A Modelo que não Envelhece

Todos nós conhecemos pessoas que parecem ter muito menos idade do que têm. É um fenômeno natural sempre atribuído a fatores estéticos. Se uma pessoa está em boa forma, não é careca e não tem cabelos grisalhos, automaticamente parece mais jovem. Porém um novo estudo, publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, mostra que há pessoas que realmente não envelhecem ou o fazem muito mais lentamente.
A eterna juventude parece existir, mesmo que apenas para uma única pessoa, Apasra Hongsakula. Essa mulher nasceu em 19 de janeiro de 1947, na Tailândia. Ela foi a primeira representante da Tailândia a ser coroada Miss Universo, em 24 de julho de 1965, em Miami, nos Estados Unidos. Foi apelidada na adolescência de "Pook", "Gorda", por sua mãe, por ela ter sido um bebê gordinho. Depois de ser coroada Miss Tailândia, no início de 1965, foi preparada para disputar o Miss Universo pessoalmente por Sua Majestade, a Rainha da Tailândia, Sirikit.
Suas melhores qualidades eram a elegância natural, uma pele de porcelana e a serenidade da realeza. Desde que chegou a Miami, viveu em um protocolo real, demonstrado por sua posição, beleza e guarda-roupas excelente. Ela conquistou o público e os jurados com sua beleza exótica e com os costumes de realeza da Tailândia, fora do estereótipo latino ou caucasiano que dominavam o Miss Universo.

Depois de coroar sua sucessora, Apasra voltou para a Tailândia e se casou com um primo da rainha Sirikit, um milionário, dono de um centro comercial. Este casamento, que gerou um filho, terminou em divórcio. Mais tarde, nomeada como embaixadora da cultura pelo Ministério da Autoridade de Turismo da Tailândia, ainda é uma figura reverenciada em seu país, como um membro da família real, e está sempre envolvida em campanhas que oferecem benefícios para as populações economicamente mais vulneráveis.

Ela voltou a ter contato com o Miss Universo duas vezes, como jurada das edições de 1973, em Atenas e de 1979, em Perth, na Austrália. Apesar de tudo isso, a fama lhe veio por causa de uma fotografia publicada na rede onde ela não parece ter envelhecido.
Sua aparência jovem gerou uma onda de comentários nas redes. Algumas teorias sugerem que seria devida a muitas cirurgias estéticas e tratamentos antirrugas, mas outros rejeitam tais teorias. O representante de Apsara negou que a modelo tenha recorrido a qualquer tipo de terapia de rejuvenescimento estranho e caro, e afirmou que a única coisa que mudou foi seu cabelo.
Apasra disse em um comunicado que tem aparência jovem porque mantém uma vida saudável, baseada em boa nutrição e exercícios físicos diários. Apasra tem o seu próprio spa em Bangkok.  
Uma doença extremamente rara e desconhecida, identificada apenas em meninas no momento, pode ajudar a revelar as causas genéticas que provocam o nosso processo de envelhecimento e, quem sabe, frear este processo. Gabrielle Williams e Brooke Greenberg são meninas que parecem não envelhecer em um ritmo normal. Aos nove anos, Williams pesa apenas 5,4 quilos e requer cuidados de uma criança muito pequena. Já Greenberg, de 16 anos, tinha apenas 30 centímetros de altura e pesava 7,2 quilos. Ela ainda possuía dentes de leite e não conseguia falar. Morreu no ano passado, aos 20 anos. O caso das duas meninas foi estudado pelo biólogo Richard Walker, de 74 anos, que acredita que a chave para acabar com o envelhecimento 
pode estar em uma doença que nem sequer tem um nome real e é chamada de “síndrome x". Ele identificou quatro meninas com essa condição, em que a pessoa parece estar presa a um permanente estado de infância, ou seja, ocorre uma parada dramática no desenvolvimento. Ele suspeita que a doença é causada por uma falha no DNA das meninas. De acordo com Walker, desde o nascimento até a puberdade, a mudança no nosso corpo é crucial: nós crescemos e amadurecemos. Depois disso, nossos corpos adultos não precisam mudar, mas ficar em “manutenção”. “Se você construiu a casa perfeita, chega uma hora em que você não vai querer mudar mais nada", diz Walker. "Quando você construiu um corpo perfeito, você vai querer parar de brincar com ele. Mas não é assim que a evolução funciona." O que Walker está buscando no estudo dos casos das meninas é justamente esse fator que “interrompe” o processo de desenvolvimento dos nossos genes. “No início, adicionar coisas à casa pronta pode não trazer muitos problemas. Há também um telhado frouxo ali, uma janela quebrada lá. Mas, eventualmente, a fundação pode não sustentar o que está acontecendo e a casa desaba. Isto, é o envelhecimento”, aponta Walker. De acordo com estudos, o envelhecimento faz parte do nosso desenvolvimento e estaria na nossa “programação” de vida. Alguns aceitam este fato como algo imutável da vida e contra o qual nada podemos fazer. Contudo, para Walker, é possível encontrar a chave que “congela” o processo de envelhecimento, mas, ele mesmo admite, será preciso muito tempo para chegar a algum resultado conclusivo.  

 Fonte: 
Mosaic Science

Mata Curiosidade
http://www.matacuriosidade.com.br/o-misterio-da-modelo-que-nao-envelhece

Para os Curiosos
https://www.paraoscuriosos.com/a3153/o-misterio-da-modelo-que-nao-envelhece

History
http://seuhistory.com/noticias/individuos-com-doenca-rara-nao-envelhecem-e-podem-ser-chave-para-um-grande-passo-da-ciencia

Comentários