A história dos Temas de Aberturas de Tokusatsu

Tudo começa nos anos 50, época que nasciam no Japão as primeiras produções tokusatsu ainda em preto & branco. A grande característica das músicas de heróis clássicos como Gekkou Kamen (1958), National Kid (1960) ou Akuma-kun (1966) eram as letras que basicamente exaltavam os heróis como defensores da paz e da justiça, quase sempre cantadas por coros infantis e com melodias simples e de fácil assimilação. Na segunda metade dos anos 60, com o surgimento de séries como Magma Taishi (Vingadores do Espaço; 1966), Ultraman (1966) e Robo Gigante (1967), muitas das músicas passam a ser inspiradas em marchas militares, caracterizando bem a imponência dos guerreiros gigantes. 
Mas até ali as músicas de animes e tokusatsu não eram comercializadas, e só podiam ser escutadas nas exibições das séries na televisão. Só no início dos anos 70 que ditas Anime Songs (gênero musical que compreende músicas de animes e também de tokusatsu) começariam a ser lançadas em LP, para alegria dos fãs. Também no início daquela década, surgia Kamen Rider, produção baseada no mangá de Shotaro Ishinomori, a qual iria revolucionar não só o tokusatsu como também suas músicas. Kamen Rider e seus sucessores contavam com as diferentes composições de Shunsuke Kikuchi e com vozes de grandes veteranos das Anime Songs como Ichiro Mizuki, Masato Shimon, Mitsuko Horie e Isao Sasaki. 
Os anos 70 pareciam ser mesmo uma década e tanto para as “Tokusongs”. As séries contavam cada vez mais com uma maior quantidade de temas e as influências musicais iam aumentando, com destaque para o Rock e a Disco Music, estilo muito popular em todo o mundo naquele período. Por fim, em 1975 estreava Himitsu Sentai Goranger (Esquadrão Secreto Goranger), o primeiro Super Sentai da história. Mas nada é tão bom que não possa ficar melhor 
Eis que chegam os anos 80. Os principais gêneros do tokusatsu eram representados pelas séries Ultraman 80 (1980), Kamen Rider Super 1 (1980) e Taiyou Sentai Sunvulcan (1981), essa última com suas músicas criadas por Chumei Watanabe, compositor conhecido pelas músicas de Mazinger Z (um dos animes de maior sucesso no Japão; 1972), Kikaider (1972), Inazuman (1973), Goranger (1975), JAKQ Dengekitai (1977), Spiderman (versão nipônica do super-herói americano; 1978), e inúmeros outros animes e tokusatsus. O mesmo Chumei Watanabe seria o responsável pela parte musical de outro fenômeno que estrearia no ano de 1982: Uchuu Keiji Gavan (Policial do Espaço Gaban, como ficou conhecido no Brasil), percussor do gênero Metal Hero. O tema de abertura sob a voz poderosa de Akira Kushida é até hoje uma das músicas de tokusatsu mais lembradas pelos japoneses. Com Gavan, Watanabe deixaria os Super Sentai e passaria a trabalhar com os Metal Heroes. Em 1985 faria toda a trilha sonora de Kyojuu Tokusou Juspion (o nosso Fantástico Jaspion), incluindo abertura, encerramento e o tema do Gigante Guerreiro Daileon, também na voz de Akira Kushida. 
Ainda nos anos 80, as “Tokusongs” também receberiam influencias do Soul, do Pop (levemente), e até mesmo da música espanhola e do Jazz, nos casos respectivos de Kagaku Sentai Dynaman (1983) e Seiun Kamen Machineman (1984), este último graças ao renomado pianista Yuji Ohno 
Já na década de 90, com a consolidação do CD frente ao LP e com a febre mundial dos relançamentos de antigas músicas, muitas das canções de tokusatsu dos anos 50, 60 e 70 finalmente chegaram às mãos dos fãs, como, por exemplo, a abertura de National Kid, jamais lançada até então. E mais surpresas estavam por vir. Em 1996, o Pop finalmente dá o ar da graça: o hit TAKE ME HIGHER, tema de abertura de Ultraman Tiga (na voz do grupo V6) se consagra como a primeira música de tokusatsu a alcançar o topo das paradas musicais nipônicas. 
A popularização das “Tokusongs” já era certa e crescente, mas mesmo com toda sua evolução ao longo de três décadas, algo parecia estar faltando. Até 1999, as performances ao vivo das músicas de tokusatsu só eram realizadas em festivais específicos de Anime Songs realizados pelas gravadoras ou em apresentações dos cantores e bandas. Foi então que os mesmos produtores do show Super Robot Spirits (criado em 1998, contando exclusivamente com canções de animes de robôs gigantes) realizaram naquele ano o Super Hero Spirits, este 100% dedicado às músicas de tokusatsu com a presença dos próprios cantores dos temas. O sucesso foi imediato e o show ganharia inúmeras edições que seguem até os dias de hoje. O Super Hero Spirits também pode ser visto como uma inspiração para shows nos mesmos moldes que viriam a acontecer nos anos seguintes fora do Japão. E o maior exemplo disso é o Super Friends Spirits, que acontece durante o Anime Friends, o maior evento de anime/mangá/tokusatsu do Brasil, realizado anualmente desde 2003 em São Paulo. Dentre os artistas que já se apresentaram por aqui, podemos destacar Akira Kushida (Jiraiya, Jiban, Jaspion), MoJo (Goggle V, Machineman), Takayuki Miyauchi (Winspector, Solbrain) e Hironobu Kageyama (Changeman, Maskman). 
Hoje em dia, especialmente no gênero Kamen Rider, vemos a presença maciça de verdadeiras celebridades da música Pop japonesa dando voz aos temas dos heróis, tais como ISSA, Nanase Aikawa e AAA. Mas o tradicional estilo das Anime Songs continua vivíssimo no tokusatsu. E embora nós, fãs brasileiros, não possamos acompanhar na televisão as séries que tanto gostamos, ainda podemos sentir a nostalgia das antigas músicas e descobrir a beleza das novas, mantendo assim acesa a chama do tokusatsu no Brasil. 

Hoje em dia, especialmente no gênero Kamen Rider, vemos a presença maciça de verdadeiras celebridades da música Pop japonesa dando voz aos temas dos heróis, tais como ISSA, Nanase Aikawa e AAA. Mas o tradicional estilo das Anime Songs 
As músicas tanto nos animes quanto nos tokusatsu mudou bastante, pois agora elas tem muita influência dos astros de J-Pop, ou seja, não esta tão marcante como a dos anos 70 e 80, que vinha com temas heróicos e tudo mais. Nos tokusatsu nacionais como Insector Sun, Robô de Resgate XD, Krom etc, as músicas tem mais influência do rock nacional e metal, nos Power Rangens predomina o rock, as vezes com uma leveza de rap e pop. Na Minha opinião as melhores músicas é a dos anos 70 e 80.

Fonte:
Animes Lembranças

Comentários