Verdadeira história de "O Máskara"

O conceito básico do Máskara foi criado por Mike Richardson, em 1982. O personagem surgiu em quadrinhos em preto e branco em 1985 para a "APA-5", em uma publicação amadora feita pelo escritor Mark Verheiden. Depois de criar a Dark Horse Comics, Richardson apresentou seu conceito para o escritor e artista da Marvel Comics, Mark Badger, o que resultou em tiras de quadrinhos com o título de "Masque", que foram publicadas inicialmente pela Dark Horse Presents. As tiras de Badger tornaram-se cada vez mais políticas, fazendo com que Richardson as descontinuassem, com o objetivo de trazer o personagem de volta ao seu conceito original.
O artista Chris Warner foi contratado para reformular o Máskara, baseado no desenho original de Richardson para "APA-5" e criou o look definitivo para o personagem. As histórias ganharam um novo lançamento em 1989, nas páginas da Dark Horse "Mayhem anthology". O aspirante a escritor John Arcudi e o artista Doug Mahnke foram contratados para criar as novas aventuras, que se tornaram a primeira versão mais popular do personagem, que era definida como "uma combinação de Tex Avery e O Exterminador do Futuro".
As HQs foram canceladas depois de quatro edições, mas em 1991 Arcudi e Mahnke reuniram essas quatro edições, e as publicaram em um livro de edição limitada intitulado "The Mask", que também introduziu uma nova história com mais um antagonista para o Máskara, um brutamontes mudo chamado Walter. Esta edição esteve entre as mais vendidas da Dark Horse; e então, a empresa continuou com mais publicações de minisséries sobre o personagem, com vários antagonistas e protagonistas usando a máscara. Em 1997, o Máskara apareceu em um crossover com o personagem Lobo da DC Comics. A sua última aparição em uma história em quadrinhos foi publicada no ano de 2000, um novo crossover entre a Dark Horse e a DC Comics, onde a máscara mágica acaba indo parar nas mãos do arqui-inimigo do Batman, Coringa.
Em 2014, após 14 anos sem novas HQs, a Dark Horse começou a publicar uma nova série com o personagem Máskara, intitulada "Itty Bitty Mask". Essa série tem uma abordagem semelhante à série "Teen Titans Go!" ("Os Jovens Titãs em Ação") com histórias e situações "tolas" e mais "infantis", ao contrário da violência gráfica das primeiras publicações.

Enredo Original do Gibi

Em uma loja de antiguidades, um fraco e neurótico homem chamado Stanley Ipkiss aparece à procura de um presente para dar à sua namorada, Kathy. Na loja ele adquire uma velha máscara vudu feita de jade, que começa a falar com ele. A máscara induz Stanley a colocá-la, e quando este faz isso, é transformado em um louco com uma grande cabeça verde, e poderes sobre-humanos. Ipkiss começa a descobrir seus poderes logo após sair do apartamento de Kathy, pela janela. Na rua ele acaba sendo atropelado por um carro, e tendo a cabeça esmagada, porém ele se recupera instantaneamente, e percebe que ganhou poderes ao colocar a máscara. Nesse momento ele chega a pensar em usar seus poderes para ajudar pessoas e se tornar um tipo de "super herói", porém antes disso ele resolve se vingar dos seus inimigos e desafetos pessoais, que vão desde uma gangue de motoqueiros, e um par de mecânicos que sempre lhe extorquiam muito dinheiro por consertos desnecessários em seu carro, até à sua antiga professora da primeira série. Após os assassinatos, os meios de comunicação, o apelidaram de "Big Head" (cabeça grande).
Depois de tirar a máscara, Stanley percebe o que tem acontecido, mas a máscara começa a controla-lo, e ele faz um lista com todos os seus inimigos, de quem ele pretende se vingar. Ele também acaba se tornando violento com sua namorada Kathy, que por causa da maneira vulgar que Stanley estava se comportando, o chuta para fora de sua casa. A máscara no entanto, continuou dentro do apartamento de Kathy, e posteriormente Stanley volta até lá com a intenção de pega-la de volta. Porém ele acaba fazendo barulho, o que faz com que Kathy chame a polícia, que se encontra com Stanley. Vendo que essa era sua única chance, Stanley coloca novamente a máscara, e acaba matando vários policiais em sua fuga. Ele volta para casa, e retira a máscara, e logo em seguida é morto com um tiro nas costas, que foi dado por Kathy, que já estava usando a máscara neste momento. Ela, na verdade, o estava esperando escondida em seu apartamento, após descobrir a identidade do "Big Head", pois já havia percebido que Ipkiss estava mudado após ter comprado a máscara.
Após a morte de Ipkiss, a máscara também foi usada por outras pessoas, e inclusive pela própria Kathy, que quando consegue remove-la, a entrega ao policial, Tenente Kellaway, para que a guardasse. Mas apesar de suas advertências, Kellaway toma isso como uma piada, e também acaba sendo possuido pela máscara. Kellaway então se torna um "policial justiceiro" totalmente louco, que começa a perseguir e matar todos os bandidos da cidade, com ajuda de seus novos poderes. A cidade, não sabendo da máscara mágica, acredita que o "Big Head" ainda é a mesma pessoa, mas que mudou seu alvo.
Apesar das boas intenções de Kellaway, a máscara faz com que suas ações se tornem cada vez mais violentas. Então o "Big Head Kellaway" se encontra com Walter, um forte grandalhão que nunca fala nenhuma palavra. Walter está em busca de vingança contra o "Big Head" por ter matado todos os seus empregadores, ele nunca demonstra dor, e é o único que é capaz de ferir Big Head. Embora, estivesse lutando contra Walter, o Tenente Kellaway, torna-se alvo de uma brigada policial. Ele luta contra a polícia, mas quando um parceiro de Kellaway tenta parar o Big Head, ele quase mata o seu amigo e colega. Kellaway, percebendo o que estava fazendo, foge. Ele retira a máscara, e a enterra em seu porão, prometendo nunca mais usa-la.
Nas próximas histórias, a máscara cai nas mãos de muitas outras pessoas, e é sempre utilizada por alguém diferente, mas sempre com o mesmo resultado, que é levar os seus usuários à ruína.
Os chefes de criminosos enviam homens para a casa do Tenente Kellaway, com ordens de matá-lo. Kellaway vai para o porão em uma tentativa de recuperar a máscara, mas é ferido antes que possa colocá-la. Após os disparos, os homens fogem, tendo a máscara com eles. Um deles a coloca, e usa a sua transformação em Big Head para se tornar o chefe do crime proeminente na cidade. Kathy, percebendo o retorno de Big Head, vê que Kellaway falhou em esconder a máscara bem o suficiente, e assume a responsabilidade de pará-lo.
Quatro amigos, chamados Rick, Ben, Hugo, e Archie, todos fascinados pelos crimes do Big Head, encontram a máscara mágica. Percebendo que essa foi a fonte de poder do seu herói, cada um dos quatro passam a se revezar para usar a máscara. Eles tentam usar seus poderes para melhorar as suas vidas, mas só acabam fazendo coisas piores para si mesmos. Ao final, a máscara vai parar nas mãos do grandalhão Walter, mas ele não consegue utilizá-la, e na frustração, a joga a uma grande distância com uma tremenda força (no episódio "Split Personality" da série animada do Máskara de 1995, acontece essa mesma cena, fazendo referência aos quadrinhos originais).
Esta foi a última série original do Máskara escrita por John Arcudi e Doug Mahnke. Foi também a primeira a ser realizada após o sucesso do filme "O Máskara" e, desta forma, os "poderes cômicos" que O Máskara apresenta no filme, baseados nos desenhos de Tex Avery, passaram a ser utilizados com mais frequência nos quadrinhos.
Membros de tribo amazônica, Crypto-nazistas, ninjas místicas, e mafiosos sicilianos ... parece que todo mundo quer usar a máscara, a grande capacitação do artefato verde! Mas ele está caído nas mãos de Ray Tuttle, um relojoeiro oprimido que sofre de depressão ... e está ansioso para contra-atacar - como The Mask! Quando você pode puxar um martelo de duas toneladas fora de suas calças ou transformar um Camaro Chevy em um tanque Sherman, o que pode, eventualmente, ficar no seu caminho ?! Máscara Tuttle está prestes a descobrir!
The Mask World Tour é um crossover do universo dos Heróis da Dark Horse, e ele começa a bater as cabeças com o Herói Zero! O herói zero pode tomar a punição? A Máscara sobreviverá a um ataque místico do Rei Tigre? O mundo dos Dark Horse Heroes pode nunca mais ser o mesmo.
Eric Martin um cara totalmente depedente em busca da sua irmã desaparecida, agora com a Mascara Eric procura por toda Nova Orleans o paradeiro da sua irmã sera que encontra-rá?
Aldo Krasker um desenhista em busca de inspiração durante o dia, durante a noite ele usa a Mascara por vingança pessoal matando os ex-colegas da faculdade brutalmente. Dois detetives locais investigam os assassinatos de Aldo com ajuda do Tenente Kellaway sera que Aldo cumprira seus objetivos?
Toys in the Attic e ultimo da série de HQs violento sobre o Mascara.

Filme
Mais tarde, esta história em quadrinhos é adaptada no filme "The Mask" ( "O Máskara" ) de 1994, que estrela Jim Carrey foi lançado no dia 9 de fevereiro de 1994.
O que poucos sabem é que o filme com Jim Carrey não mostra exatamente a personalidade dO Máskara como era nos quadrinhos originais. Diferente do filme, nos quadrinhos quando Stanley Ipkiss coloca a máscara ele não se torna um brincalhão festeiro e engraçado, mas sim um ser cruel e vingativo de cabeça verde, que é conhecido na cidade apenas pelo apelido de "Big Head", e usa seus poderes para se vingar de seus inimigos. No filme no entanto, o indivíduo só se torna um ser perigoso ou violento se já for uma pessoa má, como no caso de Dorian Tyrell.
Inicialmente a ideia do diretor Chuck Russell, era de fazer uma história de terror e humor negro, mais fiel aos quadrinhos. Os produtores porém, chegaram à conclusão de que talvez o público não aceitasse muito bem o tema, e decidiram fazer um filme de comédia. Com o sucesso do filme, a personalidade cômica dO Máskara se tornou mais conhecida, e chegou a inspirar a série animada de TV, e depois novas histórias em quadrinhos intituladas "Adventures of The Mask", desta vez mais voltadas para o público infantil, que traziam O Máskara com uma personalidade de "herói arteiro", diferente das primeiras histórias da Dark Horse.

Em 1995, o filme ganhou com um spin-off a série animada de televisão The Mask: The Animated Series, e em 2005 uma sequência chamada "O Filho dO Máskara".
A versão original da máscara nos quadrinhos originais libera o lado sombrio e obscuro da psique dos usuários, e transforma ele ou ela em um assassino psicótico, que é chamado de “Cabeça Grande ou Big Head” pela impressa, com a habilidade de materializar qualquer arma, se tornar imortal ao todo tipo de ataque e a mudar de aparência.
Na versão do filme, a máscara liberta os desejos reprimidos do usuário, e dá a ele ou ela os poderes do deus nórdico das travessuras, Loki. E como a máscara também representa Loki, ela somente funciona à noite, devido ao fato de Loki ser uma criatura noturna.
Já na série animada, a máscara é capaz de soltar o lado reprimido de uma pessoa, na forma de um alter-ego maluco, e conceder-lhes poderes que desafiam a realidade. Ela também pode ser usada tanto de dia quanto a noite,(ou seja, pode ser usado em qualquer hora), fazendo dessa a versão mais poderosa da máscara.
Curiosidades
  • Talvez pela obsessão de Stanley Ipkiss por desenhos, o Máskara imita alguns personagens, como Taz, no modo de girar como um tornado, Pepe Le Pew, enquanto corteja Tina no parque, e Pernalonga, na cena em que ele finge morrer nos braços de um gângster.
  • Uma diferença para o personagem máskara, é que no filme, Stanley Ipkiss usa a máscara para o seu próprio bem, mas ele também a usa para ajudar os outros, da mesma forma que ocorre na série animada. Nas HQs, porém Ipkiss é corrompido pela máscara, e só quer saber de vingança daqueles que já o prejudicaram de alguma forma anteriormente.
  • Uma diferença principal da série do máskara, é que no filme, o Tenente Kellaway tenta provar que Stanley Ipkiss é O Máskara, mas é sempre fica fracassado. No série animada, é a mesma coisa, só que o Tenente Kellaway se desconfia que o Stanley e o Máskara sejam a mesma pessoa. Diferente do filme, e na série animada, nas HQs o Tenente Kellaway era o principal herói nos primeiros quadrinhos, e nem suspeitava que Stanley Ipkiss era o Máskara (ou Big Head).
  • Somente após o lançamento do filme o personagem passou a ser chamado de "The Mask". Na verdade, o título "The Mask" que aparecia nos primeiros quadrinhos, se referia somente a máscara (objeto), enquanto a "transformação" era denominada "Big Head" (não importando quem estivesse usando a máscara).
  • O diretor Chuck Russell contou posteriormente que O Máskara começou como um filme de terror bem sombrio mais fiel aos quadrinhos, antes de se tornar uma comédia para Jim Carrey.
  • A roupa amarelo-banana que Jim carrey usa é baseada na roupa que sua mãe costurou quando ele tentou fazer comédia de palco pela primeira vez.
  • Algumas cenas do filme foram tiradas dos quadrinhos originais, porém amenizando um pouco a violência. A cena em que o Máskara ataca dois mecânicos por vingança, por exemplo, estava presente na história "Who's Laughing Now", mas com a diferença de que ele realmente mata os mecânicos. Uma outra cena que também foi inspirada nos quadrinhos, foi uma onde o Máskara faz bichos de balões, e atira em uma gangue de punks com uma metralhadora. Porém nos quadrinhos quem usava a máscara nesta ocasião era o Tenente Kellaway, que ao coloca-la havia se transformado em um policial justiceiro, que estava perseguindo e matando todos os bandidos da cidade, com a ajuda de seus novos poderes.
  • Assim como ocorre tantos nos quadrinhos originais, onde a máscara transforma o usuário num ser cruel e vingativo, no filme ocorre da mesma coisa, só que ao contrário dos quadrinhos, a máscara só transforma o usuário perigoso ou violento se já for uma pessoa má. No filme, um personagem da máfia chamado Dorian Tyrell, usa a máscara duas vezes e se comporta que nem o Stanley já transformado no próprio "Big Head", nos gibis atuais. Ele inclusive tinha olhos vermelhos, e sua aparência porém era bem parecida com os outros Big-Heads, nos quadrinhos originais. Da mesma maneira que ocorre nos quadrinhos originais, do filme do Máskara, em O Máskara, a Série Animada o utente da máscara só se torna perigoso ou violento se já tiver uma personalidade ruim. No episódio "Split Personality" um personagem chamado Chet Bozzack usa a metade da máscara (que havia se partido ao meio), e se comporta da mesma forma que Stanley quando transformado no "Big Head" dos primeiros gibis. Ele inclusive também tinha olhos vermelhos, traços e roupas bem parecidos com o próprio "Big Head" dos quadrinhos originais.
  • O grandalhão Walter que aparce muito na série animada de TV, era um personagem original presente nos primeiros quadrinhos do Máskara. Assim como na série, nos quadrinhos ele possui uma força sobre humana, porém, eles não representa dor, não fala, e é o único capaz de lutar de igual para igual com o Máskara (ou "Big Head"). Nas histórias em quadrinhos, o motivo que levava Walter a perseguir o Máskara era se vingar, por ele ter matado seus chefes (quando Kellaway matou vários bandidos da cidade enquanto usava a máscara). Na série animada da TV, Walter é na maioria das vezes um capanga de Pretorius (criado somente para o desenho da TV) e também sempre persegue o Máskara.
  • No episódio "Sister Mask" ("A Máscara Irmã") há uma referência aos quadrinhos originais, quando Pretorius usa a máscara e Peggy se refere a ele como "Big Head".
  • Assim como acontece nas histórias em quadrinhos "The Mask Strikes Back", no episódio "Split Personality" da série de TV Walter consegue pegar a máscara, mas ela não funciona com ele. Alguns dos possíveis motivos para isso é o fato de Walter não ter uma personalidade reprimida, ou ter o rosto grande demais para a máscara.
  • Uma diferença principal sobre a máscara, é que na série animada ela já caiu nas mãos de muitas pessoas, referência aos quadrinhos originais.
  • Nos primeiros quadrinhos a máscara era bem diferente de como aparece no filme e na série animada, não era feita de madeira, mas sim de vários pedaços de jade, e tinha mais detalhes como olhos e nariz, e sua aparência porém, era bem parecida com um rosto de verdade. Outra diferença, é que nos quadrinhos ela é uma máscara vudu de uma tribo africana (e pode falar com Ipkiss), enquanto no filme é uma máscara viking.
  • O Diretor do conta que o filme do máskara começou como um filme de "terror" e bem "sombrio", antes de se tornar uma comédia para o ator Jim Carrey.
  • Não muito tempo após o lançamento do filme O Máskara (The Mask), foi anunciado pela revista Nintendo Power que Carrey estaria retornando a uma sequência. A revista promoveu um concurso, o vencedor participaria do filme, mas devido a recusa de Jim Carrey em reprisar seu papel, o projeto nunca chegou a ser concretizado. Em um 1995 no programa Barbara Walters Special, Carrey revelou que lhe ofereceram a soma então recorde de US $ 10 milhões para estrelar "O Máskara 2", mas ele recusou, porque suas experiências em Ace Ventura 2: Um maluco na África não o convenceu de que reprisar um personagem lhe oferecia desafio como ator. Após Ace Ventura 2, Jim nunca mais fez continuações de seus sucessos - exceto pela recente sequencia "Debi & Lóide 2", de 2014, com direção dos irmãos Farrelly do filme original.

Personagens
Tenente Kellaway!
No filme, Tenente Kellaway é o oficial que atormenta a vida de Stanely Ipkiss, investigando o protagonista e tentando provar que ele realmente é o Máskara.
Um chato, pra falar a verdade…
Mas nos quadrinhos, Kellaway usou a Máskara e foi um dos Big Heads mais interessantes da história do personagem.
Durante seu arco, o policial conseguiu realizar seu desejo: limpar a cidade da criminalidade. Kellawaytornou-se um justiceiro impiedoso e matava quem ousasse infringir a lei, mas foi ficando cada vez mais violento e sádico.
Enquanto lutava contra o vilão Walter (sim, aquele grandão que aparecia nos desenhos animados e parecia com o Tropeço da Família Adams), Kellaway foi cercado pela polícia e acabou atacando seu parceiro.

Depois disso, o tenente retirou a máscara e a enterrou, prometendo nunca mais usá-la.
Tina Carlyle!
Originalmente, Tina Carlyle seria interpretada pela atriz Anna Nicole Smith, mas enquanto saíam de uma agência de modelos procurando figurantes para o filme, os produtores se encantaram com a beleza de Cameron Diaz e decidiram apostar na loira.
O único problema é que Cameron não sabia atuar! Ela teve aulas de teatro e só depois de 12 audições foi aprovada para o papel... 1 semana antes do início das gravações.

A atriz não teve tempo para ter aulas de canto e sua voz, durante sua apresentação no Coco Bongo, foi dublada por Susan Boyd.
Crossovers
Como todo bom personagem das histórias em quadrinhos, o Máskara já participou de diversos crossovers e provavelmente os mais notáveis sejam com Lobo e com o Coringa.
Nós não entregaremos o final das HQs, mas em Lobo & The MaskO Maioral é contratado para eliminar uma ameaça que pretende destruir o universo. Loboacaba vindo parar na Terra, onde conhece Big Head.
Mas é claro que em algum momento, Lobo acabaria colocando o artefato e espalhando o caos pelo universo!
Já em Joker Mask, o Coringa encontra a máscara em um museu de Gotham e sem saber de seu poder resolve usá-la para pregar mais uma peça no Batman. Ali nasce um dos seres mais poderosos que já foi visto nas histórias em quadrinhos.
É interessante ressaltar que a máscara desperta os desejos mais inibidos nas pessoas e consegue transformá-los em realidades, mas o Palhaço do Crimenão tem desejos inibidos. Ele simplesmente continua com a mesma insanidade, mas seus poderes são elevados a um nível absurdo.

Tenente Kellaway e Batman unem forças para tentar deter o Big Head dos Big Heads e o final da trama é surpreendente.


Fonte:
Legião dos Super-Heróis
https://legiaodosherois.uol.com.br/lista/10-coisas-que-voce-talvez-nao-saiba-sobre-o-maskara.html/3

Wikipédia

Comentários