O Fantasma


Fantasma é uma tira de jornal do gênero aventura criada por Lee Falk (também o criador do Mandrake), contando as aventuras de um combatente do crime, mascarado e usando uma roupa característica. O personagem atua em um fictício país africano chamado Bangalla. A série começou a ser publicada em jornais diariamente em 17 de fevereiro de 1936, e aos domingos, como edição colorida, em maio de1939, continuando até 2006. Falk encarregou o desenhista Phil Davis do desenho de suas histórias.
Falk trabalhou na tira até sua morte em 1999; a tira é atualmente roterizada por Tony DePaul e desenhado por Paul Ryan (de segunda-feira a sábado) e Terry Beatty (domingo). Foi desenhada anteriomente por Ray Moore, Wilson McCoy, Bill Lignante, Sy Barry, George Olesen, Keith Williams, Fred Fredericks, Graham Nolan e Eduardo Barreto. Na tira, o Fantasma foi vigésimo primeiro em uma linha de combatentes do crime que começou em 1536, quando o pai do marinheiro britânico Christopher Walker foi morto durante um ataque de piratas. Após jurar ao crânio do assassino de seu pai que iria lutar contra o mal, Christopher começou um legado do Fantasma que iria passar de pai para filho. Apelidos para o Fantasma incluem "O espirito que anda" e "O Homem que não pode morrer".
Ao contrário de outros heróis fantasiados da ficção, o Fantasma não tem superpoderes e confia em sua força, inteligência e imortalidade de renome para derrotar seus inimigos. O vigésimo primeiro Fantasma é casado com Diana Palmer; eles se conheceram quando ele estudou nos Estados Unidos e têm dois filhos, Kit e Heloise. Ele tem um lobo treinado, chamado Capeto, e um cavalo chamado Herói. Como os Fantasmas anteriores, ele vive na antiga caverna do crânio.
O Fantasma foi o primeiro herói fictício a vestir um traje colante que se tornou uma marca registrada dos super-heróis de histórias em quadrinhos, e foi a primeira sériea mostrar uma máscara sem pupilas visíveis (outro padrão de super-heróis). O historiador de histórias em quadrinhos, Peter Coogan descreveu o Fantasma como uma figura "de transição", uma vez que o Fantasma tem algumas das características de heróis de revistas pulp como The Shadow e The Spider, bem como antecipar as características de super-heróis de quadrinhos como Superman, Batman e Capitão América.
Caracterização

O Fantasma usa uma mascara preta e um uniforme roxo.
Editores que publicaram as histórias antes de 1939 escolheram a cor segundo as suas preferências ou possibilidades gráficas. Então, à volta do mundo, o herói tem cores diferentes, como azul na Escandinávia, vermelho na Itália, Brasil e Espanha, marrom na Nova Zelândia e roxo no resto do mundo.
O Fantasma carrega ainda duas pistolas calibre. 45 no seu cinturão de couro preto com uma fivela imitando uma caveira, a sua marca recorrente.
Fã de O Livro da Selva de Rudyard Kipling, Falk situou o fictício país de Bengali no sudeste asiático, próximo a Índia, uma a alusão região real, Bengala, logo em seguida, mudaria para a Africa, o nome do país mudou para Bangalla.

No Brasil

No Brasil, o personagem foi publicado pelo primeira vez em 12 de março de 1936 nos encartes semanais do periódico carioca O Correio Universal e depois em 02 de dezembro de 1936 em capítulos semanais no suplemento A Gazetinha do jornal paulistano A Gazeta. E pela primeira vez numa edição propria em 1937 nas páginas da Edição Extraordinária do Correio Universal , posteriormente apareceu em O Globo Juvenil , O Gibi, quando então era chamado de Fantasma Voador. Com a fundação da RGE, as revistas do Fantasma se tornaram o principal produto e eram compostas de edições de tiras diárias e dominicais. Anos depois foram incluídas HQs da Gold Key, DC Comics e da Charlton Comicsadaptadas inicialmente ao formato americano e depois aos formatinhos. Essa editora lançou revista própria em 1953 chamada "Fantasma Magazine".Como a demanda por material do personagem era muito grande, a revista chegou a ter histórias (não creditadas) produzidas no próprio país, desenhadas por Walmir Amaral, Júlio Shimamoto, Gutemberg Monteiro e Antonio Homobono. a revista do personagem também chegou a publicar história da garota das selvas Lorna da Atlas Comics (nome usado pela Marvel Comics na década de 1950) . Walmir Amaral também produziu história para a revista do herói em lombada quadrada publicada pela editora Saber.
Segundo Walmir Amaral, a demanda por material do personagem era tanta que além das histórias americanas e brasileiras, também foram publicadas histórias da Suécia (que também usava material brasileiro), Holanda, Dinamarca e Bélgica. Além de publicações das Organizações Globo (Jornal O Globo, RGE, Editora Globo), o Fantasma teve títulos publicados pelas editoras EBAL, Saber, L&PM, Livraria Civilização, Opera Graphica, Editora Activa (selo da Opera Graphica), Nova Sampa e Mythos Editora.
Pela Opera Graphica, o quadrinista Mozart Couto desenhou diversas capas de revistas do Herói .
Em 2003, o roteirista e editor Franco de Rosa da Editora Opera Graphica, propôs a King Features um projecto de uma revista licenciada do Fantasma em estilo mangá. O projecto não foi aceito pelo syndicate. A Opera Graphica e a Editora Minuano publicaram Fantagor, uma revista no formato de bolso (semelhante aos mangás Editora JBC), com roteiros e arte de Pierre Viegas. Os nomes dos personagens lembram o do universo do Fantasma, e nesse aspecto o Fantagor se aproxima de exemplos como o brasileiro O Judoka e o britânicoMarveman/Miracleman, que surgiram nos quadrinhos após os personagens de quem foram inspirados terem tido impedidas a publicação.
O último lançamento da Opera Gráfica antes de encerrar as suas actividades foi o livro teórico "Fantasma - Biografia Oficial do Primeiro Herói Fantasiado dos Quadrinhos" escrito por Marco Aurélio Lucchetti e organizada por Franco de Rosa (um dos proprietários da Editora) e lançado em Junho de 2009.
Em 2011, a Editorial Kalaco (também pertencente a Franco de Rosa) publicou uma edição de luxo do "Casamento do Fantasma". A edição compila as tiras diárias e dominicais desenhadas por Sy Barry e André LeBlanc. É narrado o casamento de Kit Walker e Diana Palmer, tendo dentre os convidados outros personagens criados por Lee Falk: Mandrake, Lothar e Princesa Narda. A história já havia sido publicada em edição especial pela RGE no final da década de 70 . Em Agosto de 2013, a Pixel Media, selo de quadrinhos da Ediouro Publicações, publica o álbum "Piratas do Céu: A Saga Completa" , em Abril de 2014, publica um novo álbum "O Fantasma vai à guerra" , em Julho do mesmo ano, o jornal cariocaExtra da Infoglobo começa a publicar as tiras diárias clássicas do personagem ao lado de outra tira longeva, Recruta Zero de Mort Walker.


Literatura

A primeira tentativa de adaptar o personagem em livros, foi feito pela Whitman Publishing Company na coleção de Big Little Books, que adaptaram arcos de histórias publicadas nas tiras produzidas por Lee Falk e Ray Moore. O primeiro livro foi publicado em 1936 e o último em 1947.
Os livros da coleção foram:
  1. The Phantom
  2. The Phantom & the Sign of the Skull
  3. The Phantom & Desert Justice
  4. The Return of the Phantom
  5. The Phantom & the Sky Pirates
  6. The Phantom & the Girl of Mystery

Em 2007, a Moonstone Books lançou uma série de contos inéditos.



Televisão


Em 1943, a Columbia Pictures, inspirada no sucesso dos quadrinhos, resolveu fazer o seriado The Phantom, sob direção de B. Reeves Eason e estrelado por Tom Tyler. O seriado teve 15 capítulos. O estúdio planejou uma sequência, contudo, descobriu que os direitos haviam expirados, o projeto foi alterado e se tornou o seriado The Adventures of Captain Africa, lançado em 1955 e estrelado por John Hart.

Em 1972, apareceu no longa-metragem de animação Popeye Meets the Man Who Hated Laughter, exibido como parte do The ABC Saturday Superstar Movie, ao lado de Popeye e outros personagens de tiras distrbuídas pela King Features: Katzenjammer Kids, Príncipe Valente, Barney Google e Snuffy Smith, Blondie, Recruta Zero, Flash Gordon, Mandrake, Little Iodine,Little King, Hi and Lois, Henry, Steve Canyon, Tiger e Tim Tyler's Luck.
Em 1986, o desenho animado Defenders of the Earth mostrou Fantasma em ação com seus colegas do King Features Syndicate, Flash Gordon e Mandrake. Em 1994, a Hearst Corporation apresentou uma série de futurista do Fantasma em desenho animado, Phantom 2040.
Em 2010, o canal americano Syfy exibiu em uma mini-série de dois episódios estrelada por Ryan Carnes, logo depois, a mini-série foi lançada em um DVD totalizando três horas. Em 1996, é lançado o filme The Phantom, estrelado por Billy Zane.


Fonte:
Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Fantasma

Comentários