Arandu Arakuaa

A banda Arandu Arakuaa (que em tupi-guarani significa: “saber dos ciclos dos céus” ou “sabedoria do cosmos”), teve início em abril de 2008 quando Zândhio Huku começou a compor músicas com letras em Tupi Antigo.
A musicalidade da banda adquire tonalidade poética e cultural com letras nos idiomas indígenas Tupi, Xerente e Xavante, inspiradas nas lendas, ritos e lutas dos Povos Indígenas do Brasil. Desta maneira, buscando contribuir para a divulgação e valorização de suas manifestações culturais, subestimadas durante os séculos.
O uso da viola caipira realça ainda mais a brasilidade na sonoridade do Arandu Arakuaa. Zândhio usa uma Guitarra Viola, instrumento idealizado pelo próprio músico.

Em agosto de 2011, a banda fez o seu primeiro show e, desde então, divulga o seu trabalho com um repertório 100% autoral. Conta com um EP "Arandu Arakuaa – 2012” e dois álbuns “Kó Yby Oré – 2013” e “Wdê Nnãkrda – 2015”; quatro vídeos clips e dois lyrics vídeo. Já tendo se apresentado em festivais como Agosto de Rock (TO); Femme Festival (GO); Ferrock (DF); Porão do Rock (DF), THORHAMMERFEST(SP) e no evento Fórum Mundial de Direitos Humanos. O terceiro álbum de estúdio, Mrã Waze, foi lançado em julho de 2018, com clipes registrados na Cachoeira Salto do Itiquira, em Formosa, Goiás.
Foi citada como exemplo de resistência em ecologia, em tese de doutorado em educação da UNICAMP, participou de uma cena para uma série sobre o lendário Zé do Caixão, interpretado pelo ator Matheus Nachtergaele e transmitida pelo canal de Tv Space, além de matérias em mídias de grande circulação como BBC Brasil, Uol, G1, Terra, O Globo, Correio do Povo, dentre outros.
Integrantes:

Zândhio Huku (Vocais/Guitarra/Viola Caipira/Instrumentos Indígenas)
Lís Carvalho (Vocais/Pífano)
Guilherme Cezario (Guitarra)
Saulo Lucena (Baixo/Vocais)
João Mancha (Bateria/Percussão)
Fonte:
Arandu Arakuaa
Wikipédia

Comentários