Atores que deram vida ao Doutor


Sendo um Senhor do Tempo, o Doutor tem a capacidade de regenerar o seu corpo, como forma de evitar a morte. Este conceito foi introduzido em 1966, quando os produtores se confrontaram com a saída do ator principal William Hartnel, como forma de prolongar a série. Desde então tem sido uma característica definidora da série, sendo utilizada sempre que é necessário substituir o ator principal. Contudo, foi estabelecido num episódio que um Senhor do Tempo apenas pode regenerar 12 vezes, a um total de 13 encarnações (apesar de ser possível contornar a situação). Até à data, o Doutor passou por este processo doze vezes, tendo cada uma das suas encarnações o seu estilo e particularidades, mas partilhando as memórias, a experiência e o seu sentido moral.
Outros atores também interpretaram o Doctor em outras histórias, como é o caso de Rowan Atkinson, contudo estas não são consideradas originais ou válidas tanto pelos fãs, como pela própria BBC.



Willian Hartnell

William Henry Hartnell (08 de janeiro de 1908 - 23 de abril de 1975), também conhecido como Billy Hartnell ou Bill Hartnell, era um ator Inglês. Hartnell interpretou a primeira encarnação do Doutor na série de ficção científica da BBC Doctor Who, de 1963 a 1966. Ele também era conhecido por seus papéis como o sargento Grimshaw, o personagem-título do primeiro filme Carry on Sergeant em 1958, e daCompany Sergeant Major Percy Bullimore na sitcom The Army Game, de 1957 até 1958, e novamente em 1960.
Hartnell entrou no teatro em 1925 trabalhando como assistente de palco em geral. Ele apareceu em inúmeras peças de Shakespeare, incluindo "O Mercador de Veneza" (1926), "Julius Caesar" (1926), "As You Like It" (1926), "Hamlet" (1926), "A Tempestade" (1926) e "Macbeth" (1926). Ele também apareceu em "She Stoops to Conquer" (1926), "School for Scandal" (1926) e Good Morning, Bill (1927), antes de atuar em "Miss Elizabeth's Prisoner" (1928). Esta peça foi escrita por Robert Neilson Stephens e E. Lyall Swete. Ele apresentava a atriz Heather McIntyre, com quem se casou no ano seguinte. Sua primeira aparição no cinema foi em "Say It With Music" (1932).
Ele ficou famoso por interpretar o primeiro Doutor em Doctor Who. A deterioração da saúde de Hartnell (ele sofria de arteriosclerose), bem como as relações pobres com uma nova equipe de produção da série após a saída de Verity Lambert, em última análise, levou-o a deixar Doctor Who em 1966.

Patrick Troughton
Patrick George Troughton nasceu no dia 25 de março 1920-1928 e faleceu em Março 1987, foi um ator Inglês mais conhecido por seus papéis em fantasia, ficção científica e filmes de terror, particularmente em seu papel como o segunda encarnação de o doutor na longa britânica de televisão de ficção científica série Doctor Who , que jogou 1966-1969; ele reprisou o papel em 1973, 1983 e 1985.






Jon Pertwee
Nascimento: 7 de julho de 1919, Chelsea, Londres, Reino Unido
Falecimento: 20 de maio de 1996, Sherman, Connecticut, EUA
Filhos: Sean Pertwee, Dariel Pertwee
Obras: Moon boots and dinner suits, The Jon Pertwee Book of Monsters
Cônjuge: Ingeborg Rhoesa (de 1960 a 1996), Jean Marsh (de 1955 a 1960)





Tom Baker

Thomas Stewart "Tom" Baker é um ator inglês. Ele é mais conhecido como a quarta encarnação do Doutor na série de ficção científica da BBC Doctor Who de 1974 a 1981, um longo mandato do que qualquer outro ator, e para a narração da série de comédia Little Britain. A voz de Baker, que tem sido descrito como "sonora", já foi o eleito mais reconhecível no Reino Unido.
No final dos anos de 1960 e início dos anos de 1970, Baker fez parte da Companhia de Teatro Nacional, então dirigido por Laurence Olivier, e teve sua primeira chance filme grande com o papel de Grigori Rasputin no filme Nicholas e Alexandra (em 1971) depois de Olivier ele tinha recomendado para o papel. Ele foi indicado a dois Globos de Ouro por sua atuação, uma para Melhor Ator Coadjuvante e outra para Melhor Revelação. Baker apareceu como Moore, um artista cujas pinturas estão imbuídos de poder voodoo, em The Vault of Horror (1973) e como Koura, o feiticeiro vilão, em Ray Harryhausen de A Viagem de Sinbad (1973).
Baker também apareceu no Pier Paolo Pasolini, versão de 1972 de Geoffrey Chaucer de The Canterbury Tales como o marido mais jovem de a esposa do banho.

Peter Davison
Peter Davison ou Peter Moffett (Streatham13 de Abril de 1951) é um ator britânico, mais conhecido por seus papéis como Tristan Farnonna versão televisiva do livro de James Herriot All Creatures Great and Small, e a quinta regeneração de o Doutor em Doctor Who, papel que interpretou entre 1982 e 1984. Ele também é o segundo mais novo doutor, o primeiro é o Matt Smith 






Colin Baker
Colin Walter Baker (Cardiff18 de dezembro de 1934) é um ex-futebolista galês que atuava como meia. Colin Baker fez parte do elenco da Seleção Galesa de Futebol, na Copa do Mundo de 1958.

Sylvester McCoy

Sylvester McCoy é um ator escocês, mais conhecido por interpretar a sétima regeneração do Doutor na série de ficção científica da BBC Doctor Who e por seu papel como o assistente de Radagast, em Peter Jackson para as adaptações para o cinema de O Hobbit.












Paul McGann

Paul John McGann (nascido em 14 de novembro de 1959) é um ator inglês que fez seu nome sobre a BBC série The Monocled amotinado, no qual interpretou o papel principal. Ele também é conhecido por seu papel em Withnail and I e por retratar o Oitavo Doutor, na premiada série britânica Doctor Who em 1996 e em 2013.
McGann nasceu em Kensington, Liverpool, em 1959, em uma família católica. Sua mãe Claire era professora, e seu pai um metalúrgico.






Jpnh Hurt
Sir John Vincent Hurt CBE (ChesterfieldDerbyshire22 de janeiro de 1940) é um premiado ator britânico nascido na Inglaterra..

Christopher Eccleston
Eccleston nasceu na cidade de Little Hulton, próximo a Salford, e cresceu em uma família trabalhadora. Considerado por si mesmo como um péssimo estudante (simplesmente porque não se aplicava nas aulas), tinha como maiores paixões a televisão e o time de futebol Manchester United FC. Aos 19 anos de idade, após desistir da carreira de futebolista, resolveu ser ator inspirado pelo drama televisivo britânico Boys from the Blackstuff. Eccleston estudou na Central School of Speech and Drama. Como ator, teve influências de Ken Loach e Albert Finney do programa Saturday Night and Sunday Morning, mas se dedicou a atuações de clássicos como ShakespeareChekhov e Molière. Aos 25 anos, Eccleston fez estágio profissional na produção A Streetcar Named Desire da Bristol Old Vic. Desempregado por alguns anos como ator logo após se formar, Eccleston teve uma grande variedade de empregos temporários em supermercados, edifícios e como modelo artístico.
Em 20 de março de 2004, foi anunciado que Eccleston iria interpretar a nona encarnação do personagem the Doctor na regravação da lendária série de ficção britânica da BBC Doctor Who, que estreou em 26 de março de 2005. Pela atuação na série, Eccleston ganhou o prêmio de Ator mais Popular da National Television.

David Tennant
Tennant nasceu em Bathgate, West Lothian a 18 de abril de 1971. Cresceu em Ralston, Renfrewshire, onde o seu pai, Alexander McDonald (Moderador/Reverendo Alexander "Sandy" McDonald) era o ministro da religião da Igreja da Escócia (e moderador da Assembleia Geral da Igreja da Escócia, em 1997). Tennant frequentou a primária de Ralston e a Paisley Grammar School, onde desfrutou de uma boa relação com a professora de inglês Moira Robertson, que foi a primeira pessoa a reparar no seu talento. Frequentou também Royal Scottish Academy of Music and Drama, onde ficou amigo de Louise Delamere.
Aos três anos, Tennant disse aos seus pais que queria ser ator porque era fã da série "Doctor Who".
Apesar de ter sido uma inspiração para qualquer criança nos anos 70, Tennant afirma que estava decidido a atingir o seu objetivo. Adotou assim o nome artístico "Tennant" — inspirado por Neil Tennant, dos Pet Shop Boys — porque já existia outro David McDonald nos livros da British Actor' Equity Association. A sua segunda escolha para o seu nome de palco foi David Brandon, e a terceira Chris McDonald.

Matt Smith

Smith nasceu e cresceu em Northampton. Ele planejava ser um jogador de futebol profissional, tendo jogado pelos times juniores Northampton Town F.C., Nottingham Forest F.C., eLeicester City F.C.. Após um severo ferimento nas costas, seu professor de teatro introduziu Smith à atuação inscrevendo-o para um papel na adaptação de Twelve Angry Man.
 Apesar de ter conseguido uma parte na apresentação, ele rejeitou ir ao festival de drama no qual havia sido inscrito pelo seu professor. Seu professor de teatro persistiu, e eventualmente conseguiu que ele se juntasse ao National Youth Theatre em Londres. Após deixar o colégio, Smith estudou drama e escrita criativa na Universidade de East Anglia Ele citou a sua banda favorita, Radiohead, como inspiração: "É isso que eu quero quando eu vou ao teatro, quando eu estou em uma apresentação, é eles, e essa experiência que eu consigo deles." 
Os primeiros papéis de Smith no teatro vieram com o National Youth Theatre sendo Thomas Becket em Murder in the Cathedral e Basoon em The Master and Margarita. Seu papel no último fez com que ganhasse um agente e os primeiros trabalhos profissionais: Fresh Kills e On the Shore of the Wide World. Seus novos trabalhos profissionais levaram ele a procurar um acordo com a sua universidade para que conseguisse se graduar sem comparecer aos últimos períodos.
Ele é um apoiador do clube de futebol Blackburn Rovers F.C.

Peter Capaldi
Capaldi nasceu em Glasgow. A família de sua mãe era de Killeshandra, County Cavan, Irlanda, e seu pai era de Picinisco, na Itália.
Desde pequeno, Capaldi sonhava em ser ator e participar de Doctor Who - como comprovado por uma nota de leitor publicada por uma revista escocesa de 1964 -, e demonstrou bastante talento para atuação ainda no primário. Quando ainda estava no colegial, ele foi um membro do Antonine Players, um grupo de teatro que fazia encenações no Fort Theatre, em Bishopbriggs. Como um estudante de arte, Capaldi foi vocalista do "Dreamboys", uma banda de punk rock, que trazia o futuro comediante Craig Ferguson como baterista.
Capaldi é mais conhecido por interpretar Malcolm Tucker, um spin doctor, em The Thick of It, um famoso sitcom da BBC, escrito pelo seu amigo Armando Iannucci, um descendente de escoceses e italianos. Em 2006, Capaldi foi nomeado para o BAFTA e também para o "RTS Best Comedy Actor Awards". Ele ganhou o BAFTA 2010 para o Award for Male Performance in a Comedy Role. Um filme spin-off da série The Thick of It, intitulado de In the Loop, foi lançado em 2009.

Comentários