Quem foi Hattori Hanzo?


Foi o lendário Ninja do Japão,  Hattori Hanzo aparece em incontáveis filmes e romances, vestido de preto, voando pelo céu, nadando por baixo d’agua, construindo um túnel sob o solo e desaparecendo na escuridão. Ironicamente, o nome desse ninja na vida real raramente é encontrado seja em livros ou enciclopédias. Aliás, a vida de Hanzo sempre foi confusa e de difícil interpretação, por se tratar de um mestre na arte da invisibilidade.
De acordo com os livros de história moderna do Japão eles tratam Hattori Hanzo como um samurai de IGA, por não admitirem que um dos seus maiores expoentes seja na verdade um grande ninja.

Hattori Hanzo era um membro da família Hattori e eles eram líderes da comunidade Ninja da província de IGA no Japão feudal seu pai foi Yasunaga e serviu em Matsudaira Kiyoyasu.

Acredita-se que pode ter havido até quatro ninja que receberam o nome Hattori Hanzo. O ninja que fez famosa a identidade de Hattori Hanzo foi nomeado Masanari e iniciou o seu treinamento no Monte Kurama ao norte de Kyoto com oito anos de idade e passou a ser mestre aos dezoito anos.
A região de Iga-Koga eram pequenas montanhas rodeadas por bacias no centro do bairro japonês de Kinki. Embora fossem inacessíveis absorveram ao longo dos anos a cultura de Kyoto, Osaka e Nagoya por serem locais próximos.
Por cerca de 100 anos na Guerra de Onin através do período dos estados guerreiros (meados do século XV até meados do século XVI), Iga e Koga permaneceram invictas durante as guerras externas. Por permanecerem em montanhas, sua localização sempre desaminava seus invasores de possíveis ataques, porém a região não era isenta de violência. Seus moradores nunca tentaram expandir o domínio da região para além das bacias e em cada aldeia havia um castelo com armas em suas paredes para evitar colisões.
Na lenda, Hattori Hanzo é conhecido como um guerreiro ninja de condição sobre-humana. Diziam que ele poderia desaparecer e aparecer onde desejasse e que era mestre na arte de usar cordas e capturava seus inimigos por trás sorrateiramente. Conta que Hattori Hanzo também possui poderes paranormais e que conseguia através da clarividência descobrir os planos do exército inimigo antes de ser atacado.
A mais conhecida história de Hanzo ocorre juntamente com Tokugawa Ieyasu que na época era o general Shogun do Japão. Ieyasu gostava de artes marciais, e era um franco-atirador, um mestre espadachim e excelente nadador. Certo dia quando morava em Mikawa, ele agarrou Hattori Hanzo pelo pescoço e o arrastou para um rio e pulou na água. Enquanto Hanzo calmamente segurava sua respiração, Ieyasu teve que retornar a superfície ofegando por ar. Ele se arrastou para margem, pálido e completamente exausto e perguntou para Hanzo quanto tempo um ninja conseguia permanecer por baixo d'água. - Um ou dois dias ou o tempo que o senhor solicitar, disse Hanzo.  Assim mergulhou e permaneceu imerso. Muitas horas se passaram e sem sinal de Hanzo, Tokugawa Ieyasu começou a ficar preocupado...
Começou a gritar pelo nome de Hanzo e repentinamente ele subiu a superfície sorridente e sem estar ofegante e entregou para Ieyasu sua espada curta e o general soltou um grito de surpresa.
Hattori, disse que não havia permanecido em tempo integral na água e que depois de ter mergulhado nadou até a terra e se escondeu por trás de uma rocha e dormiu um pouco. Quando foi chamado mergulhou novamente na água e depois emergiu para surpresa do general. – “Peço desculpas por tomar a sua espada curta, Senhor, mas este é o ninjutsu”. Ieyasu ficou profundamente impressionado.
Posteriormente, Ieyasu Tokugawa criou um governo central que durou quase 300 anos que seguiu por quinze gerações da sua família. Ele não poderia ter feito isso, sem ajuda de homens talentosos e habilidosos e utilizou pessoas de diversas origens para coletar o máximo de informação e recebeu como apoio o guerreiro Hattori Hanzo.
Durante o período dos estados guerreiros, os ninja foram os agentes preferidos para demolição e espionagem e muitos daimyo os utilizavam os seus serviços.

A história da relação entre Ieyasu e os ninja de IGA é bem conhecida no Japão.  Acompanhando pelos Ninja que faziam sua segurança, Ieyasu foi informado da traição de Nobunaga no templo Honno-ji. Hattori Hanzo propôs ao seu senhor que entraria em IGA e retornaria com ajuda dos ninja de IGA e KOGA, e depois atacariam o guerreiro Nobunaga que o traiu.
Ieyasu aceitou a sua proposta e em seguida, Hanzo visitou um famoso ninja (Tora Shiro - KOGA) que viveu na fronteira de IGA e KOGA e solicitou sua ajuda. Para chamar a atenção de Ieyasu, ele disparou um foguete no céu como um sinal para que pudessem se reunir na passagem Otogi na fronteira de IGA e KOGA. Quando Ieyasu passou pela fronteira haviam 300 ninja reunidos para servi-lo. Guiado pelos grupos, Ieyasu seguiu para Mikawa para negociações de segurança em um local de difícil acesso durante a noite. Além disso, Hanzo recebeu relatórios sobre as repercussões do ataque contra Honno-ji e os movimentos dos vários daimyo e permaneceu ao seu lado.

Duas centenas de ninjas que haviam servido como guardas foram mantidos por Ieyasu. Eles foram organizados em grupos de IGA e liderados por Hanzo. Já os grupos de ninja de KOGA durante a batalha foram designados fazer a defesa do portão da frente do castelo.
Por todos os seus méritos, Hattori Hanzo foi designado comandante em Hasenshi. Morreu em batalha em 04 de dezembro de 1596, quando comandava suas tropas contra os ninja de Fuma Ryu em Kanagawa. Suas tropas foram surpreendidas pela técnica de mergulho do Fuma Ryu Ninja, que atearam fogo ao óleo que espalharam ao redor dos navios de Hanzo e todos morreram queimados.
Masanari Hanzo morreu em 1590 aos cinquenta e cinco anos. Ele foi sucedido por seu filho de dezoito anos de idade, cujo nome também era Iwami No Kami Masanari, embora escrito com caracteres chineses.
No ano de 1653, Hattori Hanzo Yasunaga escreveu um tratado em 04 volumes sobre o ninjutsu denominado Ninpiden, sendo um legado para os descentes das linhas ninja até os dias atuais. Em Tóquio no Templo Seinenji descansa a tumba de Hattori Hanzo e no seu interior podemos ver a sua lança original.

Fonte:
Hosho Ryu Ninpo

Comentários