Folk Metal Brasileiros

folk metal consiste em um estilo em que se mescla algum estilo de heavy metal (seja o próprio heavy metal ou o thrash metal, ou ainda os mais explorados, black metaldeath metaldoom metalpower metal, etc.), com elementos de alguma espécie de música popular de raiz (celtaeslavagermânicaibéricajudaicaviquingue, etc.).
Além dos tradicionais subgêneros do Folk Metal, algumas publicações já falam no surgimento do chamado Brazilian Folk Metal, que seria uma versão tupiniquim do Folk Metal. Em tal subgênero se observa, em meio aos instrumentos usuais ao Heavy Metal, o uso eventual de instrumentos como agogô, timba, cuíca, pandeiro, viola, craviola, flauta indígena, et cetera. As bandas procuram assim criar uma ponte que os aproximem não apenas do samba, mas também do baião, do choro, da MPB e da musicalidade indígena. As principais bandas deste incipiente estilo seriam a banda Angra em seu álbum Holy Land, com a mistura de vários vertentes da música brasileira com o seu Progressive Power Metal, assim como a banda Sepultura em seu álbum Roots, onde mistura a música africana e indígena brasileira com o seu Groove Metal. Também a banda Braia e o guitarrista Rafael Bittencourt em seu álbum solo de estreia, além da banda Arandu Arakuaa que mistura ao seu Heavy Metal (em suas vertentes mais extremas), a música folclórica brasileira, em especial de temas indígenas, sendo as letras inspiradas em lendas e ritos indígenas, buscando desta maneira contribuir para divulgação e valorização das manifestações culturais dos povos indígenas do Brasil. Em 2014, Bruno Sutter (vulgo Detonator, ex-Massacration) lança o álbum Metal Folclore, que em tom humorado fala sobre várias lendas do folclore brasileiro, porém sem a influência brasileira na melodia das músicas. A banda Kernunna também produz um tipo de Rock Pesado (que não chega a ser exatamente o metal) com temáticas folclóricas, sua música "Curupira's Maze" é onde podemos perceber, já no próprio nome, essa influência.

Precursores

  • Tuatha de Danann: Pioneira no Brasil, com a mistura de Heavy Metal com a música folclórica celta, com fortes marcas de som rápido e pesado, vocais guturais e às vezes vocais femininos, com flautas.
  • Tierramystica,: Faz uma mescla de instrumentos musicais andinos com o Power Metal.
  • Hagbard: Banda de Folk/Viking Metal.
  • Kernunna: Banda de Heavy/Folk Rock.
  • Tray of Gift: Banda remanescente dos ex-membros do Tuatha de Danann.

Novos nomes

  • Arandu Arakuaa: Banda de folk metal que dedica-se ao folclore brasileiro e prioriza a cultura indígena nacional. Também é a precursora do Akwen-garde Metal e do Yamandoom Metal.
  • Cangaço: Banda que mistura o death metal com a Música Nordestina.
  • Galwem: Banda que mistura elementos do folk rock e Rock Rural Brasileiro cantados em português.
Fonte:
Wikipédia

Comentários