Meiko Kaji

Meiko Kaji, nascida como Masako Ota, em 24 de março de 1947 em ChiyodaTóquioJapão, é uma atriz e cantora. Ela trabalhou em mais de cem filmes, sendo suas personagens mais marcantes mulheres fora da lei em filmes do começo dos anos 1970, incluindo uma das rebeldes da série Stray Cat Rock, a vingadora Lady Snowblood, e a injustiçada bandida "Sasori" da série Female Convict 701: Scorpion.

Meiko Kaji nasceu em Kanda, bairro de Tóquio e formou-se na escola Yakumo Academy em Meguro. Ela começou a atuar com seu nome real, Masako Ota, no estúdio Nikkatsu em 1965. Em 1969 ela atuou em Nihon Zankyoden, um de uma séries de filmes dirigidos por Masahiro Makino, que reconheceu sua habilidade de atriz e sugeriu-lhe o nome artístico de Meiko Kaji. Entre 1970 e 1971 ela trabalhou na série de filmes Noraneko Rokku (Stray cat/Alleycat Rock), que tinha como assunto a delinquência juvenil.
Em 1971, a Nikkatsu mudou-se para o ramo de pink film e Meiko assinou com a Toei Company. Pela Toei ela atuou como protagonista na série de filmes Female Convict 701: Scorpion. Em 1973 interpretou a personagem "Yuki", no cultuado thriller de vingança Lady Snowblood, seguida pela sequência, Lady Snowblood 2: Love Song of Vengeance. Desde então, ela apareceu em vários filmes do cineasta Kinji Fukasaku, como Yakuza Graveyard (1976). Em 1978, ela estrelou Sonezaki Shinjū, que lhe rendeu indicações de "Melhor Atriz" em cinco diferentes premiações, vencendo quatro delas.
Meiko vem atuando em telenovelas e séries de televisão desde os anos 1980.
Ela também tem uma longa carreira como cantora. Ela canta o tema de Lady Snowblood, "Shura no Hana", e o tema de da série de filmes Female Convict Scorpion, "Urami Bushi". Essas suas canções foram incluídas na trilha sonora do filme Kill Bill, do cultuado cineasta estadunidense Quentin Tarantino, que sempre se declarou um fã de Meiko Kaji. Suas canções foram lançadas em CD pela primeira vez, desde então. Isso a encorajou a retomar a carreira musical.

Em 2009 ela lançou o single, Onna Wa Yametai. Em 2011 ela lançou seu primeiro álbum após 31 anos, Aitsu no suki-so-na burūsu com composições escritas por Ryudo Uzaki e Yoko Aki.

Com o interesse renovado nela após o sucesso de Kill Bill, ela também recebeu muitos convites de atuação em Hollywood, mas acabou recusando todos, afirmando que acreditaria não ter uma boa performance em outra língua que não fosse a japonesa.

Fonte:
Wikipédia

Comentários