Cultura nipo-brasileira


cultura nipo-brasileira é produto da imigração japonesa no Brasil, que começou a partir de 1908, quando chegou com navio Kasato Maru com 781 japonesesNo passado, os japoneses viajaram para o Brasil em busca de riquezas e pensavam que depois de ficar ricos iriam retornar para o Japão, porém isto não aconteceu com a maioria. Mas, a cada geração, os japoneses melhoraram suas vidas no Brasil e atualmente o país tem a maior comunidade japonesa fora do Japão, enquanto os brasileiros são o terceiro maior grupo presente lá. Os japoneses trouxeram para o Brasil duas religiões, o budismo e o xintoísmo, crenças muito presentes na Terra do Sol Nascente. Porém, atualmente muitos nipônicos são católicos, principalmente aqueles que vivem no Brasil.

No cinema, a cultura nipo-brasileira se destacou em Gaijin – Os Caminhos da LiberdadeGaijin - Ama-me como Sou e Corações Sujos. Na televisão, Rosa Miyake foi a primeira nipo-brasileira famosa por cantar músicas do Roberto Carlos em japonês e protagonizou a novela brasileiraYoshico, um Poema de Amor, transmitida pela TV Tupi de janeiro a março de 1967 no horário das 18h. Rosa Miyake foi apresentadora do saudoso programa "Imagens do Japão" durante 35 anos (1970-2005), exibido nas emissoras brasileiras, com 5 horas de duração, com a melhor programação da televisão japonesa. Os apresentadores Nelson Matsuda e Suzana Matsuda foram os apresentadores do saudoso programa "Japan Pop Show" durante 28 anos (1973-2001), exibido na BandeirantesTV Gazeta e CBI, também com 5 horas de duração, com a melhor programação da televisão japonesa.
Há também um grande número de eventos de cultura japonesa no Brasil, fazendo mais adeptos das tradições milenares, independente da origem étnica e religião e também resgatando as origens de muitos nipo-brasileiros, que com o decorrer do tempo, foi esquecida ou deixada de praticar. Um exemplo é o Tanabata Matsuri, ou Festival das Estrelas, celebrado em São Paulo no mês de julho.
Atividades socioculturais de divulgação e preservação da cultura japonesa voltadas a comunidade nikkei.
Daniele Suzuki é atriz nipo-brasileira mais conhecida do Brasil
Shinen-Kai: festa realizada anualmente em comemoração a entrada do Ano Novo. Nesta ocasião, há a confraternização da comunidade em torno do “moti-tsuki” – a produção de moti (bolinho de arroz) batido pelos homens em pilão e que os japoneses acreditam trazer boa sorte.
Bunkasai: festival de cultura realizado anualmente no mês de maio, quando se comemora o Dia da Cultura no Japão. Normalmente é uma mostra da produção artística cultural desenvolvida pelos membros da comunidade como desenho, origami, ikebana e outros.
Undo-Kai – gincana poliesportiva realizada anualmente no mês de agosto. É a oportunidade de confraternização de todos os membros da comunidade nikkei, durante um dia de atividades esportivas, planejadas para ter a participação de cada segmento: homens, mulheres, crianças, adultos, idosos, etc.
Keiro-Boonen-Kai – festa de encerramento do ano realizada anualmente para homenagear os idosos (acima de 75 anos) da comunidade nikkei. É parte da tradição japonesa o respeito aos idosos e a preocupação em prestar homenagem aos mesmos em diferentes eventos. Na AMCNB a festa de encerramento do ano se identifica com a festa em homenagem aos idosos da comunidade Nikkei.



Fonte:
AMCNB
http://amcnb.com.br/

Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_nipo-brasileira

Comentários