Robôs Gigantes da Vida Real

Robôs gigantes tem sido um tópico muito utilizado em filmes de scifi/ação, mas não é de agora que os humanos pensam em usar maquinas gigantes para combater criaturas e lutar, em 1897 surgiu o livro guerra dos mundos, mais tarde o primeiro filme, neles os aliens pilotavam robôs trípedes gigantes para aniquilar a população da terra.
A primeira aparição de robôs gigantes na cultura nipônica foi em 56 no mangá Tetsujin 28-go, um mecha pilotado remotamente, adaptado para anime em 63, o primeiro mecha tripulado surgiu em 72 no mangá Mazinger Z. Contudo a febre de robôs gidantes estourou com o surgimento de gundam em 79 com mechas tripulados que poderiam até batalhar no espaço.

Existem também casos onde o mecha não nescessariamente é 100% mecanico, por exemplo Neon Genesis Evangelion (1995), onde temos os evas, rôbos gigantes com partes biologicas e tripulados que, para um controle melhor, o piloto deve ter a maior compatibilidade neurologica possivel com o mecha, contudo, a ligação do piloto com o mecha nesse caso é tão profunda que todo o dano que o eva receber, o piloto também sentira a dor. A parte biológica dos evas compoem toda a musculatura e nervos do mecha, até saindo quantidades exuberantes de sangue quando são rompidas, o animé é recomendado para um publico mais velho.
No ocidente, em 1984 a empresa de brinquedos Hasbro ecomendou o desenho Transformers, para divulgar sua nova linha de brinquedos, o sucesso foi tanto que mesmo hoje depois de 9 series animadas e 6 filmes (antes do filme de 2007 teve um em 86) a franqua gera milhões de dolares, sendo que depois de 5 filmesrecentes e já tem mais 14 com história pronta esperando para serem filmados. A franquia conta a história de seres mecanoides alienigenas que após a destruição de seu planeta natal, destruido por uma guerra, se refugiam na terra, esses robos possuem a capacidade de se transformar em veiculos, des de carros a jatos de guerra.

Aproveitando o sucesso dos novos filmes de Transformers temos Gigante de Aço (real steel, 2011), filme de luta livre com robos pilotados remotamente, e Pacific Rim (2013) diretamente baseado em Evangelion, Pacific rim conta com robos absurdamente maiores do que nos filmes citados anteriormente, estes usados para matar alienigenas que chegam nas cidades pelo oceano, os robos contam com dois pilotos que precisar tem um alto grau de compatibiolidade para lutarem juntos, já que são nescessarios dois pilotos dentro do robo.
Robôs gigantes ou mechas também tem sua participação nos jogos eletrônicos, Titanfall 1 e 2 (EA — 2014), provavelmente o de maior sucesso recentemente, é um jogo de fps (first person shooter) online, onde o jogador controla um piloto e conforme o decorrer da partida ganha pontos, com uma certa quantia de pontos o jogador pode chamar seu mecha e pilotá-lo, ao seu destruído, basta acumular os pontos novamente. Armored Core lançado em 97 pela Fromsoftware, conta com mais de 10 jogos, dês do Playstation 1 até consoles da geração passada (xbox 360 e ps3) e mobiles.

Com isso chegamos ao ponto principal, robôs gigantes na vida real, sim eles estão cada dia mais próximos, mas vamos com calma, batalhas de robôs vem se tornando algo popular, em alguns anos nas campus party tem um campeonato de pequenos robôs que se enfrentam até sobrar apenas um operacional, isso não apenas aqui no brasil mas lá fora também, com isso em mente, cientistas japoneses e dos estados unidos decidiram levar a brincadeira um pouco além e criaram a primeira batalha de robôs gigantes, com aproximadamente 4m de altura e armados com armas e canhões de paintball, já que eram tripulados, e até uma serra elétrica os robô causaram uma pequena destruição que pode ser vista no vídeo abaixo. Um ano antes, na Coreia do Sul, o exército já estava pensando um pouco mais além e construiu um robô militar com um estilo avatar e/ou matrix, o robô ainda é um protótipo e apesar de precisar dos cabos de sustentação, já pode antar e mover os braços. A Coreia tem planos de, quando completo, colocá-lo para patrulhar a fronteira entre as Coréias.

Titan
2012 - Robô de 2,4 m de altura é controlado de modo remoto para interagir com o público. A Cyberstein Robots Ltd vem desenvolvendo, desde 1999, uma linha de robôs controlados remotamente e que podem participar de eventos públicos, especialmente na divulgação de tecnologia. Os modelos atuais Titan Mk4 e Mk5 ainda dependem do operador remoto, mas a companhia espera que os modelos Mk6 e/ou Mk7 sejam completamente autônomos e independentes de um controle humano direto e em tempo real.
No modelo atual, o robô depende das informações captadas a partir do meio ambiente e transmitidas ao operador. O modelo Titan Mk5 possui vários sensores e uma câmera 3D colocada na proximidade de um espectrômetro. Este último fica localizado atrás de um espelho dicróico, implantado no peito do robô. Dessa maneira, é possível identificar variações de cores e sombras, permitindo ao robô, por exemplo, verificar se alguém está vestindo roupas vermelhas ou azuis. De qualquer forma, a resposta final ainda depende do orientador humano que controla os movimentos do robô.

Super Guzzilla
Conheça o Super Guzzilla: um robô tanque que pesa mais de 15 toneladas e fica a 5 metros. Tem um corpo de alumínio e um cortador e triturador industriais. O robô é desenvolvido por Taguchi.

Tradinno
O maior robô do mundo é um dragão motorizado cuspidor de fogo, nomeado de Tradinno. O nome Tradinno é uma mistura de tradição e inovação.

Mark II
Mark II, o primeiro robô americano, gigante e pilotado, totalmente funcional”, disseram os dois fundadores dos MegaBots. “E como somos americanos, incorporámos armas mesmo muito grandes”, acrescentou. A luta aconteceria dentro de um ano, colocando frente-a-frente os dois robôs.






Kurata
Apenas construir algo gigantesco e colar armas… isso é super americano”, provocou o CEO japonês Kogoro Kurata. “Não podemos deixar outro país ganhar isto. Os robôs gigantes fazem parte da cultura japonesa. Por isso precisamos de um combate corpo-a-corpo”. Kurata ultrapassa o robô americano no que toca a “tecnologia de mãos”.

Fonte:
Observador

Gigantes do Mundo

Reddit

O Arquivo

Medium


Comentários

Postar um comentário