Quem foi Escadinha

José Carlos dos Reis Encina, conhecido como "Escadinha", (Rio de Janeiro21 de maio de 1956 — Rio de Janeiro23 de setembro de2004) foi um traficante de drogas brasileiro.
Foi um dos fundadores junto com o irmão Paulo Maluco, da organização criminosa Falange Vermelha, mais tarde, pelo crescimento, ainda sob a administração organizacional dos dois irmãos foi tornada Comando Vermelho, devidamente organizada em Aparelhos e Células devido a antigos Guerrilheiros, que haviam lutado contra o Golpe de Estado que culminou na Ditadura Militar Brasileira, dentro da chamada "causa-Comunista", começaram a participar, dando uma conotação "Social" ao meio onde se desenvolvia a "Sociedade organizada" (denominada pela Polícia de Governo sombra). Sendo ele e o irmão Paulo Maluco, José Paulo dos Reis Encina, dois dos mais temidos criminosos do Brasil durante as décadas de setenta e oitenta, depois da morte Paulo Maluco continuou os trabalhos da organização até ser preso.

Em 31 de dezembro de 1985, "Escadinha" escapou do presídio da Ilha Grande resgatado de helicóptero por José Carlos Gregório, o "Gordo", que tivera alugado o helicóptero e forçado o piloto a pousar no presídio. Durante o período de visitação, a aeronave pousou na parte dos alojamentos de visitantes. Em seguida, Escadinha e sua mulher subiram no helicóptero e fugiram. José Carlos Encina acabou sendo preso novamente em março de 1986, em um hospital, após levar dois tiros num confronto com a polícia militar no Morro do Juramento.
Em 1987, o criminoso pretendia ser resgatado de helicóptero do presídio Frei Caneca, no Rio de Janeiro, juntamente com mais dois outros criminosos, Paulo Roberto Mouro, o "Meio Quilo", e José Carlos Gregório, o "Gordo". Na ocasião, dois outros comparsas passaram-se por fotógrafos, renderam o piloto e o obrigaram a participar no resgate. O helicóptero pousou na caixa d'água de um pavilhão, ocorrendo uma troca de tiros durante a fuga. A aeronave foi atingida por tiros e caiu, matando o piloto, os criminosos que sequestraram o helicóptero, além de "Meio Quilo", que caiu de uma altura de dez metros quando se dependurava na aeronave.

Esse episódio motivou a música "Sambadrome" da banda inglesa Big Audio Dynamite.
Em 1999, fez parte da coletânea de rap Brazil 1: Escadinha Fazendo Justiça com as Próprias Mãos.
No dia 23 de setembro de 2004, como fazia todos os dias, Escadinha, então com 48 anos, saiu pela manhã do Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho, em Bangu, para ir trabalhar. Não conseguiu ir muito longe. Na Avenida Brasil, altura de Padre Miguel, o carro que dirigia foi metralhado por tiros de fuzi. Ao seu lado, no banco do carona, morreu Luciano da Silva Wanderley, que também estava saindo do presídio para trabalhar. Até hoje a polícia não descobriu os autores do duplo assassinato.


Fonte:
Wikipédia

Comentários