Vilão: Origem


Vilão era, na Idade Média, uma pessoa que não pertencia à nobreza feudal, que habitava urbanamente em vilas. Devemos lembrar que, o trabalhador do feudo recebia o nome de servo, e que havia naquele então vários graus de servidão; os vilões eram aqueles servos mais próximos do senhor feudal, pelo qual recebiam maiores privilégios pessoais e econômicos e tinham menos deveres. Devido a tal distanciamento dos outros servos, que faziam o trabalho mais duro do feudo, tanto nas terras do senhor feudal como nas arrendadas, os vilões perdiam simpatia, pelo que o próprio termo ganhou sentido pejorativo.
Modernamente, o termo "vilão" é usado para se referir a alguém que pratica atos indignos. No arquipélago da Madeira, o termo continua sendo usado para descrever as pessoas não pertencentes às classes sociais mais altas e que habitam as zonas mais rurais.
A palavra "vilão" refere-se ao habitante de uma vila. Poderá ter origem na palavra latina "villanus", referindo-se a alguém ligado a uma villa - uma grande quinta ou plantação agrícola, no Império Romano - significando, portanto, um camponês. Na Idade Média, o termo passou a equivaler a um não nobre. Significando alguém não nobre, o termo "vilão" passou, modernamente, a ser usado para se referir a alguém que pratica atos não nobres ou indignos, como o roubo, o homicídio ou a violação, os camponeses medievais eram os maiores alvos, na Península Ibérica e Itálica, os vilões eram descendentes de antigos proprietários romanos.
Na época do Feudalismo, o vilão era um descendente de camponeses livres, e, assim, poderia deixar o feudo se o quisesse. Tal como os servos, os vilões deviam aos senhores o pagamento da talha e a corveia.
No Portugal medieval, o termo "vilão" referia-se a um cidadão de uma cidade, vila ou concelho, não pertencendo à nobreza. Os vilões com condições econômicas e sociais mais elevadas ascendiam a cavaleiros-vilões, sendo obrigados a possuir armas e cavalos, para combater como cavaleiros na hoste do Rei.
Em narratologia e nos estudos de literatura e roteiro, um vilão é a encarnação do mal em relatos históricos e trabalhos de ficção. Cumprem o papel de antagonista ante o herói/protagonista.
Estereótipo clássico para vilões utilizado em muitos desenhos animados, onde notavelmente a expressão facial evidencia insanidade.
Geralmente é uma figura ardilosa, que utiliza suas habilidades com o intuito de prejudicar alguém ou conseguir algo que deseja de formas escusas. Muitas vezes com planos, que são aplicados ao longo da trama, prejudicando normalmente o protagonista, mas ao término, é de praxe que para ter um final aceitável aos olhos do público, o vilão tem seu plano arruinado de forma heroica pelo personagem principal.

Principais vilões da Mídia
Darth Vader
Darth Vader, nascido Anakin Skywalker, é o protagonista e antagonista da série de filmes Star Wars (Guerra nas Estrelas), tendo participado de seis episódios (A Ameaça FantasmaAtaque dos ClonesA Vingança dos SithUma Nova EsperançaO Império Contra-Ataca, O Retorno do Jedi). Suas principais características são a armadura negra e a ruidosa respiração mecânica. É constantemente citado na cultura pop como um dos personagens mais icônicos de todos os tempos. É um dos poucos personagens da saga que esteve presente e teve ao menos uma menção em todos os 7 episódios lançados até hoje.

Professor Moriarty
Professor Moriarty é um personagem de ficção, representando o maior inimigo do detetive Sherlock Holmes. Moriarty é um gênio do crime, descrito por Holmes como o "Napoleão do Crime" (T. S. Eliot usaria mais tarde a mesma expressão, numa homenagem, para descrever Macavity em Old Possum's Book of Practical Cats). Nunca se soube o primeiro nome do Prof. Moriarty. Embora muitos digam que seu primeiro nome fosse James, isso não está correto pois como o próprio conto diz o Coronel James Moriarty era irmão do Prof. Moriarty. James Moriarty escreveu cartas, que segundo o Dr. Watson, amigo, biógrafo e narrador dos contos de Sherlock Holmes, são "uma perfeita subversão dos fatos".
O Professor Moriarty apareceu pela primeira vez na história O Problema Final (The Adventure of the Final Problem) de Sir Arthur Conan Doyle, na qual Holmes, prestes a dar o golpe de misericórdia na organização de Moriarty, é forçado a fugir para o continente para escapar da vingança de Moriarty. Este o persegue, e após um combate violento, ambos caem agarrados um ao outro, do topo das Cataratas de Reichenbach, em Meiringen, perto de Berna, na Suíça, sem deixar vestígios. Holmes acaba reaparecendo no conto A Casa Vazia (The Adventure of the Empty House), com a engenhosa explicação que somente Moriarty havia caído, e como Holmes tinha outros perigosos inimigos, ele havia simulado sua morte para poder investigá-los melhor.
Lex Luthor
Alexander Joseph "Lex" Luthor é um personagem fictício antagonista das histórias em quadrinhos da DC Comics. Luthor é o arqui-inimigo do Superman, e como um supervilão de alto status, também entrou em conflito com o Batman e outros super-heróis do Universo DC. Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, o personagem apareceu pela primeira vez na Action Comics #23 (Abril de 1940). Luthor é um rico, louco e poderoso magnata de grande inteligência e incrível proeza tecnológica. Suas metas são tipicamente centradas em matar o Superman, o obstáculo mais importante para atingir os objetivos megalomaníacos do vilão. Apesar de usar periodicamente um exoesqueleto motorizado, ele tradicionalmente não tinha superpoderes ou uma identidade secreta.
Lex Luthor aparece tipicamente nas histórias em quadrinhos e outras mídias como um magnata careca com imensa riqueza e poder corporativo. No entanto, foi originalmente descrito como um cientista louco que, na veia de romances pulp, causa estragos no mundo com seu armamento futurista. O personagem foi mais tarde remodelado como um magnata e industrial. Em suas primeiras aparições, Luthor é mostrado com uma cabeça cheia de cabelos ruivos. Apesar disso, o personagem ficou mais tarde sem cabelos como o resultado do erro de um artista. Uma história de 1960, por Jerry Siegel, expandiu a origem e motivações de Luthor, revelando que ele era um amigo de infância de Superman, e que perdeu o cabelo quando um incêndio destruiu seu laboratório.
Após a série limitada Crise nas Infinitas Terras, de 1985, o personagem foi re-imaginado como um industrial maquiavélico e criminoso de colarinho branco, servindo mesmo que brevemente como presidente dos Estados Unidos. Nos últimos anos, vários autores reviveram a personalidade de cientista louco de Luthor da década de 1940. O personagem foi classificada em 4º na lista dos 100 Maiores Vilões de Histórias em Quadrinhos de Todos os Tempos da IGN e como o 8º maior vilão pela Wizard de sua lista dos 100 Maiores Vilões de Toda os Tempos. Ele também é descrito como um "mega-vilão" pelo crítico de quadrinhos Peter Sanderson, um dos poucos vilões da passagem do gênero cujas aventuras acontecem "em um mundo no qual as leis ordinárias da natureza são um pouco suspensas"; personagens como o Professor Moriarty, o Conde Drácula, Hannibal Lecter, Doutor Destino, o Coringa e Darth Vader também se encaixam nessa descrição.

Magneto
Nascido Max Eisenhardt, foi perseguido junto com sua família, por serem de origem judaica. Após ver todos seus familiares serem mortos, foi mandado para o campo de concentração de Auschwitz onde trabalhou como Sonderkommando. Lá ele também conheceu uma Roma chamada Magda, e os dois fugiram do campo de concentração durante uma revolta em 4 de Outubro de 1944. Com muita dificuldade, ele reconstruiu sua vida, teve uma filha com Magda, Anya, e passou a atender pelo nome "Magnus". Apesar de Magnus ser chantageado por um capataz a dar metade de seu salário para manter seu emprego, eles viviam tranquilamente em uma vila russa. Ao recusar-se a continuar a aceitar a chantagem, Magnus teve sua casa incendiada por esse mesmo capataz e não recebeu ajuda de nenhum vizinho. Após ver sua filha ser queimada viva, ele utilizou seus dons de controle do magnetismo para matar todos que estavam no local, revelando pela primeira vez, seus poderes mutantes publicamente. Chocada com a cena, Magda o abandona, sem que ele soubesse que ela estava grávida novamente. Ela andou até chegar à Montanha Wundagore, onde foi acolhida pelo Alto Evolucionário e, ajudada pela criatura Bova, teve seus dois filhos gêmeos bivitelinos: um menino igual ao pai e uma filha igual a mãe. Magda fugiu tão que pôde andar, deixando as crianças aos cuidados do Alto Evolucionário, que os repassou a Django Maximoff, um cigano que morava com numa tribo nas proximidades da montanha. Magnus também assume a identidade de "Erik Lansherr, o Sinto".
Em um hospital em Israel, Magnus conheceu o Professor Charles Xavier. Os dois se tornaram aliados, com frequentes discussões sobre o rumo que os mutantes deviam ter. Após os dois resgatarem uma amiga mútua, Gabrielle Haller, do Barão Strucker, Magnus se apoderou da reserva de ouro do barão, e se separou de Charles por ter visões conflitantes das dele, passando a assumir o nome de Magneto. Desde então, ele abandonou a crença na humanidade, passando a acreditar que somente dominando-a, os mutantes poderiam ter alguma chance de sobreviver. Magnus passa a atuar como terrorista, lutando a favor dos mutantes contra a humanidade. Em sua primeira aparição pública como Magneto, ele entra em conflito com a primeira formação dos X-Men (também em sua primeira missão), ao tentar roubar mísseis nucleares americanos.
Na tentativa de criar um império mutante, Magneto já liderou duas equipes para fazer frente aos X-Men: a Irmandade de Mutantes e os Acólitos.
Curiosamente Magneto também já liderou os X-Men em duas ocasiões. A primeira foi durante a estada do Professor X fora da Terra, quando ele foi levado para o Império Shiar para receber tratamento médico. Nessa época, acreditava-se que Magneto pretendia se regenerar e o próprio professor Xavier deu-lhe a função de líder. Esse momento marca a saída dos membros originais dos X-Men, que não aceitaram ser guiados por seu ex-inimigo, para formar o X-Factor. A liderança de Magneto sobre os pupilos de Xavier foi encerrada à força quando ele deliberadamente não impediu a morte do mutante Cifra (membro dos Novos Mutantes). A outra situação em que liderou os X-Men foi na realidade alternativa apresentada na saga Era do Apocalise, na qual inspirado pela morte de Xavier numa tentativa de salvá-lo, Magneto adotou para si os ideais de convivência pacífica entre homens e mutantes.
Posteriormente, porém, retomou sua idéias de domínio mundial, sendo o principal vilão de várias sagas, tais como Guerra Magnética, onde (com a ajuda do andróide Ferris) ele obteve controle de toda energia eletromagnética do planeta, chantageando a ONU e exigindo que ele fosse declarado soberano de Genosha. Apesar da resistência dos X-Men e do sacrifício de Joseph (que morreu para que a energia eletromagnética da Terra não saísse de controle), Magneto obteve o que queria. Como soberano de Genosha, ele organizou um exército mutante, disposto a dominar a Terra (eventos mostrados na saga Amanhecer Violento), sendo detido por Wolverine, que aparentemente o matou. Magneto porém, ressurgiu meses depois, se aliando novamente a Xavier, depois de Cassandra Nova usar dois Sentinelas- Gigantes para devastar Genosha. Atualmente ele está sem os poderes, devido ao Dia M.
Magneto tem dois filhos, ambos mutantes: a Wanda e Pietro Maximoff. Os dois já fizeram parte da Irmandade de Mutantes, mas posteriormente se regeneraram. Wanda fez parte de várias formações dos Vingadores e Pietro atuou junto de vários outros grupos, tendo inclusive ajudado e sido ajudado mais de uma vez pelo Quarteto Fantástico.



Khan
Khan Noonien Singh, comumente chamado simplesmente de Khan, é um vilão do universo ficcional de Star Trek. De acordo com a história dada na primeira aparição do personagem, o episódio "Space Seed" de Star Trek: The Original Series, Khan é um superhumano melhorado geneticamente, que uma vez controlou mais de um quarto da Terra durante as Guerras Eugênicas na década de 1990. Depois de ser revivido em 2267 pela tripulação da USS Enterprise, Khan tenta controlar a nave estelar, porém é frustrado por James T. Kirk e exilado em Ceti Alpha V para criar uma nova civilização com seu povo. O personagem retorno no filme Star Trek II: The Wrath of Khan, de 1982, se passando quinze anos depois dos eventos de "Space Seed", onde Khan escapa de seu exílio e sai para procurar vingança contra Kirk. O personagem foi interpretado por Ricardo Montalbán tanto no episódio de televisão quanto no filme.
Khan aparece pela primeira vez como um indiano que é tanto admirado quanto injuriado pela tripulação da Enterprise. Harve Bennett, produtor executivo de The Wrath of Khan, escolheu o personagem como vilão do filme. Para refletir o tempo passado preso no planeta, Khan recebeu um figurino que parecia ter sido feito pela junção de vários itens, além do objetivo de mostrar o físico de Montalbán. O personagem foi recebido de forma muito positiva pelos críticos e pelos fãs; Khan foi votado como um dos maiores vilões de todos os tempos pela Online Film Critics Society.

Rita Repulsa
Rita Repulsa é um humanóide mal alienígena bruxa dobrado em dominação da galáxia. Sendo uma feiticeira poderosa, Rita conquistou muitos mundos através do Universo, mas ela foi derrotada milhares de anos atrás por Zordon de Eltar durante sua fracassada invasão da Terra. 
Preso em uma caçamba de lixo espaço pelo sábio, Rita foi lançado no espaço onde ela iria flutuar por dez mil anos antes de formar arcos de volta à Lua em 1993. Uma vez libertado, ela e seus asseclas recuperado a sua sede e iniciou uma segunda campanha na Terra para derrotar Zordon e levar o planeta para Lord Zedd. Então Rita foi o primeiro vilão os Power Rangers teve de enfrentar. 
Mais perceptível por seus dois cones de cabelo pontiagudas, pode-se também reconhecê-la por sua voz estridente, Madonna -como cone sutiã, e atitude desagradável. Ela é sarcástico e com fome de poder, sua personagem seria geralmente tornam-se bem-humorado, sempre que os Power Rangers derrotou; isso geralmente terminam com o slogan "Eu tenho uma dor de cabeça!" Como Rita, em seguida, casou-se com Lord Zedd mais tarde na série, sua personalidade humorística foi aumentada (geralmente discutindo com Zedd ou seu pai, Mestre Vile).
Rita foi visto às vezes discutindo com seu irmão mais novo, Rito, cuja aparência esquelética foi humoristicamente revelou em sua conta. Ele sabia que ela era exigente em presentes que está sendo dado a ela. Rita queria um nice pequeno planeta para assumir e Rito ofendido, dando-lhe um dragão cuspidor de fogo em seu lugar. Ela usou o dragão para atacá-lo e queimar a sua casa de pais para provar seu ponto.
Anos depois de várias derrotas em todo o Universo, Rita foi se desviava do mal graças à boa onda de energia de Zordon. Rita, em seguida, adoptou um novo título, Mystic Mãe, e começou a praticar magia boa. Enquanto confrontado por mal, Mystic Mãe foi mais forte e foi capaz de ajudar o místico Força Power Rangers na erradicação da magia negra.

Shadow Moon
Nobuhiko Akizuki interpretratado por Takahito Horiuchi nasceu no dia de um eclipse solar ao lado de seu meio-irmão Kohtaro Minami, reverenciado pela Gorgom como os herdeiros do trono de seu líder: o século Reis "Shadow Moon" e "Sol preto". Criados juntos, os dois eram como irmãos. Uma vez que os dois eram da idade ideal, Gorgom os capturaram e infundiu-los cada um com uma pedra rei. Enquanto Kohtaro consegue escapar com sua memória intacta, a mente de Nobuhiko foi limpo enquanto deixado em um estado de animação suspensa antes de ser finalmente renasceu como Sombra da Lua através das pedras da Terra, o Céu e mar. Sombra da Lua estabelece o seu regime como um general de Gorgom, servindo como inimigo de preto e forçando-o a lutar com ele para que ele possa se tornar o novo Rei Criação. Em sua batalha final, Sombra da lua é enfraquecida pela Kamen Rider Black após a Satanás Sabre é utilizado para reduzir o seu Rei Stone. Embora ele parece morrer depois de ser deixado dentro da sede Gorgom quando explode, Sombra da Lua retorna anos mais tarde para buscar vingança contra Kohtaro, que agora é Black RX. No entanto, ele perdeu todas as suas memórias relacionadas com Gorgom depois de sua destruição. Ele é finalmente derrotado por Black RX quando ele empurrou o Revolcane através da sombra da lua Rei Pedra, destruindo-o mais uma vez. Ele se transforma em Nobuhiko, renunciando a seus maus caminhos como ele salvou duas crianças presas no lava explosivo, pouco antes de morrer.
Em todas as aparições de Sombra da lua, ele é dublado por Masaki Terasoma, incluindo o curta-metragem em 3D Kamen Rider Mundial como o antagonista principal eo 40º aniversário filme OOO, Den-O, todos os pilotos: Vamos Kamen Riders como membro do choque. Sombra da Lua também aparece em filmes de crossover Kamen Rider × Super Sentai: Super Hero Taisen como membro do Dai Shocker e Kamen Rider × Super Sentai × Espaço Sheriff: Super Hero Taisen Z como uma figura de liderança no espaço Shocker.

Odete Roitman


Vilã da Novela Vale Tudo, Odete era a mão rica de Afonso e Helena, conhece a ambiciosa Maria de Fátima na qual faz uma proposta para separa a sua mãe Raquel de Ivan porque ela quer que ele case com a sua filha. Maria de Fátima topa o plano, mas aceita se ela se casar com o Afonso para ficar rica. Odete Roitman é tão rica que esnoba todo mundo e até afirma que detesta o Brasil eis uma das frases dela:
“Eu gosto do Brasil. Acho lindo, uma beleza. Mas de longe, no cartão postal. Essa terra aqui não tem jeito. Esse povo daqui não vai pra frente, é preguiçoso. Só se fala em crise e ninguém trabalha?” 

Freeza

Freeza pertence a raça Arcosiana. Como membro da raça Arcosiana consegue sobreviver no espaço e ainda de se transformar, a cada nova forma seu poder de luta aumenta. Na Realidade essas transformações seriam formas de economizar energia, energia que muitas vezes não é muito bem controlada e que pode matar não só o inimigo como o próprio Freeza. Freeza, no episódio 120 de Dragon Ball Z, conversa a respeito de quem economiza forças morre mais rápido, Trunks responde e coloca ele mesmo, Freeza, como exemplo.
Assim como a maioria dos personagens da série, Freeza possui super-força, super velocidade e invulnerabilidade. Ele tem capacidade de voar e pode disparar rajadas de energia que poderiam obliterar planetas.
Freeza é o grande imperador do Universo. Filho do Rei Cold, no passado se aliou aos Saiyajins, que tinham derrotado os Tsufurujins e tomado conta do Planeta Vegeta (antes chamado de Plant), em suas conquistas pelo universo. Após um início próspero, tal aliança começou a ruir quando Freeza ficou sabendo da lenda do Super Saiyajin. Freeza então tratou de exterminar os saiyajins. Primeiro matou seu soberano, o Rei Vegeta em uma pequena revolta em sua própria nave, e depois após uma breve luta, matou Bardock que ao receber um dom de videncia, se dirigiu a nave de Freeza, atacando a todos os soldados, Freeza irritado, pede para que Zarbon abra a comporta superior, Freeza sai da nave e com uma imensa bola de energia "matando" Bardock (na verdade é revelado em um OVA de 2011, que ele voltou para o passado, e ele seria o 1º super saiyajin da lenda), seus Soldados e o Planeta Vegeta. Dos saiyajins, apenas sobreviveram ao massacre o príncipe Vegeta, seu tutor NappaRaditz e Kakaroto (futuro Son Goku), os dois últimos filhos de Bardock. Levando ainda em consideração os filmes, também sobreviveram TurlesBrolly,Tarble e ParagusVegetaRaditz e Nappa passam a trabalhar para Freeza, enquanto que Kakarotto vai para a Terra, a onde cresce sob os cuidados do velho Son Gohan e ganha o nome Goku.

Mancha Negra
É um vilão das histórias em quadrinhos da Disney. Ele é um dos principais vilões que aparecem nas histórias do Mickey Mouse.
Tradicional inimigo de Mickey, é conhecido por assaltar bancos, deixando como marca pessoal uma mancha de tinta preta. Mickey sempre o apanha em flagrante. Apesar de sempre andar coberto, já foi mostrado o rosto do Mancha Negra umas poucas vezes. Rosto este que aliás, se parece muito com o de um de seus criadores, Walt Disney, com seu emblemático bigode.
A sua primeira aparição ocorreu no arco de história Outwits the Phantom Blot, de Floyd Gottfredson, publicado em tiras diárias nos jornais em 1939.  Esta história foi publicada pela primeira vez no Brasil na revista "O Pato Donald" 18, de 1951, com o título "O Fantasma".
A primeira história criada no Brasil foi "O Roubo do Fogo Olímpico", publicada na revista "Edição Extra" 52, de 1972, com o tema "Pateta Olímpico".
Nos anos 60 ressurge como um dos principais inimigos do Mickey e como "galã" da bruxa Madame Min, em ótimas histórias desenhadas pelo grande artista Paul Murry.
A partir dos anos 70, é personagem frequente nas histórias produzidas no Brasil pela Editora Abril, nas quais aparece como vilão as vezes liderando os Irmãos Metralha e enfrentando também o Pateta, o Superpateta, e o Tio Patinhas.

Doutor Gori
Vilão principal da série Spectreman. O Doutor Gori é um cientista do planeta Épsilon, dono de uma inteligência muito acima de qualquer ser humano. Na verdade Gori é um mutante. Um dia foi escolhido para ser o líder do Planeta Épsilon, o qual era habitado por uma raça de simióides muito adiantados e detentores de uma tecnologia muito superior à da Terra. O cientista achava que tal tecnologia fora desperdiçada em projetos pacíficos e pretendia com isso criar armas mortíferas para conquistar o Universo. Além disso, ambicionava derrubar o Governo Central de Épsilon. Para sua infelicidade, eis que seu plano é descoberto e em seguida preso. Na sociedade de Épsilon não havia pena de morte. Sua mente seria alterada de forma que sua maldade seria eliminada. Até que um general chamado Karas o liberta e a dupla foge em uma nave.

Capitão Feio

Capitão Feio é um personagem da Turma da Mônica, geralmente aparecendo como vilão. Capitão Feio mora nos esgotos, e tenta deixar o mundo sujo e emporcalhado, mas a Mônica e seus amigos sempre acabam com seus planos. Seu primeiro alvo é o Cascão, por ser o menino mais sujo do universo, desde então ele tenta acabar com o Cascão para se tornar a pessoa mais suja do universo, mas ocasionalmente tenta convencer Cascão a se unir a seus planos. Seu quarto se localiza embaixo do Parque da Mônica. Água é a única coisa que retira seus poderes.
O personagem surgiu em uma peça de teatro em 1972, sendo um tio de Cascão que enlouqueceu. Em sua primeira história em quadrinhos, "Mônica Contra o Capitão Feio", publicada na revista Mônica n° 31, novembro de 1972 (Editora Abril), manteve o parentesco - Capitão Feio se torna sujo ao ser coberto pela poeira de sua coleção de revistas. Em janeiro de 1973, o personagem ganhou destaque quando apareceu na capa da revista Cebolinha n° 1, mas seu retorno nas histórias foi na Mônica n° 39, em julho do mesmo ano (oportunamente chamada "E Novamente… Capitão Feio!").
As origens do personagem foram aludidas em "Coelhada nas Estrelas: O Feio Contra-Ataca". Sendo a história uma paródia de O Império Contra-Ataca, na cena satirizando Darth Vader revelando ser pai de Luke Skywalker, Dart Feio revela a Cascão Caiuóqui "Eu sou o irmão do seu pai!", e logo em seguida atira a revistinha Mônica 31 para comprovar.
Capitão Feio é o antagonista principal dos dois jogos da Turma da Mônica para o Sega Master System, porém em Mônica no Castelo do Dragão ele não aparece. Em Turma da Mônica em O Resgate, Capitão Feio é o último chefe. Em 2010 participou do desenho Turma da Mônica contra o Capitão Feio, considerado um dos únicos episódios em desenho com o Capitão Feio.
Capitão Feio no futuro da Turma da Mônica, o Cascão herda os poderes do Capitão Feio, mas o Xavecão (Xaveco) acabar de mudar o futuro desta história (Edição 76 Turma da Mônica Jovem).

Satan Goss
Satan Goss aparece pela primeira vez já no primeiro episódio. O profeta Edin previu através da Bíblia Galática que Satan Goss apareceria para conquistar o Universo, e Jaspion, ao ouvir isso, achou que fosse bobagem, até que o próprio vilão aparece para mostrar que seu tutor e mestre estava certo. Satan Goss foi formado da união de todas as energias negativas do Universo, criando um ser ainda mais poderoso. Satan Goss tem o poder de enfurecer seres e os transformar em monstros cruéis, e o único capaz de destruí-lo é o heroi Jaspion com a poderosa espada Pássaro Dourado.
MacGaren
MacGaren ("Mad Galant" ou "Maddo Garan", no original) é um dos vilões principais da série tokusatsu Jaspion e arqui-inimigo do herói da série. Filho de Satan Goss, foi encarregado de espionar a Terra para seu pai. Foi interpretado pelo consagrado ator de séries tokusatsu Junichi Haruta no Japão e dublado por Francisco Borges (episódios 5 a 16) e Ricardo Medrado(episódios 17 a 45) no Brasil. MacGaren, sempre ao ser derrotado ou ter seus planos perversos frustrados, proferia regularmente a frase "Maldito Jaspion!", reforçada pela voz imponente de Ricardo Medrado, na qual destilava todo seu ódio pelo herói.O vilão ao se transformar de humano para uma forma robótica,lembra a transformação de Bruce Banner para Hulk
No episódio 45, MacGaren tem uma conversa dúbia com o Poderoso Satan Goss: o vilão explica que tanto ele quanto MacGaren nasceram da união de energias negativas do Universo, dando a entender que MacGaren não nasceu dele (apesar do vilão ser incessantemente chamado de "filho de Satan Goss" durante todo o seriado), mas na mesma conversa, ele também diz a seu "filho" que um dia este se transformará num Satan Goss e depois num Poderoso Satan Goss (o mesmo que aconteceu com ele), o que dá a entender que ambos são criaturas da mesma espécie e passam pelo mesmo processo de evolução.

Shaken
Vilão principal de Insector Sun, ele é inescrupuloso, usa qualquer meio para conquistar a Terra, e é tão perverso que matou a mulher do General Gordon sem que ele percebesse que era ele dentro do carro, para depois faze-lo a ficar ao seu lado. Ele lidera seu bando de asseclas. Seu obstáculo é o Insector Sun, tanto que ele sofreu uma metamorfose e mesmo assim foi destruído pelo herói graças as técnicas ocultas dentro dele.


Doutor Phibes
Sem a Máscara
O Doutor Phibes se coloca em animação suspensa por três anos desde os eventos do filme anterior. Em 1928, ele desperta graças a um esperado alinhamento da Lua e descobre que sua casa foi destruída e um papiro antigo que guardava num cofre fora roubado. Esse documento trazia um mapa com a localização de uma tumba de faraó desconhecida a qual seria banhada pelo lendário "Rio da Vida" de tempos em tempos, de acordo com o movimento da Lua alinhada com os outros planetas. Phibes descobre quem roubou o papiro e o recupera, com a ajuda de sua assistente Vulnávia (que não está com a face afetada pelo derramamento de ácido ocorrido no fim do filme anterior). Com o papiro em seu poder ele parte até o Egito, levando o corpo de sua falecida esposa Victória, a qual pretende ressuscitar banhando-a no Rio da Vida. Em seu encalço vão o misterioso Biederbeck, o ladrão que sabe sobre a tumba, além dos policiais Trout e Waverley, que investigam os crimes do doutor maníaco.

Bafo de Onça


João Bafo de Onça (abreviado Bafo; em Portugal: Pete Bafo de Onça; no original: Black Pete/Pete) é um personagem dos quadrinhos e desenhos animados de Walt Disney. É mais conhecido como arqui-inimigo do rato Mickey e como ladrão de bancos, ora enfrentando Mickey e ora o Pato Donald e Tio Patinhas. Junto com o Mancha Negra, os Irmãos Metralha e outros, compõe a vilania de Patópolis. Bafo ainda é casado com Tudinha e seu parceiro em alguns roubos é o Escovinha. Aparece em vários desenhos do Pato Donald como antagonista antipático.

Bafo surgiu em 1925, no filme de animação feito por Walt Disney, Alice Solves the Puzzle. Em 1927, passa a vilão contracenando com o Coelho Osvaldo. No ano seguinte, já enfrentava Mickey como seu chefe maligno em Steamboat Willie.
Bafo de Onça, inicialmente, era um urso, passando a ser um gato, em 1928. É também o personagem em contínuo, mais antigo da Disney.
Em A Turma do Pateta, Bafo não é vilão, é um vizinho de Pateta, casado com Peg e tendo os filhos PJ (Pete Junior) e Matraca.
Atualmente pode ser visto na série infantil "A Casa do Mickey Mouse", em exibição no canal Disney Junior da tv a cabo ou no canal SBT da tv aberta.
Fora os desenhos e histórias, Bafo foi mascote da Marinha Mercante americana durante a Segunda Guerra Mundial e foi vilão nos videogames Mickey Mousecapade, Disney's Magical Quest, Mickey Mania, World of Illusion e Kingdom Hearts II.


Esqueleto
Esqueleto é o mestre do mal de Etérnia. Obcecado pelo poder, tenta de todas as formas dominar o castelo de Grayskull, que representa o poder do bem em Etérnia. O vilão Esqueleto, uma estranha combinação de cara de caveira com um corpo físico, tem sua base na Montanha da Serpente, que é uma montanha com uma cachoeira e uma enorme serpente esculpida em toda sua volta (na versão de 1983, a cachoeira fica ao lado da montanha, enquanto na versão de 2002, ela sai da própria boca da estátua da serpente). De lá comanda diversas criaturas do mal para tentar dominar o resto do planeta.
Mumm-Ra
Mumm-Ra, "o rei de vida eterna", é sem dúvida o inimigo número um de Lion-O e dos outros Thundercats.
Ao chegarem ao Terceiro Mundo junto com os Thundercats, os mutantes pousam sua nave espacial em frente a uma gigantesca pirâmide negra. Ao entrar na milenar construção, Escamoso, Chacal e Simiano se deparam com um ser horrendo de aparência extremamente envelhecida com um corpo enfaixado e vestindo um longo manto vermelho. Esta tenebrosa criatura se apresenta como Mumm-ra, "o mal sempre vivo".
Mumm-Ra é um rei do egito com poderes místicos gigantescos e que estava vivo há mais de mil anos no terceiro mundo.
Imediatamente, Mumm-Ra faz uma aliança com os mutantes para juntos tentarem obter o olho de Thundera e seu poder infinito. Para isto a múmia milenar tería que destruir Lion-O e os outros Thundercats. Mumm-Ra vive dentro de sua misteriosa pirâmide negra construída há milenios. Dentro desta fortaleza existe a sala central onde se encontram o caldeirão mágico, as quatro estátuas gigantes dos Antigos Espíritos do Mal e o sarcófago, local onde Mumm-Ra dorme e mantém suas energias sempre renovadas. No caldeirão, Mumm-Ra pode ver e projetar imagens de tudo o que desejar e é através dele que ele pode também manter contato com Nêmesis, a força das trevas. Vale mencionar que a pirâmide negra possui em seu interior muitas salas e corredores misteriosos conhecidos apenas por ele próprio.
Quando está dentro de sua pirâmide, mantém uma forma envelhecida e desgastada pelos milhares de anos de vida. Porém ao invocar as forças dos espíritos do mal, a múmia envelhecida ganha músculos, altura e as faixas que recobrem seu corpo se partem, fazendo surgir um ser forte e de poderes quase ilimitados, com a aparência de um faraó semi-mumificado. Embora originário do terceiro mundo, a Terra, seu aspecto não é exatamente humano, lembrando algo como um híbrido de aspecto simiesco e canino ao mesmo tempo.
Quando se transforma ele ganha o nome de Mumm-Ra, "O de vida eterna" ou "O ser eterno", podendo voar e assumir qualquer outra forma como disfarce. Porém apesar de todos estes poderes, Mumm-Ra possui um ponto fraco. A criatura milenar tem um pavor gigantesco de ver sua própria imagem refletida em qualquer lugar. Ao ver sua imagem refletida, Mumm-Ra toma-se de pânico e seus poderes parecem se anular e sua força é drenada obrigando-o a fugir para seu sarcófago. Sem dúvida este ponto fraco foi muito explorado por Lion-O e os outros Thundercats nos combates contra Mumm-Ra.
Na virada da primeira para a segunda temporada do seriado, os Thundercats quase conseguem destruir Mumm-Ra numa batalha. Mas ele consegue se refugiar em sua pirâmide, tendo seus ferimentos curados pelos Antigos Espíritos do Mal, que, no processo, aumentam os poderes dele e tiram sua fraqueza de se apavorar quando vê sua própria imagem.
No Brasil, é dublado em sua maioria de aparições por Sílvio Navas e nos últimos episódios da série por Santos Germano.

Fu Manchu
Doutor Fu Manchu é um personagem ficcional que aparece em uma série de novelas do escritor inglês Sax Rohmer, produzidas durante a primeira metade do século XX. O personagem foi adaptado para o cinema, televisão, rádio e quadrinhos. Ele é o arquetipo do "Gênio do Crime" da ficção, embora em sua composição haja vários estereótipos ocidentais sobre os chineses: misteriosos, traiçoeiros, ardilosos, com um gosto particular por ciências obscuras, torturas e venenos. A face de Fu Manchu descrita pelo autor se tornou muito conhecida, com os longos bigodes que se tornaram sua marca registrada.
O doutor Fu Manchu comanda uma vasta organização criminosa internacional, os Si-Fans, que conta com vários assassinos profissionais, de preferência hindus Thugs e Dacoits, dentre outros membros de sociedades secretas dedicadas ao crime. Seus assassinos geralmente usam facas, soltam animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões. Alguns se valem de armas químicas.
Fu Manchu é de ascendência nobre, membro da Família Imperial. Fu Manchu não seria seu nome real, mas um título guerreiro concedido aos de etnia Manchu, que dominaram a China até 1911. Ele perdeu seus privilégios após a Rebelião dos Boxers. Nos primeiros livros, a história da sua origem era diferente: ele seria um assassino Si-Fan que atacava os europeus da Ásia. Mais tarde a conotação política foi abandonada e Fu Manchu se tornou um criminoso.
O maior segredo de Fu Manchu é um elixir que o torna imortal. Quando a China se tornou comunista, Fu Manchu e os Si-Fans lutaram para restaurar o antigo regime imperial.
Lembrando que se não fosse os vilões, os heróis não se tornariam mais forte, e também não haveria graça nenhuma.

Fonte:

Pop
História do Mundo
Wikipédia

Comentários