Bullying nos Quadrinhos

O bullying dentro das escolas, um dos problemas que mais preocupam a sociedade, será tema de um livro de história em quadrinhos. A iniciativa é da jornalista Vanessa Bencz, de Joinville, que decidiu abordar o assunto de maneira criativa para chamar mais a atenção das crianças e adolescentes. 
O livro A Menina Distraída conta a história de Leila, de 14 anos, que tem problema de atenção, e por isso acaba tirando notas ruins e vira alvo de piadas. Ela busca então uma forma de lidar com o problema, criando uma super-heroína.
Vanessa Bencz
A protagonista se chama Leila. Ela tem 14 anos, treina kung fu, é apaixonada por desenhar e, obviamente, é a distração em pessoa. Ela não resiste a uma boa janela. O passarinho que pousou na árvore é mais interessante que o professor de matemática ou as placas tectônicas da aula de geografia. Em vez de prestar atenção nas aulas, ela fica desenhando e, pra lidar com o tédio, cria uma super-heroína perfeita, a Mulher Raio.
A consequência disso é que a garota não consegue tirar notas boas. As coisas pioram quando ela recebe a primeira nota zero. Leila vai ter que lidar com o bullying dos colegas e com os apelidos maldosamente criativos que vão minar a motivação dela, já baixa. 

Mas a coisa fica séria mesmo quando ela precisa confrontar o bully da turma, um valentão chamado Samuel que vai preparar uma bela sacanagem com a protagonista. É a partir daí que Leila resolve assumir as características de força e motivação da Mulher Raio e encarar o garoto. Ela vai enfrentar, também, suas próprias limitações como uma pessoa com problemas de atenção.

Escritora já sofreu bullying
"Burra, lixo, desperdício de oxigênio, avoada, cabeça de vento. Esses foram alguns dos "apelidos" direcionados a mim na escola quando eu era adolescente. Ainda bem que eu nunca acreditei em nenhum deles. Na época, eu tive duas escolhas: eu poderia acreditar nesses apelidos, ou eu tapava os ouvidos e acreditava naquilo que meu coração dizia. Por sorte, escolhi a segunda opção. Infelizmente, sei que muitos estudantes que são vítimas de bullying acabam sem querer acreditando nos adjetivos pejorativos que ganham e aceitam a violência que sofrem. Foi com base nesses acontecimentos que criei Menina Distraída, meu primeiro projeto de história em quadrinhos!"


Personagens que já sofreram Bullying
Sakurai Hiroto (Gantz)

Era molestado no colégio onde estudava. Sofria bullying direto e indireto, sem falar que os bullies o obrigavam a fazer sexo oral em um dos professores. Tentou suicídio, mas desistiu. Conheceu Sakata pela internet. Com ele aprendeu a usar seus poderes psíquicos, e logo em seguida matou aqueles que o molestavam. Acabou se arrependendo depois.













Ichigo Kurosaki (Bleach)

Ichigo Kurosaki é conhecido como arruaceiro, e sempre foi zoado pelos seus colegas de classe, por causa de seu cabelo laranja (que na série é algo muito mal visto no Japão) além de jeito de "poucos-amigos". Ichigo porém sempre revida, dizendo não se importar com o que os outros pensam sobre ele, ou sobre o seu cabelo, além de achar divertido lutar contra os bullies. Apesar disso, Ichigo não é nem um pouco do que aparenta ser. Mesmo sempre extressado e impulsivo com relação a tudo, tem um coração caridoso e compreensivo, além de um enorme desejo de proteger a todos à sua volta.






Craig Thompson (Retalhos)

Retalhos é a autobiografia de Thompson, que cresceu em uma cidade que sempre parece nevar. Ela dividia a cama com o irmão mais novo, sofria bullying na escola e seu crescimento é marcado pelo temor de Deus - Na verdade, uma fé cega transmitida pelos seus pais, pelo pastor e colégio. Mas ele conhece Rania, uma garota que muda sua vida. Alias, Thompson é uma prova de que não devemos ligar para o bullying.











Naruto Uzumaki (Naruto e Naruto Shippuuden)

Pode não parecer, mais o alegre ninja foi vítima de bullying indireto, e também já foi muito solitário e deprecivo. Prova disso é que ele sempre ficava tentando arranjar um modo de aparecer. Mesmo sendo isolado de todas as outras pessoas, Naruto desenvolvel uma personalidade forte. Quando finalmente arranjou amigos, faz de tudo para protege-los e mante-los por perto.








Hagumi (Honey and Clover)

Hagumi era uma menina tímida e solitária, pois era uma grande artistapara sua idade, o que fazia as pessoas se distanciarem dela. Não que os outros tentavam diminuí-la com insultos, mas sempre que alquem a chamava para sair, outro alquem dizia "Não a chame, ela não vai querer ir pois esta sempre ocupada com suas artes, nem deve saber sobre o que você iria dizer". Foi estudar em outro lugar onde conheceu Yuuta Takemoto, Takumi Mayama e Shinobu Morita. Takemono e Morita se apaixonam por ela, enquanto o primeiro esconde seus sentimentos e tenta ser seu amigo, o segundo acaba a assustando, fazendo brincadeiras como compará-la a um ratinho e constantemente tirando fotos.






Sakura ( Naruto)
Sakura é outra personagem que sofre muito mais ninquem acredita. Quando era pequena, assim como Naruto era extremamente só, pois seus colegas a apelidaram de testuda. Sakura sempre chorava escondida e tentava esconder sua testa, o que só piorava. Um dia, Sakura conhece Ino Yamanaka que mostra para ela que esconder sua testa só piorava tudo, e também a defendia contra os bullies. Mas um dia Sakura descobre que Ino gosta do mesmo menino que ela e as duas terminam a amizade


Nos Quadrinhos
















Até na turma da Mônica aborda o Bullyng, confira:
Tony
Xaveco
Não é só isso, na Mônica Jovem o personagem Xaveco também sofre Bullying, pois ele quase não participa das aventuras e das coisas legais com a turma, quando participa, quase sempre é deixado de lado. Lembrando que o Bulying não é só agressão, também tem a exclusão, o isolamento e o preconceito. O Tony da rua de baixo é o cara mais valentão dos quadrinhos que praticava o Bullying com a turma, e continua infernizando o Cebola, Mônica e sua turma.







Superman também já sofreu Bullying

Imagine que o seu emprego é proteger o planeta de todos os perigos possíveis. E os inimigos aparecem por toda parte. Só com muitos super poderes.
Em aventuras como essas, os super-heróis também têm conseguido super bilheterias para os estúdios de cinema. O “Homem de Ferro 3” lançado este ano, custou o equivalente a R$ 400 milhões. Já arrecadou mais de R$ 2 bilhões.
No ano passado, “Os Vingadores” foi a maior bilheteria de 2012.
E tudo isso começou nas revistas de histórias em quadrinhos. Os super-heróis que ganharam vida nas páginas conquistaram fãs no mundo todo.
A primeira vez que um deles saiu do gibi para o cinema foi na década de 1940: as aventuras do Capitão Marvel, exibidas em uma série de doze capítulos. Agora, um super-herói que completou 75 anos em junho é a nova aposta de Hollywood. E apesar da idade, ele chega às telas mais forte do que nunca.
O Super-Homem, o mais popular entre os super-heróis, ganhou uma nova versão cheia de efeitos especiais. E ele chega com roupa nova, mais escura e mais moderna.
É o fim da sunga vermelha por cima da calça, que fez tanto sucesso no ator Christopher Reeve.
O homem de aço versão 2013 é o ator britânico Henry Cavill, ainda pouco conhecido do público brasileiro. Pergunto para ele qual é a pressão de ser o novo Super-Homem já que é assim que ele vai ser reconhecido nas ruas daqui pra frente, especialmente pelas crianças.


“Eu sabia dessa pressão desde o início quando participei dos testes para fazer o personagem, mas esta é uma oportunidade única de poder estar num filme como esse e eu não podia deixar passar”, diz Henry Cavill.


E para ganhar todos os músculos, muito exercício físico e uma dieta de cinco mil calorias por dia. Olhando pra seu porte atlético, quem diria que ele chegou a sofrer bullying na infância? Os colegas de escola o chamavam de gordo.
“Como lidei com isso? Eu não ficava perguntando por que me chamavam assim, tentava levar minha vida normalmente e pensava: se esses garotos não são legais comigo, então não tenho porque ser amigo deles”, conta Cavill.
E em um mundo cheio de ameaças o melhor mesmo é ser amigo deste Super-Homem que nasceu em um planeta distante chamado Krypton, uma civilização antiga, com tecnologia avançada e domínio das viagens pelo espaço.

O planeta é destruído, mas antes disso o pai do Super-Homem, Jor-El, interpretado pelo premiado ator Russell Crowe, envia o filho para a terra

Pai de dois meninos, Russell Crowe conta que os filhos ficaram animados quando souberam do novo papel.
“Eles me disseram: ‘se você vai ser o pai do Superman então isso significa que nós seremos... Os irmãos do Superman?’”, conta o ator.
Russell Crowe conheceu Henry Cavill muito antes das filmagens do "Homem de aço", quando ele era ainda adolescente. “Eu estava na Inglaterra gravando numa escola e ele era figurante. Depois da cena ele me perguntou como era ser ator. Conversamos rapidamente, mas acho que a seriedade com que ele me fez a pergunta me marcou. Dois dias depois eu deixei um pacote para ele com uma foto minha como gladiador e uma nota dizendo: ‘Henry, uma jornada de mil milhas começa com um único passo’. E agora, 12 anos depois, estamos aqui e eu fazendo o papel de pai dele”, conta Crowe.
E se alguém por aí já suspira por causa do novo galã de Hollywood, um aviso: o Super-Homem tem namorada. E ela também é boa de briga: Gina Carano é uma ex-lutadora americana famosa de MMA.
Gina, aliás, é um dos nomes cotados para ser a “Mulher Maravilha” na adaptação da “Liga da Justiça” para o cinema.
Personagens como se vê, não faltam para novos filmes. Um universo que ainda tem muito pra ser explorado.


Super-Heróis da Marvel que sofreram Bullying
Vingadores
Essa foi uma edição especial da Marvel promovendo o combate contra o assédio entre iguais. Na primeira história os Vingadores mais poderosos fazendo bullying com o Gavião Arqueiro porque ele não tem super-poderes. No final da história, o Gavião salva o dia e todos os outros Vingadores têm de reconhecer. Além disso temos uma história dos Guardiões da Galáxia mostrando que o bullying existe em todo o canto do Universo, infelizmente. Na história eles ajudam uma extraterrestre a se sentir melhor consigo mesma, mesmo sendo diferente dos seus coleguinhas. E, na história do Homem-Aranha, temos o Spidey ajudando um menino gordinho e negro a entender como funciona a cabeça fraca dos bullies.

Homem-Aranha
Pra quem não sabe, Peter Parker começou como um nerd, CDF, que tinha de usar óculos para poder enxergar o que estava escrito no quadro enquanto toda a turma fazia bagunça. Foi a nerdice dele que o levou a uma amostra de ciências que o fez ser picado por uma aranha radioativa e receber poderes de aranha. Ele se tornou o Homem-Aranha. Ironicamente, Flash Thompson, o maior bully da escola, estrelinha dos esportes, gostosão das meninas, se tornou o maior fã do Homem-Aranha. Com o tempo, Flash se tornou um dos melhores amigos de Peter (quando Peter já era famoso. Cof, cof…). E Peter perdoou Flash, assim como você faz quando adiciona seus coleguinhas bullyingueros no facebook. Mas não esquece.


Nova
Sam Alexander, o Nova mais recente, era bullyingado na escola por ser filho do faxineiro. Na verdade, o pai de Sam era um poderoso Nova que tinha de esconder seus poderes da comunidade da cidadezinha minúscula de Carefree, Arizona. Às vezes vir de uma origem menos nobre ou simplesmente ter menos dinheiro que seus coleguinhas pode fazer de você um pária, como no caso de Sam. Ele era perseguido por uma turma de bullying e tinha de apanhar sem poder revelar que, na verdade, ele era um baita super-herói. Entretanto, o próprio Sam acabou salvando os malditos bullies da destruição da escola. Ah, as ironias da vida de um esquisitão… Só restou aos bullies agradecer.


Blue Ear
Certa vez um menino surdo enviou uma carta para a Marvel dizendo que sofria bullying por ser surdo e queria que a editora criasse um herói com deficiência auditiva. A Marvel, então, em parceria com uma empresa de aparelhos auditivos criou não só uma campanha publicitária para esclarecer as crianças sobre a realidade dos deficientes auditivos. Também acabou criando o herói Blue Ear (Ouvido Azul) em uma edição especial do Homem de Ferro. A editora batizou o alter-ego do Blue Ear com o nome do menino que mandou a carta. Claro que o herói só teve uma história publicada pela Marvel e depois caiu no esquecimento. Mas o que vale é a intenção. 

Capitão América
Caso você não saiba até mesmo o fortão líder dos Vingadores, o Capitão América, sofria bullying quando era pequeno. Naquela época, ele era apenas o mirrado e franzino Steve Rogers, que só queria entrar pra turma dos “legalzinhos”, mas acabava sempre virando o saco de pancadas. A mesma coisa acontecia com sua mãe, Sarah Rogers, que apanhava do seu marido. Mas Sarah, que sustentou Steve até quando pode, quando morreu atacada por uma tuberculose, o ensinou a resistir e ser resiliente. Foi com essa gana que o menino fracote se candidatou para o exército e, dispensado, serviu de cobaia para o Projeto Supersoldado, quando se tornou o Capitão América.



Fonte:
Splash Pages
https://splashpages.wordpress.com/2017/01/14/5-musicas-e-5-quadrinhos-da-marvel-sobre-bullying/

Slide Here
https://pt.slideshare.net/vaniaorso/gibi-bullying-escolar

G1 Globo
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/06/novo-super-homem-revela-que-sofreu-bullying-na-infancia.html

Orgulho Nerd
http://orgulho-nerd.blogspot.com.br/2011/05/bullying-nos-quadrinhos.html

Geração Jovem
http://geracaojovememacao.blogspot.com.br/2010/11/quadrinhos-sobre-bullying.html

DC
http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2014/03/historia-em-quadrinhos-aborda-o-bullying-nas-escolas-4449692.html

Diga não ao Bullying

A Notícia

Comentários