Museu do Fracasso

Vártas empresas se preparam durante anos para lançar um novo produto no mercado. Realizam estudos, fazem projeções, contratam especialistas, desenvolvem cada detalhe milimetricamente  e não obtém bons resultados e fracassam no mercado. Não é pequena a lista de itens inovadores que entraram para a história como grandes fracassos e, para manter viva a memória das frustrações, um sueco criou o Museum of Failures.
O Museu fica na cidade de Helsingborg, Suécia, e foi criado pelo psicólogo Samuel West, também responsável pela curadoria do museu. A ideia de reunir produtos que não alçaram voos longos e muitas vezes acabaram gerando prejuízo para as suas fabricantes começou há dois anos, quando ele iniciou a sua coleção pessoal de inovações fracassadas. 
A listra traz aparelhos como o Apple Newton, a primeira incursão da empresa de Cupertino em busca de um tablet, ainda nos anos 1990; o bizarro celular para games N-Gage, da Nokia; o recente Google Glass, que saiu de cena antes de chegar oficialmente ao mercado; e um aparelho de 200 dólares que só permitia acessar o Twitter, chamado de TwitterPeek.
“Sabemos que algo entre 80% e 90% dos projetos de inovação acabam fracassando e você nunca acaba lendo sobre eles. E se há algo que podemos a partir desses fracassos, é aprender com eles”, afirma West em entrevista ao The Verge.
Curioso? Clique aqui para acessar o site oficial do Museum of Failures e saber mais sobre a interessante iniciativa. 
Mas nem só de tecnologia vive o mundo dos fracassos, então, o local reúne ainda destaques como a caneta desenvolvida para mulheres Bic for Her, o perfume para os cachorros loucos do asfalto criado pela Harley Davidson, um jogo de tabuleiro de Donald Trump e um ketchup verde da Heinz. 

Eis algumas criações que não deram certo

Lasanha Colgate


A Colgate, conhecida por fabricar creme dental, tentou vender lasanha congelada, mas não deu certo. O produto entrou para a exibição do 'Museu do Fracasso', na Suécia, que será inaugurado em junho de 2017. 

Harley-Davidson
A Harley-Davidson, conhecida por suas motocicletas, tentou entrar para o mercado de perfumes, mas não funcionou.

Coca-Cola Black
A Coca-Cola Black também fará parte do museu. A bebida era uma mistura de Coca-Coca com café.

N-Cage

N-Gage, da Nokia, mistura de smartphone e videogame.

Twitter Peek

Twitter Peek, aparelho desenvolvido exclusivamente para tuitar.

Máscara para Tratamento Cosmético
Essa máscara que parece aquelas usadas nos filmes de terror era usada para dar pequenos choques elétricos no rosto do usuário.


Fonte:
Economia Uol
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2017/04/23/lasanha-da-colgate-e-perfume-da-harley-davidson-estao-no-museu-do-fracasso.htm#fotoNav=2?cmpid=copiaecola

Gazeta do Povo
http://www.gazetadopovo.com.br/economia/empreender-pme/museu-do-fracasso-reune-inovacoes-geniais-mas-que-foram-um-fiasco-de-vendas-2lk18i038rt78mdy2k7dfvsqb

IDG Now
http://idgnow.com.br/ti-pessoal/2017/06/19/novo-museu-na-suecia-reune-os-maiores-fracassos-da-inovacao/

TecMundo
https://www.tecmundo.com.br/bizarro/117940-museu-reune-fracassos-retumbantes.htm

Comentários

  1. O perfume da Harvey Davidson o vermelho era maravilhoso não sei por que não de certo provavelmente falta de propaganda tanto e que ainda tem pra vender e custa 150 euros foi uma pena sair de linha

    ResponderExcluir

Postar um comentário