Pin-Up



Pin-up é uma modelo voluptuosa, cujas imagens sensuais produzidas em grande escala exercem um forte atrativo na cultura pop. Também se designa Pin-up o material gráfico sensual, destinado à exibição informal, que constituem-se num tipo leve de erotismo, geralmente era uma ilustração a aquarela baseada em uma fotografia. As mulheres consideradas pin-ups são geralmente modelos e atrizes, mas também se pode encontrar outros tipos de Pin Up's que são as mais "comportadas", porém utilizam um pouco do erotismo da pin-up. Nos anos 50 e 50 era o hobbie dos soldados americanos pendurar fotos de mulheres lindas em seus alojamentos.
Pin-up também pode se referir a desenhos, pinturas e outras ilustrações feitas por imitação a estas fotos. O termo foi documentado pela primeira vez em inglês em 1941 ; contudo, seu uso pode ser rastreado pelo menos até a década de 1890. As imagens “pin-up” podiam ser recortadas de revistas, jornais, cartões postais, cromo-litografias e assim por diante. Tais fotos apareciam frequentemente em calendários, os quais eram produzidos para serem pendurados (em inglês, pin-up) de alguma forma. Posteriormente, posters de “pin-up girls” começaram a ser produzidos em massa.
Muitas pin-ups eram fotografias de celebridades consideradas sex symbols. Betty Grable foi uma das mais populares dentre as primeiras “pin-ups”. Um de seus posters tornou-se onipresente nos armários dos soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Outras pin-ups eram trabalhos artísticos, frequentemente representando versões idealizadas do que alguns imaginavam ser a representação de uma mulher particularmente atraente. Um exemplo antigo do último tipo foi a Gibson girl (garota de Gibson), desenhada por Charles Dana Gibson. O gênero também deu origem a vários artistas especializados, tais como Gil Elvgren, Alberto Vargas, George Petty e Art Frahm. Assim como, Mulheres que fazem parte deste segmento também merecem reconhecimento por suas obras como: Olivia de Berardinis, Luma Rouge, Fiona Stephenson, Zoe Mozert, Joyce Ballantyne Brand, Pearl Frush, Jennifer Janesko, Ruth Deckard e Bunny Yager.
A expressão “cheesecake” é sinônimo de “foto pin-up”. O mais antigo uso documentado neste sentido é de 1934, antecipando-se a “pin-up”, embora anedotas afirmem que a expressão estava em uso na gíria pelo menos 20 anos antes, originalmente na frase (dita sobre uma bela mulher)better than cheesecake (algo como um verdadeiro pitéu).
Pin-Up Masculina
Pin-Up não é só critério das mulheres, hoje em dia, homens também podem ser considerados “pin-ups” e existem equivalentes masculinos de modelos e atores atraentes como Brad Pitt. O termo equivalente, nesta acepção, é beefcake (algo como bofe, em gíria brasileira).
Em anos recentes, ilustradores (a saber, Rion Vernon), têm explorado pin-ups de modo mais radical. Vernon, criador do termo "pinup toons" , fundiu a clássica garota pin-up com os elementos da HQ e cartoon.

Em HQs, uma pin-up é simplesmente uma arte que ocupa uma página inteira, costumeiramente sem diálogo, que exibe um personagem ou grupo de personagens, ou um acontecimento significativo, publicado numa edição regular ou especial e que não foi pensada para tornar-se um poster.

Em publicações profissionais para fãs de filmes e séries de televisão, uma pin-up pode representar uma fotografia posada dos atores ou atrizes do assunto em pauta, mas pode também exibir cenas específicas especialmente fotografadas para fins de divulgação (os chamados stills). Para aquelas que são gordinhas, não se preocupe, pois existem agências de modelos que contratam mulheres acima do peso para posarem nas revistas, muitas posam como pin-up, e também fazem muito sucesso, pois as revistas apostam em mulheres que tem curvas generosas. A ideia é focar na beleza interior e na sensualidade nas mulheres gordas, pois antes elas sofriam preconceito.
Sensualidade e acima do Peso, essa é a aposta

Algumas Pin- Up Famosas
Josephine Baker
Josephine Baker, nome artístico de Freda Josephine McDonald, (Saint Louis, 3 de junho de 1906 — Paris, 12 de abril de 1975) foi uma célebre cantora e dançarina norte-americana, naturalizada francesa em 1937, e conhecida pelos apelidos de Vênus NegraPérola Negra e ainda a Deusa Crioula.Vedete do teatro de revista, Josephine Baker é geralmente considerada como a primeira grande estrela negra das artes cênicas. Ela era efetivamente fruto de grande miscigenação racial: tinha além da herança negra, de escravos da Carolina do Sul, também a herança genética de índios americanos Apalaches.






Theda Bara
Theda Bara (Cincinnati, Ohio, EUA, 29 de julho de 1885 – Los Angeles, Califórnia, EUA, 7 de abril de 1955), nascida Theodosia Burr Goodman, foi uma atriz norte-americana do cinema mudo.
O seu nome artístico seria um anagrama de "Arab Death" ("Morte Árabe"). Justificou-o no filme que a consagrou: "A Fool There Was" (Escravo de uma paixão) (1915). Na verdade, "Theda" era uma alcunha da infância para Theodosia, e "Bara" era aparentemente uma forma encurtada de seu sobrenome materno, Baranger.
Bara era uma das atrizes mais populares do cinema de sua era, além de ser um símbolo sexual dos mais adiantados do cinema. Seus papéis de mulher fatal deram-lhe a alcunha de "Vamp", que logo transformou-se em termo popular para uma mulher de ares predatórios. Junto com a atriz francesa Musidora, popularizou a personalidade vamp nos primeiros anos do cinema mudo e logo foi imitada pela atrizes rivais tais como Nita Naldi e Pola Negri.
Outros títulos típicos: "The Tiger Woman" (Coração de tigre) (1917), "Cleopatra"(1917), "When a Woman Sins" (Quando a mulher peca) (1918), "The Unchastened Woman" (Mulher libertina) (1924). Dos mais de quarenta filmes que estrelou, apenas seis chegaram até os nossos dias.

Lauren Bacall
Lauren Bacall, nome artístico de Betty Joan Perske, (Nova Iorque16 de setembro de 1924 — Nova Iorque12 de agosto de 2014) foi uma atriz norte-americana de cinemateatro e televisão. Faleceu de derrame cerebral aos 89 anos.

Filha única de um casal de judeus, William Perske (primo do ex-presidente de Israel Shimon Peres, nascido na Polônia numa área que hoje faz parte da Bielorrússia) e Natalie Weinstein Bacal (que nasceu na Romênia com antepassados alemães). Seu pai era vendedor e sua mãe, secretária. Divorciaram-se quando ela tinha seis anos de idade.
Como resultado, a menina não mais viu seu pai e, por isso, formou uma forte ligação com sua mãe, a quem levou consigo para a Califórnia quando veio a se tornar uma estrela do cinema.
Bacall estudou dança durante treze anos. Ela então teve aulas de interpretação na Academia Americana de Artes Dramáticas. Durante esse tempo, tornou-se atendente de teatro, e trabalhou como modelo de moda.

Bettie Page
Bettie Page (22 de abril de 1923 – 11 de dezembro de 2008) foi uma modelo norte-americana que se tornou famosa na década de 1950 por fotos de temática pin-up e fetichista.
Ela é frequentemente chamada de "Rainha das Pin-ups" e seu visual, cuja marca registrada eram os cabelos pretos lustrosos e uma franja, influenciaram dezenas de artistas. Page foi também uma das primeiras "Playmates do Mês" da Playboy, aparecendo na edição de janeiro de1955 da revista.
O final de sua vida foi marcado por depressão, mudanças violentas de ânimo e vários anos de internação em um hospital psiquiátrico público.Em 1959, ela se converteu ao cristianismo, posteriormente trabalhando para Billy Graham. Após anos de obscuridade, ela presenciou uma retomada de sua popularidade durante a década de 1980.

Bárbara Édem

Barbara Eden, nascida Barbara Jean Moorhead, (Tucson23 de agosto de 1934) é uma atriz e cantora norte-americana. Também ficou conhecida como Barbara Huffman, após sua mãe ter se casado novamente. Barbara fez muito sucesso encarnando a personagem-título do sitcom Jeannie é um Gênio. Bárbara começou a cantar aos 14 anos.











Julie Newmar

Julie Newmar (nascida em Los Angeles, 16 de agosto de 1933) é uma atriz, dançarina e cantora, estadunidense, foi a intérprete mais famosa da vilã Mulher-Gato na série de televisão do Batman.
Com um corpo escultural de fazer inveja a muitas mulheres da época, a felina esbanjava sensualidade e sempre dava a entender que queria algo mais com o Homem-Morcego e, às vezes, até chegava a balançar o coração do herói. Mas como o senso de justiça falava mais alto, Batman não chegava a ser persuadido pelas investidas da Mulher-Gato.
Ela atualmente
Para a série de televisão do Batman, Julie Newmar desenhou um traje que deixava à mostra o seu corpo de dançarina. Era feito de lurex (lycra brilhante como purpurina). Como acessórios, um colar de ouro que servia como walktalkie, um cinturão dourado e botas de salto alto com pinos de metal. Julie Newmar roubava a cena toda vez que aparecia e deixava todos hipnotizados.
Por estar ocupada em outras produções, Julie foi substituída por outras duas atrizes no papel da vilã: Lee Mariwether que só participou do filme para o cinema e Ertha Kitt. Com a cantora e atriz Eartha Kitt, os fãs da Mulher Gato tiveram a oportunidade de ver pela primeira vez a vilã negra. Kitt foi contratada para dois dos episódios de Batman, e seu rosnado também ficou conhecido. Desde 2008, Julie Newmar sofre de esclerose lateral amiotrófica (doença de Charcot).

Monique Evans

Monique Evansnome artístico de Monique Rezende Nery da Fonseca (Rio de Janeiro5 de julho de 1956), é uma modeloatriz e apresentadora de televisão brasileira. É mãe de Bárbara Evans.
A carioca Monique Evans começou modelando aos 14 anos, a partir dos 18 já era famosa e com o tempo se tornou uma das principais modelos do Brasil. Fez ensaios para diversas publicações especializadas em moda, como as revistas jovens Geração Pop e Capricho. Posou para a revista masculina Playboy em 19851986 e 1993. Também fotografou para a Sexy em 1996.



Pamela Anderson
Pamela Denise Anderson (Ladysmith1 de Julho de 1967) é uma atriz e modelo canadense, naturalizada americana. Conhecida pela série Baywatch (Marés Vivas em PortugalSOS Malibu no Brasil), ganhou projecção com séries e filmes.









Dita Von Teese
Dita Von Teese, nascida Heather Renée Sweet (Rochester, Michigan, 28 de setembro de 1972) é uma atriz, modelo e popular artista burlescanorte-americana.
Fetichista assumida, Dita Von Teese é responsável pela reinvenção da estética pin-up dos anos 40 e 50 e do termo "burlesco" associado à arte ancestral do strip-tease, protagonista de espectáculos que incluem banho num copo de Martini gigante. O livro duplo Burlesque and the Art of Teese/Fetish and the Art of Teese é o testemunho ilustrado de uma sex symbol de luxo. Ela também é conhecida por ter sido casada com o músico norte-americano Marilyn Manson, entre 2005 e 2007. O casal se conheceu em 2001 e sua relação sempre esteve ‘no olho do furacão’, devido ao estilo de vida de ambos.
Lana Del Rey
Lana Del Rey nasceu Elizabeth Woolridge Grant em Nova Iorque em 21 de junho de 1985. É filha de um empresário norueguês, dono de uma renomada agência de marketing "Grey Group", Robert England Grant Jr. e da advogada e também professora, Patricia Ann "Patt" Hill, na qual possui uma certa descendência escocesa e inglesa. Ela também também têm uma irmã, a fotógrafa Caroline "Chuck" Grant (nascida entre 1988/1989) e um irmão, o adolescente Charlie Grant (nascido entre 1993/1994). Seu avô por parte de pai, foi o importante bancário e empresário estadunidense Robert England Grant.

Apesar de ter nascido em Nova Iorque, Del Rey cresceu na interiorana e pacata cidade de Lake Placid, onde passou sua infância e adolescência. Em seguida, ingressou-se na Fordham University, também em Nova Iorque, estudando um ramo da filosofia conhecido como metafísica. Após seu tio ter ensinado-lhe a tocar guitarra, ela percebeu que provavelmente poderia criar várias melodias, e começou a se apresentar em clubes ao redor da cidade sob vários nomes, como Sparkle Jump Rope Queen e Lizzy Grant and the Phenomena Influenciada por amigos também cantores e compositores, deu início à sua transformação para Lizzy Grant.

Fonte:
Wikipédia

Comentários