Monstros Clássicos do Cinema

Existem monstros que além de fazer sucesso nos livros, também mexem com a cabeça das pessoas e fazem sucesso nos cinemas, alguns chegam a serem os mocinhos de séries e desenhos animados, viraram até jogos, conheçam os monstros mais adorados pelos fãs de terror:



Fantasma

Fantasma, na crença popular, é a alma ou espírito de uma pessoa ou animal falecido que pode aparecer para os vivos de maneira visível ou através de outras formas de manifestação. Descrições de aparições de fantasmas variam no modo como estes se manifestam. A tentativa deliberada de contactar o espírito de uma pessoa morta é conhecida como necromancia, ouséance no espiritismo.
A crença em manifestações espirituais dos mortos é comum, datando do animismo ou veneração dos mortos em culturas pré-históricas. Determinadas práticas religiosas — ritos funerários, exorcismos, e alguns costumes do espiritualismo e da magia — são especificamente designadas para agradar os espíritos dos mortos. Fantasmas são geralmente descritos como essências solitárias que assombram um local, objeto ou pessoa em particular a qual estiveram ligados em vida, embora histórias a respeito de exércitos, trens, navios e até mesmo animais e números fantasmas tenham sido relatadas.



Drácula
Drácula é um livro de 1897 escrito pelo autor irlandês Bram Stoker, tendo como protagonista o vampiro Conde Drácula. Sem dúvida trata-se do mais famoso conto de vampiros da literatura. A obra está em domínio público e pode ser obtida gratuitamente on-line, na sua íntegra, em língua inglesa.

Enredo

Este romance em forma epistolar, dando voz às várias personagens, abre com a chegada de um solicitador, de nome Jonathan Harker, a um castelo em uma remota zona da Transilvânia. O jovem Harker trava conhecimento com o excêntrico proprietário do castelo, o conde Drácula, dado este ter em vista a aquisição de várias propriedades na Inglaterra.
Aos poucos Harker começa a perceber que há mais do que excentricidade naquela figura, há algo de estranho no anfitrião, algo de realmente assustador e tenebroso. Aliás, passada a inicial hospitalidade, Harker começa a entender que, mais do que um hóspede, é também um prisioneiro do conde Drácula.
Seguidamente, Drácula decide viajar até à Inglaterra, deixando um rastro de morte e destruição por onde passa – sob a forma de um enorme morcego -, enquanto Harker é deixado à guarda de três figuras femininas, três terríveis seres que se alimentam de sangue humano. Harker consegue fugir, apesar de bastante debilitado, e encontra-se com a sua noiva, Mina, em Budapeste.
O conde muda-se para Inglaterra dentro de caixotes que são transportados por mar. A tripulação desaparece gradualmente e um homem alto e pálido é visto no convés à noite. Em Whitby, Lucy, uma jovem inglesa, amiga de Mina, começa a apresentar estranhos sintomas: uma enorme palidez e dois enigmáticos orifícios no pescoço. Os seus amigos e pretendentes, John Seward, Quincey Morris e Arthur Holmwood, este último aquele que Lucy ama, são incapazes de identificar a origem daquela doença, recorrem ao auxílio do Dr. Abraham Van Helsing, professor, cientista, médico, filósofo etc, famoso pelos seus métodos considerados pouco ortodoxos, compreendendo que Lucy foi vítima dos ataques de um ser diabólico, uma espécie de morto-vivo que se alimenta de sangue humano. Contudo, receando a reação destes, Van Helsing decide não lhes apresentar imediatamente as suas conclusões.
Numa noite, Lucy e a sua mãe são atacadas por um morcego – a forma animal do conde Drácula – e ambas morrem, embora de causas diferentes: Lucy foi alvo do ataque sanguinário do morcego/Drácula; a mãe de Lucy, vítima de ataque cardíaco provocado pelo medo.
Em Londres, Lucy é enterrada mas a sua existência não termina por aí: esta renasce como vampira e começa a perseguir crianças. Van Helsing, não dispondo de outra opção, confidencia as suas conclusões aos amigos desta os quais, após postura cética, se determinam a colocar um fim naquela forma de existência e introduzem uma estaca no seu peito, trespassando o coração e decepam-lhe a cabeça, pois só assim ela poderá descansar em paz.
Pouco tempo depois, para surpresa dos mesmos, percebem que Drácula tem agora uma nova vítima como alvo: Mina, que já regressara de Budapeste juntamente com Harker, agora juntos na condição de marido e mulher. O Sr. e a Sra. Harker vinham, através dos seus diários e correspondências de Lucy, ajudando Van Helsing a descobrir tudo acerca da criatura.
Porém, além de se alimentar de Mina, Drácula também lhe dá o seu sangue a beber, ritual que os conecta espiritualmente, como numa espécie de matrimónio das trevas.
Decididos a destruí-lo e a salvar Mina, os homens o perseguem por toda Londres e, após ter suas propriedades descobertas e santificadas com hóstia, Drácula foge e refugia-se no seu castelo na Transilvânia. Contudo, é completamente destruído pelos perseguidores, assim libertando Mina da tal "maldição".

Frankenstein

Frankenstein ou o Moderno Prometeu (, mais conhecido simplesmente porFrankenstein, é um romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres. É considerada a primeira obra de ficção científica da história. O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. Mary Shelley escreveu a história quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817, e a obra foi primeiramente publicada em 1818, sem crédito para a autora na primeira edição. Atualmente costuma-se considerar a versão revisada da terceira edição do livro, publicada em 1831, como a definitiva.
O romance obteve grande sucesso e gerou todo um novo gênero de horror, tendo grande influência na literatura e cultura popular ocidental. O aclamado autor de literatura de terror Stephen King considerou Frankenstein um dos três grandes clássicos do gênero, sendo os outros dois Drácula e Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde. A obra está em domínio público e está disponível gratuitamente na Internet em língua inglesa.



Múmia
Há muitos e muitos anos, Imhotep, o sumo sacerdote do Faraó, se apaixona repentinamente pela esposa deste, Ankh-su-Namun e há um caso entre eles. Com o Faraó sendo assassinado pelo casal de amantes e ao descobrirem o que houve, Imhotep e sua amada são condenados horrivelmente: Ankh-su-Namun é morta e Imhotep é enterrado vivo, mas sob uma maldição que o declararam: se fosse ressurgido, traria desgraça e morte à humanidade. Em 1926, o aventureiro Rick O'Connell, junto com a bibliotecária Evelyn, seu irmão atrapalhado Jonathan e outros arqueólogos acabam acidentalmente trazendo à vida o sacerdote condenado Imhotep, que fará de tudo para também ressuscitar sua amada Ankh para viverem juntos pra sempre. Agora caberá a eles impedir que esta punição humanitária aconteça, com humor, mistério e muita aventura.

Egito, 1290 AC. O sumo sacerdote Imhotep está envolvido em um caso amoroso com Anck-su-Namun, a amante do Faraó Seti I. Quando o faraó descobre o caso, Imhotep e Anck-su-Namun assassinam o monarca. Os guardas de Seti chegam ao local para prender os culpados, mas Imhotep foge enquanto Anck-su-Namun se mata, com a intenção de Imhotep vir a ressuscita-la. Após o enterro de Anck-su-Namun, Imhotep e seus sacerdotes roubam o cadáver dela e viajam para Hamunaptra, a Cidade dos Mortos, onde eles começam a cerimônia de ressurreição. No entanto, eles são interceptados por guardas de Seti antes do ritual poder ser concluído, e a alma de Anck-su-Namun é enviada de volta para o submundo. Os sacerdotes de Imhotep são mumificados vivos; Imhotep é condenado a agonia imortal, condenado a sofrer a maldição Hom Dai, e é enterrado vivo com escaravelhos comedores de carne. Ele é enterrado sob alta segurança, selado em um sarcófago, aos pés de uma estátua do deus egípcio Anúbis, e mantido sob rigorosa vigilância por guerreiros conhecidos como Medjai; pois toda a humanidade estaria condenada caso ele pudesse ressurgir.
Em 1926, Jonathan Carnahan apresenta sua irmã Evelyn, uma bibliotecária Cairo e aspirante egiptólogo, uma caixa intrincada e mapa que Jonathan diz que encontrou em Tebas. Após ficar a par e descobrir o mapa que os leva à Hamunaptra, Jonathan revela que ele roubou de um aventureiro americano chamado Rick O'Connell, atualmente na prisão. Evelyn e Jonathan vão até a prisão visitar Rick, e ele diz que sabe a localização da cidade, porque a sua unidade da Legião Estrangeira Francesa encontrou-a numa localização anos atrás. Ele faz um acordo com Evelyn para revelar a localização de Hamunaptra, em troca de Evelyn salvar sua vida do enforcamento.
Rick leva Evelyn e uma pequena expedição de Jonathan para a cidade, onde o grupo encontra um bando de caçadores de tesouro norte-americanos liderados pelo famoso egiptólogo britânico Dr. Allen Chamberlain e guiados por Beni Gabor, um ex- companheiro covarde de Rick. Pouco depois de chegar a Hamunaptra, as expedições são atacadas pelo Medjai, liderada pelo guerreiro Ardeth Bay. Ardeth adverte-os do mal sepultado na cidade, mas apesar de sua advertência, as duas expedições continuam a escavar em porções separadas da cidade. Evelyn procura o Livro de Amon-Ra, um livro de ouro maciço supostamente capaz de trazer a vida, mas se depara com as ruínas da tumba de Imhotep. A equipe de norte-americanos, enquanto isso, descobrem uma caixa que contém o negro livro dos Mortos, acompanhado por vasos de vísceras que transportam órgãos preservados da Anck-su-namun; Chamberlain rouba o Livro dos Mortos, enquanto cada um dos americanos embolsa um vaso canópico como saque. Antes de abrir a caixa, Chamberlain lê uma gravura dizendo que toda e qualquer criatura que abrir a caixa é amaldiçoado se Imhotep for despertado. Os homens ignoram os avisos, mas Beni se recusa a ajudá-los, e foge.
À noite, Evelyn leva o Livro dos Mortos e lê uma página em voz alta, acidentalmente despertando Imhotep. As expedições fogem para o Cairo, mas Imhotep segue-os com a ajuda de Beni, que barganha com Imhotep; uma promessa de não matar Beni. Imhotep absorve a vida a partir da expedição americana, tendo de volta sua força vital. Procurando uma maneira de parar Imhotep, Rick, Evelyn e Jonathan encontram Ardeth em um museu. Depois de Evelyn revelar que Imhotep se referiu a ela como Anck-su-Namun em Hamunaptra, Ardeth e o curador do museu Terrence Bay levantam a hipótese de que Imhotep quer ressuscitar sua amada outra vez e vai fazê-lo sacrificando Evelyn. Evelyn comenta que se o Livro dos Mortos trouxe Imhotep de volta à vida, o Livro de Amon-Ra pode matá-lo novamente. Depois de descobrir a localização do Livro, Imhotep convoca um exército de escravos que persegue o grupo. Evelyn concorda em acompanhar Imhotep se poupar a vida do resto do grupo. Imhotep volta atrás em sua palavra e deixa seus escravos matarem o grupo de qualquer maneira. No entanto, Rick descobre uma entrada para os esgotos e eles escapam. Terrence sacrifica-se, ganhando tempo para que os outros possam escapar.
Imhotep, Evelyn e Beni retornam à Hamunaptra, perseguido por Rick, Jonathan, e Ardeth. Evelyn é resgatada após uma intensa batalha com sacerdotes mumificados de Imhotep, e ela lê partes do Livro de Amon-Ra. Imhotep se torna mortal novamente, e Rick apunhala-o, forçando-o a cair no Rio da Morte. Imhotep deixa o mundo dos vivos, prometendo vingança com as mesmas palavras que ele havia esculpido em seu sarcófago, a morte é apenas o começo. Enquanto saqueia o tesouro da pirâmide, Beni acidentalmente aciona uma armadilha antiga e fica preso com um enxame de escaravelhos carnívoros, e com Hamunaptra afundando nas areias do deserto. Os heróis escapam, apesar de perderem o Livro de Amon-Ra no processo. Rick, Jonathan e Evelyn montam em um par de camelos ao pôr do sol, carregando os tesouro da cidade, que Beni havia saqueado.



Homem Invisível
O Homem Invisivel é um livro de H. G. Wells em que o protagonista se torna completamente invisível. Obra-prima de Herbert George Wells, certamente o mais destacado entre os percursos da ficção científica, narra a história de um cientista que, após uma experiência parcialmente bem-sucedida, muda para um pacato lugarejo, gerando uma série de especulações. Com hábitos estranhos, humor instável, e sempre com o rosto enfaixado, chama sempre a atenção dos moradores da cidade.





Lobisomem

Entre os muitos famosos lobisomens da ficção estão:
  • Lawrence Talbot e seu pai Sir John Talbot, respectivamente o protagonista e antagonista do filme clássico de 1941, O Lobisomem, que recentemente ganhou um remake em 2010.
  • Lucian (Michael Sheen) dos filmes Anjos da noite e Anjos da noite: a rebelião dos Lycans;
  • Tyler Lockwood e Mason Lockwood da série The Vampire Diaries;
  • Tyler Smallwood e Jacob Smallwood de Diários do Vampiro: Reunião Sombria;
  • David Naughton como David Kessler em Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London, no original);
  • Scott McCall (Michael J. Fox no filme original e Tyler Posey na série de 2011) de Teen Wolf;
  • Remo John Lupin e Fenrir Lobo Greyback da saga/serie Harry Potter de J.K. Rowling, representados no cinema por David Thewlis ( Remo Lupin) e Dave Legeno ( Fenrir Greyback )
  • Alcide Herveaux (e outros) de True Blood
  • Astromar Junqueira (Rui Resende) da novela Roque Santeiro
  • Hunter Sands "(Castelo do Medo)"
  • Ginger Fitzgerald de Ginger Snaps
  • George Sands e Tom McNair de Being Human
  • Peter Rumancek (da série Hemlock Grove, baseada no livro escrito por Brian McGrevy, e atualmente reproduzida no Netflix. O personagem é interpretado por Landon Liboiron.)
  • Professor Aristóbulo Camargo, da novela ou minisérie Saramandaia
  • Lobi, o lobisomem da Turma do Penadinho, nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica
  • A minisérie Sítio do Picapau Amarelo teve lobisomens como personagens, tanto na série dos anos 70 quanto nos anos 2000.
  • Eddie, o filho do seriado The Munsters
  • Luby, personagem das histórias em quadrinhos da A Turma do Arrepio
  • Kagerou Imaizumi, personagem da série de jogos Touhou Project
  • Pernambuco Nogueira (Selton Mello do filme O Coronel e o Lobisomem (2005) ).
  • Gabriel Van Helsing (interpretado por Hugh Jackman em Van Helsing caçador de monstros..fora mordido por Velkan que tambem era um lobisomem)
  • Ruby, personagem da serie Once Upon A Time interpretada por Meghan Ory.
  • Ginei Morioka da série de mangás Rosario + Vampire de Akihisa Ikeda.



Monstro da Lagoa Negra
Monstro da Lagoa Negra é um personagem de cinema americano surgido em filme preto e branco de 1954 chamado Creature from the Black Lagoone lançado com efeitos 3-D, dirigido por Jack Arnold com roteiro de Harry Essex, Arthur A. Ross e Maurice Zimm, e que recebeu duas sequências:Revenge of the Creature (1955) e The Creature Walks Among Us (1956). O monstro é anfíbio e embora seu habitat natural seja aquático ele consegue respirar e caminhar na superfície. A aparência associa-o a uma espécie de homem-peixe, com pele escamosa, guelras e membranas como nadadeiras nas mãos e pés.
Ricou Browning é o Monstro nas cenas subaquáticas dos três filmes. Ben Chapman interpretou o Monstro em terra no primeiro filme. Tom Hennesy fez o mesmo no segundo e Don Megowan no terceiro. O Monstro da Lagoa Negra se tornou uma figura popular do cinema e aparece em diversas outras produções, inclusive uma participação na série The Munsters, no filme The Monster Squad e no musical de teatro Creature from the Black Lagoon- The Musical.

O Monstro da Lagoa Negra é anfíbio, capaz de respirar dentro e fora d'água. No primeiro filme ele se mostra vulnerável a rotenona, um composto químico usado como pesticida. Ele possui uma força bem superior à humana, característica diminuída no segundo e terceiro filmes. Suas mãos são grandes e com garras, além das membranas entre os dedos. A pele do Monstro é bastante resistente além de um fator de cura que lhe permite se recuperar de ferimentos que seriam fatais para qualquer homem, mesmo os causados por tiros. Foi dito no terceiro filme que o Monstro possui pulmões, ativados quando suas brânquias são machucadas. O Monstro demonstra sofrer de uma fotofobia, adquirida pela permanência em aguas escuras do seu habitat. 35% do sangue do Monstro é composto de glóbulos brancos.

Zumbi

Zumbi ou zombie é uma criatura cujo estereótipo define-se, nos livros e na cultura popular, tipicamente como uma pessoa morta reanimada usualmente de hábitos noturnos, que vive a perambular e a agir de forma estranha e instintiva; um morto-vivo; um ser privado de vontade própria, sem personalidade. Histórias de zumbis têm origem no sistema de crenças espirituais e nos rituais do vodu haitiano: segundo crenças populares, o vodu faz com que uma pessoa morta volte à vida à procura de vingança com aquelas pessoas que lhe teriam feito mal. Histórias contam sobre trabalhadores controlados por um poderoso feiticeiro.
Segundo o estereótipo popular, um zumbi é um ser humano dado como morto que, após sepultado, foi posteriormente desenterrado e reanimado por meios desconhecidos. Devido à ausência de oxigênio na tumba, os mortos vivos seriam reanimados com morte cerebral e permaneceriam em estado catatônico, criando insegurança, medo e portando-se de forma a ver os seres humanos normais como presas.
Os zumbis não são por completo míticos. Há rituais necromânticos, em particular ligados à religião do vodu haitiano, que, realizados com o intuito maligno de subjugar e gerar subserviência a seus invocadores, trazem, à realidade, o conceito de zumbi. Auxiliados pelos efeitos psicológicos das crenças socialmente difundidas, os rituais de zumbificação, se não alcançam em plenitude seu intento, são por certo bem eficazes em induzir comportamentos em suas vítimas que pouco ficam a dever aos comportamentos estereotípicos dos zumbis míticos.
Zumbis também são bem reais entre outras espécies animais, cujos comportamentos dos espécimes infectados podem ser drasticamente modificados e controlados por patógenos hospedeiros. O comportamento do animal é usualmente modificado de forma a garantir a disseminação do agente patogênico. Como exemplo, há fungos que transformam formigas e outros insetos em "zumbis". ; e há vermes que zumbificam lesmas. A figura dos zumbis humanos ganhou destaque no gênero de filme de terror principalmente graças ao filme de 1968 "Night of the Living Dead", de George A. Romero.

Cthulhus

Cthulhu é uma entidade cósmica criada pelo escritor de terror H. P. Lovecraft em 1926. A primeira aparição da entidade foi no conto "The Call of Cthulhu", publicado na revista Weird Tales em 1928.
Cthulhu é um dos Grandes Antigos principais dos Mitos de Lovecraft. É frequentemente citado pelos livros de história, seu tamanho gigantesco e o terror abjeto que evoca. A entidade é usada também em círculos de ficção científica e fantasia como sinônimo de horror ou mal extremo.
Após sua primeira aparição em "The Call of Cthulhu", a entidade tornou a figurar brevemente em outras histórias de Lovecraft.
Também é mencionado em algumas paródias como os desenhos South Park e As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy.
A banda americana de heavy metal Metallica gravou a canção instrumental "The Call of Ktulu" no álbum Ride the Lightning, de 1984. O baixista da banda, Cliff Burton, era um grande fã de Lovecraft.
A Coisa

Conta a história de sete indivíduos que, quando crianças, enfrentaram uma criatura centenária que se alimentava do medo e mudava de forma, ora chamada de It (Coisa), ora de Pennywise (o palhaço Parcimonioso) na cidade fictícia de Derry, no Maine, e 30 anos depois eles são chamados de volta para o confronto definitivo quando a criatura volta a matar crianças. Quem sente sua presença é Michael Hanlon , um bibliotecário e único do grupo dos sete amigos que continuou morando em Derry. Assim ele liga para Richard Tozier (o brincalhão piadista), Eddie Kaspbrak (o fracote hipocondríaco), Stanley Uris (o escoteiro), Beverly Marsh Rogan (a garota do grupo), Ben Hanscom (um gordinho tímido) e Bill Denbrough (espécie de "lider" do grupo), pois todos os sete, quando jovens, viram "A Coisa" e juraram combatê-la caso surgisse outra vez. Porém este juramento pode custar suas vidas. Nesta obra Stephen King descreve claramente a personalidade e peculiaridades de cada uma das sete personagens principais, demonstrando sua ótima técnica de criação de descrição.
Em 1990 foi adaptado para cinema e TV, com direção de Tommy Lee Wallace.

O Fantasma da Ópera

Na obra original de Leroux, a ação desenvolve-se no século XIX, na Ópera de Paris, um monumental e luxuoso edifício, construído entre 1861 e 1875, sobre um enorme lençol de água subterrâneo. Os empregados afirmam que a ópera se encontra assombrada por um misterioso fantasma, que causa uma variedade de acidentes. O fantasma chantageia os dois administradores da Ópera, exigindo que continuem lhe pagando um salário de 20 mil francos mensais e que lhe reservem o camarote número cinco em todas as atuações.
Entretanto, a jovem inexperiente bailarina (e mais tarde cantora) Christine Daaé, acreditando ser guiada por um "Anjo da Música", supostamente enviado pelo seu pai após a sua morte, consegue subitamente alguma proeminência nos palcos da ópera quando é confrontada a substituir Carlotta, a arrogante Diva do espectáculo. Christine conquista os corações da audiência na sua primeira atuação, incluindo o do seu amor de infância e patrocinador do teatro, Visconde Raoul de Chagny.
Erik, o Fantasma, vive no "mundo" subterrâneo que Christine considera um lugar frio e sombrio, onde ela percebe que o seu "Anjo da Música" é na verdade o Fantasma que aterroriza a ópera. Christine descobre também que o Fantasma é fisicamente deformado na face, razão pela qual usa uma máscara para esconder a sua deformidade. Vendo a verdadeira imagem de Erik, ela entra em choque, e Erik decide prendê-la no seu mundo, dizendo que somente a deixará partir se ela prometer não amar ninguém além dele e voltar por vontade própria.
Christine enfrenta uma luta interna entre o seu amor por Raoul e a sua fascinação pelo gênio da personagem do Fantasma, e decide se casar com Raoul em segredo e fugir de Paris e do alcance do Fantasma. No entanto, o seu plano é descoberto e, durante uma atuação da Ópera Fausto de Charles Gounod, Christine é raptada do palco e levada para os labirintos embaixo da Ópera.
Nos aposentos de Erik ocorre o confronto final entre ele, Christine e o Visconde Raoul de Chagny, que é levado até lá pelo Persa, através dos subterrâneos da Ópera, passando pela câmara dos suplícios, onde ambos quase acabam por enlouquecer e enforcar-se com o "Laço de Punjab" (espécie de cordão feito de tripas de gato que Erik usava para matar), e Christine é forçada a escolher entre Erik e Raoul. Christine escolhe Erik, com o intuito de salvar a vida das pessoas da Ópera (já que ele ameaça destruir a Ópera de Paris, colocando muitas vidas em risco, caso Christine escolha ficar com Raoul). Christine diz ainda que concordará em ser a esposa de Erik se ele libertar o Persa e Raoul, ainda presos na câmara dos suplícios. Erik leva o Persa de volta para sua casa, mas mantém Raoul como refém e o encarcera no local mais longínquo dos subterrâneos da Ópera.
Quando Erik retorna para Christine, ela o está esperando como uma verdadeira noiva; ele então se atreve a dar-lhe um beijo na testa, o qual ela aceita sem rejeitá-lo ou demonstrar horror. Esse ato simples trouxe uma alegria imensa a Erik, que pela primeira vez na vida foi tratado como uma pessoa comum. Os dois começam a chorar e Erik diz a Christine que ela pode ir embora e se casar com Raoul, o homem que ela ama, e que ele, Erik, não passava de um cachorro aos seus pés, pronto para morrer por ela. A única coisa que ele pede é que, quando morrer, ela o enterre junto com o anel que lhe havia dado. Christine e Raoul vão embora e nunca mais são vistos. Erik morre três semanas depois. O anúncio de sua morte foi feito pelo Persa em um jornal. Anos mais tarde, um esqueleto é encontrado nos subterrâneos da ópera e, junto ao esqueleto, havia um anel de ouro, o mesmo que Erik havia dado a Christine, indicando que ela cumpriu sua promessa.


Fonte: 
Guia da Semana
http://www.guiadasemana.com.br/cinema/noticia/conheca-os-monstros-classicos-da-universal

Comentários