He-Man e She-Ra

He-Man é um personagem da linha de brinquedos Masters of the UniverseEmbora tenha bastantes personagen, a premissa principal gira em torno do conflito entre o heroico He-Man e o maléfico Esqueleto, conhecido em língua inglesa como Skeletor. Desde o seu lançamento no final de 1981, a franquia gerou uma variedade de produtos, incluindo seis linhas de figuras de ação, quatro séries animadas de televisão, várias séries de quadrinhos, e um filme. Roger Sweet afirma ser o criador da franquia, embora isso não seja reconhecido oficialmente pela Mattel e é contestada por alguns outros colaboradores. Os primeiros livros sobre a criação da franquia foram escritos Donald F. Glut.

História
He-Man é um personagem que vive no planeta Etérnia, um mundo aparentemente medieval, mas repleto de tecnologias avançadas. Etérnia também é repleto de seres mágicos e míticos. Enquanto o planeta é comandado pelo justo rei Randor, o vilão Esqueleto tenta dominar o castelo de Grayskull, e assim ter o controle de todo o universo, que é protegido por He-Man, nada menos que Adam, o príncipe filho de Randor.
 Poderes e Habilidades
A força de He-Man é impossível de ser medida, mas sabe-se que é gigantesca. Foi demonstrada em várias ocasiões, como em uma aparição na DC Comics onde He-Man consegue trocar socos com Superman, pois além da kriptonita, o ponto fraco de Superman é a magia. Na série animada, He-Man realiza feitos espetaculares como: destruir um diamante somente com as mãos; segurar uma avalanche sobre o corpo; se libertar sozinho de um sarcófago de Potânio, o "metal mais forte do Universo" do seriado; destruir uma parede de 12 metros de espessura com um simples soco; além de erguer e arremessar o próprio castelo de Grayskull; dentre outros.

Personagens
Gorpo
Gorpo é um mágico residente no Palácio Real que acompanha o príncipe Adam e também He-Man em alguns eposódios da série. Em sua terra natal, Trolla, é considerado um grande mágico porém desde que chegou em Etérnia não conseguiu fazer nenhuma mágica corretamente. Gorpo é sobrinho de Montrok, que lhe ensinou tudo o que ele sabe sobre mágica.
A espécie de qual Gorpo faz parte tem o costume de jamais revelar seu rosto, todos utilizam um enorme chapéu e uma espécie de véu sobre a face, apenas seus enormes olhos são visíveis. Só quando há um verdadeiro interesse amoroso entre os homens e mulheres daquele planeta é que eles retiram as indumentárias e se mostram como são aos parceiros.
Esse fato aconteceu com Gorpo em um dos episódios de He-Man e os Defensores do Universo.
Uma curiosidade, a enorme letra O que ele trazia na sua roupa, vem de Orko, o nome utilizado na versão em inglês. O nome Gorpo vem das versões preliminares do personagem. Porém, em animações, são preferidos personagens simétricos para facilitar o espelhamento, dessa forma não é necessário fazer dois desenhos praticamente iguais com orientação invertida, o mesmo desenho pode ser invertido. Pela falta de simetria da letra G, foi decidido renomear o personagem para Orko e colocar uma letra O em sua roupa.
Junto com a Feiticeira e o Mentor, Gorpo era um dos únicos que sabia que o príncipe Adam se transformava em He-Man.

Mentor
Mentor, é o título principal de Duncan, mestre de armas e pai adotivo de Teela, era responsável pela criação das armas tecnológicas que He-Man usava. Muito habilidoso, na maioria das vezes acompanhava o herói em suas aventuras. Dentre as armas criadas por Mentor cita-se o "Tank", uma espécie de tanque de guerra completamente autômato; Dragão-Tank, um tanque que possuia uma plataforma móvel giratória que servia para movimentação e sua aparência era a de um dragão.

Teela
Teela é a capitã da guarda real, na verdade filha da Feiticeira e sua possível sucessora. Não houve detalhes de como Zoar teve Teela ou quem seja seu pai, no entanto, a "Feiticeira" mantém o segredo que ao mesmo tempo que foi revelado, fora novamente ocultado da jovem.



Feiticeira
Ela virava uma águia, possuía vários poderes mágicos. A Feiticeira é mãe da Teela, e seu verdadeiro nome é Teela Na.







Notas:
Para alavancar a venda dos bonecos da série, foi encomendada à Filmation Studios uma série de desenho animado baseada nos conceitos desenvolvidos pela Mattel. Assim, em 1983 foi lançada a série He-Man and the Masters of the Universe. A série utilizava a técnica de rotoscopia, assim como outros desenhos da Filmation (como Tarzan), em que os movimentos dos personagens eram desenhados sobre filmagens de atores. Quem assistiu às séries da Filmation podia ver semelhanças entre os movimentos dos personagens das séries.
Filme do He-Man de 1987
A série teve duas temporadas de 65 episódios cada, de 1983 a 1985. Em 1985 a Filmation passou a trabalhar outra série para o público infantil feminino, She-Ra, a princesa do poder, que teve 93 episódios em duas temporadas. He-Man teve participação especial em diversos episódios da série She-Ra.
Notaram como eles tinham a mesma semelhança? Teela, Feiticeira e até a She-Ha, tinham as mesmas fisionomias. He-Man foi febre nos anos 80, e teve uma música cantada pelo Trem da Alegria, o legal é que tinha a lição de moral no final. Em 2002 teve uma nova série do He-Man, mas com um conceito adulto, mas é claro que tinha lição de moral.
Em 1987 teve um filme do He-Man interpretado pelo ator alemão Dolph Lundgreen, e foi baseado no brinquedo que vinha os gibis, nesses gibis o herói não tinha identidade secreta. O herói foi inspirado no Conan, o Bárbaro.
Em 1990 teve uma nova série chamada de As Novas Aventuras de He-Man, na qual He-Man era transportado para o futuro, para um planeta chamado Primus. Esta série, apesar de 65 episódios, não fez sucesso como a original, e foi exibida nos EUA originalmente entre setembro a dezembro de 1990.
A DC Comics lançou uma nova série do He-Man, nela o Skeletor domina Etérnia e apaga a memória de todos os heróis, aos poucos, Adan recobra e com a ajuda de Mentor, Teela, eles combatem o Skeletor. O He-Man nesse gibi lembra até o Ken de Street Fighter.



She-Ra é uma personagem da série de animação She-Ra: A Princesa do Poder. Ela é o alter ego da Princesa Adora e irmã gêmea de He-Man.

Poderes e Habilidades
.Assim como He-Man, She-Ra possui gigantesca força física, além de agilidade e resistência sobrehumanas. Suas habilidades incluem ser uma hábil espadachim e estrategista. She-Ra possui ainda a capacidade de se comunicar telepáticamente com animais e curar ferimentos físicos impondo as mãos sobre o local. Sua espada pode ser transformada em diversos outros objetos, como escudo, para-quedas, capacete, laço e gancho.

História
Ela e He-Man

O planeta Ethéria é vítima da ditadura Horda, liderada pelo tirano Hordak e seu exército de mutantes guiados pela capitā Adora.
Refugiados na Floresta do Sussurro sob o comando da princesa do reino de Lua Clara chamada Cintilante, um grupo de rebeldes planejam estratégias para libertar o planeta das forças do mal.
Em outra dimensāo, no planeta Etérnia, a Feiticeira, guardiã do Castelo de Grayskull, desperta-se de terríveis pesadelos e diante dela está uma espada idêntica à do herói He-Man, tendo como única diferença uma pedra cravejada ao corpo da arma. A espada atrai a protetora do castelo até um portal dimesional, o qual nunca tinha sido aberto antes. Em sequência, a espada cai aos pés da Feiticeira, que a colhe com surpresa, dizendo: "É possível?! Após tantos anos?!"
Convocado pela Feiticeira por telepatia, o príncipe Adam recebe a missão de atravessar o portal dimesional, indo assim para outro mundo entregar a misteriosa espada à sua verdadeira dona. O mundo no qual o príncipe chega é Ethéria e ele logo se alia à Rebelião.
Transformado em He-Man, durante um combate contra a Horda, Adam enfrenta a maldosa capitā Adora, para depois descobrir que a tal espada é ativada quando apontada contra a capitã. Na pedra aparece a imagem de Adora. Distraído por este acontecimento, He-man é feito prisioneiro.
Mantido na "Ilha das Feras", He-Man conta à Adora que a espada deveria pertencer a alguém que luta pelo bem, e não pelo mal. He-man também esclarece a Adora que Hordak é um tirano, e que sua influência sobre Ethéria baseia-se em atos de injustiça e maldade. Supreendida com essa declaração, Adora decide andar por Ethéria e ver com os próprios olhos como a Horda governava aquele planeta e descobre que tinha sido enganada, e que na verdade os rebeldes não eram do mal, mas sim a Horda!
Com a espada da proteçāo em suas māos, Adora começa a se libertar dos feitiços de Sombria que comandavam sua mente, mas quando tenta se rebelar contra Hordak, Sombria, que praticamente a criou, usa este fato para capturar a mente de Adora novamente.
Enquanto isso, Cintilante, Arqueiro, Madame Riso, Vassourito, Corujito e o Gato-Guerreiro descobrem onde está He-Man e conseguem libertá-lo.
Hordak anuncia um moderno raio transportador: o Raio Magnum, e quer derrotar os rebeldes tranportando toda a Floresta do Sussurro ao Vale Perdido. Porém este raio precisa obter energia para chegar ao máximo de sua potência e He-Man, por ter muita força, é a fonte ideal.
She-Ra e seus aliados
He-Man escapa da prisão e volta a procurar Adora para saber se havia conseguido convencê-la a mudar de lado, mas com o feitiço hipnótico novamente potencializado, Adora o trai, entregando He-Man novamente à Hordak.
Aprisionado no acumulador de energia do Raio Magnum, He-Man está prestes a perder toda sua força e virar um comum escravo da Horda, quando a Feiticeira, através da espada, chama por Adora e revela a ela que seus verdadeiros pais são o Rei Randor e a Rainha Marlena e que na verdade havia sido sequestrada por Hordak quando ainda era apenas um bebê. Revela também que ela tem um irmāo gêmeo: He-Man. Percebendo os erros que cometera, Adora ergue sua espada e grita "Pela honra de GraySkull". tranformando-se em She-ra e salva He-man fugindo assim da Zona do Medo, base da Horda.

Longe dali, protegidos no interior da Floresta do Sussurro, He-man chama pela Feiticeira através da espada de She-ra, conhecida como a Espada da Proteção, e pede a ela que explique toda a verdade. A feiticeira esclarece então, que no passado, Hordak e seu discipulo Esqueleto queriam dominar Etérnia, mas foram impedidos pelo exército do Rei Randor e pela Magia do Castelo de Grayskull. Sabendo que os gêmeos, filhos do Rei e da Rainha de Ethéria, estavam destinados à algo de especial no futuro, eles tentam seqüestrá-los. Seus planos porém, em parte dão errado, e Mentor impede que consigam levar o príncipe Adam. Assim, Hordak consegue sequestrar apenas Adora e como nunca fora possível detectar a dimensāo para a qual ele fugiu, levando consigo a princesa Adora, a memória de todo o povo de Ethérnia, incluindo a do próprio príncipe, fora magicamente apagadas. Com tal feitiço, ninguém se recordaria sobre a existência da princesa, poupando a todos o sofrimento. Os únicos que se recordariam da existência de Adora seriam seus pais, o Rei e a Rainha de Ethéria, Mentor e a Feiticeira, guardiã do Castelo de Grayskull.
Os vilões da Horda
Após saber de toda a verdade, Adora decide que ajudará a Rebelião e em sequência, tem a oportunidade de conhecer seus verdadeiros pais. Furioso pela traição da princesa, Hordak a segue até Etérnia e junto com seu antigo pupilo, Esqueleto, consegue sequestrá-la novamente, mas Adora foge, transforma-se em She-Ra e derrota os vilões.
A princesa decide que sua missão é viver em Etéria e ajudar a Rebelião á lutar contra a Horda e retorna ao planeta no qual cresceu, longe de seu irmão Adam. Os dois se transformam em He-Man e She-Ra e ajudam a Rebelião a libertar o Castelo da Lua Clara que estava sob domínio de Hordak. Depois da batalha, He-man se despede dela e retorna à Ethérnia. She-ra promente então, que nunca descansaria enquanto Etheria não fosse livre.

Notas:
She-Ha, foi uma tentativa de alcançar o mesmo sucesso de He-Man, mas o foco era as meninas tanto que a Estrela lançou uma linha de brinquedos da She-Ha que lembra a Barbie. Nas HQ's de He-Man lançado pela DC Comics, ela aparece. Assim como o seu irmão He-Man, no final tinha lição de moral, afinal a Filmation, todo os desenhos e séries tinha sempre lição de moral para as crianças.

Fonte:
He-Man.Org
http://www.he-man.org/
Conselhos do He-Man
Mundo Gloob
Wikipédia

Comentários