Pica-Pau


Pica-Pau (no original em inglês Woody Woodpecker) é o nome de um personagem de desenho animado de mesmo nome, um pica-pauantropomórfico (animal com corpo e características humanas), que estrelou vários curta-metragens de animação produzidos pelo estúdio de Walter Lantz e distribuídos pela Universal Pictures. Embora não seja o primeiro dos personagens "malucos" que se tornaram populares nosanos 1940, o Pica-Pau é considerado um dos personagens mais notáveis do gênero.
O Pica-Pau foi criado em 1940 pelo artista de storyboard Walt Lantz. Em seus primeiros desenhos animados, o Pica-Pau aparece como um pássaro louco, com uma aparência considerada grotesca. Porém, ao longo dos anos, ele sofreu diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais tranquilo. Nos Estados Unidos, o Pica-Pau foi inicialmente dublado por Mel Blanc, que também fez as vozes de quase todos os personagens do sexo masculino das séries Looney Tunes e Merrie Melodies. Como dublador do Pica-Pau, Blanc foi sucedido por Ben Hardaway, um dos criadores do desenho, e mais tarde por Grace Stafford, esposa de Walter Lantz.

Os desenhos do Pica-Pau foram transmitidos na televisão pela primeira vez em 1957, no programa The Woody Woodpecker Show, que mostrava novas sequências animadas do Pica-Pau interagindo com as filmagens em live-action de Walter Lantz, como se uma pessoa e um desenho animado estivessem apresentando o programa juntos. Atualmente, The Woody Woodpecker Show é ainda reprisado com frequência na televisão, sendo que no Brasil ainda é transmitido pela Rede Record aos sábados às 13 horas e aos domingos, ás 9 horas da manhã.
Lantz produziu os curta-metragens do Pica-Pau até 1972, quando fechou definitivamente seu estúdio. Desde então, o personagem só voltou a reaparecer em 1999, no programa The New Woody Woodpecker Show, produzido pela Universal Animation Studios de 1999 a 2003. O Pica-Pau é um dos poucos personagens de desenho animado que possui uma estrela na Calçada da Fama. Ele também fez uma pequena aparição junto com outros personagens famosos no filme Who Framed Roger Rabbit, de 1988.
Walter Lantz estava em lua-de-mel quando teve a ideia genial de criar o Pica-Pau, por conta de um exemplar do pássaro que o atormentou e o divertiu na noite de núpcias.
Em 1940, Walter Lantz decidiu que só um novo desenho não era suficiente para tornar seu estúdio famoso. Ele queria um personagem que, com o tempo, evoluísse para uma estrela completa. Então, ele e sua equipe de animadores apresentaram um novo adversário para Andy Panda e seu pai lidarem: um pica-pau louco.

Mas quando Walter Lantz mostrou o desenho do Pica-Pau, intitulado "Knock Knock", a Bernie Kreisler, chefe de departamento da Universal Studios, este o rejeitou, dizendo que aquele passarinho era a coisa mais feia e desajeitada que ele já tinha visto. Porém, Lantz insistiu para que o produzissem, dizendo que ele estava apostando tudo no personagem. A Universal atendeu aos seus pedidos e produziu o desenho, que fez um sucesso estrondoso. Então, Kreisler pediu a Walter Lantz novos episódios, como se nada tivesse acontecido. Depois do sucesso do Pica-Pau como coadjuvante no desenho do Andy Panda, eles resolveram fazer um desenho onde o personagem apareceria sozinho e seria o astro. Então, Lantz precisou de um nome para o Pica-Pau e decidiu chamá-lo de "Woody Woodpecker", que foi também o título do primeiro desenho animado do Pica-Pau.
De acordo com um agente de imprensa de Walter Lantz, a ideia de criar o Pica-Pau surgiu durante um incidente ocorrido na noite de núpcias do desenhista com Grace Stafford no Lago Sherwood, quando um pica-pau irritante passou a noite inteira bicando o telhado do chalé que haviam alugado, não deixando que o casal dormisse. Quando o pássaro foi embora, eles descobriram que o pica-pau havia feito um monte de buracos no telhado, por onde a chuva começou a entrar, arruinando de uma vez a noite. A esposa de Walter Lantz, então, teria sugerido que o marido criasse um pica-pau irritante para aparecer em seus desenhos animados. Esta história, porém, não tem muita credibilidade, já que Walter e Grace somente se casaram em 1941, depois que o desenho já havia estreado no cinema.
Sua marca registrada é a sua gargalhada estridente que foi criada pelo ator Mel Blanc
Como todos os personagens de Hollywood, o design do Pica-Pau mudou um pouco com o tempo. Na época do "Pica-Pau biruta", o personagem aparentava ser mais amalucado e grotesco, inclusive na aparência. Ele era vesgo e possuía um dente no bico, sua barriga era vermelha, seus olhos verdes e possuía penugens brancas no pescoço e entre as pernas, além das penas coloridas na cauda. O desenho animado O barbeiro de Sevilha ("The Barber of Seville") apresentou o novo visual do Pica-Pau, desenhado pelo animador Emery Hawkins, e que foi usado até o final dos anos 1940. Nos anos 1950, sua aparência era mais simplificada: sua estatura diminuiu; seu olhar amalucado foi substituído por expressões mais lúcidas; sua barriga passou a ser branca e seus olhos passaram a ser negros, assim como suas penas na cauda; suas pernas foram cobertas pela penugem azul, e ele ganhou as famosas luvas brancas de desenho animado (como as do Mickey), e seu topete foi virado para a frente. Em 1999, o novo Pica-Pau voltou a ter olhos verdes e topete virado para trás, mas fora isso preservou as características de sua última versão.
Em 1944, no desenho O doido da praia ("The Beach Nut"), apareceu um personagem de grande importância na carreira do Pica-Pau: seu rival de longa data Leôncio ("Wally Walrus", nome que também aparece em alguns episódios dublados).
Sua marca registrada é a sua gargalhada estridente que foi criada pelo ator Mel Blanc e que foi mantida pelos seus sucessores. Mas a inconfundível risada foi criada bem mesmo antes da existência do Pica-Pau. Anteriormente Mel já havia utilizado para o coelho Happy Rabbit da Warner Bros, mas a gargalhada foi apenas utilizada em quatro ocasiões.
A série foi apresentada originalmente nos Estados Unidos, entre 1957 a 1958, pela rede ABC, depois distribuído em syndication em 1966, e novamente reavivado pela NBC em 1970. Nesse mesmo ano apresentado também em syndication e novamente em 1988.
Entre 1999 a 2002, um novo espetáculo chamado "The New Woddy Woodpecker Show" foi apresentado pela FOX Kids, nos Estados Unidos e ao logo do tempo o personagem foi transformado em filmes, 
revistas em quadrinhos e vídeos, distribuídos pelo mundo inteiro. No Brasil foi exibido por diversas emissoras e nos últimos anos tem se tornado a "menina dos olhos" da Rede Record, que o reprisa em vários momentos de sua programação, assim como a SBT faz com o Chaves. Curiosamente o Pica-Pau é um dos pouco personagens de desenho animado a possuir uma estrela na famosa Calçada da Fama, juntamente com outros artistas famosos de Hollywood.

Walter Lantz ou Walter Benjamin Lanza, nasceu no dia 27 de abril de 1899, em New Rochelle, Estados Unidos, filho de Francesco Paolo Lanza e Maria Gervasi, um casal de imigrantes italianos da cidade de Calitri, na Itália. Desde muito cedo o garoto Walter mostrava seus primeiros sinais de que seria um grande desenhista e em vista disso, seus pais resolveram matriculá-lo em aulas de desenhos aos doze anos de idade.
Mas apesar disso, seu primeiro emprego foi como mecânico, onde ele adorava colocar pelas paredes os seus desenhos, até que um dia um dos clientes da oficina, reparou e gostou dos desenhos de Walter na garagem. Conseguiu para ele um novo trabalho na New York American, enquanto estudava na New York City´s Art Studentes League, após o término de seu trabalho na empresa.
Aos poucos foi galgando cargos dentro da empresa e em pouco tempo já trabalhava atrás das câmeras no departamento de animação, o que fez com que pouco tempo depois ele arranjasse um emprego na John R. Bray Studios, em Nova Iorque, onde começou a trabalhar para a série “Colonel Heeza Liar”.
Já em 1924, Lantz já tinha um grande destaque como desenhista, dirigia, animava e também protagonizava a sua primeira série de desenhos animados chamado “Dinky Doodle”. Três anos depois se muda para Hollywood e vai trabalhar com o famoso diretor Frank Capra e com o escritor de comédias Mack Sennett.
Um ano depois, 1928, Lant foi contratado por Charles B. Mintz para a direção da série animada “Oswald the Lucky Rabbit” para a Universal Pictures, mas no princípio deste mesmo ano, Mintz e seu George Winkler resolvem vender o personagem, o que irritou profundamente o presidente da Universal, Carl Laemmle e acaba despedindo todos da companhia. 
Lantz então passa a produzir a série por conta própria e resolve iniciar o seu trabalho em seu estúdio, com a ajuda do animador Bill Nolan para a criação das séries e em setembro de 1929, Lantz consegue finalmente fazer aquele que seria o seu primeiro desenho animado que foi chamado de “Race Riot”.
Assim, Lantz continuou a trabalhar como um produtor independente, mas também co-produzindo outros desenhos animados para a Universal Pictures, algumas delas com a marca Castle Films e por volta de 1940 passa a negociar sobre os direitos dos personagens criados por ele. Entre 1939 a 1949, Lantz realizou para a Universal um desenho animado que narrava as aventuras de Andy Panda.
Em 1940, Lantz se casa com Grace Stafford e na sua lua de mel, dizem que havia um pica-pau fazendo um tremendo barulho perfurando algumas madeiras do telhado e então ela sugeriu criar um personagem, infernal como aquele, para os seus desenhos.
Verdade ou mentira, Lantz fez a aparição do Pica-Pau, fazendo um papel coadjuvante para as brincadeiras com Andy Pandy e apareceu pela primeira vez no episódio chamado “Knock Knock”, mas na época o personagem parecia não ter muito futuro.
Aos poucos o personagem Pica-Pau foi ganhando mais destaque, mas o personagem só teve a sua grande chance em 1957, quando ele apareceu pela primeira vez conduzindo seu próprio espetáculo chamado “The Woody Woodpecker Show”. O personagem virou um tremendo de um sucesso, que Lantz chegou a receber uma indicação ao Oscar com a canção “The Woody Woodpecker Song”.

Walter Lantz continuou as produções dos desenhos animados até 1972, quando teve de fechar o estúdio, mesmo assim continuou trabalhando com seus personagens, principalmente o Pica-Pau. Em 1982, Lantz doou dezessete desses materiais ao Museu Nacional de História dos Estados Unidos, juntamente com um modelo esculpido em madeira que foi utilizado na estréia dos desenhos do Pica-Pau em 1941.
Além de Andy Panda e o Pica-Pau, Lantz criou outros desenhos que também se tornaram famosos como o Coelho Osvaldo, Picolino e o Inpetor Willoughby, entre outros. Walter Lantz morreu em 22 de março de 1994, em Burbank, Califórnia, Estados Unidos, de insuficiência cardíaca, aos 95 anos de idade.





Fonte:
Mega Curioso
https://www.megacurioso.com.br/desenhos-animados/87906-a-risada-do-pica-pau-e-originalmente-do-pernalonga.htm

TV Sinopse
http://www.tvsinopse.kinghost.net/p/pica-pau.htm

Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pica-pau_(desenho)

Comentários