Ultraseven é uma série de TV japonesa de tokusatsu. Produzida pela Tsuburaya Productions, foi exibida pela TBS entre 1º de Outubro de 1967 até 8 de Setembro de 1968, com um total de 49 episódios. Criado por Eiji Tsuburaya, esta sequência de Ultraman se tornou uma das grandes séries de fantasia produzidas no Japão. Sua popularidade foi tanta, que o herói Ultra Seven (ou simplesmente 'Seven') fez aparições em quase todas as outras séries da franquia 'Ultra', tendo, inclusive mais exposição do que o original Ultraman (embora o original Ultraman seja sem dúvida o mais conhecido dos Ultras).
Ultraseven é algumas vezes incorretamente chamado "Ultraman Seven" por muitas fontes fora do Japão. Tanto a série como seu herói pode também ser chamados de Ultraseven (sem espaço).
História
Em um futuro não muito distante, a Terra se encontra constantemente sob o ataque de ameaças extra-terrestres. Para os combater, a Força de Defesa Terrestre forma o Esquadrão Ultra , uma equipe de elite com seis membros que utilizam veículos e armamentos de alta tecnologia. Junto ao Esqudrão Ultra está o misterioso Dan Moroboshi que, secretamente, é um alienígena da Terra da Luz na Nebulosa M-78, Ultraseven.
Personagens
- Comandante Kaoru Kiriyama é o capitão do Esquadrão Ultra. Natural de Tóquio.
- Ator: Shōji Nakayama
- Shigeru Furuhashi é outro membro do Esquadrão Ultra. Muitos anos mais tarde, ele seria um alto comandante da TDF e um dos poucos aliados de Ultraseven. Ele é de Hokkaido.
- Ator: Sandayū Dokumamushi, que anteriormente tinha sido o Patrulheiro Daisuke Arashi em Ultraman.
- Anne Yuri é o único membro feminino do Esquadrão Ultra, e também o mais jovem. Ela é a operadora da equipe de comunicação e enfermeira, mas é ainda muito eficaz em ação. Tem uma queda pelo colega Dan Moroboshi. Ela também é de Tóquio.
- Atriz: Yuriko Hishimi
- Soga é atirador especialista no Esquadrão Ultra. Ele é divertido mas feroz na batalha. Ele é amigo de Dan Moroboshi. É do sul de Kyushu.
- Ator: Shinsuke Achiha
- Amagi é o estrategista. Ele é de Nagoya.
- Ator: Bin "Satoshi" Furuya, anteriormente o ator dublê de Ultraman.
- Dan Moroboshi / Ultra Seven (agente 340), o personagem-título, natural da Terra da Luz na Nebulosa M-78, o mesmo planeta de Ultraman. Originalmente enviado para mapear a Via Láctea, ele visita a Terra e esta o cativa. Em sua primeira visita ele salva a vida de um jovem alpinista chamado Jiro Satsuma, que quase cai para a sua morte ao salvar um companheiro alpinista. Em vez de fundir-se com ele, como fez Ultraman com o Patrulheiro Shin Hayata, 340 transforma-se em uma cópia do inconsciente Jiro (no episódio 17 é revelado como isso aconteceu). No entanto, muda seu nome para Dan Moroboshi para evitar confusão. Dan carrega consigo três cápsulas-monstro. Com elas pode invocar três monstros ajudantes: Windam, Aguira e Mikras. Um homem misterioso, mas amigável, Dan se junta ao Esquadrão Ultra como sexto membro. Desconhecido para eles ou qualquer outra pessoa, ele salva a Terra de invasões alienígenas como o Agente 340, batizado pelo Esquadrão como seu "7° membro honorário", Ultra Seven.
Veículos
- Terrestre: Chrysler Imperial, modelo de 1957 (carro)
- Aéreo: Gavião Ultra 1 (divisível nos módulos Alpha, Beta e Super Gama), Gavião Ultra 2 e 3 (caças)
Dados
Altura: 40 metros
Peso: 35.000 toneladas
Velocidade de voo: Mach 120.9
Velocidade de corrida: Mach 6.55
Velocidade de nado: 769 km/h
Velocidade de tunelamento: Mach 1
Salto em distância: 2300 metros
Planeta natal: Terra da Luz, Nebulosa M-78, 2.000.000 anos-luz da Terra
Forma humana: Dan Moroboshi
Item de transformação: Ultra Eye
Armas mortais: Eye Slugger e Wide Shot
Peso: 35.000 toneladas
Velocidade de voo: Mach 120.9
Velocidade de corrida: Mach 6.55
Velocidade de nado: 769 km/h
Velocidade de tunelamento: Mach 1
Salto em distância: 2300 metros
Planeta natal: Terra da Luz, Nebulosa M-78, 2.000.000 anos-luz da Terra
Forma humana: Dan Moroboshi
Item de transformação: Ultra Eye
Armas mortais: Eye Slugger e Wide Shot
Músicas
- ウルトラセブンの歌 (Urutora Sebun no Uta) - "A Canção Do Ultra Seven"
- Letra: Kyōichi Azuma
- Composição e arranhos: Tōru Fuyuki
- Artista: Misuzu Children's Choral Group
No Brasil, a série foi exibida pela Rede Tupi em diversas praças já que não havia a obrigação das afiliadas da rede exibirem os mesmos filmes da cabeça de rede (leia-se TV Tupi - Canal 4 - SP) no início dos anos 70. Integrou, já em meados da década, o cast de atrações do Clube do Capitão Aza. Este e outros seriados e desenhos que eram exibidos na Tupi pertenciam ao acervo da distribuidora Teleshow e esta por volta de 1978 entrou com ação judicial cobrando os valores referentes as exibições de suas atrações que em sua maioria estavam alugados a Rede Tupi e suas afiliadas. Quando a Tupi faliu em Julho de 80, muitas séries e desenhos como Ultraseven foram parar na Record/TVS rede que se formara com as antigas afiliadas da Rede Tupi e que não tiveram o seu canal cassado pelo decreto governamental que extinguiu a rede. Por essa época era exibida na grade de programação com Robô Gigante da Record/TVS. Depois que Silvio Santos ganhou o Canal 4 em São Paulo (antiga Tv Tupi -SP) e criou a partir deste, o SBT, Ultraseven ficou sendo uma das atrações da Record (Canal 7). Sua última exibição no Brasil data-se do ano 1986, quando era exibida às 8h da manhã na mesma Rede Record, quando perdeu espaço para um programa evangélico e nunca mais voltou ao ar. Desde 2010 a série está sendo exibida pela Rede Brasil de Televisão (SP) canal 50 de segunda à sexta as 13:30. O episódio 12 foi cancelado no Japão pois, abordava a tragédia que aconteceu em Hiroshima e Nagazaki, pois nesse episódio, alienígenas distribuíam relógios para as crianças para extraríerm o sangue delas, mas no Brasil chegou a passar.
Dublagem Brasileira
Cinecastro, Rio de Janeiro e São Paulo, em 1969.
Elenco:
- Dan: Celso Vasconcelos;
- Furuashi: Ary de Toledo;
- Soga: Carlos Marques;
- Amagi: Mauricio Barroso;
- Annie: Mara Di Carlo ;
- Capitão Kiriyama: Magno Marino/Gualter de França/Magno Marino;
- Kurata: Francisco Milani;
- Narração: Emerson Camargo;
Fonte:
Wikipédia
Comentários
Postar um comentário