Quais estados Brasileiros que se comemora o Dia de Reis?

No dia 06 de janeiro comemora-se o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram juntos. Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos. O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade. Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses. Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino.

A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização. Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.
Câmara Cascudo registrou assim à folia de Reis da cidade alagoana de Viçosa que assistira em 1952: "tinha vários motivos, lutas do rei com os fidalgos, até que era ferido, depois de prolongado duelo a espadas, sempre solando e sendo respondido, em repetição e uníssono, por todo o grupo, espetaculosamente vestido e com coroas e chapéus estupefacientes, espelhos, aljôfares, fitas, panos vistosos com areia brilhante, etc.".
No Brasil, a visitação das casas, que dura do final de dezembro até o Dia de Reis, é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos, tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional violacaipira e do acordeão, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.
Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas, segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do mestre da folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.
As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde acontecem animadas festas com cantorias e danças típicas regionais como catira, moda de viola e cateretê. Contudo ao contrário dos reis da tradição, o propósito da folia não é o de levar presentes mas de recebê-los do dono da casa para finalidades filantrópicas, exceto, obviamente, as fartas mesas dos jantares e as bebidas que são oferecidas aos foliões.
Em Jacareí/SP, a lei 5.335/09  instituiu no calendário oficial da cidade o Dia Municipal da Folia de Reis, comemorado todo 2º domingo de janeiro. Na mineira Uberlândia, a lei 7.913/01  decretava a "Folia de Reis Seguidores dos Três Reis" como entidade de utilidade pública, com sede na cidade.
Mais recentemente, em 2006, Barretos passou a contar com o Festival do Dia de Reis no calendário de eventos oficiais do município, através da lei 3.856. Outra cidade que seguiu o mesmo caminho, também de SP, foi Pindamonhangaba, que em 12 de abril de 2010 publicou a lei 5.031, em que o município promove anualmente o "Dia de Encontro de Folia de Reis e outros Grupos Folclóricos Musicais". A inspiração maior para a Folia de Reis encontra-se em duas cidades: em Muqui, no ES, lei de 1950 decretava o Dia de Reis feriado na cidade; já Sarandi/PR ostenta desde 2001 o título de capital Folclórica e Turística da Festa de Santos Reis, dado pela lei 13.296. Os foliões que querem participar ativamente das comemorações no Estado do RJ estão isentos da obrigatoriedade da licença especial expedida pelas Delegacias de Polícia, garantida pela lei 4.509/05.
O poeta e escritor Murilo Mendes, nascido em Juiz de Fora/MG, serviu de inspiração para a Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura ( lei 8.525/94). Entre os projetos aprovados na edição 2010, a Folia de Reis – Os Reis Magos do Oriente e Charola de São Sebastião foi contemplada na categoria "Patrimônio", com 100% de financiamento, no valor de R$ 4 mil. Dentre os muitos monumentos e prédios históricos de Natal, no RN, a Fortaleza dos Reis Magos, com formato de estrela, foi a primeira edificação da cidade, projetada pelo Padre Gaspar de Samperes. Assim que o forte foi concluído, o povoado que se formou no entorno foi chamado, segundo historiadores, de Cidade dos Reis, para depois ser conhecido por Cidade do Natal. Há 11 anos, quem chega ao município pela BR 101 é saudado pelo Pórtico dos Reis Magos, composto por uma estrela cadente e, abaixo, uma estátua dos Três Reis Magos iluminada.
O quarto Rei-mago. A história do 4º Rei-Mago, ARTABAN, que também viu a estrela brilhar sobre Belém.Ele morava nas montanhas da Pérsia e o seu nome era Artaban. Era um médico, alto, moreno, de olhos bem escuros: a fisionomia de um sonhador, a mente de um sábio. Um homem de coração manso e espírito indominável.. Depois de 30 anos seguindo os passos de Jesus pelo Egito, Galiléia, Betânia o Rei-Mago chegou a Jerusalém. Mas era tarde demais, o menino se transformara em um homem e estava sendo crucificado naquele dia.
Fonte:
Imagick
http://www.imagick.org.br/apres/ArtigoTextos/TesourosMitologicos/Quarto%20Rei%20Mago.html

Migalhas
https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI123976,71043-De+Rio+Grande+do+Norte+ao+Parana+nao+faltam+exemplos+da+celebracao+do

Brasil Escola
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-de-reis.htm

Comentários