Capas de Discos Censuradas

Muitos cantores ou bandas de rock tiveram que alterar às pressas as capas dos álbuns dos discos, algumas foram barradas mesmo antes do lançamento, confira as capas de discos que forma censuradas:


O conceito da capa do álbum partiu de Décio Pignatari, poeta e sócio da agência de publicidade E=mc2, e amigo próximo de Tom Zé. A ideia original era fotografar um ânus feminino com uma bola de gude no centro, como uma afronta à censura imposta, na época, pela ditadura militar. Reinaldo Moraes, então com 22 anos, era sócio de Décio na agência, onde também trabalhava como assistente de estúdio, e coube a ele encontrar a modelo e realizar as fotos. Reinaldo entrou em contato com uma namorada ocasional que era fã do tropicalismo, e ela topou servir de modelo. Tom Zé, ao saber de Décio que tinham conseguido uma modelo, ficou aflito com a situação por sequer cogitar a ideia de pedir algo do tipo a uma moça.


No auge da fama, os Fab Four protagonizaram uma capa que causou espanto entre os fãs. Lançado somente nos Estados Unidos e no Canadá, a coletânea que reunia sucessos dos discos Help!, Rubber Soul e Revolver chocou ao mostrar os quatro integrantes vestidos de branco, como se fossem açougueiros, acompanhados de bonecas ensaguentadas. Retirado das lojas, o álbum é uma raridade até mesmo entre os seus colecionadores.



Voltando do exílio, Caetano Veloso ainda sofreu com a perseguição da ditadura na capa de um disco. Na capa do álbum Joia, o cantor baiano aparecia ao lado da sua então mulher Dedé e o filho Moreno completamente nus, cobertos apenas pelos desenhos de pombas. Após a censura, uma nova capa com somente a ilustração das aves foi posta no lugar da original nas prateleiras.


De novo em nossa listagem, dessa vez os alemães tiveram a audácia de colocar uma menina na puberdade (novamente desconhecida) capa do elepê "Assassina Virgem". Para complicar ainda há uma rachadura por toda capa, cujo epicentro é órgão sexual da criança. O que levou a banda a usar criminoso conteúdo pedófilo na capa do LP é difícil dizer; porém uma foto daquela formação foi usava para estampar o álbum. No Brasil, o disco foi relançado, em 1984, com desenho de uma moça com uma tatuagem de escorpião nas lateral da nádega esquerda. Muito mais bom gosto do que a ideia original, na opinião desse site.



Nesse álbum da Shakira que virou polêmica no Oriente Médio, teve que ser alterada, a cantora era retratada como Eva, e então como fotoshop, ela virou um arbusto.



O camaleão sempre gostou de testar os limites do conservadorismo. Em uma das suas fases mais inventivas, o britânico convidou o artista Guy Peellaert para retratá-lo como metade homem e metade cachorro. O resultado original saiu na capa de Diamond Dogs, um dos seus álbuns mais aclamados, mas precisou ser trocado poucos meses depois por uma visão não tão provocativa. A razão para a censura? A genitália do animal exposta na obra original.



Na capa original do clássico do hard rock, um robô aparecia estuprando uma mulher em uma rua de Los Angeles. O mau gosto acabou pesando, e a banda precisou encomendar uma outra imagem, que acabaria se tornando icônica na história do rock. Não que os crânios dos integrantes, dispostos nas pontas e no centro de uma cruz, tenham agradado aos mais conservadores, claro..



Em 1973, Gal Costa era uma das mulheres mais desejadas do Brasil. Esbanjando sensualidade, a cantora apareceu mostrando apenas a sua tanga vermelha na capa de um dos álbuns mais importantes da música brasileira. Na contracapa, ela ainda aparecia com os seios de fora, como uma legítima índia. Para seguir adiante, a gravadora precisou embalar o vinil em um plástico azul – o que não atrapalhou as vendas.


É fácil entender o motivo da censura. Na capa do single da banda de heavy metal, o icônico Eddie com um punhal em mãos prestes a matar a então primeira ministra do Reino-Unido, Margaret Thatcher. O governo britânico agiu, mas a banda de Bruce Dickson seguiu firme em sua crítica. Em 1981, um ano depois de Sanctuary, o Iron Maiden voltou a provocar a chefe de estado com a capa de Women in Uniform, na qual ela aparece prestes a se vingar da mascote.

Da mesma forma que aconteceu com a Shakira, a cantora Cristina Aguilera teve que alterar a capa do disco no Oriente Médio.


Fonte:
Rock Dissidente
http://rockdissidente.blogspot.com.br/2014/06/sexo-nao-capas-de-discos-censuradas-por.html

Revista Versatittle
http://www.revistaversatille.com.br/proibidas-as-capas-de-discos-historicos-que-foram-censuradas/

Blitz
http://blitz.sapo.pt/principal/update/100-capas-de-discos-que-chocaram-o-mundo-veja-aqui-a-fotogaleria=f72247

Vix
https://www.vix.com/pt/bbr/169/10-capas-de-discos-de-rock-censuradas

Comentários