O Verdadeiro Frank Dux

Frank William Dux nasceu no dia 13 de julho de 1958, é um lutador de Artes marciais americano e um coreógrafo de lutas para filmes. Dux criou seu próprio estilo da arte marcial, conhecida como Ninjútsu, no ano de 1975, chamado de "Dux Ryu Ninjutsu". Ele foi a inspiração para o filme de 1987O Grande Dragão Branco, estrelado por Jean-Claude Van Damme.
Dux afirma que foi introduzido e treinado na arte marcial Koga Yamabushi Ninjútsu por Senzo Tanaka. O estilo Dux Ryu Ninjitsu, de Dux, não é considerado um estilo Koryū ( uma forma feudal de Ninjútsu do século 15), mas é reivindicada por ele, por ser baseada nos princípios do clã Koga e no estilo de luta Ninja. Frank dux formulou uma técnica propria na qual ele chama de DUX FASST (Focus-Action-Skill-Strategy-Tactics/br: Concentração-Ação-Habilidade-Estratégia-Tática).
As reivindicações de ser o criador desse estilo de luta por Dux e a sua experiência militar, foram contestadas, inclusive se ele realmente lutou no chamado Kumite. De acordo com o jornal Los Angeles Times, a organização que supostamente organizou o Kumite, tinha o mesmo endereço da casa de Dux, e o troféu que ele afirma ter ganhado foi comprado por ele em uma loja local.
Ele também afirma que seus críticos fazem parte de uma conspiração para desacreditá-lo, liderada pelo mestre de Ninjitsu Stephen K. Hayes, que o vê como uma ameaça.
Dux escreveu uma autobiografia intitulado The Secret Man: An American Warrior's Uncensored Story. A vida de Dux foi uma inspiração para o filme O Grande Dragão Branco, na qual ele co-escreveu e coreografou. Jean-Claude Van Damme, interpretou esse filme como Frank Dux. No filme The Quest (br: Desafio Mortal), Dux foi co-autor.

O Grande Dragão Branco
Bloodsport ou O Grande Dragão Branco é um filme norte-americano de artes marciais de1988, dirigido por Newt Arnold e estrelado por Jean-Claude Van DammeRoy ChiaoDonald Gibb e Leah Ayres. O filme é parte ficção e parte com base em alegações feitas pelo artista marcial Frank Dux. Ele vendeu bem na bilheteria, arrecadando $11,806,119 internamente com um orçamento de $1,500,000. Bloodsport era um dos primeiros filmes estrelados por Van Damme e mostrou suas habilidades atléticas. Ele realiza inúmeras proezas físicas, tais como estilo de helicóptero, salto com chutes giratórios, e uma completa espacate.
Sinopse
Foi neste filme de Newt Arnold que o ator belga Jean-Claude Van Damme deu os primeiros passos da sua carreira cinematográfica nos Estados Unidos, precisamente numa história baseada em acontecimentos verídicos. Van Damme é Frank Dux, um jovem treinado em Ninjutsu que aprendeu os rudimentos das artes marciais através dos ensinamentos do seu mestre Senzo Tanaka. E será precisamente num tributo à Senzo que Frank aceita participar do famoso, exigente, mortífero e clandestino torneio Kumite, em Hong Kong, tornando-se assim o primeiro ocidental a ganhar aquela competição.

Produção
O verdadeiro Frank Duk
trabalhou como coordenador das lutas no filme. Entre 1975 e 1980 ele participou de 329 lutas, sem ter sido derrotado. Quando Jean-Claude Van Damme foi contratado, Frank Dux disse que ele não estava na forma adequada para o papel. Desta forma o colocou em um programa de treinamentos de três meses, classificado pelo ator como "o treinamento mais difícil de sua vida". Frank Dux afirmou não ser muito fã das habilidades de Van Damme: “Ele é um lutador OK e um grande exibicionista. Ele queria um papel no filme e estava ansioso. Ele quase deslocou seu ombro tentando fazer algo que não sabia: "Eu o treinava três vezes por semana e o ensinei a lutar nos filmes. Aprendemos juntos a deixa-lo bem nas telas". Frank Dux narra uma cena de bastidores onde brigou de verdade com Jean-Claude Van Damme: "Estávamos ambos malucos. Eu falei pra ele me encontrar no topo do Hotel Victoria que eu o mostraria quem era o campeão. Falei para lutarmos em uma plataforma que não tinha mais que 40 cm de largura, a 60 andares de altura. Eu dei um chute giratório e encarei ele. ‘Frank, você é louco’, ele disse. Depois disso fomos jantar e ele nunca mais levantou a voz para mim. Mesmo quando eu o levei ao tribunal". Mesmo após o término das filmagens, Bloodsport corria o risco de jamais ser lançado. Foi o próprio Jean-Claude Van Damme quem ajudou na edição, sem ser creditado pela funçãoe Jean Claude Van Damme sempre levava seu cão, Buffy, ao set de filmagem. Posteriormente, Frank Dux diz que não assiste ao filme. "Para mim é só uma memória. Fico orgulhoso".Frank Dux admitiu que não conheceu seu mestre ao invadir sua asa, como conta o filme. “Isso foi o roteirista tomando liberdade na história. Quase entrei na Justiça por causa disso. Foi desrespeitoso”. Mas a cena onde Van Damme fica cego durante a luta teria acontecido de verdade, segundo Dux: "Quando você está em uma situação desesperada como esta, você precisa encontrar seu nirvana para entrar na luta novamente". Na luta contra Pumola, quando Van Damme o atinge na área genital, Dux explica que na realidade o soco era na bexiga: "Ficou parecendo isso por causa do ângulo". O lutador Dux diz que parte de seu sucesso como lutador se deu em função de um problema físico. Quando era pequeno, teria nascido com os pés tortos e usado aparelhos para correção. “Isso me acostumou com a dor”. Segundo Frank Dux, não havia nenhum dublê no filme: “Não estávamos pagando por nenhum dublê. Quando fizemos o casting, não era necessário saber artes marciais, mas todos tinham que aprender a levar um soco. Muitos dos aras eram especialistas em dança”.
O jogo de luta que Jean-Claude Van Damme e Donald Gibb competem é o jogo de arcade Karate Champ.
A maioria das falas de Bolo Yeung é idêntica às de Bruce Lee em Operação Dragão (1973), onde Yeung também aparece.
Paulo Tocha, intérprete do lutador de Muay Thai chamado Paco, posteriormente se tornou campeão da luta.
O Dim mak, ou toque da morte é um movimento lendário no folclore das artes marciais chinesas, foi utilizado de forma fictícia por Jean-Claude Van Damme no filme. O Dim mak é um ataque sob pressão onde o agressor acerta rapidamente e várias vezes diversas partes do corpo da vítima. Sua aplicação resultaria em espasmos e paralisia muscular, vários ossos quebrados e poderia levar à morte. A personagem Jade Fox, interpretada por Cheng Pei-pei em O Tigre e o Dragão (2000), aplica este golpe.

Fonte:
Wikipédia

Comentários

  1. amo a todos voces sou sua fa predileta ueria muito conhece-los pessoalmente

    ResponderExcluir

Postar um comentário