O Mestre


O Mestre foi uma série de televisão estrelada por Lee Van Cleef no papel de John Peter McAllister, um veterano de guerra norte-americano que permaneceu no Japão após o término da Segunda Guerra Mundial, vindo a tornar-se um mestre ninja e que decide retornar à América para tentar localizar sua recém-descoberta filha.
Em suas aventuras, McAllister conta com a companhia do impulsivo Max Keller (interpretado por Timothy Van Patten), um jovem que aspira tornar-se um expert em artes marciais. O principal antagonista de McAllister é o perigoso ninja Okasa (interpretado por Sho Kosugi) que está disposto a tudo para impedir que seu antigo mestre divulgue os segredos do ninjitsu no Ocidente. Mc Allister usa suas habilidades ninjas para ajudar as pessoas.
O piloto da série, intitulado Max, exibido originalmente em 20 de janeiro de 1984, foi dirigido por Robert Clouse (o mesmo que dirigiu Bruce Lee em Operação Dragão e Jogo da Morte) e tem a participação da jovem Demi Moore no papel de Holly Trumbull.

O seriado foi cancelado com somente treze episódios produzidos. No Brasil a série foi transmitida pela Rede Globo e Rede Bandeirantes entre 1985 e 1987. 

Episódios

  1. Max (20 de janeiro de 1984)
  2. Out-of-Time Step (27 de janeiro de 1984)
  3. State of the Union (3 de fevereiro de 1984)
  4. Hostages (10 de fevereiro de 1984)
  5. High Rollers (2 de março de 1984)
  6. Fat Tuesday (9 de março de 1984)
  7. Juggernaut (16 de março de 1984)
  8. The Good, the Bad and the Priceless (23 de março de 1984)
  9. Kunoichi (6 de abril de 1984)
  10. The Java Tiger (13 de abril de 1984)
  11. Failure to Communicate (4 de maio de 1984)
  12. Rogues (10 de agosto de 1984)
  13. A Place to Call Home (31 de agosto de 1984)


Curiosidades
A série renovou por abortar um tema que é sobre os ninjas, e tinha cenas de ação, mas o que pecou é que durante as lutas eles gritavam, sendo que os ninjas da vida real não grita, mesmo quando morrem. O Curioso é que o protagonista era um velho, pois na maioria das séries os mocinhos são sempre jovens. Foi lançado 2 DVD's da série, mas cada um com 2 episódios.

Lee Van Cleef serviu na Marinha americana durante a Segunda Guerra Mundial antes de se tornar ator. Ganhou notoriedade no cinema pelos papéis de vilão em filmes de faroeste. Começou como um dos pistoleiros perseguidos por Gary Cooper em "High Noon" ("Matar ou Morrer", no Brasil), de 1952.
Em toda a sua carreira fez 350 filmes entre produções para o cinema e para a TV. Na década de 1970 era considerado um dos dez atores mais conhecidos na Europa.
Teve problemas com o alcoolismo[ que o afastaram das telas por alguns anos, mas superou-os na época de ouro dos western spaghetti, trabalhando com o diretor Sergio Leone e o ator Clint Eastwood. Como um dos seus últimos trabalhos cita-se o protagonista do seriado de TV sobre artes marciais conhecido no Brasil por O Mestre.
Faleceu vítima de um colapso cardíaco, aos 64 anos, em sua residência. Foi sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills), Los Angeles, Califórnia no Estados Unidos.

Fonte:
InfanTV
Wikipédia

Comentários