A Origem da Batata Frita


Os registos históricos não indicam claramente quem inventou a batata frita. Mas existem vários candidatos. Vejamos alguns dos países que alegam terem estado envolvidos na criação deste “petisco”.
De acordo com Jo Gerard, um historiador belga, as primeiras indicações sobre a possível existência das batatas fritas levam-nos à década de 1680.
Aparentemente, segundo Gerard, os habitantes pobres da Bélgica tinham frequentemente peixe frito, de pequenas dimensões, nas suas refeições. Mas quando o rio congelou e a maioria das famílias não conseguia pescar, passaram a usar batatas fritas em óleo nas suas refeições. Essas batatas eram cortadas longitudinalmente e para darem um aspecto parecido com os pequenos peixes.
Ainda em relação à Bélgica, existe também uma lenda que refere que alguns soldados americanos, ou britânicos, teriam ido à Bélgica durante a Primeira Guerra Mundial só para provaram as batatas fritas belgas. Terá derivado desta visita o actual hábito anglo-saxónico de chamar “French Fries” às batatas fritas, tudo devido ao facto da língua oficial do exército da Bélgica ser o francês.
Existe porém outro país com a mesma língua, candidato a criador das batatas fritas: a França. Se este país inventou este prato, ninguém tem a certeza, mas existe um livro publicado em 1755 com várias receitas com batatas fritas. Esse livro era o “Les soupers de la cour” de Menon. Estas batatas fritas eram simplesmente referidas como “pommes frites” ou “frites”.
Finalmente temos os espanhóis que acham que devem ser reconhecidos como os inventores das batatas fritas. Na história das colónias do Novo Mundo, a Espanha era tida como o primeiro país europeu onde se comiam batatas fritas e era um costume serem usadas como acompanhamento de pratos de peixe. Este costume começou na Galiza e mais tarde espalhou-se pela Espanha, Países Baixos espanhóis acabando por chegar à Bélgica passado um século.

E a que conclusão se chega? Bem, a verdade é que não parece ser possível afirmar quem inventou as batatas fritas e contribuiu para sua popularidade inicial.
Talvez a melhor opção, seguramente a mais diplomática, seja dar esse crédito a todos os países que pretendem ser os seus criadores originais, porque terá sido de certeza devido a todas as suas contribuições que podemos agora apreciar este prato delicioso.
É bastante comum encontrar à venda no Brasil e em Portugal, em lojas alimentares ou supermercados, a forma desidratada de batatas fritas embaladas em pacotes. Esta forma de batatas fritas ficou muito popularizada em Portugal como batatas fritas tipo "Pála-pála", em alusão a uma das primeiras marcas comerciais a oferecer esta forma no mercado. Geralmente, este produto encontra-se à venda sobre a forma de folhas, ou ondas (onduladas).
Batatas Chips
Batata chips refere-se ao produto da preparação culinária de fatias finas de batata que foram fritas ou cozidas até ficarem crocante. Batatas chips são comumente servidas como petisco, prato lateral, ou aperitivo. As chips básicas são fritas e salgadas; variedades adicionais são fabricadas com vários aromas e ingredientes, incluindo ervas, especiarias, queijos e aditivos artificiais.
A receita mais antiga conhecida como batata chips pode ser encontrada no livro de William Kitchiner The Cook's Oracle, publicado pela primeira vez em 1817, que foi um best-seller na Inglaterra e nos Estados Unidos. A versão da edição de 1822 da receita 104 é chamada de "Batatas fritas em fatias ou aparas". 
No entanto, uma lenda associa a criação de batatas chips com Saratoga Springs, Nova York, décadas mais tarde.  Até o final do século 19, uma versão popular da história atribuiu a criação do prato ao cozinheiro George Crum na Moon's Lake House, que estava tentando apaziguar um cliente insatisfeito em 24 de agosto, 1853. O cliente continuava a devolver suas batatas fritas, queixando-se de que elas eram muito grossas. Frustrado, Crum teria cortado as batatas de modo a ficarem realmente muito finas, em seguida fritando-as até ficarem crocantes e temperando elas com bastante sal. Para a surpresa de Crum, o cliente amou. As batatas logo passaram a ser chamadas de "Saratoga chips". Uma versão dessa história foi popularizada em uma campanha publicitária nacional de 1973 pela St. Regis Paper Company, que fabricava embalagens de batata chips. Segundo essa versão, o cliente atendido por Crum foi Cornelius Vanderbilt.
No século 20, as batatas chips passaram a ser produzidas em massa para o consumo doméstico. Inicialmente, as batatas eram embaladas em barris ou latas, o que deixava as batatas do fundo quebradas e rançosas. Laura Scudder, uma empresaria de Monterey Park, Califórnia, pediu que seus trabalhadores embalassem as batatas em sacos feitos de papel de cera, material que mais tarde seria substituído por plástico.

Batata Palha
Batata palha é um tipo de batata frita que é cortada muito fina, aproximadamente 3 cm de comprimento.
Desidratado, o alimento é comercializado embalado em pacotes. No Brasil, costuma servir como acompanhamento em pratos como salpicão,bacalhau e estrogonofe.

Fonte:
Wikipédia
A Origem das Coisas

Comentários

  1. Só acho que a batata frita palha , foi inventada ou popularizada em Portugal . Isto porque creio que fomos os primeiros a comercializar esse produto.

    Mesmo assim , acho impossível haver um inventor das batatas fritas , porque se foi na Galiza (segundo os espanhóis) que a batata frita foi inventada, então pode haver de certa forma uma ligação a Portugal ! Aliás, quem me diz a mim que não foi inventada em Portugal depois popularizada na Galiza e só depois pelo resto da Espanha ?

    Enfim ...Os espanhóis e os franceses , são egoístas e snobs . Querem e sentem-se sempre superiores a todos. Eles só não dizem que foram os inventores do vinho por exemplo ,porque a história comprova que foram os romanos .

    O óleo e o azeite usa-se desde sempre em Portugal , somos os maiores e melhores produtores de azeite do mundo , além que também somos grandes produtores e consumidores de batatas , por isso desconfio que até 1680 como dizem os Belgas ou 1755 como dizem os Franceses , que ainda não cozinhassem batata frita em Portugal .

    Além do mais precisamente em 1755, o terramoto de Lisboa devastou a cidade e destruíu imensos dados históricos . Um deles por exemplo foi o 2° quadro da Mona Lisa de Da Vinci , mas quem sabe , já não houvesse algum registo da cozinha da batata frita ?

    Enfim , ninguém inventou nada , nem vale a pena tentar ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário