Xena- A Princesa Guerreira


Xena é uma personagem fictícia na franquia Xena: Warrior Princess, de Robert Tapert, criada por Tapert e John Schulian e interpretada pela atriz Lucy Lawless.
Xena é a protagonista da história, e a série foca em sua busca por redenção devido ao seu passado criminoso; logo após seus 17 anos Xena deixou sua aldeia e se torno uma ladra e assassina aterrorizando a região da Hélade como guerreira de Ares, o deus da guerra, mas arrependeu-se de seus pecados após conviver com Hércules e decidiu usar suas habilidades de luta para ajudar pessoas e aliviar sua culpa; Xena é acompanhada por Gabrielle, que no decorrer do programa se torna sua melhor amiga e principal aliada.

A personagem foi criada para a série de TV americana Hercules: The Legendary Journeys em 1995, sendo, depois, transformada em personagem principal para sua própria série em 4 de setembro de 1995 e na subsequente série em quadrinhos de mesmo nome publicada entre 1997 e 2007, aparecendo ainda em várias outras mídias como livros, videogames, bonecos de ação e no filme animado Hercules and Xena: The Battle for Mount Olympus, de 1998. O programa durou seis anos e Xena é apontada como responsável por uma mudança nos gêneros de ação e aventura e como pioneira em uma nova fase de mulheres em papéis de ação, sendo, hoje em dia, considerada um ícone da televisão mundial assim como um modelo feminista.
A própria série se tornou frequentemente referida em video games, quadrinhos e televisão, e tem sido frequentemente imitado, a própria Lucy Lawless tem participado em várias paródias, e acrescentando sua voz para algumas animações sobre o personagens. Xena tornou-se um sinônimo de força feminina e é comummente usado em revistas artigos e opiniões em filmes. Por exemplo, o filme Rei Arthur foi comparado com Xena num certo número de opiniões.
Xena inicia uma jornada em busca da sua redenção pelos erros cometidos no passado, quando liderava tropas de guerra e não tinha misericórdia alguma com seus inimigos. Xena, então, passa a aproveitar suas impressionantes habilidades como lutadora para ajudar as pessoas que cruzam seu caminho. Nessa jornada, ela conta com Gabrielle, que, no começo da série, era apenas uma garota inocente do interior, mas que, com o passar dos anos, tornou-se também uma exímia guerreira e a maior aliada da protagonista.\nXena: A Princesa Guerreira originou-se da série Hércules: a ideia inicial era que Xena aparecesse em apenas três episódios, mas, devido ao sucesso da personagem, ela terminou ganhando uma série apenas para si.\nXena foi a personagem que marcou a carreira da atriz Lucy Lawless, que apenas voltou para outro grande papel na televisão em Battlestar Galactica, como a cilônia Número Três ou D'Anna Biers.\nHoje, uma década após o fim da série, Xena: A Princesa Guerreira é considerada um fenômeno cult, tendo feito sucesso em mais de 100 países, incluindo o Brasil, onde foi exibida pelo SBT e a Rede Record.

Personagens

Xena
Xena nasceu na cidade de Anfípolis, na Heláde, onde hoje se localiza a moderna Grécia. Era a filha da taberneira Cyrene e do guerreiro Atrius tendo tido dois irmãos, Lyceus e Toris. Certa noite, seu pai chegou bêbado de uma guerra dizendo ter de sacrificar Xena em nome do deus Ares. Mas para evitar isso, Cyrene matou Atrius e não revelou isso a Xena.
Toris era o mais velho dos três irmãos. Por isso passou a ser a mão direita da mãe, ajudando-a a manter a família. Enquanto isso, Xena e Lyceus passavam seus dias entre jogos e aventuras como os melhores irmãos do mundo e melhores amigos também. Passavam as tardes inteiras pescando, atividade que na verdade faziam mais por insistência da pequena Xena que por entusiasmo de Lyceus. Assim os anos passaram e tanto Xena quanto Lyceus cresceram e se tornaram jovens habilidosos na arte da luta, devido às horas que passavam treinando suas aptidões para a arte da guerra. Eles também nutriam um grande amor pela família.
Xena ganhará uma nova versão esse ano, de acordo com o Hollywood Reporter, a nova Xena será uma versão da heroína nos tempos atuais, uma mistura de Lucy Lawless, a atriz que fez o papel da protagonista durante seis temporadas na série original, e Katniss Everdeen, a principal personagem de Jogos Vorazes

Gabrielle

Gabrielle é uma personagem fictícia da série de tv Xena: Warrior Princess (Xena, a Princesa Guerreira no Brasil e em Portugal) interpretada por Renee O'Connor.
Nascida em Potédia, no Norte da Grécia, de Hécuba (Lisa Crittenden - primeiro episódio, e interpretada por Linda Jones no episódio Sins of the Past) e de Herodotus (Geoff Snell), Gabrielle também tem uma irmã mais nova, Lila (Willa O'Neill), e um noivo na época em que conhece Xena, Perdicas (Scott Garrison, primeiro intérprete e Anton Bentley no epsisódio Sins of the Past). Desde pequena Gabrielle estuda de tudo um pouco, mas sua paixão é a poesia. Nessa época, depois de conversar com filósofos e astrólogos, descobre que tinha o dom da Profecia (só revela essa fato no epsisódio "One Against an Army").
Durante a primeira parte da 1ª temporada, Gabrielle ajuda Xena do único modo que sabe, falando, o seu "dom". A partir do epsisódio "Hooves and Harlots", Gabrielle aprende a lutar com o cajado, sua primeira arma. Muitas coisas acontecem com a Princesa Amazona depois disso: Reencontra Perdicas, seu antigo noivo abandonado ("Beware of Greeks Bearing Gifts"), ganha o concurso pra entrar na Academia Ateniense de Poetas ("Athens City Academy of the Performing Bards"), toma o lugar de Xena quando esta está doente ("The Greater Good"), morre pela primeira vez ("Is There A Doctor in the House?"), isso tudo só no primeiro ano da série.
Na segunda temporada, Gabrielle torna-se uma "bacante" (espécie de vampira seguidora de Baco), casa e vê seu marido Perdicas serassasinado 1 dia após sua Lua-de-Mel por Callisto e se torna a nova Rainha Amazona, deixando no entanto Ephiny como regente.
Na 3 temporada, Gabrielle mata pela primeira vez, tentando se defender de cultistas do Deus das Trevas, Dahak (o diabo), é espiritualmente estuprada em seguida por essa força das trevas e da a luz a uma criança poderosa e diabólica, que será a grande vilã da terceira temporada, Esperança.
Na 6ª temporada, Gabrielle vai para o Japão com Xena para destruir o demônio Yodoshi. Mas para conseguir matá-lo, Xena deve morrer e então assim, ela é decapitada em uma batalha. Gabrielle recupera suas cinzas para ressuscitar Xena, que não quer voltar a vida se para isso tiver que condenar a alma de 40.000 pessoas que assassinou no Japão quando era má. No fim da série, Gabrielle está em um barco rumo a Terra dos Faraós (Egito) que precisa da "garota com o chakram", que agora se aplica a ela e não mais a Xena.


Joxer
Joxer o poderoso era um grande personagem recorrente em Xena: Warrior Princess e Hercules: The Legendary Journeys . Ele foi um dos mais próximos amigos de Xena e Gabrielle . Embora ele era incapaz de lutar e não era o mais esperto de pessoas (e principalmente alheio a isso), ele era um amigo leal e extremamente confiável. Ele foi um dos três trigêmeos idênticos, seus irmãos sendo Jett , um assassino profissional, e Jace , um artista pouco chamativo. Ele não tinha uma estreita relação com qualquer um deles, embora implicações levaria a crer que ele estava mais próximo de Jett do que ele era Jace.

Salmoneus

Quando ele conheceu Hercules , Salmoneus era um vendedor de toga viajar. Ele propôs uma linha de togas nomeadas para Hercules . O herói transformou-o para baixo e Salmoneus foi escolhido para ser pai aos filhos das 50 filhas do rei téspio que estavam seguindo Hércules. ( HTLJ "Eye of the Beholder ").
Tendo desistido de vendas toga, Salmoneus próxima encontrou Herculesno caminho para Nespa para o casamento de Penélope e Marcus . Ele destina-se a tentar vender imóveis em Macedónia para os convidados do casamento. Durante o casamento, Hercules foi envenenado e foi temporariamente cego. Quando um grupo de centauros raptou a noiva e sua dama de honra , Salmoneus tinha que agir como Hercules olhos 'para o herói pode salvar o dia ( HTLJ " Como Darkness Falls ").


Calisto
Calisto era um personagem recorrente em Xena: Warrior Princess eHercules: The Legendary Journeys . Ela foi um dos senhores da guerra mais sangrenta e implacável do tempo, devido ao testemunhar as mortes terríveis de sua mãe , pai e irmã nas mãos de Xena , durante uma agressão caótica em sua aldeia . Ela construiu uma relação antagônica com Xena ao longo dos anos, (juntamente com outros, nomeadamenteGabrielle e Hercules ) constantemente tentando destruí-la, tanto mentalmente e fisicamente.





Ares
Suave, charmoso, espirituoso, mas implacável e amoral, Ares representa muitas vezes, especialmente nas primeiras temporadas, o poder sedutor da guerra e do lado negro. Ele repetidamente tenta seduzir Xena longe de sua busca por redenção ao lado de Gabrielle , e conquistá-la como sua rainha Warrior.  Ele oferece seus enormes exércitos e vitórias históricas, grande riqueza e grande poder, e em épocas posteriores o seu amor,  oferece o qual ela consistentemente rejeita apesar de ser às vezes tentados.




Curiosidades

  • Apesar de não possuir qualquer tipo de nobreza, Xena é ocasionalmente chamada de A Princesa Guerreira, talvez pelo fato de sua extrema maestria, quase nobre, na arte de combate. Outras alcunhas, porém, incluem Destruidora de NaçõesLegendária Xena ou Flagelo dos Deuses.
  • Xena apareceu primeiramente como personagem secundário na série Hercules: The Legendary Journeys, de fato, começou em três episódios da primeira temporada de Hercules, The Warrior PrincessThe Gauntlet e Unchained Heart; A personagem fez tanto sucesso que ganhou série própria, e voltou em Hercules em mais 3 episódios: Jugdement DayArmageddon Now II e Stranger in a Stranger World.
  • Primeiramente, Xena seria interpretada pela atriz Vanessa Angel, mas uma doença a impediu de viajar para as gravações, também foi descartada a atriz Melinda Clarke, então a atriz Lucy Lawless foi escolhida.
  • Ao todo, Xena morreu 4 vezes durante a série.
  • Ao todo, durante a série, Xena foi atingida por 8 flechadas, 1 Dardo e atingida duas vezes por seu próprio Chakram.
  • Em uma gravação de um épisodio,Lucy Lawless caiu do cavalo e sofreu um aborto espontaneo em 1997.

Fonte
Exame

Comentários

  1. Xena é chamada de princesa guerreira pois Lao ma ( regente de uma das casas imperiais da terra do sol nascente) lhe deu esse título.

    ResponderExcluir

Postar um comentário