Quem foi Barrabás?

Barrabás foi um bandido que foi escolhido para ser liberto em vez de Jesus. Ele era parte de um grupo de rebeldes que tinham cometido assassinato. A Bíblia fala pouco dele e não conta o que aconteceu depois que foi libertado.
Na altura da Páscoa, o governador romano tradicionalmente soltava um judeu da prisão. Quando Jesus foi preso, o governador Pilatos viu que ele era inocente e tentou defendê-lo mas o povo não quis ouvir. Então Pilatos decidiu usar a tradição da Páscoa para libertá-lo. Ele deu uma escolha ao povo: soltar Jesus, que não tinha cometido nenhum crime grave, ou soltar Barrabás, um conhecido criminoso de mau caráter. Mas, contra suas expetativas, o povo escolheu Barrabás. Pilatos respeitou a escolha e soltou Barrabás, enviando Jesus para morrer na cruz (Marcos 15:6-15).
O assassinato e a insurreição eram crimes com pena de morte. Se Barrabás não tivesse sido libertado, ele provavelmente teria sido crucificado. Barrabás merecia morrer, Jesus não. Jesus morreu no lugar de Barrabás.
Barrabas na série Maskman
Ninguém sabe o que aconteceu com Barrabás depois. Ele agora tinha uma segunda chance: podia escolher continuar na sua má vida ou mudar e seguir Jesus. Cada um de nós é como Barrabás, condenados a morrer nos nossos pecados. Mas Jesus morreu em nosso lugar (1 Pedro 3:18). Agora nós temos a mesma escolha que Barrabás e podemos completar sua história em nossas vidas.
Barrabas é lembrado nos filmes de Passos da Paixão e também já teve a sua versão nos Cinemas estrelados pelo astro Antony Queen e na série Super Sentai Maskman, também tem um personagem chamado Barrabas.
Fonte:
Respostas

Comentários