Chapolin Colorado, o Kamen Rider de Pobre


Chapolin Colorado é uma série de televisão mexicana exibida originalmente entre 1970 e 1979. Criado e estrelado pelo ator e escritor Roberto Gómez Bolaños, a série parodiava os heróis norte-americanos e fazia constantemente críticas sociais em relação à América Latina.
Nos primeiros episódios a falta de estrutura da pequena emissora local em que era exibido era muito evidente. Poucos atores participavam, entre eles se destacavam Ramón Valdez e Maria Antonieta de las Nieves, que já trabalhavam no programa de Chespirito desde 1968. Os capítulos tinham em média 10 minutos de duração, ainda dentro do programa Chespirito. Lá surgiram, ainda como figurantes, Florinda Meza e Carlos Villagrán.

Produção
Em 1968, Roberto Bolaños escrevia roteiros para Cómicos y canciones e para a dupla de comediantes "Viruta e Capulina", quadros do programa Sábados de la fortuna. Com o sucesso desses quadros, passou a escrever roteiros de humor para diversos comediantes. Foi quando o produtor Sergio Peña ofereceu-lhe um espaço no programa. Seriam duas ou três intervenções de oito a dez minutos cada, todos os sábados. Bolaños criou, então, dois quadros: Los supergenios de la mesa cuadrada e El ciudadano Gómez. Em 1970, a emissora Televisión Independiente de México resolve aumentar para uma hora o tempo de exibição dos projetos de Bolaños, que teria, agora, um programa só seu. Os quadros foram unificados e criou-se Chespirito, que era exibido às segundas-feiras em horário nobre, e incluía diferentes esquetes de humor.
Foi então que nasceu o Chapolin Colorado. O herói foi bem aceito e ofuscou o maior sucesso de Bolaños até então, Los Supergenios de la mesa cuadrada, e ganhou espaço próprio. Os estilos de humor dos dois programas eram bem diferentes: "Los supergenios" fazia piada em cima de notícias do dia-a-dia. O herói pela sua fama, foi vendido a empresa de hipermídia (DC Comics México) em 1975, e foi ficando cada vez mais famoso no Norte e Sul Americano. Lidava com o factual e muitas vezes se referia a questões políticas. Tinha, portanto, um humor datado, além de ser um programa eminentemente adulto. Chapolin, ao contrário, não tinha piadas datadas, o que permitiu que o programa durasse muito tempo. Possuía um humor abrangente e, assim, mais comercial.
Chespirito, tinha feito o personagem para que outros atores o interpretassem como um filme, e que rapidamente foi rejeitado devido as características do personagem. O próprio Chespirito abandonou esta ideia e o fez como um quadro em seu programa, dando vida ao personagem.  O seriado tinha apenas o protagonista como personagem fixo, mas possuía alguns personagens que frequentemente apareciam em episódios, como os vilões Quase Nada, Tripa Seca, Rasga Bucho, Chinesinho, entre outros. Em alguns episódios, a crítica aos heróis norte-americanos se torna ainda mais visível, com as aparições de Super Sam, interpretado por Ramón Valdés, um super-herói tipicamente norte-americano. O personagem tem em seu uniforme as cores da bandeira dos Estados Unidos, utiliza expressões em inglês, e carrega um saquinho de dinheiro, numa crítica direta ao capitalismo selvagem dos Estados Unidos. Chapolin é um personagem atemporal. Aparece nos lugares mais exóticos das mais variadas épocas: no Velho Oeste, na Idade Média, no Renascimento ou até no Espaço sideral. Para que Chapolin apareça de qualquer lugar, sem o menor aviso, basta que alguém pronuncie as palavras "Oh! E agora quem poderá me defender?" e ele surge, frequentemente tropeçando em alguma coisa e sempre respondendo ao apelo: "Eu!". A começar pela entrada nada triunfal, o herói não impõe muito respeito e quase sempre é ridicularizado por seus inimigos.

Com exceção de Chespirito, o elenco geralmente interpretava personagens diferentes a cada episódio. Normalmente, os personagens a serem salvos tinham o mesmo nome do ator ou atriz que o interpretava, e muitas vezes os atores faziam papeis similares como Florinda Meza sendo uma donzela e Carlos Villagrán como seu marido.
Ao longo dos anos, o elenco atuante no seriado pouco mudou. Todo elenco fixo de El Chavo del Ocho participou da série, sendo que María Antonieta de Las Nieves era regular até meados de 1973 quando passou a ser recorrente, enquanto Angelines Fernández, Horácio Gomez Bolaños e Raul Padilla foram recorrentes durante toda série, participando geralmente de episódios que exigiam um elenco superior a cinco ou seis atores.
Abaixo estão listados o nome de cada ator e o personagem ao qual interpretava. Após o ponto-e-vírgula, estão os personagens de aparição recorrente.

Elenco
  • Roberto Gómez Bolaños: Chaves; Chapolin; Doutor Chapatín; Beterraba.
  • Carlos Villagrán: Vários personagens; Carlos; Quase Nada; Chinesinho; Fura-Tripa; Gorila; Homem Nuclear.
  • Ramón Valdés: Vários personagens; Tripa Seca, Peterete, Pirata Alma Negra, Super Sam; Racha Cuca; Rasga Bucho; Mão Negra.
  • Florinda Meza: Vários personagens; enfermeira, Rosa, a rumorosa; Garota Nova Rica; Diaba (na festa à fantasia).
  • Rubén Aguirre: Vários personagens; Poucas Trancas; Porca-Solta; Matadouro.
  • Edgar Vivar: Vários personagens; Botina; Severiano Mirón; Garrafa; Pança Louca; Almôndega.
  • Angelines Fernández: Vários personagens
  • María Antonieta de las Nieves: Vários personagens; Bruxa Baratuxa; Mitomaníaco; Fã do Chapolin.
  • Horacio Gómez Bolaños: Vários personagens; Lagoa Seca.
  • Raúl Padilla: Vários personagens
  • Ricardo de Pascual: Vários personagens
Legado da Série

Chapolin Colorado surgiu para satirizar os heróis norte-americanos com seus "superpoderes" e fazer uma crítica social em relação à América Latina. É um herói "sem dinheiro, sem recursos, sem inventos sensacionais, débil e tonto". O personagem surgiu em um momento de grande visibilidade para a América Latina. A estreia da série, foi em 1970, ano da Copa do Mundo de Futebol, realizada no México. E, logo após a Olimpíada, sediada também na capital mexicana em 1968, a região foi palco de movimentos estudantis em protesto à Guerra Fria, disputa ideológica, militar e espacial, entre Estados Unidos e União Soviética. A influência estrangeira nos países latinos foi tema recorrente em "El Chapulín Colorado".
Chapolin se enche de patriotismo ao declarar que seus defendidos não precisam de "heróis importados". O "polegar vermelho" surgiu quando o povo da América Latina se deu conta a urgência de se ter um herói local. Na série, a hegemonia dos países industrializados no mundo subdesenvolvido é simbolizada por meio de "Super Sam". O personagem é o paradigma do poderio norte-americano e usa um uniforme semelhante ao do Superman – com direito ao famoso símbolo no peito do traje azul – e cartola com as cores da bandeira norte-americana. Como nunca fora chamado para ajudar alguém, suas aparições eram fruto da intromissão nas ações do Chapolin. As referências históricas nos episódios de "El Chapulín Colorado", como a alusão à Guerra Fria ("De los metiches líbranos señor") e à relação entre norte-americanos e latino-americanos ("Todos caben en un cuartito, sabiéndolos acomodar"), permeiam o trabalho de Roberto Gómez Bolaños em "El Chapulín Colorado", buscando satirizar uma época conturbada no mundo dos anos 60 e 70 e a fraqueza latino-americana, em contraposição ao individualismo estadunidense.
Final da Série
Quando Chespirito resolveu desistir de continuar fazendo seus programas, depois de mais de 10 anos ininterruptos, produziu o capítulo final do Chapolin, em 1979. O episódio recorda os melhores momentos da série e os atores Rubén AguirreEdgar Vivar e Florinda Meza conversam sobre o personagem criado por Chespirito. Eles dizem que o Chapolin é um herói humano, numeram suas virtudes e também relembram momentos da série. No final, Chespirito agradece ao público por tê-lo prestigiado durante mais de uma década, parabeniza seus amigos atores e também a equipe técnica, dando mais destaque ao diretor do programa, Enrique Segoviano. As últimas palavras do Chapolin Colorado em seu capítulo final foram, "Não contavam com minha astúcia!". Depois disso, mostra-se a equipe desmontando e esvaziando o cenário, como um adeus definitivo.. Nos anos 80 o personagem voltaria às telas, porém do mesmo jeito que começou, como um quadro do programa Chespirito, conhecido no Brasil como Clube do Chaves. A série só foi acabar definitivamente em 1992. A saída de Carlos Villagrán foi o motivo do encerramento do Chapolin.
Versão Animada
 A aparência do Chapolin no desenho é a mesma que teve em Chaves em desenho animado. O seu primeiro episódio foi O Anel Perdido, onde um homem perde um anel e culpa a empregada e ela chama o Chapolin.

Exibição
Em 1971, Chapolin e Chaves estreavam na programação da emissora Televisión Independiente de México, que obteve ótima aceitação do público, principalmente do infantil. O êxito em televisões mexicanas chamou atenção de empresários do ramo e assim passou a ser exibido na Guatemala e posteriormente passou a ser transmitido também no Equador, aceitação foi tanta que muitas outras emissoras latinas começaram a se interessar pelos seriados de Bolaños. As séries abriram as portas das televisões estrangeiras não só para Bolanões como para as produções mexicanas de uma maneira geral. Em 1973-79, a Televisión Independiente de México se fundiria ao Telesistema Mexicano que eram três canais e dessa união surgiu a Televisión Via Satélite, mais conhecida como Televisa, que desde então, ficou responsável pelo seriado. Hoje, a emissora é a maior realizadora e exportadora de telenovelas do mundo. Chapolin fez muito sucesso e foi o primeiro seriado de televisão produzido no México a ser vendido para exibição no exterior. Teve até uma longa-metragem: Aventuras em Marte, lançado em 1981, era uma versão prolongada do episódio "O planeta Vênus".
Ainda em 1973-79, as séries eram líderes em audiência em quase toda América Latina. No México, o sucesso do seriado foi tamanho que em 1975-79 chegou a registrar 60% de share(válor de referência que indica a quantidade de televisores sintonizados em um canal, em comparação com o total de televisores ligados). E conforme foram se tornando conhecidos, os personagens iam consolidando suas características.
No Brasil
Há controvérsias sobre a estréia de Chapolin e Chaves no Brasil. Alguns fãs defendem que ela ocorreu no Programa do Bozo, às 12h de algum dia de agosto de 1984, não se sabe ao certo qual. No entanto, a informação oficial do SBT diz que a estréia ocorreu às 18h de 24 de agosto do mesmo ano, no programa TV Pow, apresentado por Sérgio Mallandro e Mara Maravilha. Chapolin estreou no Brasil com a exibição do episódio "O cleptomaníaco", em que Ramón Valdés é um conde que rouba selos do personagem interpretado por Carlos Villagrán. A aceitação foi ótima, e em 1990 foi comprado um novo lote, de cerca de sessenta episódios. Chapolin, então, passou a ser exibido em horário nobre, às 21h, em 76 episódios comuns a noite do SBT. A Editora Globo lançou a revista em quadrinhos do seriado, assim como a do seriado Chaves, o herói era grafado como "Chapolim".  Em 1993, a abertura dos bonecos é substituída por uma feita pelo próprio SBT. No decorrer dos anos, o horário de exibição do seriado mudou diversas vezes, e passou até a ser transmitido duas vezes por dia.

Em uma espécie de homenagem da parte dos Trapalhões, num episódio do quadro Trapa Hotel, Mussum usa uma roupa igual a do Chapolin, mas de cor preta e usando uma marreta como aquelas usada por peões de obra, usando o nome de Chapadon Preto. A Tectoy lançou o jogo Chapolim x Drácula: Um duelo assustador para Master System, que era uma adaptação autorizada do jogo Ghost House.
Em 18 de fevereiro de 2013, o SBT voltou a exibir o seriado, depois de vários anos fora do ar. Nesta exibição foram mostrados vários episódios que estavam perdidos. Porém, foi retirado do ar no dia 9 de março do mesmo ano.
Em 2014, durante o hórario eleitoral, o SBT exibe os episódios de Chapolin de 13:00 e 20:30hs. O programa foi novamente exibido no SBT, entre 5 de janeiro e 28 de fevereiro de 2015, de segunda a sábado às 13:30. A exibição do seriado foi cancelada e no lugar voltou a ser exibida As visões da Raven, o que gerou forte revolta por parte dos fãs do Chapolin.
Atualmente, a série está fora do ar pelo SBT. O seriado é exibido também no site Netflix. Além do Brasil, México, Argentina, Colômbia, Panamá, Costa Rica e EUA também têm a série disponível.

Lista de Episódios
A agitada caça a um delinquente
A aposta + A caricatura
A bailarina Mangova
A bola de cristal
A bomba do botina
A Branca de Neve e os 7 anões (parte 1)
A Branca de Neve e os 7 anões (parte 2)
A Branca de neve e os 7 anões (parte 3)
A Bruxa baratuxa
A casa mal assombrada
A casa velha
A chefatura de polícia
A civilização dos discotecas
A dona da ilha dos homens
A festa a fantasia (parte 1)
A festa a fantasia (parte 2)
A fortuna de Frederich Chopin
A guerra de secessão
A herança
A história de Cyranô de Berjerac
A história de Don Juan Tenório
A indigestão + O bolo envenenado
A mansão dos duendes
A múmia do museu
A ociosidade é mãe de um amigo meu
A picada da Serpente
A pistola paralisadora + Doentes por conveniência + Os prisioneiros de Maria Bonita
A revólver dado não se olham as balas
A romântica história de Juleu e Romieta (parte 1)
A romântica história de Juleu e Romieta (parte 2)
A troca de radiografias + O fotógrafo
A vendedora de flores
A volta da corneta paralisadora
A volta do renegado
Aristocratas vemos gatunos não sabemos
As melancias + Poucas trancas
As pirâmides do Egito
Cada um vale pelo que é
Chapolin e outras esquetes
Chapolin em Acapulco
Chapolin X Hitler
Cleópatra
De acordo com o Diabo
Documentos confidenciais (microfones ocultos)
Dr. Zurita
El Chanfle 1 (filme completo)
El Chanfle 2 (filme completo)
Estamos aqui para isso
Expedição arqueológica
Festa a fantasia (1974)
Festa a fantasia (1990)
Fotos no museu, não!
Há hotéis tão limpos que limpam até as carteiras
Hospedaria sem estrelas
Karatê cara a cara
Morte ao Chapolin
Na fila do banco + A volta do Gorila
Não se enrrugue couro velho que te quero pra tambor
Não seja burro Chapolin
O abominável homem das neves
O anel de brilhantes
O anel mágico
O barbeiro que fala demais
O bebê jupteriano
O bilhete premiado
O contrabando + As pulgas amestradas
O curioso caso do morto que morreu
O debilitador potencial
O filho do Chapolin
O futebol + Morar com a sogra
O futuro morto + Injeção não!
O ladrão do museu de cera
O lobisomem
O louco da cabana
O menino problema (parte 1)
O menino problema (parte 2)
O ovo de Colombo
O patrão é quem manda (versão 1)
O patrão é quem manda (versão 2)
O pelotão de fuzilamento (cruzando a fronteira)
O pintor
O planeta selvagem
O presente de casamento
O Rajá de Kalambur + O gigante
O rei do disfarce
O roubo da bola de cristal
O show deve continuar (5 episódios)
O tesouro do pirata fantasma
O transplante de mão
O vazamento de gás
O ventrilouco
Os marcianos
Os piratas (parte 1)
Os piratas (parte 2)
Os piratas do Caribe (parte 1)
Os piratas do Caribe (parte 2)
Parabéns sargento + O julgamento + O bandido mata fácil
Pedintes em família
Perdão, é aqui onde vive o morto?
Piratas do Caribe: a maldição do Pérola Negra
Piratas do Caribe: o baú da morte
Racha-Cuca, o malfeitor
Ratos e ratoeiras + O relógio perdido
Sai de baixo que lá vem pedra (Aerolitos)
Segurem a minha mão
Ser pequeno tem suas vantagens
Silêncio no estúdio + Goteiras
Soldado Chespirito + O poço do Racha-cuca
Tripa Seca, o vilão
Tripas de cera
Troca de cérebros
Uma coisa ser sansão, outra usar peruca
Uma conferência sobre Chapolin Colorado
Uma morte mal morrida
Vale tudo na guerra do amor
Visita ao planeta desconhecido
Volta dos vivos mortos

Os principais bordões:

"Siga-me aos bons!
Não contava com a minha astúcial
Palma! Palma! Não criemos cânico!
Suspeitei desde o princípio!
Meus movimentos são frialmente calculados!"

Notas:
Bee Man
Matt Groening é fã de Chespirito, principalmente do Chapolin Colorado, por isso que ele criou o Bee Man, o personagem foi inspirado  no herói mexicano.
Fonte:
Chapolin TV
http://chapolintv.blogspot.com.br/p/busca-de-episodios-chapolin.html
Chapolin e Chaves
Wikipédia



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