi exportada para mais de 80 países.

Xica da Silva (1996)

Inspirada na verdadeira história de Chica da Silva, a novela conta a história de uma escrava libertada que se tornou a mulher do comandante da Tijuca, no século XVIII, e era a mulher mais poderosa do lugar. Foi a primeira telenovela brasileira com uma mulher negra (Taís Araujo) no papel de protagonista e também bastante polêmica por suas cenas de nudez e violência.

O Rei do Gado (1996)

A novela conta a história de duas famílias inimigas por sua sede de ouro. A produção estrelada por Antonio Fagundes e Patricia Pillar não foi apenas um sucesso nacional, como exportada por diversos países do mundo pela Rede Globo.

A Próxima Vítima (1995)

Uma trama de suspense e assassinatos em série, a história de “A Próxima Vítima” girava em torno de um assassino que aterrorizava a todos. Quem será o próximo a morrer? Susana Vieira, Tony Ramos, José Wilker e Natália do Vale eram alguns dos nomes de grandes atores presentes no elenco da novela.

Da Cor do Pecado (2004)

Paco, um milionário botânico, se apaixona por Preta, uma jovem negra que vende ervas e é muito diferente dele. Paco também tem um gêmeo, Apollo, cuja existência é desconhecida. Entre conflitos de interesses e diferenças sociais, o protagonista perde a memória (ou finge perdê-la?) para conseguir seus objetivos. A novela foi marcada, mais uma vez, pelo talento de Taís Araújo e também pelo de Alinne Moraes, que tinha recém começado a carreira.
O mercado dos quadrinhos no Brasil começou a crescer e aparecer, brasileiros já fazem sucesso no exterior. Hoje, os principais super-heróis americanos têm traços brazucas: Joe Bennett (Batman), Ivan Reis (Lanterna Verde), Greg Tocchini (Capitão América), Renato Guedes (Superman), Roger Cruz (X-Men), Will Conrad (Wolverine), Joe Prado (Aquaman), Geraldo Borges (Mulher Maravilha), Eddy Barrows (Liga da Justiça).

Fonte:
Vix
https://www.vix.com/pt/tv/553452/10-novelas-brasileiras-que-causaram-muito-com-nossos-vizinhos-da-america-latina

Glamurama
https://glamurama.uol.com.br/seis-marcas-brasileiras-que-fazem-sucesso-no-exterior-vem-ver/

O Globo
https://oglobo.globo.com/economia/presenca-de-produtos-brasileiros-inovadores-cresce-no-mercado-global-10979153

Em
https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2017/07/23/internas_economia,885933/brasileiros-empreendem-com-produtos-tipicos-nacionais-e-fazem-sucesso.shtml

Forbes
https://forbes.uol.com.br/listas/2015/09/10-empresas-brasileiras-que-fazem-muito-sucesso-no-exterior/

Comentários